Então é isso ai. Eu vou ficar com a Yes.
E como desci a lenha na motoca aqui no fórum, acho que agora, depois de encostar a CGzinha (ela que vai embora, afinal), posso dizer finalmente o que achei da motoca.
Primeiramente, a Suzuki Yes é uma boa moto. A Suzuki é uma boa marca. A J.Toledo Suzuki Motos do Brasil é que é uma porcaria. Talvez por responsabilidade própria, ou talvez por omissão, pois concedem concessões de revenda sem nenhum critério. O fato é que das oficinas autorizadas que fui, e isso quer dizer 100% das oficinas autorizadas de Brasília (são duas), 100% delas é um lixo. Ou os mecânicos simplesmente não sabem o que estão fazendo ali, ou por qualquer razão tratam o cliente com descaso, quando não desrespeito. Seja porque ele comprou a moto na "outra", seja porque a moto é 125cc, seja porque ele é baixinho, gordinho, ou seja lá o critério utilizado para discriminar o consumidor. O que, obviamente, é inadmissível, seja qual for o valor do produto.
Dito isto, vamos a Suzuki Yes:
1) Motor
Bem, eu gosto de motor com torque em baixa. Acostumei-me assim nos carros que tive (Opala, Fusca, Uno Fire). Agora estou com uma Courier que também responde melhor em giros altos... e com a Yes. Bem, apanhei da Courier do mesmo jeito que apanhei da Yes. E quando peguei a CG, estava familiarizado com aquele tipo de funcionamento.
O segredo da Yes é manter o giro alto, mesmo que você não queira correr. Ou então mantenha o pé esquerdo pronto para reduzir quando necessário, pois a resposta dela antes dos 6.000rpm é bem lenta. A partir daí, vira um canhãozinho.
E o que isso quer dizer? Que a final dela é boa, pois está bem na região onde o motor gosta de ficar.
Do pouco que rodei nela (4200km até agora), percebi que ela é bem sensível a alguns ajustes, como vela, carburação e afins. Coisa que os mecânicos da autorizada simplesmente NÃO SABEM FAZER nela. A Yes é uma moto boa vendida por picaretas de última qualidade. Se a situação for diferente na sua região, sorria. Mas em regra, ela vem totalmente desajustada, e nas revisões eles desfazem os ajustes que você faz, para pior! Cansei de ver gente retornando moto para a autorizada, por besteiras como marcha lenta desregulada, morrendo no sinal, e afins. Então mantenha seu calibre de lâminas a mão, para colocar a abertura da vela sempre no jeito. De cara a moto pega melhor e para de pipocar, e rende mais também! Fora os ajustes diversos descritos no manual. Outra coisa é o combustível, ela não gosta de gasolina adulterada. É até uma boa moto para você testar os postos... ajudem a ANP amigos!
Que isso... procurem abastecer em postos de qualidade, senão ela vai te dizer que ficou chateada. Isso dedurou alguns postos aqui da minha cidade, que até então eram idôneos na minha cabeça.
Imagino que o macete do tubo melhore muito o desempenho, mas não tive tempo de fazer ainda, por isso não vou me manifestar.
E por último, a vibração é xarope, mas a partir dos 4.000km reduz-se muito. Não sei se vai melhorar ainda mais. A conferir.
2) Câmbio
Sem ressalvas, funciona muito bem. A relação é adequada ao modo como o motor trabalha. Macio e engata as marchas sem sustos. Nisso detona o da CG fácil, ô câmbio duro! E quem acha o neutro daquilo?
3) Banco
Tem uma tendência danada a fazer omelete dos meus ovos. Mas eu sento um pouco recuado e resolvo o problema.
4) Suspensão
Imagino que deve ser boa, mas como a minha foi super "bem" montada vibra igual um touro mecânico. Tem alguma coisa errada, ou roda amassada, ou cubo bagunçado, eu sei lá, só sei que tá ruim! Isso faz parte da novela jabsb VS. autorizadas, que ainda não acabou. Mas são cenas do próximo capítulo. Aguardem...
5) Comandos
A minha é modelo 08. Os comandos são muito legais, pena que as peças são bem frágeis. Se apertar demais qualquer parafuso ele vai pro espaço rapidão, então tenha calma!
6) Manutenção diversa
Além da vela, que já citei, outras coisas legais a se fazer é manter a corrente limpa e lubrificada, o que é óbvio em qualquer moto com corrente. Ela também gosta de cera. A minha é preta e tem um brilho azul, bonito. Quando encero realça bem, fica legal.
7) Sugestões
Ao comprar a sua, procure por referências sobre a autorizada na qual irá comprar. A montagem é crucial para o bom desempenho da moto, e se comprar numa autorizada fuleira dificilente outra irá se prontificar a consertar, pois não irá ganhar nada com isso. Evidentemente não é correto, mas funciona assim. Aceite ou prepare o advogado, o que é bem chato.
Se não achar autorizada que preste, pode comprar nova e sofrer com elas, pode mandar elas (e a garantia) às favas, ou comprar usada.
Comprar usada é uma ótima idéia. A Yes é uma moto invendável. Desvaloriza DEMAIS! Arrisco dizer que isso é culpa do pós-vendas, por experiência própria..
Isso é péssimo para quem vende, mas gera ótimos negócios para quem compra, se conhecer e tiver dinheiro em caixa.
Se alguém tiver algo a acrescentar, é bem-vindo.
[]s!