Mistura pobre ou rica?

26 Out 2007 20:54 #16 por AceDaniel
Respondido por AceDaniel no tópico Mistura pobre ou rica?
poxa... entao eu to acelerando a moto... hum... sabado vou mudar a posição da agulha la pro alto e regular de novo...

valeu ai galera...

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2007 21:00 #17 por Dubas
Respondido por Dubas no tópico Mistura pobre ou rica?
Ace Daniel

Acho q está confundindo, estamos falando da agulha de mistura, não da agulha do pistonete, ou também eu posso estar pensando adiante, e falando bobagem, se quiser comente qual agulha está pensando.

Abraço

YES Preta 07/07

Curitiba

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2007 21:13 #18 por jabsb
Respondido por jabsb no tópico Mistura pobre ou rica?
Mistura mais pobre significa o que exatamente?

João - Brasília/DF



Sundown Hunter SE 07/07 Prata

Honda XR 250 Tornado 07/07

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2007 21:30 #19 por AceDaniel
Respondido por AceDaniel no tópico Mistura pobre ou rica?
eu to falando do parafuso da mistura... so vou mudar a agulha de lugar, pq n qro a potencia q a moto da, to com a relaçao original que é mto curta e nao gosto de ficar dando tranco na moto...

valeu pela explicação Bsm e Dubas.

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2007 17:09 #20 por BSM
Respondido por BSM no tópico Mistura pobre ou rica?
Ae galera... com 3 dias de atraso eu consegui tirar a foto da vela... heheheh... foi malz...

Acho que agora a mistura tá beleza.

O problema de não pegar a noite era o afogador, foi lá na Autorizada sexta e eles resolveram, estava desregulado.

Se alguém souber analisar e quiser me dar dicas, sinta-se a vontade... o tópico é todo seu... .


B12 / Factor 125
BH / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2007 14:06 #21 por Dentinho
Respondido por Dentinho no tópico Mistura pobre ou rica?
Companheiro jabsb.Respondendo à sua pergunta;Chama-se de Mistura pobre quando se regula o carbura,na desproporção, +AR-COMBUSTÍVEL,e, Mistura rica , dar-se-a da desproporção da regulagem com, -AR+COMBUSTÍVEL.É por ai.


Abraços e boas regulagens.

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Nov 2007 22:03 #22 por BSM
Respondido por BSM no tópico Mistura pobre ou rica?
Ae galera... ressucitei o tópico!!!

É que minha moto voltou da autorizada com a regulagem do carburador diferente da que eu tinha deixado...

Fiz a troca da vela e fui regular...

E só hoje entendi que eu tinha entendido o funcionamento do parafuso de forma incorreta.

O correto é o que o Dubas falou. Se agente rodar ele em sentido horário (parafusando ele no carburador) a mistura fica mais rica. E vice-versa.

Fiz questão de postar aqui para que não aconteça de alguém usar o serviço de busca e depois detonar o cilindro......

B12 / Factor 125
BH / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2007 09:42 #23 por mr_fahrrad
Respondido por mr_fahrrad no tópico Mistura pobre ou rica?
Pra não restar dúvidas, imagine que o parafuso esteja de frente pra vc (e não de ponta-cabeça) gira-se sentido hoário para empobrecer a mistura e sentido anti-horário para enriqucer?

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2007 09:51 #24 por BSM
Respondido por BSM no tópico Mistura pobre ou rica?
De frente pra mim? Você fala se o carburador estivesse fora da moto?

Sabe o parafuso? Imagina você parafusando ele no carburador, dá pra perceber porque ele vai afundando no carbura... assim você estará girando ele no sentido Horário, e enriquecendo a mistura.



Eu estava conversando com um mecênico da Suzuki... e comentei com ele que minha mistura estava muito pobre (após troca da vela e lavagem do filtro)... e eu não estava conseguindo regular.

Ele me explicou que o que controla o fluxo de gasolina é o pistonete, com aquelas argolinhas que o JD cita no tutorial do tubo.
E esse parafuso que tem embaixo do carburador controla o fluxo de ar... ou seja, quanto mais aberto (desparafusado) estiver, mais entra ar, e mais a mistura fica pobre.

Agora acho que ficou claro, ou não...hauhuahuahuahuah

B12 / Factor 125
BH / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2007 09:58 #25 por rodlima
Respondido por rodlima no tópico Mistura pobre ou rica?
É, eu também sempre achei que este parafuso regulava a entrada de ar. É como o afogador, que ao invés de aumentar a quantidade absoluta de combustível, na verdade diminui a quantidade de ar, aumentando assim proporção combustível/ar.

Yamaha XT225 Preta 2004/2005

Rio de Janeiro/RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2007 10:04 #26 por kuila
Respondido por kuila no tópico Mistura pobre ou rica?
e como

e lembrem-se que o ideal para a regulagem da lenta é ajustar com o farol aceso pra ficar redondinha


abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2007 10:32 #27 por rodlima
Respondido por rodlima no tópico Mistura pobre ou rica?
Ué, o que tem a ver o farol com a regulagem da carburação? É pra compensar a diminuição da camada de ozônio?

Yamaha XT225 Preta 2004/2005

Rio de Janeiro/RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2007 10:39 #28 por kuila
Respondido por kuila no tópico Mistura pobre ou rica?
rodlima, por incrível que pareça no alternar farol aceso/farol apagado dá uma leve diferença na rotação da lenta, não na mistura.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2007 10:45 #29 por rodlima
Respondido por rodlima no tópico Mistura pobre ou rica?
Ah... deve então ter a ver com o alternador que fica ligado diretamente no virabrequim. Quando o farol está aceso, ele puxa corrente do alternador, que por sua vez aumenta o torque sentido pelo virabrequim, reduzindo um pouco o giro do motor. Afinal de contas a energia tem que sair de algum lugar né...

Yamaha XT225 Preta 2004/2005

Rio de Janeiro/RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2007 15:52 #30 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Mistura pobre ou rica?
tá...


tá bom, vamos falar do parafuso da mistura:


há dois circuitos considerados principais nos carburadores: o que cria a mistura quando se usa pouco acelerador (que significa pouca abertura do carburador), e o que cria a mistura quando se usa mais acelerador. Por "pouco acelerador" entenda-se "até aproximadamente 1/4, ou 1/3 do curso dele".


Os giclês de combustível (geralmente gasolina, né?, já que alcool pouquíssimos usam) desses circuitos são chamados respectivamente "piloto" e "da máxima ou principal".


O circuito piloto só consegue lidar com a quantidade de ar que é possivel passar para o motor com até essa abertura do acelerador, ou seja, vc abre menos e consequentemente o motor consegue aspirar menos ar. Se ele aspira menos ar, a quantidade de gasolina necessária para fazer a mistura também tem que ser menor, já que ela tem que se manter na proporção certa em relação ao ar.


Bom, então quando vc começa a acelerar mais, abrindo mais o carburador, o motor aspira uma quantidade bem maior de ar... consequentemente, é necessária uma quantidade maior também de gasolina... e quem lida com essa quantidade maior de ambos, agora, é o circuito da máxima. Ele passa a atuar a partir daquele 1/3 de acelerador...


É no circuito da máxima que estão o pistonete e agulha. Qualquer alteração na agulha reflete diretamente na mistura da máxima, já que o circuito só lida com grandes quantidades de ar.


No circuito piloto, a mistura é feita no ponto onde está o giclê de gasolina. Vcs podem acompanhar isto no tópico http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=2138&a mp;KW=revisitando , tem fotos dessas partes, lá. Isso, em se tratando do carburador VM22.


Uma combinação entre um furo central nesse giclê e uma "micro-galeria" de ar é que possibilita essa mistura ser criada. A saída normal dessa mistura fica logo acima, é um furo chamado "derivação". À medida em que o pistonete começa a subir, acionado pelo acelerador, a mistura vai fluindo por alí. Quando se solta o acelerador, o pistonete quase fecha completamente a passagem de ar para o motor. E nessa condição, a saída dessa mistura não consegue fazer efeito... a quantidade de ar que passa é pequena e não consegue puxar essa mistura quando o motor estiver em marcha-lenta. É aí que entra o parafuso da mistura...


Ele fica depois do giclê piloto, conectado a este através de uma tubulação, por onde passa parte da mistura que o giclê piloto consegue produzir. Com o pistonete fechando bastante a passagem de ar, cria-se a necessidade de que a quantidade de gasolina liberada para essa quantidade de ar também diminua bastante. E é exatamente isso que esse parafuso faz. Ele dosa uma quantidade de mistura previamente feita, suficiente para que o tanto de ar que o motor está conseguindo puxar, seja abastecido de uma quantidade proporcional correta de gasolina.


Então, ao se apertar esse parafuso, a passagem dessa mistura diminui, até que não passe absolutamente nenhuma (por alí) se ele for completamente fechado. E ao se desapertar, vai abrindo a passagem, mais mistura vai sendo puxada.


Se o motor estiver em marcha-lenta, e vc começar a desapertar esse parafuso, mais mistura vai sendo admitida para a mesma quantidade básica de ar que ele está conseguindo puxar (lembro que essa mistura também tem ar, certo?). Então, essa mistura da marcha-lenta vai se tornando mais e mais rica... como consequências disso, marcha-lenta instável, vela suja, e consumo aumentado.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.146 segundos