Teste de rendimento na Intruder 125/2011

24 Jun 2012 22:41 #1 por Rodrigonh
Eu aqui com minha nova (comprada usada), Intruder 125 modelo 2011 ando bem curioso sobre todos os aspectos da moto, tenho pesquisado muito no forum e em outros locais e uma coisa que me chamou muito a atenção foi descobrir uma diferença muito grande em relatos de consumo nas trudi, vi pessoas com problemas praticamente irresolvíveis de moto desse modelo fazendo 20km/l e outros felizardos conseguindo 44km/l. Decidi tirar uma prova de consumo da minha:

O clássico esquema de abastecer e anotar quantos litros e quantos km no odômetro é muito bom mas só funciona direito depois da pessoa ter acumulado diversas leituras, isto porque entre uma abastecida e outra pode ter caído 200 ou 400 ml a mais ou a menos no tanque, então não funciona para uma leitura feita em um único abastecimento. Como não quero esperar 2.000 km pra ter uma leitura correta fiz o seguinte: drenei toda gasolina do tanque (OBS: a torneira na posição reserva rendeu 1,5l ao invés de 2l como descrito no manual). Deixei a moto ligada até secar todo o sistema, depois de morrer uma vez religuei e acelerei até morrer denovo. Enchi o tanque com 500ml de gasolina e saí andando.

Fiz um percurso que trata-se de uma avenida com +- 6km, fiquei indo e voltando, na ida é subida bem leve na maioria e na volta é descida bem leve na maioria. Total do percurso (12km), com 7 semáforos no total (média de 4 paradas em sinal no percurso). Rotação mantida entre 4.500 e 5.500, velocidade média de 40km/h máxima de 60km/h (situações do trânsito). Meu peso é +- 80Kg. A moto está com 1.460 km totais.

Nessa configuração consegui rodar 21,6km. Então estou satisfeito, dá no mínimo 42 km com 1 litro (nesse teste), menos uma pulga atrás da orelha, está bebendo pouco.

Conclusões:

1- Eu não sabia mas depois de comprar e pesquisar descobri que nesse modelo 2011 tem comando de ignição por CDI e parece que regulado diferentemente das intruders mais antigas, para redução de emissões. Gostei desse detalhe, acho que pela forma como piloto (trânsito intenso e lento), deve converter em mais economia.
2- Vi alguns posts sobre rendimento ruím (consumo alto), e em um deles o postador informando que para o teste só tinha abastecido com gasolina aditivada, como se estivesse esperando melhor rendimento no consumo. Ao meu ver (e por favor me corrijam se estiver errado), na hora de testar rendimento tem que levar em conta: Em alguns postos a gasolina é adulterada de verdade (batizadas com solventes e outras merrecas), então no caso de resultados insatisfatórios o melhor é tentar com outras gasolinas pra ver qual que é. Outra coisa: Gasolina aditivada, pelo menos a maioria, é aditivada com sabões próprios e outros aditivos com função de limpar ou manter limpo todo o sistema por onde passa a gasolina, ou seja, isto reduz a octanagem da gasolina, portanto não é o ideal se quiser conferir o rendimento com gasolina pura. Obviamente se usar gasolina especial tipo Podium ou outra o consumo será diferente.

Isso aí, esse assunto é meio batido mas só pra deixar aqui esse registro, caso seja de utilidade.

Fica a pergunta: Todas as Intruders (as mai antigas), tem o CDI?

Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jun 2012 10:18 #2 por Bigulino
Rodrigo, parabéns pela aquisição. A Intruder é mais bonita e não fica devendo em nada (em termos de mecanica e durabilidade) as outras 125 e 150.

uma opinião, essa medida que vc fez é aproximada, pois pra saber mesmo teria que rodar muitos km, em condições diferentes com subida, descida, asfalto bom e ruim, via com muito ou pouco cruzamento, com pressa e sem pressa pra chegar no trabalho... rsrs

eu abasteço muito com aditivada V Power. Imagino que uns 80% das vezes até hoje foi com essa gasosa. Não achei diferença nenhuma com relação a consumo ou eficiência. Só o carburador que fica limpinho mais tempo, nas revisões se bobear nem precisa mexer nele. De tabela, imagino que seja bom pra durabilidade o motor também.

agora, pra mim nas 125 a economia tá muito mais no punho do que na gasosa ou na configuração da moto

comecei uma dieta radical: 0% Brahma, 0% Picanha

em 2 semanas, perdi 14 dias

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jun 2012 23:47 #3 por Rodrigonh
Fala Bigulino, obrigado.

Sim, eu pesquisei muito antes de compra-la. Estou gostando, apesar de pouco tempo de uso.

É verdade, este teste na verdade foi só para conferir se não está ocorrendo alguma coisa fora do normal (tipo 20km/l). Considero que dificilmente consiguirei rendimento médio igual ao obtido, pois no dia do teste era domingo e o trânsito estava quase que totalmente liberado.

Pelo menos por enquanto a única coisa que estou cabreiro em relação a Intruder é sobre a qualidade dos cromados nas peças plásticas, já vi algumas por aí com o cromado descascando, também as setas traseira, parecem muito frágeis, dá a impressão que vão bambear com tempo de uso. Bom, mas isso ainda terei que descobrir ....


Abs
Rodrigo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2012 19:36 #4 por ezenecon

Rodrigonh escreveu: Fala Bigulino, obrigado.

Sim, eu pesquisei muito antes de compra-la. Estou gostando, apesar de pouco tempo de uso.

É verdade, este teste na verdade foi só para conferir se não está ocorrendo alguma coisa fora do normal (tipo 20km/l). Considero que dificilmente consiguirei rendimento médio igual ao obtido, pois no dia do teste era domingo e o trânsito estava quase que totalmente liberado.

Pelo menos por enquanto a única coisa que estou cabreiro em relação a Intruder é sobre a qualidade dos cromados nas peças plásticas, já vi algumas por aí com o cromado descascando, também as setas traseira, parecem muito frágeis, dá a impressão que vão bambear com tempo de uso. Bom, mas isso ainda terei que descobrir ....


Abs
Rodrigo


Caro Rodrigo, isso eu posso garantir que é muito bom, pois tenho uma 2008, a qual eu comprei 0 em 2010, e que só fica no tempo desde que saiu da CC, pois no meu prédio não tem garagem, e todos os cromados estão em perfeitas condições. O único ponto de ferrugem é na parte de traaz do escapamento, mas está assim desdo o segundo mes, e não percebo aumento na ferrugem, então...

Provavelmente as que vc viu descascando é porque sefreram algum impacto. E eu estou longe de ser considerado um "flanelinha" e minha moto já está com quase 75 mil Km.

Vc fez uma ótima escolha.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigonh

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2012 22:54 #5 por L.Martinelli
A minha deixou saudades, usei apenas um ano, só troquei a caixa de direção, com 800 km, talvez não tenha percebido a folga, no mais é uma moto confiável, bonita, a minha fazia 37km/l, só usando gasolina aditivada, em uma cidade que se não é subida é descida. Parabéns pela moto.

Twister vermelha 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.084 segundos