Olá Pessoal, sou novo aqui no forum como registrado mas ja venho acompanhando como anônimo o Motonline já a 2 meses e agora resolvi postar pois eu ainda não vi um tópico que tirasse essa minha dúvida e aí vai... conto com a ajuda de vocês.
É o seguinte, eu nunca tive uma moto "urbana", minhas motos anteriores foram duas DT180 e atualmente uma DT200, todas mexidas para rodar nas trilhas nos fins de semana com os amigos, pois bem, agora eu estou pretendendo comprar uma moto para me locomover no dia-a-dia...
Analizando as opções do mercado eu escolhi entre duas opções: A Lander ou a Fazer. Escolhi essas duas por várias questões, uma delas é porque aqui perto de casa tem uma autorizada Yamaha e outra é porque elas apresentam um melhor custo-beneficio que as concorrentes na mesma categoria (minha opinião).
Mas é agora que vêm minha dúvida, qual delas seria a melhor para o meu uso diário? Vou descrever abaixo como será o meu roteiro de uso.
*Moro numa cidade no interior de MG e aqui só tem morro, cerca de 80% da cidade é morro.
*Cerca de 60% das ruas da minha cidade são calçadas por pedras e o resto que é de asfalto não é de boa qualidade, está cheio de ondulações e emendas.
*A moto será usada no perímetro urbano por quase que 80% do tempo, 10% será em estrada de terra e os outros 10% serão em estradas asfaltadas.
*Ah, ja ia esquecendo... tenho 1,72m de altura e 65 quilos.
Pela sua altura a LANDER na regulagem original pode ser um pouco complicada. A FAZER pode sofrer um pouco com o piso mas com certeza é mais confortavel.
- Se você pedir para regular a suspensão eu ficaria com a LANDER.
PS: eu passei por esse mesmo dilema que você. A diferença é que ando 95% em asfalto.
Pelo que estou vendo a Lander seria realmente uma boa opção... e o EDUARDO confirmou o que eu estava penssando sobre a altura, mas até que eu não tenho muitas dificuldades com a minha DTzinha não... a não ser em trilhas bem travadas onde precisa ficar colocando o pé no chão com frequência...
Mais alguem que tenha a Lander e tenha uma altura parecida com a minha poderia relatar como é a sua experiência com a moto?
Em uma rodovia bem pavimentada a Lander tem a mesma agilidade da Fazer, ou ela é mais lenta? (nas curvas, por exemplo.)
Principalmente para você que já tem experiência em motos altas.
Tenho 1,65 e uso a minha com a suspensão na posição padrão de fábrica. Sem problemas.
Quanto ao desempenho em estradas, nas curvas vai bem. Nas estradas de alta como a Bandeirantes, D. Pedro I, Ayrton Sena e outras aqui de SP cuja velocidade "máxima" permitida é de 120Km/h, mas na prática essa é a velocidade "mínima", ela sofre um pouco pois as rotações vão lá em cima.
Não que não dê, mas dá dó do motor "esguelado" para manter essa velocidade.
Na minha troquei o pinhão de 15 dentes original por um de 17. Para o meu peso, tamanho e uso ficou excelente. Para o seu uso, com muitas ladeiras na cidade, talvez não seja uma boa...
Ops...
A D. Pedro não é 120... É 110.. Desculpem a nossa falha...
João Tadeu39195,5646990741
Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!
a fazer é boa, ams botar ela numa pista ruim acaba c/ a moto, e conheço várias cidades do interior de MG e eu compraria a lander, aliás, mesmo morando numa capital eu comprei a lander. Show de bola.
quem mora em locais onde 90% é asfalto pode ir de fazer.
Mas agora essa da Lander, sei lá. Mais dúvida ainda.
Achoq eu vou fazer uns test-drive nas duas pra ver qual delas eu curto mais, nunca andei de trail, então num sei como que é. Vai que me apaixono!hehehe...
Eu ando de mountain bike em BH e tô acostumado com trilhas.
Comprei a Lander porque as nossas ruas se parecem muito com as trilhas. Algumas vezes vc encontra um asfalto bom, mas é raro.
Outra coisa: não há nada melhor descer da calçada com a moto pulando o degrau e não ter que preocupar em achar a entrada das garagens. Passar batido por cima daquelas sinalizações que dividem as faixas do asfalto (mas segurança). Andar numa posição mais confortável para a cidade. Passar fácil pelos retrovisores, etc.