Te 660 15 ABS com o garfo traseiro quebrado pela corrente

20 Nov 2015 15:59 #1 por AlexandreRio
Caros companheiros de forum,

Vim aqui dar um alerta e compartilhar algo que aconteceu comigo: a quebra do garfo que segura a roda da minha Te 660 15 ABS!!!

depois de realizar o desejo de comprar minha Te 660 14/15 com ABS realizei o meu segundo desejo, que era ir do Rio de Janeiro a Ushuaia de moto. Viagem maravilhosa, eu, minha mulher, bagageiros e acessórios excelentes.
Tenere 660 com 9223 km, revisão de 10.000km realizada antes da partida, moto com 1 ano e 10 dias de vida e 2 pneus Scorpion Trail novos, colocados 1 semana antes da saída em 16 de outubro de 2015.

Eu (75kg), ela (52kg), 2 baús givi V35 (20kg) e 1 baú givi 52 L com bolsa sobre (18 Kg). Os pesos da bagagem foram estes porque voltamos de avião e tivemos que pesar na balança da cia aérea.

Roteiro: Brasil (Rio de Janeiro), Uruguai, Argentina (El Calafate), Chile (Torres del Paine, Puerto Natales), Argentina (Ushuaia), Uruguai e.... concessionária Yamaha de Santa Maria (RS)... aonde a viagem foi interrompida.

A viagem estava sensacional. Fomos ao Chile, a Ushuaia, estávamos voltando, até que.... no meio do caminho de volta, minha corrente original arrebentou e a roda travou (ou vice versa?), a uns 120-130km/h... simplesmente não caímos... mão de Deus... sem outra explicação.

Detalhes de socorro a parte, dois dias depois partimos com a nova corrente, comprada na Yamaha de Trelew, cidade a 200km de Sierra Grande, para onde conseguimos chegar de caminhão após a primeira ruptura de corrente.

Mais 200km percorridos, perto de Colorado, a corrente nova se parte! O reboque agora foi de uma Triumph 1200 de São Paulo (Eder, Brazil Riders), que nos rebocou até a cidade de Colorado.

Nova emenda colocada na mesma corrente que não se danificou, percorremos mais 200km, e advinha? Corrente partida... (todas colocadas por profissionais, ok) Chegamos a Peuhajo, 400km de Buenos Aires, em nova oficina especializada em motos. Comprei uma corrente DID reforçada e, bem na minha frente, quando o mecânico puxou a roda para instalar, o braço da balança, peça que segura a roda, caiu como um biscoito maizena quebrado (vide fotos)!!!!

Na verdade, as correntes partidas estavam evitando que a peça quebrasse em movimento!!!

Na Argentina não existe a Tenere 660 e a muitas lojas Yamaha só vendem motos pequenas sem fazer qualquer serviço de oficina como é aqui, Assim, de todas as opções tentadas, inclusive trazer a moto via Sulamerica, a opção disponível era fazer uma solda no alumínio e seguir viagem até pelo menos a fronteira, para que pudesse fazer o trâmite aduaneiro da mesma.

Confiando e verificando constantemente a solda, fomos até Santa Maria, RS, na concessionária Yamaha Azzura, onde pela primeira vez, fui muito bem atendido em uma concessionária YAMAHA.

Levei para a concessionária por entender que a fábrica da YAMAHA deveria tomar conhecimento deste fato, algo nunca visto por ninguém. E também, por considerar lógico que minhas peças deveriam ser substituídas sem custo. E qual foi a resposta??????
Está na carta que me enviaram que disponibilizo para consulta.

“... A elevada carga de impacto a qual o conjunto foi submetido pelo travamento abrupto da roda gerou sobrecarga suficiente para danificar o garfo e provocar o rompimento da corrente de transmissão”.

Depois diz que não fiz manutenção na moto... sendo que tenho todos os comprovantes de manutenção de 1k e 10k, inclusive postagens de facebook durante a viagem fazendo a manutenção diária da corrente com Motul C3 (levei duas latas) e verificando a calibragem dos pneus.

Por fim, recebo um orçamento de R$ 9.000,00 para estas peças, ou seja, quase 1/3 do valor da moto nova!!!!!!!

O pior disso tudo é que saí de Ushuaia decidido a trocar a moto por uma SuperTenere 1200 2016.
Yamaha....

Alguém conhece algum caso semelhante???
É isso mesmo? A quebra da corrente desta moto pode quebrar o garfo traseiro????
Se vc tem uma Tenere 2015 ABS, por favor, cuidado!!!
Vejam as fotos no link abaixo:

picasaweb.google.com/1028324531785364681...v1sRgCJCh5pOxtICdtQE
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: MANDRUVADOIDAO, apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Nov 2015 15:23 - 21 Nov 2015 15:25 #2 por Chicolau
Que azar ,já acabou a garantia da moto?, :(
será que a yamaha vai fugir da responsabilidade do defeito da peça? :evil:

www.reclameaqui.com.br/

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Nov 2015 15:38 #3 por AlexandreRio
Obrigado pela mensagem, Chicolau! Já acabou a garantia e, de fato, a Yamaha fugiu da responsabilidade.... vide carta resposta no link.

Bem lembrado sua publicação do reclameaqui. Certamente vou escrever lá também.

Gde abraço,
Alexandre.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Nov 2015 18:07 #4 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Nov 2015 18:43 #5 por AlexandreRio
Eu li, obrigado!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.139 segundos