Pois é...
Algumas pessoas me perguntaram porque troquei um moto de 500cc por uma de 400cc que anda como uma 250cc. Bem, primeiro, desde que eu e minha esposa vimos a B400, já colocamos no nosso plano de troca de moto que seria ela. Se encaixa perfeitamente para meu perfil e uso diário. E minha esposa também consegue pilotar tranquilamente. O segundo motivo segue abaixo:
Parece que o grande ponto fraco da suzuki ainda e má formação dos "profissionais" que atendem nas concessionárias. Um dos motivos de eu ter trocada da GS pra B400 foi o monte de c*gada que os caras da Barigui motos fizeram nela, ao longo de 11 meses que possui ela. Na revisão de 6000, saiu com a corrente super esticada, fazia um barulho terrível, tive que levar para ajustar. Na revisão dos 9000, fizeram o trivial. Passado alguns dias, a moto não pegava de manhã, so no tranco (e super divertido empurrar moto de 180kgs). Levei lá, deram uma carga na bateria e o funcionário falou que tinha que equalizar os carburadores. Logicamente, cobraram por isso. Mas porque não fizeram isto na revisão então? E cada revisão fica na faixa de R$ 250,00. Mas o pior e que quando fui buscar a moto, pra ligar a GS tem que puxar o manete da embreagem. E cade o manete? Quebrado. Olhei o guidão, o peso estava torto, arranhado, assim como a tampa do motor... enfim, tinham derrubado a moto dentro da oficina. Chamei o responsável, foi aquela correria, disseram que o pessoal da lavagem e que tinha derrubado (o incrível e que a moto estava imunda, nem lavado tinham). Pois bem, deixei a moto pra arrumarem, consegui pegar 15 dias depois. Ficou novinha, sem problemas. Mas quando azar te persegue... uma semana depois, em frente a minha loja, um motoboy bate nela e derruba do mesmo lado, arranhando tudo de novo... e eu não estava na loja quando aconteceu. Passado algum tempo, começou um barulho estranho, que parecia ser no pinhão. Levei na oficina, e como estava com 11500, ja pedi pra fazer a revisão. O atendente me fala que tem que trocar a pastilha traseira, então troca. Peguei a moto e o barulho pela qual mandei verificar continua. Depois de andar um pouco, vou acionar o freio traseiro, mas estava tão alto que tinha que tirar o pé pra frear. Como não tinha tempo de voltar lá, deixei pra outro dia. Quando estava indo levar pra arrumar o freio traseiro, a moto começou a ficar pesada, pesada... ate que não andou mais. O freio traseiro travou completamente, isto que eu não estava usando ele. Isto em pleno centro de Curitiba. A minha sorte e que consegui parar numa vaga pra moto, ai um outro motoqueiro me ajudou a estacionar a moto corretamente, pois a roda traseira travou completamente. Liguei pra oficina, mandaram um carro ir buscar a moto. Quando o cara chegou, a roda tinha destravado, com certeza, depois de uma hora parado, tinha esfriado e voltou "ao normal". Ai vamos na oficina, e os caras ja me olham torto, pois a moto não estava travada, ai mostrei pra eles que a cor do disco traseira estava diferente, resultado do atrito superforçado com a pastilha. Exigi que trocassem o conjunto, mas depois de muita conversa, consegui so um jogo de pastilha nova. Falei do barulho na moto, olharam tudo de novo e não acharam nada. Saio com a moto, o barulho continua. Depois de alguns dias o barulho aumenta bastante, levo em outra autorizada (Rigon) o cara fala que e pinhão e eu tenho que levar la na Barigui, pois foi la que fizeram o serviço. São uns outros picaretas, pois se a moto esta na garantia, eles, como autorizada, teriam que me atender. Mas tudo bem, volto na Barigui, desta vez o mecânico finalmente consegue "escutar" o barulho. Chamei o Gerente e pedi, encarecidamente, que resolvessem o problema. Afinal de contas, em 01 ano eu comprei com eles a Yes pra minha esposa, a GS, e tinha acabado de comprar um Uno Mille zerinho, na outra loja do grupo. Pois bem, no fim do dia volto buscar a moto, o mecânico disse que na relação estava tudo em ordem, era um rolamento da roda traseira que estava com problema. Foi trocado e agora eu seria feliz para sempre com a minha GS....
Mas adivinha... 02 dias depois o barulho volta. Dai eu desisti... A GS e uma baita moto, mas não sentia mais segurança de andar com ela. Parece que estava “marcada” pra ter problemas.
Então, para resumir o resto da historia, consegui fazer negocio numa outra autorizada, dei a GS, paguei a diferença, transferi o financiamento e agora estou de B400, preta, linda, zerada. So espero que esta zica que perseguiu a GS tenha parado. Que o novo proprietário dela seja muito feliz e que não venha a ter o problemas que tive. E que o Grupo Barigui saiba que perdeu um cliente.
Amanha vou levar a B400 pra uns ajustes de freio e o guidão esta um pouco fora do centro, e vamos ver o que acontece.
Desculpe o post meio longo.
Um abraço a todos.