Amigos lembrei de algo q acontece na moto e q percebo qdo estou em rodovia e queria saber se vcs tb já notaram isso ou se pode ser algo errado na minha moto.
Qdo estou com o cabo qse no final do curso, sem estar totalmente enrolado, eu consigo alcançar uma velocidade maior e com uma constância maior mesmo em peqnas subidas. Agora qdo estou com o cabo enrolado, além de consumir mais, não chega a dar a mesma velocidade e constância. Dá a impressão que qdo o cabo está enrolado o motor começa a afogar e por isso não mantem a potência.
O que vcs me dizem?
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!
Sim, o carburador dá essa "engasgada" no final, mas há outro ponto muito importante que deve ser considerado:
O ponto de potência máxima do motor sempre está bem antes do ponto de rotação máxima e o ponto de torque máximo está ainda mais embaixo. Como a moto do ARSilva teve a relação encurtada, ele facilmente ultrapassa as rotações de potência máxima em última marcha no plano e a partir deste ponto o motor começa a perder "fôlego" e a velocidade tenderá a diminuir. Por isso a relação original é dimensionada de maneira que a rotação máxima alcançada em última marcha no plano coincida com o ponto de potência máxima. Por isso a moto original nunca chega nem perto do limite de giros em última marcha no plano, pois não adianta ultrapassar o ponto de potência máxima que a moto não vai andar mais no plano, só se for numa descida ou com vento a favor.
Jota Nunes escreveu: Sim, o carburador dá essa "engasgada" no final, mas há outro ponto muito importante que deve ser considerado:
O ponto de potência máxima do motor sempre está bem antes do ponto de rotação máxima e o ponto de torque máximo está ainda mais embaixo. Como a moto do ARSilva teve a relação encurtada, ele facilmente ultrapassa as rotações de potência máxima em última marcha no plano e a partir deste ponto o motor começa a perder "fôlego" e a velocidade tenderá a diminuir. Por isso a relação original é dimensionada de maneira que a rotação máxima alcançada em última marcha no plano coincida com o ponto de potência máxima. Por isso a moto original nunca chega nem perto do limite de giros em última marcha no plano, pois não adianta ultrapassar o ponto de potência máxima que a moto não vai andar mais no plano, só se for numa descida ou com vento a favor.
Amigo Jota, isso aconteceu ainda com a relação original, sem encurtá-la!
ARSilva2011-07-07 13:19:27
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!
Jota, pode deixar q vou contar sim! Eu vivo analisando a moto toda vez q viajo. Perceberei bem as diferenças!
Ódio (espero q seja só o nome... rsrsrs), o q vc relatou é exatamente o que acontece na minha moto! Com a relação original, às vezes até, sem enrolar, chegava a uns 110Km em reta e numa subidinha média (mesmo q mais longa) ainda mantinha entre 90 e 100Km/h e sem precisar reduzir pra 4ª! Com a troca pela coroa 45 qro ver a reação nas subidas mais pesadas.
Uma vez fiz a viagem daqui (3Corações) até SP (288Km pela Fernão Dias) em aprox 2h55 (foram menos de 3 horas mesmo) e foi nesse esquema, sem enrolar até o fim! Foi a viagem mais rápida q fiz até hoje nesse trecho! Enrolando o cabo e descontando as paradas pra abastecer, além de gastar mais combustível, levei pelo menos 20min a mais na viagem!
Minha expectativa é que eu faça a próxima viagem até mais rápida e econômica q essa pela perda menor de velocidade nas subidas e a menor troca de marcha. Não acredito q vou perder muito de final até pq há poucos trecho na Fernão Dias onde vc consegue pegar um retão para esticar bem.
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!
ARSilva escreveu: Jota, pode deixar q vou contar sim! Eu vivo analisando a moto toda vez q viajo. Perceberei bem as diferenças!
Ódio (espero q seja só o nome... rsrsrs), o q vc relatou é exatamente o que acontece na minha moto! Com a relação original, às vezes até, sem enrolar, chegava a uns 110Km em reta e numa subidinha média (mesmo q mais longa) ainda mantinha entre 90 e 100Km/h e sem precisar reduzir pra 4ª! Com a troca pela coroa 45 qro ver a reação nas subidas mais pesadas.
Uma vez fiz a viagem daqui (3Corações) até SP (288Km pela Fernão Dias) em aprox 2h55 (foram menos de 3 horas mesmo) e foi nesse esquema, sem enrolar até o fim! Foi a viagem mais rápida q fiz até hoje nesse trecho! Enrolando o cabo e descontando as paradas pra abastecer, além de gastar mais combustível, levei pelo menos 20min a mais na viagem!
Minha expectativa é que eu faça a próxima viagem até mais rápida e econômica q essa pela perda menor de velocidade nas subidas e a menor troca de marcha. Não acredito q vou perder muito de final até pq há poucos trecho na Fernão Dias onde vc consegue pegar um retão para esticar bem.
é isso mesmo... a minha é 110 só enrolando pq normalmente quando pego estrada é eu, minha namorada e + bagagem amarrada na moto.. e fica pesada pra caramba.