Detalhe da Avaliação

8.4 3 10
Esportivas
admin123
admin123
15 de Março de 2012 11557
(Atualizado: 08 de Dezembro de 2015)
Achei o site, tendencialista. A ZX14, concorrente direta, está na geração 2 (ZX14R), tem 1.441cc, 210cv (ao passar dos 200/h) e torque cavalar de 16,6 Kg.f.m. (site kawasaki nacional, também errado) e uns poucos quilos a mais comparando a busa com ABS (apenas 1cv já carrega e sobra, neste Kgs a mais). Tudo atestado por dinamômetros e pista de teste (motos stock e pilotos profissionais com similar habilidades/físico, é claro). O site usa os dados da geração 1 da Kawasaki e Geração 2 da Busa, o que é errado e confunde os detalhistas e grandes apaixonados por motos que levam ao pé da letra. E deveria existir uma categoria "sport touring" para elas aqui no guia motonline. Possuem o DNA, mas não são totalmente esportivas. Lá fora chamam elas de Hypersports, o que para mim não faz sentido. H2R, Y2K, Tomahawk sim talvez possam levar uma classificação destas.

O texto diz que a Hayabusa é o top em frenagem/eficiência (nunca existiu uma moto... blá,blá,blá), mas esquece de dizer que as Hayas não tem controle de tração, só controle de potencia (pilotagem, portanto) e só ganhou ABS há 2 anos. A 14R tem ABS, controles de tração (desligáveis) e potencia. Não descontrola fácil nas arrancadas, nas saídas, nas curvas, não perde tão fácil a aderência do solo, mesmo com pneus frios e solo molhado. Dá para ter ótima performance em arrancada, sem ser especialista no controle da saída. É mais larga e carena/envolve melhor o piloto, o que para mim são vantagens, além de ter banco mais generoso ao passageiro (importante, para quem não é solitário ou tem consideração a parceira). E tem traseira de moto, não de fusca. Na 14R, muitas partes plásticas foram substituídas por alumínio para aguentar o rojão. Troca-se o óleo só precisando remover a carenagem inferior. O velocímetro também é mais preciso (menor erro de velocidade real) e consomem um pouquinho menos. Exceto por isto, todo o resto me faz sentido comparando a inúmeros reviews internacionais (de profissionais e usuários particulares).

Sim, a busa é uma puta e respeitosa moto, mas sejam justos e deem os dados corretos das duas ou vou pensar que o motonline é administrado por petistas. Confundir, manipular, mentir é especialidade deles.

Palavras de quem a muito tempo pesquisa detalhadamente a CBR XX Blackbird (sonho de adolescente), ZX14R, Hayabusa e Ninja 1000 Tourer (aqui, muito mais por conta das malas de série pensando em itens de trabalho). Em breve, uma delas será irmã de minha querida Sahara e XRE (a XRE talvez mude de dono... 3 impostos é dureza), cujo vão assumir o posto para chuva pesada, praia, terra, segundo veículo. A XX é a mais linda e a Zx14R traz o melhor dos dois mundos (Sport + touring). É a mais tecnológica e forte sport touring, e também belíssima ao meu gosto pessoal. Tourings puras podem até ter mais tecnologia extra associada (aquecedores de punho, som, conectores, ré etc), mas de modo algum podem ser comparadas a um trem bala.
Uma pena não termos a lindíssima Honda Interceptor VFR800, no Brasil. Aposto que seria o melhor CxB da categoria Sport Touring. Mas a zeta 14R é a top.

No entanto, quem vai mandar quando chegar o grande dia, será a oferta. A busa gen1 é feia de doer, está fora. Já uma busa gen2 é bonita (lateral e frontal) e pode ser um bom custo x benefício em tempos atuais quando se avalia cuidadosamente os preços atuais de mercado e facilidade de revenda caso se opte por esta potente máquina, semi-nova. Não mais a rainha das pistas (na verdade, nunca foi... a desconhecida ZX12R quem era à época), mas está sempre lá, entre as tops e com aquele emblema (kanji) japonês, lindão e único.

PS. adiciono que a 14R 2013 em diante, tem amortecedor de direção eletrônico (proporcional a velocidade) de série segundo o revendedor Kawasaki na Bahia. Fantástico, não é mesmo?? Pena elas estarem em falta por lá, queria já ir sentindo o drama. Mais um pouco e espero ser um feliz proprietário de uma... vamos ver!! Sol e chuva... nada de comprar para clubinhos, reboques, pick ups, zerinhos ridículos, cortando giro ou tirar ondinha como os no máximo "admiradores" de moto, o fazem.

PS2 (julho). Nesta adição, informo que fui a Kawa e Suzuki motos. A zx14R comprada em Salvador tem 50% de desconto em revisões (700,00), já incluso a material básico (óleo e filtros). Comprada fora custa incríveis 1.400,00. Segundo a kawa, o primeira documentação fica em torno de 1.600,00.
Já a Hayabusa tem primeiro emplacamento em torno de 900,00 e o segundo - 600,00. Revisão, mão-de-obra sem contar o material - 290,00 (me parece bem melhor importar o material e pagar a mão de obra na Suzuki). Na kawa, foram pouco atenciosos sobre informações e não usam Motul. Na Suzuki eu fui bem atendido, embora tenham tratado muito mal um amigo que queria parcelar em cartão de crédito parte de uma moto semi-nova (limite do cartão de 10.000,00 e o destrataram afirmando que moto suzuki é só para quem podia pagar. Comprou em outro lugar e a da suzuki continua lá encalhada).

Repito... isto são informações na Bahia. Talvez em outros Estados não seja o mesmo ao pé da letra. Estou prevendo que se arrematar uma 14R é preciso arrumar um mecânico particular e confiável a cada revisão. Ou investir em ferramentas talvez específicas para eu mesmo fazer serviços mais simples. Kawasaki tem fábrica no Brasil e mete o pau. Não parecem nem um pouco seguir os lemas apresentados no documentário da Discovery - a história da Kawasaki. Brasileiros são mercenários?


PS3(Dez/2015). Estive no último encontro de motos de 2015 em Salvador (o bate e fica) procurando alguma das duas únicas zx14R em Salvador e encontrei. Ela é tudo o que eu esperava e mais um pouco, porém, menor do que desejo. Mas satisfatória ao meu tamanho e o farol/acabamento são um show à parte. Dei umas aceleradas parado, senti a ergonomia e conversei com o proprietário, o qual só andou 14 mil km com ela mas já fez revisão. Segundo ele, paga de anuidade 1.000,00 (o que é mais lógico, se seguirmos a famigerada tabela Fipe) e as revisões custam 300,00 incluso óleo (não usam motul) e filtro na mesma Kawasaki de Salvador que me deu os valores anteriores citados nas informações acima. Ora essa, para que inventaram isto? São burros ou imbecis mentirosos? Ficou evidente que com estes, é melhor manter o mínimo de relação o possível, e com olhos bem abertos. E não parece uma boa ideia chegar a esta ou qualquer moto, por intermédio da moto sol kawasaki de Salvador. Quem for, que vá bem antenado.
Voltando a moto, tenho 1,72m e senti que caiu como uma luva. Nas pernas, ponto importante, meus joelhos/tornozelos não flexionaram a ponto de sentir incomodo (especialmente nos tornozelos), como aconteceu ao testar a ergonomia na belíssima Hayabusa RAZ vermelha/preta (2015/2016 e 2014 lá fora). Também não senti tanto peso concentrado nos pulsos. Então, em 2016 vou procurar poupar no possível para chegar a ZX14R. Com a busa gen 2 (ou blackbird) também estaria realizado, porém, sabendo que perderia em ergonomia. E embora tenham o mesmo entre-eixos, com uma moto mais encolhida (eu prefiro as grandes e me acostumar ao seu estilo em curvas). E fica aí informações/conhecimento em minha ainda curta experiencia, para outros também interessados em sport tourings, mas ainda com dúvidas.
Eu recomendo!
Prós
- Um lindo kanji japonês na carenegem. Única e exclusiva.
- O novo designe frontal e lateral, agora sim está bonita.
Contras
- Consumo elevado. Pode ter 4 cilindros e alta cilindrada, mas se fosse dado mais atenção ao consumo, com certeza conseguiriam melhores resultados. Lá fora talvez não seja tão relevante, mas no Brasil a gasolina é podre e caríssima e sofremos ainda com o menor padrão de renda aos brasileiros.
- Traseira nostálgica de fusca. E me lembra a velha GSX750F (99 - 04), conhecida como "cú de passarinho ou vagalume". O que era aquilo !?

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
Urbano
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