À Vista ou Parcelado

14 Fev 2007 11:39 #16 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico À Vista ou Parcelado
O Bóris está certíssimo quando diz que o povo Lisarbiano é cobaia da financeiras (cujos donos são dos bancos !!!).


Todo mundo reclama dos preços de tudo,diz que é um absurdo pagar R$ 1300,00 por uma geladeira, R$ 900,00 por uma TV, etc. Pagar R$ 3.990,00 por uma Pop então, é o fim do mundo. Mas aí vão nas Casas Bahia e financiam a geladeira em 48X e acabam pagando R$ 1900,00 por uma geladeira, R$ 1500,00 por uma TV e R$ 10.000,00 por uma Honda Pop !!!!


ALGUÉM ME EXPLICA ISSO !!!! Neguinho diz que pobre nunca pode ter nada porque é um absurdo pagar R$ 600,00 por um fogão, mas paga R$ 1.900,00 por esse mesmo fogão !!!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2007 15:31 #17 por Lucio
Respondido por Lucio no tópico À Vista ou Parcelado
Paulo como sempre otima materia.


Minha duvida é o valor de manutenção de uma moto de R$30.000,00 ser de aproximadamente R$ 700,00.


Esse valor so se for andar todo dia não?


So pra andar nos finais de semana a conta desce bastante ou não?

Vivo para rodar.

Rodo para viver.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2007 16:11 #18 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico À Vista ou Parcelado
não, Lucio, essa é a conta que ninguem faz mas deveria fazer, é o custo da moto parada. uma moto de 30 mil custa em média (por ano) o seguinte:

IPVA (2%) 600,00
Licenciamento e outros: 200,00
Seguro (10%) 3000,00
Manutenção/Revisão 500,00
Depreciação anual (15%) 4500,00 (perda de valor do bem, voce compra por 30 mil e vende usada depois de um ano por 25.500 aproximadamente, em média)

total: 8800,00 ou aproximadamente 733 reais mensais.

mas essa conta não está correta, uma vez que existe o custo de oportunidade (renda que voce teria caso tivesse aplicado o dinheiro na renda fixa), que é de aproximadamente 13% liquidos ao ano (325 reais mensais) e que deveria ser acrescida nessa conta (levando para 1100 reais mensais, aproximadamente) mas como tem gente que não aceita a depreciação como despesa, fica uma coisa pela outra, já que são valores similares.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2007 16:16 #19 por thiagom
Respondido por thiagom no tópico À Vista ou Parcelado
Parabens Paulo, otimo artigo. Esse negocio de anunciar parcelamento sem juros e dar um "desconto" a vista, realmente eh a maior enganacao que os dptos de mkt inventaram nos ultimos tempos.


E se for realmente o mesmo preco a vista ou parcelado, quem paga a vista ta pagando caro.

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2007 18:34 #20 por João Tadeu
Respondido por João Tadeu no tópico À Vista ou Parcelado
Paulo Couto ... o Malba Tahan do Motonline !


Acrescentaria a suas considerações as possibilidades de perda nas motos semi-novas dentro desse nosso mercado !


O latino de modo geral, troca muito rápido seus veiculos ...

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2007 20:30 #21 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico À Vista ou Parcelado
João Tadeu, eu tenho observado algumas coisas no mercado de usados: os vendedores não "perceberam" ou não "realizaram" que o comercio mudou, que não tem mais inflação e que os preços não sobem sempre, pelo contrario, as vezes caem.

tem muita, mas muita gente mesmo tentando vender motos (ou carros) usados a preços incompativeis com a realidade do mercado atual. veja o caso da XT660R, por exemplo.

é possivel comprar ela NOVA por 23.500 a vista. e financiado (sem pesquisar muito) sai uns 12 mil a vista e 24 prestações de 590 reais. e o que vemos no mercado de usados? gente tentando vender a 2005 por 24 mil (vários....)

os caras não aceitam que o preço da zero caiu em relação a quando ele comprou (quando o dolar era mais alto...). vejam a Shadow 750 da honda, quando chegou ao mercado era 34 ou 35 mil, em média, agora tem gente dando por menos de 28 mil a vista (zero km). mas o cara que pagou caro, quer porque quer receber mais pela sua, não importa quanto vale a zero....


quando eu comprei minha harley, na época quase 60 mil, tinha um cara tentando vender uma igual a minha só que 2003 com o selo "aniversary edition" de 100 anos da harley, e queria 65 mil a vista.

comprei a minha zero pelos 60 mim divididos no esquema "sem juros" que já mencionei. e pelo que soube o cara desistiu de vender a moto, depois de quase 4 meses com ela dentro da concessionaria "a venda".... e a nminha, hoje, é vendida por 58500 com frete incluso e já é modelo 2007, com o novo motor e as 6 marchas (a minha 2006 saiu por 62 mil, fora o que eu já gastei nela (deve chegar aos 70 mil). o que vai acontecer quando eu for vender? vou teria que me contentar com 50 ou até menos por ela. é a vida!

só que não vou vender tão cedo... (adoro minha preta, pode botar uns 10 anos comigo ainda).


resumindo, depenendo do modelo o mercado de usadas tem que cair, refletindo o novo preço das novas e do estimulo que há para financiar motos novas (coisa que não acontece com as usadas).

mas vá explicar isso pra quem tá querendo vender sua lindinha, tratada a pão de ló, comprada a preços mais altos em uma época onde as condições não eram as atuais...Paulo Couto39127,9405555556

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2007 20:42 #22 por João Tadeu
Respondido por João Tadeu no tópico À Vista ou Parcelado
Sem duvida Paulo ... uma situação bem irreal !


Nós aprenderemos com o tempo ... veiculos não são bens duraveis, e teremos ainda que reaprender a escolher o que compramos, pois menos de cinco anos rodando é querer jogar dinheiro fora.


Um abraço

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2007 20:57 #23 por NEO3
Respondido por NEO3 no tópico À Vista ou Parcelado
Olá Paulo,
É sempre uma alegria encontrar textos coerentes e explicativos sobre um assunto tão importante como esse. Realmente, o que se pratica no Brasil é uma selvageria numérica das mais infelizes, na tentativa de enredar alguém à pagar ( e muito) pelo simples prazer de andar de moto.
Mas tudo se resume àquela velha história: nossa famigerada carga tributária! Se pudéssemos encontrar produtos sem tantos impostos embutidos, seus valores seriam tão acessíveis que eu mesmo estaria financiando uma XT660R!
Um abraço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2007 10:55 #24 por Edu#29
Respondido por Edu#29 no tópico À Vista ou Parcelado
Isso sim é uma boa discussão.... hehe.. tava até sentindo falta.


Então, acho fácil por culpa na carga tributária. A culpa da carga tributária é apenas de elevar o preço dos produtos novos. Não dos usados.


A questão dos valores das motos, ou carros, tanto faz, usados em relação aos novos, é muito mais da atitude dos consumidores (Brasileiros em geral) do que dos impostos ou do governo.


Quem vende, pode pedir o preço que quiser. Se vai conseguir vender ou não, é outra história. Já quem compra, tem a obrigação de pesquisar antes de fazer o negocio. Caso contrário, tá passando atestado de burro. Estou falando isso com propriedade. Hehe.. comprei uma moto sem pesquisar o mercado, e vou perder muito dinheiro quando for vendê-la.


Na minha opinião, o que acontece no brasil, é que o povo de uma maneira geral é desinformado, e principalmente, tá muito habituado com a época de inflação. Em que o preço de tudo subia, e que mesmo fazendo um mal negocio hj, em pouco tempo, a inflação salvava o infeliz.


Moeda estabilizada é outro papo.
Edu#2939128,539375

Na dúvida, acelere!



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Fev 2007 06:37 #25 por Harada
Respondido por Harada no tópico À Vista ou Parcelado
Paulo e Paulo Ourique, preferi postar no Fórum para registro (a pergunta chegou pelo Fale Conosco):


Gostaria de saber do Paulo Couto porque as financeiras não
utilizam a tabela SAC na hora de quitação de financiamento visto que na contratação do mesmo a base foi ela. Por exemplo, financiei R$26.500,00 em 48 X de R$850,00, paguei 03 parcelas e o saldo para quitação é R$28200,00. A quem reclamar caso queira quitar pela SAC? Um abraço.



A resposta é simples: ao fazer qualquer financiamento/parcelamento o custo operacional do agente financeiro está embutido no juros da operação. portanto ao desfazer tal operação (quitando o saldo devedor) o agente faz questão de receber a parte dele e desconta apenas o juros de mercado (juros de captação financeira).
não há como reclamar, porque isso está implicito no contato (com outras palavras, mas está lá).

um abraço paulo couto

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Fev 2007 09:40 #26 por erasmomartins
Respondido por erasmomartins no tópico À Vista ou Parcelado
ou seja, um roubo...

*Volta PR 2008, A revanche!

*Volta PR 2007, O inicio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2007 12:46 #27 por NEO3
Respondido por NEO3 no tópico À Vista ou Parcelado
Oi Edu#29,


Quando menciono os impostos embutidos descaradamente nas motos, me refiro exclusivamente à questão aqui discutida: dos valores praticados/negociados para veículos novos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2007 06:25 #28 por Mauricio
Respondido por Mauricio no tópico À Vista ou Parcelado

João Tadeu escreveu:
Sem duvida Paulo ... uma situação bem irreal !


Nós aprenderemos com o tempo ... veiculos não são bens duraveis, e teremos ainda que reaprender a escolher o que compramos, pois menos de cinco anos rodando é querer jogar dinheiro fora.


Um abraço



João Tadeu, assim vc tbm me desanima!!!


menos de 5 anos rodando é exatamente o que vou fazer com a minha primeira moto. comprei uma 125 financiada (o valor da parcela não ia prejudicar meu orçamento, apesar dos juros) pq não tinha dinheiro à vista.


vou usar a moto por mais ou menos 1 ano pra então revender e comprar uma de maior porte, com a qual pretendo ficar pelos tais 5 anos.


mas eu não podia esperar esse 1 ano parado!


eu sabia q ia perder dinheiro, mas vcs estão me mostrando q eu vou perder mais do que calculei!!!

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2007 08:39 #29 por RONALDCB400
Respondido por RONALDCB400 no tópico À Vista ou Parcelado
Pois é. Igual a mim. Comprei uma Titan ES 150 2006 por 7.200 e estou suando pra pagar as 24x de 335,00. Assim que terminar, quero pegar a Titan Sport e parar com ela. No meu caso, acho besteira comprar moto grande tipo Twister, Fazer (apesar de gostar muito), já que não vou ter condições de mantê-la corretamente (fazendo as revisões no tempo certo, etc.).

CBR450!!!!



Cataguases-MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2007 11:38 #30 por Harada
Respondido por Harada no tópico À Vista ou Parcelado
Ronaldcb400,


veja se entendi direito: se pagasse a vista seria 7.200 mas como paga 24 x 335 = 8.040,00 ? E de entrada, quanto vc pagou?

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.206 segundos