tá...
tá bom, vamos falar do parafuso da mistura:
há dois circuitos considerados principais nos carburadores: o que cria a mistura quando se usa pouco acelerador (que significa pouca abertura do carburador), e o que cria a mistura quando se usa mais acelerador. Por "pouco acelerador" entenda-se "até aproximadamente 1/4, ou 1/3 do curso dele".
Os giclês de combustível (geralmente gasolina, né?, já que alcool pouquíssimos usam) desses circuitos são chamados respectivamente "piloto" e "da máxima ou principal".
O circuito piloto só consegue lidar com a quantidade de ar que é possivel passar para o motor com até essa abertura do acelerador, ou seja, vc abre menos e consequentemente o motor consegue aspirar menos ar. Se ele aspira menos ar, a quantidade de gasolina necessária para fazer a mistura também tem que ser menor, já que ela tem que se manter na proporção certa em relação ao ar.
Bom, então quando vc começa a acelerar mais, abrindo mais o carburador, o motor aspira uma quantidade bem maior de ar... consequentemente, é necessária uma quantidade maior também de gasolina... e quem lida com essa quantidade maior de ambos, agora, é o circuito da máxima. Ele passa a atuar a partir daquele 1/3 de acelerador...
É no circuito da máxima que estão o pistonete e agulha. Qualquer alteração na agulha reflete diretamente na mistura da máxima, já que o circuito só lida com grandes quantidades de ar.
No circuito piloto, a mistura é feita no ponto onde está o giclê de gasolina. Vcs podem acompanhar isto no tópico
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=2138&a mp;KW=revisitando
, tem fotos dessas partes, lá. Isso, em se tratando do carburador VM22.
Uma combinação entre um furo central nesse giclê e uma "micro-galeria" de ar é que possibilita essa mistura ser criada. A saída normal dessa mistura fica logo acima, é um furo chamado "derivação". À medida em que o pistonete começa a subir, acionado pelo acelerador, a mistura vai fluindo por alí. Quando se solta o acelerador, o pistonete quase fecha completamente a passagem de ar para o motor. E nessa condição, a saída dessa mistura não consegue fazer efeito... a quantidade de ar que passa é pequena e não consegue puxar essa mistura quando o motor estiver em marcha-lenta. É aí que entra o parafuso da mistura...
Ele fica depois do giclê piloto, conectado a este através de uma tubulação, por onde passa parte da mistura que o giclê piloto consegue produzir. Com o pistonete fechando bastante a passagem de ar, cria-se a necessidade de que a quantidade de gasolina liberada para essa quantidade de ar também diminua bastante. E é exatamente isso que esse parafuso faz. Ele dosa uma
quantidade de mistura previamente feita, suficiente para que o tanto de ar que o motor está conseguindo puxar, seja abastecido de uma quantidade proporcional correta de gasolina.
Então, ao se apertar esse parafuso, a passagem dessa mistura diminui, até que não passe absolutamente nenhuma (por alí) se ele for completamente fechado. E ao se desapertar, vai abrindo a passagem, mais mistura vai sendo puxada.
Se o motor estiver em marcha-lenta, e vc começar a desapertar esse parafuso, mais mistura vai sendo admitida para a mesma quantidade básica de ar que ele está conseguindo puxar (lembro que essa mistura também tem ar, certo?). Então, essa mistura da marcha-lenta vai se tornando mais e mais rica... como consequências disso, marcha-lenta instável, vela suja, e consumo aumentado.