Pessoal tenho algumas duvidas, e agradeço se vcs puderem, me ajudar.
1º No manual do proprietario da Twister, diz que a cada 3000km deve ajustar a folga das valvulas, mas eu ja fui em dois mecanicos e eles dizem que este ajuste não se aplica na Twister pois ela tem tuchos hidraulicos, quem esta com a razão?
2º Um mecanico me disse que o tensionador da corrente de comando original da Twister não presta, e deve ser trocado por outro de outra marca, isso é verdade?
3º Meu amigo me disse que o amortecedor traseiro da Twister tem regulagem de altura, ja o mecanico disse que a regulagem é para deixa-lo mais macio ou mais duro, não manual não diz nada sobre tais regulagens, elas realmente existem?
Dalton40161,3907523148
Dalton escreveu:
Pessoal tenho algumas duvidas, e agradeço se vcs puderem, me ajudar.
1º No manual do proprietario da Twister, diz que a cada 3000km deve ajustar a folga das valvulas, mas eu ja fui em dois mecanicos e eles dizem que este ajuste não se aplica na Twister pois ela tem tuchos hidraulicos, quem esta com a razão?
2º Um mecanico me disse que o tensionador da corrente de comando original da Twister não presta, e deve ser trocado por outro de outra marca, isso é verdade?
3º Meu amigo me disse que o amortecedor traseiro da Twister tem regulagem de altura, ja o mecanico disse que a regulagem é para deixa-lo mais macio ou mais duro, não manual não diz nada sobre tais regulagens, elas realmente existem?
1º) o ajuste das válvulas só é necessário se a folga estiver fora dos padroes especificados no manual....dependo da moto (nao sei especificamente como é a da twister, se é por parafuso ou por pastilhas..)
existem duas maneiras de se regular as folgas na motos de hoje em dia:
- a primeira pode ser feito atraves de um parafuso no comando e com a utilizacao de uma lamina padrao para a folga desejada.
- a segunda é com a troca de pastilhas que podem ser mais grossas ou finas de acordo com a necessidade de aumentar ou diminuir as folgas conforme o previsto no manual de serviço.
2º) é verdade o que o mecanico te falou. o tensionador original da corrente de comando da twister é uma bela porcaria e perde pressao quando a moto esquenta........... e deixa a corrente de comando batendo gerando problemas em motores com apenas 3000 km de uso...é mais que recomendado que se troque por um acionador paralelo do tipo com mola/ catraca.
3º)a twister nao tem regulador de tensao da pré carga da mola da balanca trazeira...pode ser que exista um jeito de alterar isso colocando-se arruelas pra apertar a mola mas sao modificaçoes por conta do usuário.... eu nao aconselho a mexer na regulagem que vem numa posicao padrao de fábrica pois pra fazer isso tem que desmontar tudo pra colocar as arruelas.....coisa que nao é previsto no projeto da twister.
( a Yamaha fazer250 possui esta regulagem)..
Comandante40161,5461111111
primeiro a twister é tuxo pastilhado então realmente ñ se regula valvula nela se escutar q esta dando uma batidinha é de tuxo
segundo o esticador de corrente da twister ñ é como o da CG 150 q dava problema na twister se colocar esse de catraca q estica a corrente e ñ volta ele pode gastar o encosto da corrente ou até arrebentar a corrente pois ela fica muito tensionada....
Kaverna escreveu: primeiro a twister é tuxo pastilhado então realmente ñ se regula valvula nela se escutar q esta dando uma batidinha é de tuxo
segundo o esticador de corrente da twister ñ é como o da CG 150 q dava problema na twister se colocar esse de catraca q estica a corrente e ñ volta ele pode gastar o encosto da corrente ou até arrebentar a corrente pois ela fica muito tensionada....
e ela ñ tem regulagem no amortecedor
nao tenho nada a acrecentar sobre o que você disse no primeiro e terceiro itens,
mas no segundo item,
tenho pelo menos 4 amigos que colocaram o esticador que citei e estao a mais de 60.000 km na twisters sem problemas...a corrente de comando nao arrebentou e nem desgastou o encosto como você disse...por isso, continuo a minha recomendacao apoiada no que vejo....
Nas Tornados que usei apenas o tensionador paralelo (de boa qualidade) conseguiu eliminar os problemas relacionados à folga excessiva na corrente de comando.
Bom Kaverna;
Muito bons os seus comentarios, só ficou um pouco dificil de intender, pois faltou algumas virgulas;
e só para acressentar, Falei com um Mecanico, pois minha TW ficava com a lenta em 3 mil Giros quando o motor estava bem quente, até pensei que era alguma coisa com o carburador, mas ele me disse o segunite:
Quando um motor esquenta, ele dilata, como qualquer material, e quando ela fica com a lenta alta por estar quente, significa que existe um desgaste na junta das valvulas, se tiver que trocar, cada junta custa aprox: R$ 25,00 (Existem 4), mas existe alguns casos onde o desgaste é maior, neste caso precisa trocar a valvula, (aprox: R$ 30,00 cada), e mais uns R$ 150,00 pela mão de obra de abrir e fechar o motor;
PS: Normalmente um macanico experiente, ao escutar o barulho do motor ou dar uma volta na moto, consegue dizer o que precisa ser troca sem precisar abrir o motor;
No caso de alterar a marcha lenta com motor quente, pode ser entrada falsa de ar, de uma olhada no coletor do carburador, aquela borracha que vem do filtro de ar e aquela que vai pro motor, veja se está bem encaixada e se não está resecada.
Valvulas também causam isso, mas no caso da valvula é só assentar ela no cabeçote, não precisa trocar as valvulas, consulte outro mecanico, que esse tá querendo te cobrar por serviços desnecessário.
o mecanico ta querendo tira uma grana sua isso pode ser carburador ou uma entrada de ar se fosse valvula os tuxos irião estar batendo
e arrespeito do esticador da corrente realmente eu tinha uma CG 150 e os esticadores são iguais ele vai super bem pq eu usei na minha mas eu prefiro o original pq ele tem o retorno e o paralelo tem dentinhos q ñ deixão ele retornar ai é melhor para motos com CDI sem corte de giro pq ele ñ tem perigo de retornar mas ele faz com q se desgaste mais rapido o encosto da corrente