Duvidas CB 500

25 Jan 2008 17:14 #1 por FABIO2008
Duvidas CB 500 foi criado por FABIO2008
Olá galera,


Tenho uma CB 500 ano 98, faz uns 4 meses que comprei, como aqui na minha cidade a mão-de-obra, principalmente para motos de maior cilindrada, é meio escassa e tendo algumas duvidas em relação a alguns problemas na moto, venho recorrer a vcs para tirar algumas duvidas:


1) Todo dia de manhã quando ligo a moto e deixo em marcha lenta após 01 (um) minuto + ou - ela começa a fumar um pouco, assim que esquenta para, o que será isso? Seria problema serio no motor? Um mecanico de uma loja aqui me disse que pode ser retentor de valvula, se for isso, é problema sério?


2)Toda vez que troco da 1ª pra 2ª marcha ela da um estalo se fizer a troca rápida, fazendo essa troca devagar tipo, puxa pro neutro aí engata a segunda, dessa forma não estala. E se tento engatar a primeira marcha sair bem devagar, pisando levemente no pedal ele fica arranhando até engatar, seria problema na embreagem?


3) Minha moto ta com um pouco de vazamento de oleo no pedal de troca de marcha, seria aquela borracha que onde o pedal entra no bloco?


Agradeço desde já ajuda de todos.


Abço...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2008 17:52 #2 por j.elvio
Respondido por j.elvio no tópico Duvidas CB 500
1... pode ser vedador de valvulas sim... quando desliga, de um tempo longo parado, o oleo que fika nos pés da valvula tende a desce até a sede das valvulas se os vedadores estiverem ruins.... e quando da partida, ocorre a queima deste... O consumo de oleo pelo motor é minimo, pois quando esquenta, a perde é minima ou sessa pois a borracha dos vedadores se aquecem,dilata e vedam... Se nao se importar, nao causa maiores danos... pode andar suuuussegado...
2. os disco de embreagem podem estar gastos (patina em alto giro, tipo... ta em 4,5 ou 6 marcha, puxe a embreagem, acelera bastante e solte... se ela fikar berrando ou demorar pra voltar a rotaçao que tava antes.... ora da troka... mas pode simplesmente regular a altura da embreagem (no manete)..rs
3. lava com querosene, da umas voltinhas e verifique se o vazamento é nele... troke se necessario.. nao é caro.

//thumb19.webshots.net/t/69/569/6/74/33/2774674330103518119eSrfHX_th.jpg][/URL]

Obrigado Sr.Deus por tudo de bom...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2008 19:30 #3 por FABIO2008
Respondido por FABIO2008 no tópico Duvidas CB 500

j.elvio escreveu: 1... pode ser vedador de valvulas sim... quando desliga, de um tempo longo parado, o oleo que fika nos pés da valvula tende a desce até a sede das valvulas se os vedadores estiverem ruins.... e quando da partida, ocorre a queima deste... O consumo de oleo pelo motor é minimo, pois quando esquenta, a perde é minima ou sessa pois a borracha dos vedadores se aquecem,dilata e vedam... Se nao se importar, nao causa maiores danos... pode andar suuuussegado...
2. os disco de embreagem podem estar gastos (patina em alto giro, tipo... ta em 4,5 ou 6 marcha, puxe a embreagem, acelera bastante e solte... se ela fikar berrando ou demorar pra voltar a rotaçao que tava antes.... ora da troka... mas pode simplesmente regular a altura da embreagem (no manete)..rs
3. lava com querosene, da umas voltinhas e verifique se o vazamento é nele... troke se necessario.. nao é caro.



Valeu j.elvio, fico mais sussegado em relação a fumaça no escapamento. E quanto a embreagem e o vazamento do oleo, vou ver se resolvo. Fico agradecido pela ajuda.


Abço...


Flw...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2008 12:43 #4 por jijoe_78
Respondido por jijoe_78 no tópico Duvidas CB 500
Ôpa.
Blz Xará?
Cara, só depois de um tempo ligado é que o motor começa a fumar? Qual é a cor da fumaça? Azul ou branca?
Se azul, é queima de óleo. Se branca, é excesso de gasolina por conta do afogador com problema ou regulagem do carburador.
O motor fuma em quais situações? Quando se acelera sem reduzir? Só em altos giros? Ou em qualquer rotação?
O motor fuma um pouco e pára depois que vc fecha o afogador?
Se for realmente retentor de válvula, o problema não é sério. Só ficará sério se vc não ficar atento ao nível do óleo do motor. No caso dos retentores, o que mata é o preço das peças e mão de obra. Vai se preparando que vc não vai gastar menos de R$ 300,00 na brincadeira.
Qto ao estalo na mudança rápida da primeira p´ra segunda, a minha também tinha o mesmo problema. Depois que vendi o cara que comprou trocou a relação e deu uma melhorada no problema. Sinceramente eu acho que esse é um problema crônico da CB (o único!) e não consegui descobrir a rotação de marcha ideal para não dar o tranco. Agora, câmbio ruim mesmo é o da Twister. A minha era uma nhaca p´ra achar o neutro e mudança rápida da 1a. p´ra segunda.
Quanto ao vazamento de óleo pelo retentor do eixo da alavanca de mudança de marchas, é simples de resolver e barato. Mas é bom ver se esse eixo está sem folgas, ou seja, segurando diretamente no eixo e movimentar para os lados. Se tiver folga, deve ser muito mínima.

[]´s!

fabio a. esquines - jijoe

Ducati Monster 1100
CB400 II /82 - a venda

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2008 17:22 #5 por FABIO2008
Respondido por FABIO2008 no tópico Duvidas CB 500

jijoe_78 escreveu: Ôpa.
Blz Xará?
Cara, só depois de um tempo ligado é que o motor começa a fumar? Qual é a cor da fumaça? Azul ou branca?
Se azul, é queima de óleo. Se branca, é excesso de gasolina por conta do afogador com problema ou regulagem do carburador.
O motor fuma em quais situações? Quando se acelera sem reduzir? Só em altos giros? Ou em qualquer rotação?
O motor fuma um pouco e pára depois que vc fecha o afogador?
Se for realmente retentor de válvula, o problema não é sério. Só ficará sério se vc não ficar atento ao nível do óleo do motor. No caso dos retentores, o que mata é o preço das peças e mão de obra. Vai se preparando que vc não vai gastar menos de R$ 300,00 na brincadeira.
Qto ao estalo na mudança rápida da primeira p´ra segunda, a minha também tinha o mesmo problema. Depois que vendi o cara que comprou trocou a relação e deu uma melhorada no problema. Sinceramente eu acho que esse é um problema crônico da CB (o único!) e não consegui descobrir a rotação de marcha ideal para não dar o tranco. Agora, câmbio ruim mesmo é o da Twister. A minha era uma nhaca p´ra achar o neutro e mudança rápida da 1a. p´ra segunda.
Quanto ao vazamento de óleo pelo retentor do eixo da alavanca de mudança de marchas, é simples de resolver e barato. Mas é bom ver se esse eixo está sem folgas, ou seja, segurando diretamente no eixo e movimentar para os lados. Se tiver folga, deve ser muito mínima.



Olha Jijoe_78, ela começa a fumar logo após ligar, coisa de 20 segundos depois de ligada. A fumaça é branca. Ela fuma na marcha lenta ou acelerando, e depois de 2 a 3 minutos ligada ele para de fumar. Depois disso não fuma mais não. Em relação ao tranco que ela da na troca de marcha, realmente é forte, a não ser q faça a troca em baixa rotação e bem devagar, mas vou tentar resolver isso. Realmente a Twister tem o cambio é duro, tbem tive uma e pra conseguir neutro era trabalhoso e toda vez q engatava a primeira, mesmo com embreagem alta ela queria andar.


Valeu pelas dicas.


Abço...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 14:50 #6 por jijoe_78
Respondido por jijoe_78 no tópico Duvidas CB 500
Ôpa!
Xará, então vc na verdade tem um problema de carburação na moto. Primeira coisa a ser verificada é o filtro de ar da moto. Saca ele fora e veja como está por dentro. Se estiver um pretume de sujeira, é hora de trocar. Se vc ainda conseguir ver um pouco da cor do filtro, blz, vá num posto de gasolina e dê uma jateada de ar comprimido (de fora p´ra dentro). Caso tenha que trocar, recomendo usar o filtro de ar de espuma com 3 camadas filtrantes. Ele usa óleo e é lavável e custa menos da metade do valor do original. Veja em www.moldspuma.com.br .
Leve a moto em um mecânico p´ra ele verificar a equalização dos carburadores e fazer nova regulagem da mistura.
Se isso ainda não parar de fumaçar, então tem algum problema na válvula de enriquecimento dos buras (afogador) por conta de desgaste ou outros problemas.
[]´s!

fabio a. esquines - jijoe

Ducati Monster 1100
CB400 II /82 - a venda

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.096 segundos