DOT 3,4,5,5.1 ??

17 Fev 2008 11:19 #1 por edsonnota1000
Nunca tive a oportunidade de saber ao certo para que serve ou para que se usa cada tipo de fluido de freio e suas numerações ja ouvi dizer que a numeração significa seu ponto de embulição que vai aumentando de acordo com seus números mas e ai vamos rechear esse tópico de informações sobre suas aplicações e detalhes

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FAZER O QUE NÉ.....
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17 Fev 2008 11:29 #2 por edsonnota1000
Respondido por edsonnota1000 no tópico DOT 3,4,5,5.1 ??
Quais são os diferentes tipos de fluidos de freio?

O Ministério dos Transportes (Department of Transportation) dos Estados Unidos estabeleceu as especificações para fluidos de freios. Os três principais tipos disponíveis agora são DOT3, DOT4 e DOT5. DOT3 e DOT4 são à base de glicol e DOT5 à base de silicone. A principal diferença é que o DOT3 e o DOT4 absorvem água, enquanto o DOT5 não.
Uma característica importante dos fluidos de freio é o ponto de ebulição. Sistemas hidráulicos contam com um fluido incompressível para transmitir força. Os líquidos geralmente são incompressíveis enquanto os gases são compressíveis. Se o fluido de freio entrar em ebulição (se transformar em gás), perderá grande parte de sua capacidade de transmissão de força. Isso pode tornar os freios parcial ou totalmente inoperantes. Para piorar a situação, a única vez que provavelmente o seu fluido de freio ferveria seria durante uma aplicação prolongada dos freios, como descendo uma serra - e este certamente não é o melhor momento para uma falha nos freios!
Como os fluidos de freio DOT3 ou DOT4 absorvem água, seu ponto de ebulição diminui. Ele pode absorver água do ar, razão pela qual você deve evitar abrir o reservatório de fluido de freio de seu carro. Por essa mesma razão, os reservatórios de fluido de freio devem estar sempre muito bem fechados. Como a água absorvida provém da umidade do ar, o processo é contínuo, motivo para que o fluido de freio seja substituído a cada dois anos, independentemente da quilometragem percorrida.
O fluido DOT5 não absorve água. Isto significa que o ponto de ebulição permanecerá relativamente estável, mas isso também significa que qualquer água que entrar em seu sistema de freio tenderá a formar bolsões de água pura, o que poderia causar corrosão dos freios e, num caso extremo, falhas de acionamento dos freios devido à fervura dessa água.
Outras duas coisas importantes sobre o fluido de freio: o DOT3 e o DOT4 corroem a pintura, portanto, não deixe respingar no carro. Além disso, nenhum dos diferentes tipos de fluidos de freio podem ser misturados, pois podem não reagir muito bem e corroer seu sistema de freios.

Uma das informações ja encontradas no site:
carros.hsw.uol.com.br/questao451.htm

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17 Fev 2008 20:25 #3 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico DOT 3,4,5,5.1 ??
VLW EDSON, MAIS IMFORMAÇÃO PRO PESSOAL...

EU TINHA ABERTO UM TÓPICO SOBRE QUASE O MESMO ASSUNTOS UNS 3 DIAS ATRÁS, DE REPENTE PODIAMOS UNIFICA-LOS PRA NÃO FICAR AQUELA COISA DE 1 ASSUNTO EM 2 TÓPICOS DIFERENTES, ISSO CONFUNDE A NOSSA PRÓPRIA KBÇA E TORNA O FÓRUM MEIO DESORGANIZADO, SE É QUE ME ENTENDE...

ABRAÇOS SEM ÁGUA E SEM EBULIÇÃO...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

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18 Fev 2008 09:31 #4 por suzukiyes08
Respondido por suzukiyes08 no tópico DOT 3,4,5,5.1 ??
O sistema de freios trabalha em alta temperatura, que um fluido novo suporta com segurança. Como o fluido é higroscópico, vai absorvendo aos poucos a umidade do ar e baixando o ponto de ebulição (fervura). Num momento de maior solicitação, atinge uma temperatura crítica e surgem bolhas de ar – que, ao contrário do fluido, podem ser comprimidas –, deixando o pedal "esponjoso", como se diz. Ou, pior, o fluido ferve e ocorre a falha completa do freio.

Para evitar isso, substitua todo o fluido uma vez ao ano, no caso dos antigos DOT3, ou a cada dois anos, no caso dos DOT4 e DOT5 -- não importa a quilometragem percorrida no período. A classificação DOT (sigla originária do Departamento de Transportes americano) mais elevada indica apenas um fluido mais resistente às altas temperaturas, não influindo no desempenho dos freios.

A AC Delco, por exemplo, informa que os fluidos de sua fabricação "resistem a severas condições de uso nas temperaturas até 232º C, no caso do DOT3, e até 265º C, no caso do DOT4". Por outro lado, o mesmo fabricante recomenda a troca total do fluido a cada 30.000 km, o que não tem qualquer fundamento: em um carro que roda pouco, essa quilometragem pode levar quatro ou cinco anos para ser atingida, com risco à segurança.

O fluido tem outras funções, como lubrificar e proteger da corrosão componentes metálicos, como molas e êmbolos, e de borracha, como as de vedação e os tubos flexíveis. É mais um motivo para se exigir o uso de marca reconhecida e de uma embalagem lacrada: um fluido guardado pode não mais conservar suas propriedades originais.

É normal uma pequena queda do nível de fluido pelo desgaste das pastilhas. Ao completá-lo, evite ultrapassar a marca "máximo", o que pode fazê-lo transbordar com a dilatação do sistema. Uma perda mais acentuada de fluido, contudo, pode indicar vazamento. Quando ocorre, é comum que o curso do pedal aumente e o freio fique "elástico". Mas isso pode indicar também que os tubos flexíveis não mais suportam a pressão e devem ser substituídos.

1° moto = SUZUKI YES PRATA 2008

2° moto = SUZUKI YES PRATA 2010



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18 Fev 2008 10:19 #5 por BSM
Respondido por BSM no tópico DOT 3,4,5,5.1 ??
Uma curiosidade é que nas competições o DOT faz diferença.

Por exemplo:

Em uma pista com muitas curvas de baixa, onde os freios são mais exigidos, e consequentemente esquentando mais, os fluídos de DOT elevado são mais utilizados.

Já numa pista com curvas de alta, onde os freios são menos utilizados, usa-se DOT mais baixo, porque o risco dele superaquecer é menor.


A diferença é que os DOTs mais altos suportam temperaturas mais elevadas, porém demoram mais pra atingirem a temperatura ideal de trabalho. Já os DOTs mais baixos atingem a temperatura ideal mais rápido, e aquecem mais rápido.

B12 / Factor 125
BH / MG

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18 Fev 2008 11:33 #6 por vegasus
Respondido por vegasus no tópico DOT 3,4,5,5.1 ??
o dot 5.1 é feito do mesmo composto do dot 4,porem com ponto de ebulição maior. To usando ele na minha GS, não tenho do que reclamar.

Sozinho vou mais rapido, com vcs vou mais longe.

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18 Fev 2008 12:10 #7 por edsonnota1000
Respondido por edsonnota1000 no tópico DOT 3,4,5,5.1 ??
O pessoal inteligente e informado....

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