Aprendendo a gostar da Yes

25 Out 2007 14:59 #1 por jabsb
Então é isso ai. Eu vou ficar com a Yes.

E como desci a lenha na motoca aqui no fórum, acho que agora, depois de encostar a CGzinha (ela que vai embora, afinal), posso dizer finalmente o que achei da motoca.

Primeiramente, a Suzuki Yes é uma boa moto. A Suzuki é uma boa marca. A J.Toledo Suzuki Motos do Brasil é que é uma porcaria. Talvez por responsabilidade própria, ou talvez por omissão, pois concedem concessões de revenda sem nenhum critério. O fato é que das oficinas autorizadas que fui, e isso quer dizer 100% das oficinas autorizadas de Brasília (são duas), 100% delas é um lixo. Ou os mecânicos simplesmente não sabem o que estão fazendo ali, ou por qualquer razão tratam o cliente com descaso, quando não desrespeito. Seja porque ele comprou a moto na "outra", seja porque a moto é 125cc, seja porque ele é baixinho, gordinho, ou seja lá o critério utilizado para discriminar o consumidor. O que, obviamente, é inadmissível, seja qual for o valor do produto.

Dito isto, vamos a Suzuki Yes:

1) Motor

Bem, eu gosto de motor com torque em baixa. Acostumei-me assim nos carros que tive (Opala, Fusca, Uno Fire). Agora estou com uma Courier que também responde melhor em giros altos... e com a Yes. Bem, apanhei da Courier do mesmo jeito que apanhei da Yes. E quando peguei a CG, estava familiarizado com aquele tipo de funcionamento.

O segredo da Yes é manter o giro alto, mesmo que você não queira correr. Ou então mantenha o pé esquerdo pronto para reduzir quando necessário, pois a resposta dela antes dos 6.000rpm é bem lenta. A partir daí, vira um canhãozinho.

E o que isso quer dizer? Que a final dela é boa, pois está bem na região onde o motor gosta de ficar.

Do pouco que rodei nela (4200km até agora), percebi que ela é bem sensível a alguns ajustes, como vela, carburação e afins. Coisa que os mecânicos da autorizada simplesmente NÃO SABEM FAZER nela. A Yes é uma moto boa vendida por picaretas de última qualidade. Se a situação for diferente na sua região, sorria. Mas em regra, ela vem totalmente desajustada, e nas revisões eles desfazem os ajustes que você faz, para pior! Cansei de ver gente retornando moto para a autorizada, por besteiras como marcha lenta desregulada, morrendo no sinal, e afins. Então mantenha seu calibre de lâminas a mão, para colocar a abertura da vela sempre no jeito. De cara a moto pega melhor e para de pipocar, e rende mais também! Fora os ajustes diversos descritos no manual. Outra coisa é o combustível, ela não gosta de gasolina adulterada. É até uma boa moto para você testar os postos... ajudem a ANP amigos! :) Que isso... procurem abastecer em postos de qualidade, senão ela vai te dizer que ficou chateada. Isso dedurou alguns postos aqui da minha cidade, que até então eram idôneos na minha cabeça. :)

Imagino que o macete do tubo melhore muito o desempenho, mas não tive tempo de fazer ainda, por isso não vou me manifestar.

E por último, a vibração é xarope, mas a partir dos 4.000km reduz-se muito. Não sei se vai melhorar ainda mais. A conferir.

2) Câmbio

Sem ressalvas, funciona muito bem. A relação é adequada ao modo como o motor trabalha. Macio e engata as marchas sem sustos. Nisso detona o da CG fácil, ô câmbio duro! E quem acha o neutro daquilo?

3) Banco

Tem uma tendência danada a fazer omelete dos meus ovos. Mas eu sento um pouco recuado e resolvo o problema.

4) Suspensão

Imagino que deve ser boa, mas como a minha foi super "bem" montada vibra igual um touro mecânico. Tem alguma coisa errada, ou roda amassada, ou cubo bagunçado, eu sei lá, só sei que tá ruim! Isso faz parte da novela jabsb VS. autorizadas, que ainda não acabou. Mas são cenas do próximo capítulo. Aguardem...

5) Comandos

A minha é modelo 08. Os comandos são muito legais, pena que as peças são bem frágeis. Se apertar demais qualquer parafuso ele vai pro espaço rapidão, então tenha calma!

6) Manutenção diversa

Além da vela, que já citei, outras coisas legais a se fazer é manter a corrente limpa e lubrificada, o que é óbvio em qualquer moto com corrente. Ela também gosta de cera. A minha é preta e tem um brilho azul, bonito. Quando encero realça bem, fica legal.

7) Sugestões

Ao comprar a sua, procure por referências sobre a autorizada na qual irá comprar. A montagem é crucial para o bom desempenho da moto, e se comprar numa autorizada fuleira dificilente outra irá se prontificar a consertar, pois não irá ganhar nada com isso. Evidentemente não é correto, mas funciona assim. Aceite ou prepare o advogado, o que é bem chato.

Se não achar autorizada que preste, pode comprar nova e sofrer com elas, pode mandar elas (e a garantia) às favas, ou comprar usada.

Comprar usada é uma ótima idéia. A Yes é uma moto invendável. Desvaloriza DEMAIS! Arrisco dizer que isso é culpa do pós-vendas, por experiência própria.. Isso é péssimo para quem vende, mas gera ótimos negócios para quem compra, se conhecer e tiver dinheiro em caixa.


Se alguém tiver algo a acrescentar, é bem-vindo.

[]s!

João - Brasília/DF



Sundown Hunter SE 07/07 Prata

Honda XR 250 Tornado 07/07

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2007 15:12 #2 por pjunior
Respondido por pjunior no tópico Aprendendo a gostar da Yes
Olá,

Concordo em gênero número e grau a respeito das autorizadas.

Quanto a moto não tenho nada do que reclamar.


[]'s

Suzuki yes 2007 Preta.
Lander 2012 Preta

Curitiba - PR.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2007 16:12 #3 por mndbm
Respondido por mndbm no tópico Aprendendo a gostar da Yes
jabsb... nunca pensei que Brasília ficasse tão perto de Curitiba!!! rs

Parabéns, vc conseguiu sintetizar muitíssimo bem o que eu penso, sobre a moto, sobre as concessionárias, sobre os itens da moto... enfim, o que diferencia é o seu problema com ciclística (rodas, suspensão e afins) e o meu com a campana...



Concordo plenamente com vc... será que eu tb sou um radical???

Jean - Curitiba/PR

ex: CG 125/1988

atual: CB 400/1983; EN125 YES/2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2007 06:23 #4 por jabsb
Respondido por jabsb no tópico Aprendendo a gostar da Yes
Pois é amigo, é que só se irrita quem tá com o rolo! Quem tá satisfeito não entende...

Pior que, tirando os "póbrema" com a J.toleiodedo e as J.toleiodedetes (autorizadas), a motoca é bem legal. A única coisa que tive que modificar nela foi botar um guidão de TITAN 99, pois sou alto e tinha que ficar muito curvado. Melhorou muito meu conforto.

[]s!jabsb39381,3498842593

João - Brasília/DF



Sundown Hunter SE 07/07 Prata

Honda XR 250 Tornado 07/07

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2007 07:41 #5 por AceDaniel
Respondido por AceDaniel no tópico Aprendendo a gostar da Yes
o Jasb q bom q vc mudou de ideia... gosto mto da mha Yes (que comperi usada por um otimo preço... ) e nao entendia porque vc falava tanto mal da sua... a respeito do torque tb apanhei mto da yes por causa disso, sempre dirigi em baixa e a primeira moto q andei era um intruder 250, n precisava esguelar pra andar, mas tudo bem... ja aprendi...

aki com vc regula sua vela? com qntos mm vc deixa? ]

valeu...

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2007 08:23 #6 por mr_fahrrad
Respondido por mr_fahrrad no tópico Aprendendo a gostar da Yes
E a intruder tb tem força em alta como a yes?

então tenho que esgoelá-la que ela fica mais 'forte'? quantas rpms seria isso mais ou menos?

eu troco de marcha lá por entre 3,5mil rpm e 5mil rpm
assim vou até a quinta marcha e fico mais ou menos em 5,5mil rpm a 60km/h...

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2007 08:49 #7 por kuila
Respondido por kuila no tópico Aprendendo a gostar da Yes
mr fahrrad, troque lá pelos 3,5 só da 1a pra segunda, o restante é bom trocar entre 5 e 6, claro, tem gente que gosta de trocar mais alto, mas prefiro nessa rotação que considero mais macia e é a que geralmente mantenho (60km/h).


jabsb, tenho certeza que assim que vc resolver essas titicas que a autorizada fez vc ficará ainda mais feliz com os resultados obtidos na danadinha.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2007 08:52 #8 por Betoyes
Respondido por Betoyes no tópico Aprendendo a gostar da Yes
Jasb, falei falei falei que era a Jtolos pra vc!

Ex:Yes 07/07

Atual: Fazer 250 Azul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2007 08:53 #9 por creckboy
Respondido por creckboy no tópico Aprendendo a gostar da Yes

mr_fahrrad escreveu: E a intruder tb tem força em alta como a yes?

então tenho que esgoelá-la que ela fica mais 'forte'? quantas rpms seria isso mais ou menos?

eu troco de marcha lá por entre 3,5mil rpm e 5mil rpm
assim vou até a quinta marcha e fico mais ou menos em 5,5mil rpm a 60km/h...


Também tenho uma Intruder 04/04 e o caso destes anos é muito pior que a Yes e as Intruder acima de 2006.
Nas Intruder até 2005 os carburadores eram a vácuo o famoso BS 26 que só responde mesmo em alta, em baixa não tem força nenhuma tanto que o torque dela é de 0,87 a 8500 RPM contra 1,19 a 7500 RPM dos modelos fabricados acima de 2006.
Como conviver com isso??????
Troque as marchas nos 7000 Rpm para andar digamos no ritmo normal do fluxo dos carros e outras motos e fique atento nas reduções nunca deixe ela perder mais que 7000 RPM para reduzir uma marcha seja em ultrapassagem ou seja em estradas quando se aproxima de uma subida não pense duas vezes chegou em 7000 RPM é hora de baixar marcha.
Eu já acostumei com a minha que já tem 52000Km rodados e funciona como um relógio minha esposa tem uma Yes e realmente em baixas ela é muito melhor mas parece que o BS 26 a vácuo dos modelos antigos dá mais velocidade final, outro detalhe é o consumo os modelos mais novos fazem entre 35 a 40 Km/l enquanto que as antigas não fazem mais que 30Km/l a minha mesmo nunca fez mais que 28Km/l mas é uma excelente moto somente tem suas peculiaridades e macetes de tocada.

Minhas Três Crianças:

Intruder 125 2004

Dafra Super 100 2008

Fiat Oggi 1984

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2007 09:00 #10 por creckboy
Respondido por creckboy no tópico Aprendendo a gostar da Yes
Mr-Fahrrad esqueci de dar a dica para deixar as outras 125cc para tráz em qualquer situação que seja com sua Intruder 2004 a vácuo BS 26:
Basta trocar as marchas nos 9.500 RPM e quando estiver em quinta a 10000RPM seu velocimetro vai estar batendo nos 120Km/h agora se vc quiser mais tem de entrar na faixa vermelha do conta giros aí vc com certeza espeta 130Km/h no velocimetro mas seu motor vai durar menos eu mesmo nunca nestes 52000Km ultrapassei os 10000Rpm, mas a turma que tem Titan 125 e prega que coloca 140Km/h no velocimetro não tem a menor idéia de quantos RPM os motores deles estão pois são desprovidos de Conta Giros com certeza estão na faixa dos 12000 RPM não é a toa que toda hora se vê uma 125 da Honda soltando fumaça igual moto 2 tempos pois não tem motor que aguente tamanha carga de trabalho.

Minhas Três Crianças:

Intruder 125 2004

Dafra Super 100 2008

Fiat Oggi 1984

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2007 10:35 #11 por thiagods
Respondido por thiagods no tópico Aprendendo a gostar da Yes
Ae João, que bom que mudou de idéia com relação a moto.
Aqui em BH, ainda não tenho o que reclamar das concessionárias. Mas deve ser muito f*da mesmo comprar algo novo e não poder curtir sem grilos. Deve dar vontade de esganar mecânicos e vendedores.
Corrija-me se estiver enganado, mas nas vezes que estive aí na sua cidade, pareceu-me que em geral os clientes não são muito bem tratados não, independente do setor.

Abraços e boa sorte...

Suzuki Yes Azul 2008

Honda Titan 2003 KS - Só sobrou o chassi - Estou remontando...

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2007 11:16 #12 por creckboy
Respondido por creckboy no tópico Aprendendo a gostar da Yes
Reintero o que o ThiagoDs disse em BH realmente estamos muito bem servidos de concessionárias Suzuki pois todas elas são 10 em atendimento seja a Superbikes ou a SpeedMotos ou a YesMotos parabéns a todas elas, e isso deve ser o motivo da maior venda de Suzuki 125 que Yamaha 125 aqui em BH como li recentemente em Publicação especializada e como se pode notar claramente pelas ruas a enorme quantidade de Yes, Intruder e Burgman nesta ordem...........

Minhas Três Crianças:

Intruder 125 2004

Dafra Super 100 2008

Fiat Oggi 1984

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2007 12:11 #13 por mr_fahrrad
Respondido por mr_fahrrad no tópico Aprendendo a gostar da Yes
creckboy e kuila, valeu pelas dicas, vou trocar de marcha numa rpm maior e ver como me saio!

Em relação ao consumo, antes da limpeza do carburador e filtro de ar a minha fazia uns 31km/l, depois começou a fazer uns 24km/h (cagaram no carburador e filtro) devia ter algo errado assim pensei, dito e feito, fui ver o restritror do filtro de ar estava colocado errado, consertei isso e afastei 4mm o tubo, a moto ficou um pouco mais potente sim,mas o consumo atualmente está 28km/h, ou tem ainda algo errado ou depois de uma certa experiencia com a moto eu estou ficando muito 'mão de chumbo' e por isso o aumento do consumo...

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2007 12:24 #14 por jabsb
Respondido por jabsb no tópico Aprendendo a gostar da Yes
Mas meu problema sempre foi com a J.Toleiodedo & cia! A motoca me agradou muito no começo.

Agora, bem, agora eu "engoli" o sapo. Fazer o que, afinal de contas... :)

thiagods escreveu: Ae João, que bom que mudou de idéia com relação a moto.Aqui em BH, ainda não tenho o que reclamar das concessionárias. Mas deve ser muito f*da mesmo comprar algo novo e não poder curtir sem grilos. Deve dar vontade de esganar mecânicos e vendedores.Corrija-me se estiver enganado, mas nas vezes que estive aí na sua cidade, pareceu-me que em geral os clientes não são muito bem tratados não, independente do setor.Abraços e boa sorte...


Depende da "patente", se é que você me entende. Eita, rimou...

Como eu trabalho por conta própria e sou estudante, bem, já viram minha "patente". Pois então... e olha que eu sempre pago tudo direitinho, mas não é bem esse o lance, pois determinadas "patentes" são famosas por calotes monumentais por aqui.

Mas deixa isso pra lá :P

Quanto ao giro ótimo, uma coisa a se observar é a qualidade do combustível. Coloquei hoje gasolina em um posto com o certificado DE OLHO NO COMBUSTÍVEL da Petrobras. A motoca melhorou MUITO em baixas/médias rotações.

Coloquei 0,65mm de abertura do eletrodo da vela. Aliás, é o que faço com tudo que está no manual, pego a faixa de tolerância e vou logo no meio.

Agora que enchi o tanque com combustível bom, posso tirar a média. Assim que fizer coloco aqui.

João - Brasília/DF



Sundown Hunter SE 07/07 Prata

Honda XR 250 Tornado 07/07

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2007 12:39 #15 por Razak
Respondido por Razak no tópico Aprendendo a gostar da Yes
a minha YES tb veio cheio de problemas.

mais está sendo solucionado aos poucos e em breve tudo vai ficar bem (pelo menos eu espero). apesar disso estou muito satisfeito com a motoca.

YESSS!08 Azuzinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.171 segundos