Romepafi, inclua nessa conta tempo que voce "deve" permanecer com a moto e um teorico valor de revenda dela. vamos supor, por exemplo, 5 anos.
quanto valerá sua fatboy daqui a 5 anos e quanto valerá sua bandit 650? subtraia esse valor do seu "liquido a pagar" pelos 5 anos e voce verá quanto custa ter uma bandit 650 segurada e quanto custa ter uma fatboy nas mesmas condições. faça os calculos de forma a chegar a um valor mensal pelos 60 meses de uso.
provavelmente voce chegará a mesma conclusão que eu: entre as motos de grande cilindrada, as Harleys são as mais baratas do mercado para se ter.
é nessas horas que entra o fator risco: voce correria o risco de ficar com uma moto de 55 mil sem seguro? e uma de 28 mil? e uma de 14 mil como a XT600 que comprei à alguns meses, novinha e em perfeito estado?
pois é, na XT600 eu não fiz seguro e vou correr o risco. aliás, foi nessa avaliação que eu decidi não comprar a XT660R (o seguro é muito alto, e o valor para correr o risco de não assegurar também).
Valor de Revenda 4 anos R$ 19.000 R$ 24.000 R$ 44.000
Desvalorização anual média R$ 1.375 R$ 1.425 R$ 2.875
Desvalorização anual média 5,61% 4,80% 5,18%
Gasto total nos 48 meses R$ 49.109 R$ 61.071 R$ 57.858
Gasto médio mensal R$ 1.023 R$ 1.272 R$ 1.205
Só um detalhe, as imprecisões são várias e várias, isto foi apenas um exercício...
Mas de qualquer forma, aproximadamente, em 48 meses, com financiamento de 60 meses, o gasto com as motos ficaria em
[style="font-family: Verdana,Arial,Helvetica,sans-serif;"]R$ 1.023, R$ 1.272 e R$ 1.205, respectivamente para a XT, Bandit e Fat Boy, após a venda das motos e a contabilização de tudo que se gastou nos 48 meses menos o que se apurou na venda.
Mas, como eu já insisti, as imprecisões são grandes demais para se tomar isto como verdade, dentre elas:
- não sabemos como será o preço de mercado destas motos em 4 anos, o passado não nos permite prever o mercado futuro, é apenas uma aproximação.
- o valor do seguro das motos pode cair bastante em 2/3/4 anos.
- o custo do financiamento foi o que obtive com as lojas, mas pode ser menor em algum banco.
- o custo do dinheiro é um chute supondo taxa de juros real de 6% ao ano, além de ele não incidir sobre todo o valor da moto a cada mês, posto que ele vai incidir mês a mês conforme vá se pagando as prestações...ou seja, é crescente no tempo.
- gasto de gasolina e custo de manutenção: chute total !
E por aí vai...
De qualquer forma, é interessante notar que o valor do seguro faz toda a diferença no cálculo financeiro a médio prazo de se adquirir uma ou outra moto.
Uma coisa que me chamou a atenção foram os valores de desvalorização que eu achei.
Tudo bem que as motos novas são diferentes das 2004 (a XT eu peguei o valor de uma 2005 e reduzi mil reais),
mas a desvalorização das Bandit é bem pequena, menor até que da HD...
alguns valores "imprecisos" afetam todas as motos por igual, ou seja, eles não vão impactar na decisão entre elas.
sobre o calculo da desvalorização, há de se levar em consideração algumas coisas:
1) a XT660R tem pouco tempo de mercado, e pode perder valor se a Teneré chegar, ou mesmo a MT-03 (já que muitos a usam na cidade, e não na trilha).
2) a bandit pode perder muito valor no ano que vem com a vinda dos motores a água.
3) as harley historicamente mantém seus valores por mais tempo, até porque mudam pouco ano após ano. a principal mudança foi a troca do motor no ano passado (TC96) algo que é feito muito lentamente pela harley (em media de 10 em 10 anos).
4) se o dolar subir, as importadas (harley e bandit) sobem de preço quase que imediatamente. as nacionais demoram mais para acompanhar.
Paulo
Como ainda estou perdido, continuo o assunto.
Hoje verifiquei na HD o preço de uma FX 0 Km, aqui em SP ficaria em R$ 45.530,00.
Em um site de classificados encontrei uma FX 2005, com 8.000 Km, revisões na HD e, segundo o dono, intacta. Bati um papo e ele pediu R$ 37 mil, aberto a negociações.
Supondo que ele aceite 36.500,00 e supondo que a moto esteja realmente boa, esta moto sofreu uma desvalorização de uns 20% em relação a uma nova, dando de 7 a 10 % ao ano (não sei quando ele comprou, pode ter sido no final do ano).
Será que esta desvalorização é normal? Ou foi acentuada (acho eu) pela mudança de motor e outras partes ocorrida neste ano?
Uma outra dúvida, eu tive uma Shadow 600 e a posição de pilotar não era para mim das mais confortáveis (eu tenho 1,93m)...será que pelo aumento de tamanho da moto, uma Softail ou Fatboy seria melhor?
Sei que isto é pessoal, mas o problema é que mesmo fazendo test drive não consigo saber disto, pois a coisa aperta apenas após uns bons quilômetros.
a mudança de motor de 2006 para 2007 acentuou a desvalorização dos modelos com motor antigo.
outra coisa que voce precisa verificar é o preço REAL da moto zero. soube que certos modelos estão com descontos muito agressivos, mas não são comunicados abertamente.
estou estranhando o preço da FX por 45 mil porque já tem um tempo que tem gente comprando FX por 42 mil, e de lá pra cá a logica diz que deveria ter caido mais um pouco. explicando talvez esse preço da FX usada.
muito legal o tema da coluna ! Tá certo que você é mais das 2 rodas, ao contrário de mim, que apesar de adorar moto, me sinto mais à vontade com as 4. Tenho certeza que você vai curtir pacas dar umas 'esticadas de pernas' com o Focão Duratec. O carro é um primor, segundo amigos jornalistas que já avaliaram, e morando ao lado da Dutra, tudo fica mais fácil. Acho que a Harley vai acabar ficando mais tempo parada
Cruvinel, acho que você é um profeta enrustido. você escreveu essa mensagem há 2 anos e foi exatamente o que aconteceu. Minha proxima coluna vai contar essa história pra vocês, mandei hoje (deve ser publicada essa semana).
A harley realmente ficou a maior parte do tempo parada, por isso decidi vender (com dor no coração).