Brasil, País das motos?

31 Jan 2012 09:10 #1 por Harada

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2012 14:35 #2 por bokomoko
Respondido por bokomoko no tópico Brasil, País das motos?
acho que o Tite foi ingênuo ao achar que o problema do número alto de acidentes de moto se resume a "falta de responsabilidade". Não é por aí.

A falta de responsabilidade deve ser sim um dos fatores mais importantes para causar acidentes mas não é o único. Sem a responsabilidade, nada feito pois mesmo habilitado, o irresponsável pode cometer imprudências.

Sem a responsabilidade, não há solução. Concordo. Mas mesmo quem é responsável pode cometer erros de pilotagem que podem causar grandes e graves acidentes. Quem é habilitado, tem o mínimo de senso de responsabilidade mas não tem o mínimo de habilidade, pode pilotar de 125 até hayabusas de 1300 cc.

Então qual é a solução ?
Exigir habilitação para quem vai comprar moto ?
Tornar o processo de habilitação mais rigoroso ?
Mas alguém já disse que aqui nesse artigo a "Habilitação de moto no Brasil é cara e exageradamente complexa". E o pior .. não forma pilotos.

A solução não é criar novas regras. A solução é fiscalizar. Fiscalizar de forma intensiva a ponto de que quem não está habilitado tenha a quase certeza que será pego. Quem pilotar de forma irresponsável será pego. Assim o pessoal vai andar na linha.

Se não fiscalizar, não adianta nada. Essa medida de exigir habilitação para quem quer comprar moto será inócua sem fiscalização.

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2012 20:05 #3 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Brasil, País das motos?
No final dos anos 70 quis montar uma revenda, honda ou yamaha. A Yamaha fez muitas exigências para representa-la e desisti dela. A honda não fez exigencias, mas não dispunha de motos o suficiente e teria de começar praticamente com uma butique de seus produtos. Como um jovem imediatista deixei essas consultas comerciais de lado e parti para outra... Pode me chamar de burro !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2012 21:11 #4 por mad max
Respondido por mad max no tópico Brasil, País das motos?
Realmente, só no brasil existe esta distorção , o consumidor que dá 80% do mercado para uma empresa, uma pena, pois quantomais concorrencia, melhor para o consumidor, mas os motociclistas nao ligam pra isso, o importante é o valor da revenda , so isso que importa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 06:24 #5 por bokomoko
Respondido por bokomoko no tópico Brasil, País das motos?
Num mercado em que uma empresa detém 80% do mercado a causa não pode ser uma só. A competência do marketing da Honda é inquestionável e a timidez das concorrentes é a principal causa. Demonstrado pelo depoimento do soueu. Imagine esse fato acontecendo em larga escala ? Para cada tentativa de montar uma revenda Yamaha existe essa dificuldade. A tendência do empresário de desistir e tentar outra coisa (eventualmente uma revenda Honda) é muito grande.

Lançamentos errados, falta de ousadia, postura conservadora em relação ao mercado e absoluta falta de inovação. As concorrentes da Honda são isso. Alie a isso a excelente capacidade da Honda de reagir. Recentemente a Honda deu um lance e tanto ao baixar o preço da Hornet 2012 ao farejar que sua posição de liderança estava sendo incomodada (nunca ameaçada).

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 09:06 #6 por Leonardo - C90
Respondido por Leonardo - C90 no tópico Brasil, País das motos?
Eu acho que o grande número de acidentes é sim causado por falta de responsabilidade do motociclista. Imaginem, uma pessoa devidamente habilitada, mas por falta do "bom e velho juízo" pode se acidentar! Ah, mas se houvesse uma fiscalização rígida a pessoa teria certeza que seria punida e seria um piloto mais prudente? Tá, mas então, se há necessidade de policiamento p/ que a pessoa "ande na linha", isso não se chama responsabilidade. Pra mim, isso se chama "medo da punição"!!! Para quem acredita nisso, então, pode começar a dizer que não precisa de responsabilidade p/ pilotar moto. Precisa é do indivíduo ter a certeza que será punido! Como obviamente não é possível e nem salutar uma vigilância constante, então, sempre haverá acidente a não ser que haja RESPONSABILDADE! Agora, pensar em responsabilidade em um país onde muita gente acha que é a escola que tem que ensinar isso às crianças ao invés dos pais!!! Francamente, né?! Vai ser difícil diminuir os acidentes!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 15:54 #7 por bokomoko
Respondido por bokomoko no tópico Brasil, País das motos?
Toda sociedade organizada e evoluída passou por uma fase em que a fiscalização é que vogou. Como você mesmo diz, esperar pela educação doméstica é ingenuidade. Então é simples, ou fiscaliza e pune ou deixa a bandalheira e a irresponsabilidade imperar.

Fiscalização só não resolve. É preciso educação também. Um vai complementar o outro e os resultados só aparecerão a médio prazo. Veja o que aconteceu com o uso de cintos de segurança. O argumento era o mesmo: ninguem tinha responsabilidade, ninguem tinha educação para usar o cinto, todo mundo achava que a lei "não ia pegar". Com a punição exemplar o cinto pegou. O serviço médico atesta que a lei e a fiscalização do uso de cinto de segurança salvou vidas, salvou faces. O número ocorrências de cirurgias plásticas de face em emergência diminuiu muito.

O mesmo vai acontecer com os acidentes de motocicletas. No meu estado, mais de 70% dos internados por acidentes de trânsito são motociclistas. Acontece que desses 70%, 90% não tem habilitação. Ora, está claro que a fiscalização aí está falha e pode reduzir o número de acidentes e internações.

O processo de habilitação de motociclistas é uma piada de mau gosto. É cara, é inócua e burocrática. Ou seja, custa uma grana e habilita que não tem o mínimo de competência. E tem mais, pode pilotar da 125 até a superesportiva de 1000cc. Devíamos voltar ao sistema de categorias de moto onde o piloto para ter uma habilitação de 1000cc teria que ter passado vários anos em categorias inferiores, adquirindo experiência e maturidade.

Os cursos de pilotagem dariam ênfase a segurança e a responsabilidade e quem não entender bem esses conceitos, não passa na prova.

E tudo isso, com fiscalização porque se não fiscalizar, vira piada. como já é hoje em dia. Milhares de motos são pilotadas todos os dias porque os condutores sabem que não serão pegos, portanto não serão punidos.

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 18:34 #8 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Brasil, País das motos?
Quando falei a uma nova motociclista que ela deveria acender o farol baixo da moto toda vez que a colocasse em movimento, ela se surpreendeu dizendo que na auto escola ninguém havia dito isso a ela. E ela já estava habilitada.
Me surpreendi também em duas ocasiões distintas ao conversar com jovens alemães em intercâmbio no Brasil. A noção de direito e de cidadania é surpreendente e digna da boa inveja.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 18:40 #9 por bokomoko
Respondido por bokomoko no tópico Brasil, País das motos?

soueu escreveu: Me surpreendi também em duas ocasiões distintas ao conversar com jovens alemães em intercâmbio no Brasil. A noção de direito e de cidadania é surpreendente e digna da boa inveja.


Deveras.

Porém, não foi sempre assim. Durante muito tempo a sociedade lá era de cada um por si e deus por ninguem.

Esse episódio aí do farol ilustra como a formação em pilotagem é minina, suficiente apenas para "passar" no teste. Não para formar pilotos habilidosos, muito menos responsáveis.

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 19:08 #10 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Brasil, País das motos?

bokomoko escreveu:

soueu escreveu: Me surpreendi também em duas ocasiões distintas ao conversar com jovens alemães em intercâmbio no Brasil. A noção de direito e de cidadania é surpreendente e digna da boa inveja.


Deveras.

Porém, não foi sempre assim. Durante muito tempo a sociedade lá era de cada um por si e deus por ninguem.

Esse episódio aí do farol ilustra como a formação em pilotagem é minina, suficiente apenas para "passar" no teste. Não para formar pilotos habilidosos, muito menos responsáveis.


Sinal que também podemos mudar a nossa situação. Acho que nós os mais conscientes temos de fazer o papel de "chatos" e pegarmos no pé de tudo aquilo que sabemos ser descaminhos.É aquela antiga estória do beija-flor levando água para apagar o incêndio na floresta. Não somos beija-flores, mas somos motociclistas e pessoas de bem.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 19:10 #11 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Brasil, País das motos?

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 20:58 #12 por Paulo Ceará
Respondido por Paulo Ceará no tópico Brasil, País das motos?

soueu escreveu: Quando falei a uma nova motociclista que ela deveria acender o farol baixo da moto toda vez que a colocasse em movimento, ela se surpreendeu dizendo que na auto escola ninguém havia dito isso a ela. E ela já estava habilitada.
Me surpreendi também em duas ocasiões distintas ao conversar com jovens alemães em intercâmbio no Brasil. A noção de direito e de cidadania é surpreendente e digna da boa inveja.

Essa questão do farol ligado,você me lembrou quando eu morava em Guarulhos(SP),ceguinho era onome mais bonito que eu ouvia,até a policia me parava e "pedia para desligar o farol"(na época se tinha o costume de andar só com as lanternas ligadas).

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Fev 2012 12:12 #13 por xnel
Respondido por xnel no tópico Brasil, País das motos?
É um caminho difícil a ser percorrido, para o quadro começar a melhorar, na minha opinião seria as fiscalizaçãorealmente entrar em pratica, juntamente com politicas publicas aquelas educação, saúde.
Mais quem está preocupado com isso? Politicos jamais, quem tem que da o primeiro passo somos nós.
Eu até hoje não entendo como que a rede publica de Educação não tem aulas de ética, transito, financeiro,e politica, essas matérias deveriam fazer parte de nossas educação(não são todos que tem o privilégio de terem pais que possam ensinar esse valores ), sinto muita falta disso em minha vida
Vamos fazer nossa parte que já é o começo.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.. "Albert Einstein"

Titan mix 150 2009 --> ?

Contagem MG lisarB

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.195 segundos