Prós
Autonomia: O tanque da Ténéré são de 16 litros. Andando a 100km/h com garupa e bagagem, ela faz uma média de 29km/l. Então nesta velocidade a autonomia é de 464km, ou seja , excelente.
Dirigibilidade: Faz curva como ninguém. Muito maleável enquanto se está andando nela.
Esterçamento do guidom: A Ténéré é fantástica neste quesito. o guidom gira muito.
Imponência: Todos os que não fazem parte do mundo de duas rodas e até mesmo alguns deste mundo confundem a Ténéré com uma moto de 600cc. O motoristas tem mais respeito por ela. Já perdi as contas de quantas pessoas me perguntaram se ela são 600cc.
Punhos: Os da Ténéré são excelentes. A borracha é macia ao ponto ao meu ver.
Suspensão traseira: Pelo menos a da minha atual 2013 é excelente, ao contrário da outra 2012 que tive, pois achei bem durinha.
Farol: Excelente. Ilumina muito bem.
Pneus: Os originais da Pirelli são excelentes. Deixam a mesma super estável.
Posição de pilotar: Excelente, coisa de cinema. A posição é tão boa que te leva ao um grau de relaxamento grande ao pilotá-la.
Altura do assento: Para mim que tenho 1,77 é boa, mas mesmo assim, vacilou é chão. Para os que tem menos de 1,70 é melhor rebaixá-la, porque se não, vai ser chão a cada volta.
O para-brisa da Ténéré causa turbulência, mas você se acostuma. Com a minha altura ele tira o vento do peito e joga na viseira. Eu só piloto com protetor auricular, portanto, a turbulência me afeta pouco.
Freios: Eu que vim de uma Fazer, achei bem ruins no início, pois o seu funcionamento é bem diferente dos da Fazer. Mas agora já acostumei com o seu funcionamento e os acho muito bons.
Retrovisores: Em virtude do guidom ser largo, consequentemente os retrovisores ficam bem para os lados e te dão excelente visão na retaguarda.
Banco: A espuma é bem durinha, mas o tamanho é muito bom. É só para quem viaja colocar uma almofada de gel em cima do mesmo e o problema está resolvido.
Resistência: Dificilmente quebra, pois tem muito dna, É UMA YAMAHA.
Consumo urbano: Comigo 25km/l na cidade andando meio termo( Tiosão e V Rossi).
Contras
Rodas: De péssima qualidade. Enferrujam fácil.
Vibração: Vibra mais que a minha antiga Fazer, mas você se acostuma. Mas também não acho muito.
Troca de marchas: A Tete exige mais as trocas(na reduções), se não ela trepida mais do que vara verde. E também tem que esticar bem as marchas antes de passá-las, se não é trepidação também.
Manobrabilidade com a moto parada: a Tete é muito pesada, parece uma moto de 1000CC.