Primeiramente, gostaria de me apresentar, me chamo Andre e recentemente adquiri uma GSX 750 F 0km, ano 2007 e esta é a minha primeira moto 0km. TEnho o perfil do motociclista que nao é viciado em velocidade e o objetivo dessa aquisicao é passear na cidade com a esposa e fazer viagens curtas, a principio de 300 km. Gosto de usar a moto na cidade a uma velocidade de mais ou menos 60 km, 70km e em viagens nada mais do que 120km por hora...
Escrevo a este forum, com o objetivo de receber dos mais experientes, dicas de como proceder para "amassiar" o motor da moto, o que se deve fazer, o que nao se deve fazer, porque a gente ouve opinioes diversas no que tanje a "socar o pau" no motor quando ele é zero pra nao ficar fraco e "mal acostumado" e ouvimos tambem outra opiniao de que se deve maneirar pra ele ficar justinho, etc, etc...
Por isso, qual deve ser a mais correta maneira de se pilotar uma moto desse tipo que saiu da loja 0km? Andar devagar demais tambem (tipo 60km, 70km na cidade) é prejudicial ao motor?
Me satisfaça uma curiosidade, Andre? Se vc, como eu, gosta de velocidades mais baixas em estrada, qual foi seu critério para escolher uma esportiva 750cc?
Não é uma crítica, muito pelo contrário. Eu por exemplo gosto da CBR 600 F mas sei que não é uma moto adequada para o meu uso, ou seja, viagens turísticas em baixa velocidade e passeios pelas cidades.
P/ o meu uso até a Fazer 600, que eu gosto muito, acho exagerada demais. Assim acabo entre uma custom e alguma outra moto de menor cilindrada.
Obrigado, bem-vindo ao fórum e parabéns pela moto! Poste umas fotos aqui, ok?
Bem, meu irmão tb comprou uma 2007 0km. Cara, nos primeiros 800 km vc evita ao máximo passar de 6.000 rpm e outra coisa, sempre varie as rotações durante as marchas, evite andar numa rotação fixa.
Quando chegar a primeira revisão, com 1.000 km, vc deve trocar o óleo e o filtro. Essa primeira troca é a mais importante e crucial pro motor. O filtro vc pode colocar o da Fram PH 6018 (R$ 20) ao invés da Suzuki (R$ 85). Se te falarem q vc vai perder a garantia vc joga uma conversa mas eles nao podem se recusar a carimbar a revisao.
Entre 800 e 1.200 km, evite passar de 8.000 rpm. Após 1.200 km, ande normalmente.
Coloque sempre gasolina aditivada. E não mexa naquele parafuso que tem perto da torneirinha de gasolina...
No mais, ela parece que vibra um pouco mas isso é só quando tá amaciando. Depois de uns 1.500 ou 2.000 km ela já não vibra nada! Fica lisinha.
Respondendo ao Elio Filho, essa moto apesar de ser 750cc, seu motor é uma versão amansada das esportivas dos anos 80. Tem 4 carburadores mais ignição mapeada com sensor, mas a ignição é regulada para respostas suaves. Não sabe o quanto é bom andar nela, é super dócil e permite tanto andar devagar a 3.000 4.000 rpm quanto nas aceleradas fortes, ela responde bem em todas as faixas e não fica "pedindo" pra acelerar como as esportivas. Perfeita tanto pra cidade quanto pra estrada. É uma moto Touring, que prima pelo conforto. Baixa manutenção. Econômica. Todo garupa adora ela!!!
O motor dela é tão liso e suave que até parece moto injetada, mesmo quando frio. Talvez seja a ignição com o sensor TPS. Não falha nada!!!
Respondendo a sua pergunta (e nao levei o seu comentario como uma critica nao, ta tudo bem...rs) o fator principal ou um deles foi a questao preco... Meu sonho era ter uma hayabusa e ate dois anos atras minha vontade era ter uma srad (mas nao tenho dinheiro pra esse sonho), mas ai veio a idade (tenho 33 anos) e a esposa e ja comecei a pensar mais em conforto... REsumindo, o custo x beneficio (valor da moto e o prazer de ter uma moto mais encorpada) me levou a decidir pela GSX 750 F...
Alguem poderia me dizer que a Bandit poderia ser uma boa pedida (a 650) e o preco menor dela tambem, mas a verdade é que eu nao teria o prazer e nao faz o meu estilo a moto naked...
Outro fator tambem é a confiabilidade do motor dessa moto, so vejo reportagem falando bem desse motor, que nao quebra, que aguenta e que nao esquenta muito quando rodando dentro da cidade sem precisar dar aquelas esticadas pra "resfriar"...
Last_Warrior, faço minha todas as suas palavras... Esse comentario teu veio de encontro aos fatores que me levaram a adquirí-la, mesmo achando que em 2009 ela saia de linha... Nao me importo com isso porque tenho planos de ficar no minimo uns 8 anos com esta moto...
Abracos...
Pois é, meu irmão tb não se importou com isso, ele tb vai ficar com ela um bom tempo. O motor dela atende perfeitamente a proposta. Caiu certinho nela. Só de curiosidade, os carburadores são os mesmos da B12.
Fica a escolha difícil entre esportividade e conforto... Mas quando vc passa muito tempo em cima da moto, vc só quer moto confortável... Ainda mais essa que permite andar com o corpo reto, mesmo assim ela corta o vento, afinal a bolha é alta...
Sabado chegou a moto...Sabado rodei com a moto...Sabado tive um orgasmo...Rodei os 20 primeiros KM com a moto tendo arrepios pelo corpo: Unica palavra pra descrever a moto: GOSTOSA DEMAIS!
Sabado chegou a moto...Sabado rodei com a moto...Sabado tive um orgasmo...Rodei os 20 primeiros KM com a moto tendo arrepios pelo corpo: Unica palavra pra descrever a moto: GOSTOSA DEMAIS!
AndreSS e Last Warrior, obrigado pelos esclarecimentos.
Eu tenho receio de moto com motor grande e carburadores múltiplos, como eu gosto de viajar tenho medo de me pegar a 300km da civilização com problemas, no meio do mato com uma moto grande enguiçada.
Queria saber mais detalhes sobre o uso urbano, se a 750F aguenta bem o uso, por exemplo, em passeios lentos pela orla da praia a 40km/h, vendo o mar... E também como é a manutenção básica, tipo regulagens de corrente de transmissão e etc.
Elio, os carburadores dela parecem injeção... Pelo menos a do meu irmão, não falharam nada mesmo o único dia que ela recebeu uma gasolina ruim... E pensando melhor, carburadores múltiplos são melhores que um simples... Eles vêm perfeitamente sincronizados.
Quanto a rodar em baixas velocidades, isso é perfeitamente possível, mesmo a 40 km/h a uma rotação baixa em marcha alta sem ficar engasgando... Como falei, é um motor "manso" na tocada, porém responde rapidamente ao acelerador (rápido mesmo) e é bem potente... Sacou?
Regulagens de corrente, muito fácil, igual a qualquer outra moto. Vantagem que a relação dura bastante.
E apesar de ser uma moto grande e com motor potente, tem um consumo médio de 17 km/l na cidade e 21 km/l na estrada a 110 km/h constantes... Sim, isso mesmo q vc leu, e fazendo ultrapassagens seguras, pois não existe nada melhor que poder ultrapassar rapidamente sem tomar sustos... No mais, vc pode viajar confortavelmente mesmo a 100 km/h...
Muita gente fala q ela é pesada, descem o cacete nela, mas não acho ela pesada, e é ruim nas curvas muito fechadas, como um retorno por exemplo, porque até mesmo na estrada andando rápido ela contorna bem as curvas. Afinal, não é uma moto esportiva, e sim uma estradeira... Quem quiser fazer curva em altíssima velocidade compre esportiva!!!
E pode ficar tranquilo pois ela já tem a fama de ser muito confiável, inclusive de ter fama de "motor de trator" que não estraga nunca...
A única coisa ruim dela, mas que tem solução muiiiito simples, é o freio borrachudo. Mas isso resolvi facilmente comprando um fluído de freio Bosch DOT 4.
No mais, só felicidades e manutenção barata, diga-se os pneus, muiiiiiito mais baratos que duma Hornet por exemplo...
E a carenagem protege muito bem do vento, mesmo para os mais altos...Last_Warrior39344,5737384259
AndreSS, nos primeiros 160 Km, o pneu de sua moto vai ter uma camada de parafina, que é aplicada para que o mesmo possa ser estocado e transportado.
Em motos pequenas, quase não se sente, mas em motos como a sua, de maior potência, dar mão exageradamente pode causar uma saída de traseira e uma consequênte queda, portanto, atenção nos primeiros 160 Km, ok ?
Andress, eu tive um F, 95.
Realmente uma máquina ! Fantástica !
Mas como eu uso 95 % do tempo na cidade (ruas estreitas, motoristas extremamente barbeiros), acabei trocando por uma GS 500.
Achava a F muito desajeitada para essas situações.
Mas em estrada ... ô coisa boa. Ela começava a ficar 'na mão' a 140 km/h. Abaixo disso não tinha a menor graça.
Hoje tenho uma Bandit 650S. Tenho a mesma felicidade que vc.
Acho que achamos a NOSSA MOTO ! E, para nós, será sempre a melhor moto do mundo !
Felicidades com a 'Éfona' com muitos kms bem rodados !!!!!!