Primeiro fds com a minha
bichinha, fui fazer uma manutenção e tals.....
Primeiro
lubrificar a relação ( aliás que falta que faz um cavalete central...)
Depois
fui olhar o nível do óleo. Olhei no manual e segui o procedimento.
Para aquecer o motor, fui até o posto (200 m da minha casa)e calibrei os
pneus. Voltei esperei uns 10 minutos e fui ver o nível do óleo....
PRATICAMENTE NA CHON!, mas sujou a vareta. refiz o a medição e deu no
mesmo. Boladão com isso, fui testar o positron, se cortava a ignição
(não corta!!!!!! apenas fica um alarme ensurdecedor)
COmo testei o
alarme várias vezes com motor ligado, este ficou bem quente.... esperei
entre3 e 5 min e medi o óleo novamente.... resultado: òleo para
cacete!
A minha dúvida ficou: a po**a do cárter tá vazio ou
cheio?????
Aguardo a opinião dos amigos. grande
abraço!
Queiroga40257,9449189815
[]'s
Queiroga
Chuta que é macumba!
Rio de janeiro
EX: Trudi 125
ATUAL: LANDER XTZ 250
P/ medir o oleo funciona ele de 3a 5min. deixa ela no piso plano no descanso normal eo oleo deve estar no meio da vareta. mas se ela não vasa e não fuma não precisa medir constantemente. na minha FAZER sempre mando por 100ml a mais isso porque viajo muito.
Ela não tem cavalete central, então, deixe o pé lateral
posicionado on (para evitar que ela caia caso surja algum imprevisto). e pelo guidão e com a mão ponha a moto
na vertical, perpendicular ao piso plano. Desaparafuse a vareta do óleo (eu
vejo com o motor frio mesmo) limpe-a com um pano seco e
limpo e coloque-a novamente no orifício, mas sem
aparafusar. Retire-a e verifique: O óleo deve estar entre
a marca mínima e ma máxima, abaixo da mínima, ou está
vazando óleo, ou está queimando; nas na lander e com esta
quilometragem... é mais fácil acertar a mega sena!.
Aparafuse bem a vareta novamente.
Para lubrificar a corrente, apoiando no pé lateral,
puxe a moto para você e ai uma das rodas se levanta
...peça a alguém girar a roda e passar óleo 90 ou graxa
branca(o ideal, é antes disso, limpar a corrente). Ou, após levanta-la sob o apoio, ponha um calço
no quadro(eu uso um batedor de máquina de lavar brastemp
das antigas)ai fica até mais fácil. Use sempre o bom
senso para evitar queda e riscos
) soueu40259,479837963
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
O que deve ter acontecido na primeira medição é que o óleo não alcançou a temperatura ideal, ficando mais viscoso, e com isso, demorou mais para retornar ao carter. Na segunda medição, o motor estava mais quente e o retorno do óleo é mais rápido.
Se for somente para verificar o nível, é mais fácil fazer o Soueu disse, com o motor frio, antes de liga-lo de manhã (eu faço isso), porém não dá para verificar oestado do óleo. Mas algumas pessoas dizem que é impossivel fazer a verificação da qualidade do óleo a olho nú, então tanto faz né?
Quanto a colocar óleo a mais, não é recomendado, pois aumenta a pressão do óleo e pode acarretar vazamentos ou queima do óleo exedente. É preferivel repor o óleo faltante entre as trocas. Se eu estiver errado, por favor me corrijam.
soueu escreveu: Para lubrificar a corrente, apoiando no pé lateral, puxe a moto para você e ai uma das rodas se levanta ...peça a alguém girar a roda e passar óleo 90
se eu contar que faço isso sozinho você acredita? primeiro lógico dou uma passada de óleo na corrente, daí puxo a motoca pro meu lado para inclinar no descanso e daí com o outro pé fico girando a roda.... parece malabarismo mas é mais fácil que parece
soueu escreveu: Para lubrificar a corrente, apoiando no pé lateral, puxe a moto para você e ai uma das rodas se levanta ...peça a alguém girar a roda e passar óleo 90
se eu contar que faço isso sozinho você acredita? primeiro lógico dou uma passada de óleo na corrente, daí puxo a motoca pro meu lado para inclinar no descanso e daí com o outro pé fico girando a roda.... parece malabarismo mas é mais fácil que parece
Também coloco a moto no descanso e mexo a roda mas com a mão... Sozinho tem que ser com o pé mesmo, é que normalmente eu faço isso com um amigo.
Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.
então sobre o óleo...o mecanico la da yamaha me falou que agora após a revisão dos 1000km eu so iria trocar de óleo na proxima revisão....nas do 5000km....!!!mas eu ainda fico meio com o pé atrás... eagora ela com 2500km... 1500km após a revisão eu vou trocar o óleo...!!!
sou muito cuidadoso com a minha moto...e após essa troca...vou sempre trocar de 2 em 2 mil km....!!!
a minha solução para a medição foi, após aquecer o motor e depois de uns 5 min com motor dsligado (recomendação do manual):
Coloco a moto próxima da parede, retiro a tampa, apóio as costas na parede para ajudar no equilíbrio e não deixar a moto tombar pra cima de mim e tento colocar a moto o máximo na vertical, aí coloco o medidor.
Consegui medir de forma bem satisfatória.
QQ dúvida tamos aí!
[]'s
Queiroga
Chuta que é macumba!
Rio de janeiro
EX: Trudi 125
ATUAL: LANDER XTZ 250
Desculpe a pergunta rapaziada, mas como sempre tive motos 125 com cavalete central e agora vou pegar uma Fazer, gostaria de saber como que é feito para tensionar a correte de uma moto sem o cavalete central? Tenho que levar em um mecânico mesmo para fazer esse simples serviço? Tenho que comprar alguma coisa para conseguir fazer esse serviço por conta?