Batendo papo sobre carros e motos...

01 Out 2007 11:24 #31 por Paulo Couto
Romepafi, inclua nessa conta tempo que voce "deve" permanecer com a moto e um teorico valor de revenda dela. vamos supor, por exemplo, 5 anos.

quanto valerá sua fatboy daqui a 5 anos e quanto valerá sua bandit 650? subtraia esse valor do seu "liquido a pagar" pelos 5 anos e voce verá quanto custa ter uma bandit 650 segurada e quanto custa ter uma fatboy nas mesmas condições. faça os calculos de forma a chegar a um valor mensal pelos 60 meses de uso.

provavelmente voce chegará a mesma conclusão que eu: entre as motos de grande cilindrada, as Harleys são as mais baratas do mercado para se ter.

é nessas horas que entra o fator risco: voce correria o risco de ficar com uma moto de 55 mil sem seguro? e uma de 28 mil? e uma de 14 mil como a XT600 que comprei à alguns meses, novinha e em perfeito estado?

pois é, na XT600 eu não fiz seguro e vou correr o risco. aliás, foi nessa avaliação que eu decidi não comprar a XT660R (o seguro é muito alto, e o valor para correr o risco de não assegurar também).

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Out 2007 13:45 #32 por Romepafi
Paulo
Fiz alguns cálculos, completamente imprecisos, e cheguei a um valor parecido com o que você falou que ia acontecer, segue abaixo:

[img]file:///C:/DOCUME%7E1/rmfilho/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot-2.jpgMotocicleta XT 660 07/07 B650s 07/07 Fat Boy 07/07
Valor na loja com frete R$ &nbs p; 24.500 R$ &nbs p; 29.700 R$ &nbs p; 55.500
Valor da TAC + despesas R$ &nbs p; 300 R$ &nbs p; 300 R$ &nbs p; 300
Valor da Documentação R$ &nbs p; 500 R$ &nbs p; 500 R$ &nbs p; 500
Valor Total Investido: R$ &nbs p; 25.300 R$ &nbs p; 30.500 R$ &nbs p; 56.300
Valor Entrada R$ &nbs p; - R$ &nbs p; - R$ &nbs p; -

Valor Financiado R$ &nbs p; 25.300 R$ &nbs p; 30.500 R$ &nbs p; 56.300
Nº parcelas 60 60 60
Taxa de Juros Real 1,80% 2,20% 1,21%
Valor da parcela mensal R$ &nbs p; 693,02 R$ 920,42 R$ 1.325,23

Seguro Anual R$ &nbs p; 4.000 R$ &nbs p; 5.000 R$ &nbs p; 1.800
IPVA R$ &nbs p; 980 R$ &nbs p; 1.188 R$ &nbs p; 2.220

Custo do dinheiro (6%)/mês R$ &nbs p; 119 R$ &nbs p; 145 R$ &nbs p; 270

Gasolina / mês (+-1000Km) R$ &nbs p; 150 R$ &nbs p; 150 R$ &nbs p; 150
Gasto Manutenção / ano R$ &nbs p; 500 R$ &nbs p; 500 R$ &nbs p; 500

Custo Mensal R$ &nbs p; 1.419 R$ &nbs p; 1.772 R$ &nbs p; 2.122
Valor Gasto em 48 meses R$ &nbs p; 68.109 R$ &nbs p; 85.071 R$ &nbs p; 101.858

Valor de Revenda 4 anos R$ 19.000 R$ 24.000 R$ 44.000
Desvalorização anual média R$ 1.375 R$ 1.425 R$ 2.875
Desvalorização anual média 5,61% 4,80% 5,18%

Gasto total nos 48 meses R$ 49.109 R$ 61.071 R$ 57.858
Gasto médio mensal R$ 1.023 R$ 1.272 R$ 1.205


Só um detalhe, as imprecisões são várias e várias, isto foi apenas um exercício...

Mas de qualquer forma, aproximadamente, em 48 meses, com financiamento de 60 meses, o gasto com as motos ficaria em [style="font-family: Verdana,Arial,Helvetica,sans-serif;"]R$ 1.023, R$ 1.272 e R$ 1.205, respectivamente para a XT, Bandit e Fat Boy, após a venda das motos e a contabilização de tudo que se gastou nos 48 meses menos o que se apurou na venda.

Mas, como eu já insisti, as imprecisões são grandes demais para se tomar isto como verdade, dentre elas:
- não sabemos como será o preço de mercado destas motos em 4 anos, o passado não nos permite prever o mercado futuro, é apenas uma aproximação.
- o valor do seguro das motos pode cair bastante em 2/3/4 anos.
- o custo do financiamento foi o que obtive com as lojas, mas pode ser menor em algum banco.
- o custo do dinheiro é um chute supondo taxa de juros real de 6% ao ano, além de ele não incidir sobre todo o valor da moto a cada mês, posto que ele vai incidir mês a mês conforme vá se pagando as prestações...ou seja, é crescente no tempo.
- gasto de gasolina e custo de manutenção: chute total !

E por aí vai...
De qualquer forma, é interessante notar que o valor do seguro faz toda a diferença no cálculo financeiro a médio prazo de se adquirir uma ou outra moto.

Uma coisa que me chamou a atenção foram os valores de desvalorização que eu achei.
Tudo bem que as motos novas são diferentes das 2004 (a XT eu peguei o valor de uma 2005 e reduzi mil reais),
mas a desvalorização das Bandit é bem pequena, menor até que da HD...

É isto...
Abs





[/style]

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Out 2007 13:46 #33 por Romepafi
Saiu sem formatação nenhuma...foi mal.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Out 2007 16:08 #34 por Paulo Couto
alguns valores "imprecisos" afetam todas as motos por igual, ou seja, eles não vão impactar na decisão entre elas.


sobre o calculo da desvalorização, há de se levar em consideração algumas coisas:

1) a XT660R tem pouco tempo de mercado, e pode perder valor se a Teneré chegar, ou mesmo a MT-03 (já que muitos a usam na cidade, e não na trilha).

2) a bandit pode perder muito valor no ano que vem com a vinda dos motores a água.

3) as harley historicamente mantém seus valores por mais tempo, até porque mudam pouco ano após ano. a principal mudança foi a troca do motor no ano passado (TC96) algo que é feito muito lentamente pela harley (em media de 10 em 10 anos).

4) se o dolar subir, as importadas (harley e bandit) sobem de preço quase que imediatamente. as nacionais demoram mais para acompanhar.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Out 2007 15:23 #35 por Romepafi
Paulo
Como ainda estou perdido, continuo o assunto.
Hoje verifiquei na HD o preço de uma FX 0 Km, aqui em SP ficaria em R$ 45.530,00.
Em um site de classificados encontrei uma FX 2005, com 8.000 Km, revisões na HD e, segundo o dono, intacta. Bati um papo e ele pediu R$ 37 mil, aberto a negociações.
Supondo que ele aceite 36.500,00 e supondo que a moto esteja realmente boa, esta moto sofreu uma desvalorização de uns 20% em relação a uma nova, dando de 7 a 10 % ao ano (não sei quando ele comprou, pode ter sido no final do ano).
Será que esta desvalorização é normal? Ou foi acentuada (acho eu) pela mudança de motor e outras partes ocorrida neste ano?

Uma outra dúvida, eu tive uma Shadow 600 e a posição de pilotar não era para mim das mais confortáveis (eu tenho 1,93m)...será que pelo aumento de tamanho da moto, uma Softail ou Fatboy seria melhor?
Sei que isto é pessoal, mas o problema é que mesmo fazendo test drive não consigo saber disto, pois a coisa aperta apenas após uns bons quilômetros.

Saudações

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Out 2007 07:18 #36 por Paulo Couto
a mudança de motor de 2006 para 2007 acentuou a desvalorização dos modelos com motor antigo.

outra coisa que voce precisa verificar é o preço REAL da moto zero. soube que certos modelos estão com descontos muito agressivos, mas não são comunicados abertamente.

estou estranhando o preço da FX por 45 mil porque já tem um tempo que tem gente comprando FX por 42 mil, e de lá pra cá a logica diz que deveria ter caido mais um pouco. explicando talvez esse preço da FX usada.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2008 19:58 #37 por Cruvinel
Paulo,


muito legal o tema da coluna ! Tá certo que você é mais das 2 rodas, ao contrário de mim, que apesar de adorar moto, me sinto mais à vontade com as 4. Tenho certeza que você vai curtir pacas dar umas 'esticadas de pernas' com o Focão Duratec. O carro é um primor, segundo amigos jornalistas que já avaliaram, e morando ao lado da Dutra, tudo fica mais fácil. Acho que a Harley vai acabar ficando mais tempo parada ;-)

Sahara power !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2010 09:39 #38 por Paulo Couto
Cruvinel, acho que você é um profeta enrustido. você escreveu essa mensagem há 2 anos e foi exatamente o que aconteceu. Minha proxima coluna vai contar essa história pra vocês, mandei hoje (deve ser publicada essa semana).

A harley realmente ficou a maior parte do tempo parada, por isso decidi vender (com dor no coração).

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.178 segundos