Nunca peguem estradas com piso de terra que nao esteja batida. Se a terra estiver fofa vocês vao perder o controle e cair sem pre aviso. Somente tentem este piso com os pneus apropriados.
Eu cai depois de 50 metros na estrada e a menos de 30km por hora.
Jacques, legal vc vir compartilhar sua história com a gente. eu não tenho uma GS800, mas tenho
uma moto dual-purpose tbm, a Lander.
tbm não tenho muita experiência em terra, mas das poucas vezes q enfreitei areião e terra fofa,
percebi q pra manter o controle nesse terreno é necessário manter uma boa tração na roda
traseira, e isso só conseguimos com uma aceleração constante e um pouco de velocidade. pelo q vc
descreveu q vc deixou a moto reduzir pra menos de 30 por hora - imagino q vc tenha perdido a
tração na traseira, e daí a frente vacila e é chão mesmo. me corrija se eu estiver errado, mas
acredito q o q vc passou possa ser descrito deste modo né?
essa dica de manter uma aceleração mínima funciona tbm em cascalho e outros terrenos de baixa
aderência. mas antes q me interpretem mal: não é pra sair correndo feito piloto de raly!!! é uma
aceleração MÍNIMA mesmo, só o suficiente pra q a traseira EMPURRE a roda dianteira com alguma
força, evitando q a gente perca o controle da moto.
sempre q estou com mais alguma moto em passeios e vamos entrar pra estradas de terra dou essa
dica, pouca gente conhece.
espero q vc possa fazer vencer os areiões da vida mais bem preparado agora! abraços,
Mauricio, o Mala.
Fã de teorias absurdas.
O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)
O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!
Uma ves eu fui dar uma volta com meu filho numa Buell no sitio do meu sogro, ao fazer a no final da estrada com terra fofa não deu outra. Quando vi a moto tava na horizontal e em cima do meu pé. Bem como você disse. Sem qualquer aviso. O problema é que moto que roda no asfalto a maioria do tempo, se coloca pneu de terra, alem de prejudicar a estabilidade em velocidade o pneu vai embora rapidinho.
Na realidade sao dois tipos absolutamente diferentes de terreno. Em campos era terra e aqui perto de Paranapiacaba ( Estrada da Cocaia )era cascalho bem solto e um pouco profundo. Em Campos andei e acelerei na boa. Aqui senti uma instabilidade apos 100 metros pensei e resolvi ir mais devagar ainda. Quando pensei de novo -- buft --- ja estava no chao.
Eu sei que tem ai uns 80% de incompetencia minha mas ainda nao consegui entender o que aconteceu.
thiagom, fui a monte verde e peguei estrada de terra por la, mas nao cheguei a ir ate campos. Na terra batida vai, com cuidado é claro. Mas quando pega terra mais fofa, o bicho pega. Tenho certeza que devem haver técnicas pra passar pos este tipo de obstaculo sem cair, mas eu ainda não as conheço. Ainda não tive $$tempo$$ para fazer o BMW Rider Training. Mas um dia desses faço.
1. Se você esta totalmente equipado da para arriscar na terra batida seca.
2. Para cascalho e/ou lama e fundamental treinamento especifico. Andei lendo em laguns foruns sobre cascalho e de fato todos eles meio que anteciparam o que me aconteceu.
Nao vou voltar na terra sem fazer treino especifico. Alias segundo a patroa nao vou nem mais subir na moto.
Opa, entendi. Falha minha, não tinha reparado que no seu post vc tinha colocado que estava se referindo a chão fofo e que na outra viagem foi terra bem batida.
Realmente esses pisos mais fofos como cascalho ou areia são complicados. Essas motos não são leves né, e qualquer desequilibrio fica difícil segurar.
Fiz trilha por muito tempo, aliás, foi ali que aprendi a andar de moto e o que o Mauricio falou pra mim faz bastante sentido, tem uma velocidade mínima que vc tem que andar nesses pisos, se for muito devagar a moto fica instável, sambando de um lado pro outro. Pra mim, o mais fácil é acelerar um pouco (não muito pra não se matar) e ir em pé na moto. Agora se é lamaçal tem que ir devagar mesmo, com os 2 pés ajudando
é isso mesmo, Thiagom. eu acho legal a gente conversar aqui sobre essas técnicas de andar na terra pq é um assunto q pouca gente conhece.
jacquesc, onde eu trabalho tem um cara q era trilheiro e ele falou uma coisa parecida, segundo ele na região onde ele andava tinha um ditado sobre andar na terra: "na dúvida, acelera!". tipo quando vc tá fazendo uma curva na terra e começa a perder o controle da moto, se vc acelerar a tração da roda traseira vai colocar a moto "em pé" e vc retoma o equilíbrio.
eu não tenho tanta experiência assim, nunca fiz trilha, mas gostei de andar com a Lander na terra e tbm estou tentando aprender cada dia mais. isso de andar um pouco acelerado funcionou comigo.
Mauricio, o Mala.
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Obrigado pela pergunta dos danos materiais e pessoais :
Materiais
Pedaleira do garupa esmagada
Pedaleira do cambio bem amassada ( deu para conecertar in loco com um cano ).
Pezinho da moto perdeu a mola . ( por isto a moto nao ligava . Pus a moto no cavalete e amarrei ele la mesmo e resolvi o problema )
Guidao ficou alguns graus desalinhados. Encostei o guidao em uma arvore e forcei pro lado resolvendo o problema.
Pessoal
Tava de luva - Maos perfeitas
Tava de jaqueta FXRG da Harley - A jaqueta se ferrou em toda a lateral e eu fiquei intacto.
Capacete Shoei Multitec - Varios raspoes e eu intacto.
Calca - Eu tava de calca jeans e meu joelho ficou todo ralado e ta doendo um monte mas sem danos maiores.
Me ferrei mesmo no dano moral""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
pq na terra a tração é menor mesmo, então o ABS iria pensar q a moto tá perdendo tração em toda frenagem, e iria te atrapalhar pra freiar mesmo. no asfalto é ABS 100% do tempo
PS: só a Honda q conseguiu fazer um ABS q funciona na terra, pelo q andei lendo de reportagem... o da XRE tem uma frequência de funcionamento diferente, por isso não se confunde com o tipo de piso.
Mauricio, o Mala.
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