A Yamaha Brasil nunca foi muito de vender a TDM aqui. Tudo começa la em 1989 qdo ela lançou a TDR, eles não conseguiram mostrar q tipo de moto se tratava na época. Muito se disse que era uma DT com outra roupa, e pneus lisos, que não andaria na terra. Claro ela não foi feita pra isso! Mas na época, as revistas achavam q era uma trail, e insistiam em fazer comparativos com XL, Agrales, etc.
Aconteceu que a TDR saiu de linha, não sem antes colocarem pneus mais off, e guidão mais largo o que só piorou a crise de identidade.
A TDM qdo começou a ser importada em 93, tbm sofreu o mesmo. Ninguem sabia se era uma esportiva, ou se era uma big trail. Ainda mais que na época só se falavam em super esportivas.
E isso acontece até hoje, a Yamaha não dá o devido valor a essa moto fantástica.
Eu possuo uma ano 95, o primeiro modelo, com 2 farois redondos, que eu acho mais bonita que o modelo 96-01. Faz pouco tempo que estou com ela, mas é demais!! Anda muito e é super confortavel.
Descuple o post longo, mas é que gosto de explicar direitinho... hehe
Tá desculpado japoneis! Tenho uma R1 e estou querendo pegar uma TDM devido ao estilo! Sou super fã da minha superbike, mas há muitos lugares onde não posso ir com ela e por isso estou afim da TDM. Tenho um problema que é a estatura e experimentei a TDM q tem o assento bem baixo, a mesma altura do da r1 e por isso a escolha dentro da categoria, além de achá-la a mais bonita comparando com a V-Strom, Varadeiro(impossível por causa da altura) e outras da linha!