Revolução sinleciosa

18 Jun 2009 19:06 #1 por rodrigoalves10
Sundown: Uma Revolução Silenciosa em Curso

By Jaime Nazário, Clique no nome do autor ao lado para comentar.
Sexta, 19 Junho 2009
A
Sundown foi a grande revelação e vedete da indústria motociclística
brasileira nos anos de 2006 e 2007. A empresa despontava com
impressionantes taxas de crescimento, apoiada no lançamento de produtos
de valores mais acessíveis e de estilos então atrentes, até com
inovação, como no caso da STX Motard, marketing mais agressivo e rápida
formação de uma ampla rede de revendas. Tudo parecia que se
desenrolaria muito bem e por longo tempo.



No mercado nacional, a Sundown, em seus tempos áureos de vendas, chegou
a abocanhar uma participação de mais de 5%. Em algumas regiões esta
participação atingia níveis até bem maiores, um grande feito para uma
"novata" que vinha para enfrentar as "grandes japonesas" já
consolidadas por aqui.



Mas alguns sinais de problema vinham latentes, apenas estavam
encobertos por uma boa receptividade de mercado. Uma estrutura
administrativa inchada, muitas diretorias e gerências, altos salários,
problemas de gestão e conflitos entre sócios vinham silenciosamente
minando a empresa. A Sundown chegou a ter mais de 1.500 funcionários,
hoje são pouco mais de 1.000.



Vindo o ano de 2008, o aumento da cotação do dólar começou a corroer os
resultados e, a partir de setembro, com a abrupta queda geral de
vendas, a situação se deteriorou muito rapidamente. Em dezembro, a
situação se agravou de tal forma que o prejuízo no exercício já se
vislumbrava. Uma medida extrema precisava ser tomada. A presidência foi
substituída e o executivo Walther Biselli, então diretor comercial e
com passagem prévia pela Nestlé, entre outras empresas, viria a assumir
a empresa, com um colossal desafio: promover uma "revolução" interna na
Sundown e redirecioná-la para resultados positivos, bem em meio a uma
das mais sérias crises mundiais já vividas.



Walther enfrentou, e ainda vem enfrentando, um dos maiores "cases" de
administração do mercado brasileiro. Ao assumir o comando, logo no
início de sua gestão, teve de lidar com a retomada da operação de um CD
alagado depois da enchente em Itajaí (SC), corte de pessoal, negociação
com sindicato dos empregados, descrédito da rede de revendedores, falta
de produtos novos por lançar, necessidade de adequar a linha corrente
de produtos às exigências de menor emissão de poluentes da Promot 3 e
uma visita de "vistoria" de um de seus principais fornecedores, a
QuingQi, que fabrica os modelos STX, que estão entre os "carros-chefe"
de vendas da empresa, enfim muitos, diferentes e urgentes problemas a
serem atacados, todos simultaneamente.



Executivo que se diferencia pela afinidade com o negócio da empresa,
Walther, que é um motociclista que possui moto e que já possuiu vários
diferentes modelos de duas rodas, começou um trabalho discreto de
reestruturação da empresa, e que ainda continua em curso.



De estilo avesso aos executivos "de manchete de revista", Walther
arregaçou as mangas e começou a interagir diretamente com sua equipe e
com a rede de distribuidores. Várias diretorias e gerências foram
cortadas e das 262 concessionárias da marca ao final de 2008, restaram
apenas 200.



Quase terminando o primeiro semestre de 2009, Walther conseguiu
resgatar a confiança da maioria dos concessionárias restantes na
retomada do crescimento da empresa, que agora é bem mais enxuta, melhor
dimensionada aos novos tempos. As dificuldades ainda são muitas, mas já
é um bom começo.



Durante a entrevista, um concessionário, Joemar Pozzebon, da Pozzebon
Motos, da cidade de Ijuí, no interior do RS, que resolvia alguns
problemas administrativos e conhecia melhor os diversos departamentos
de seu parceiro de negócios, relatou ter passado por dificuldades com a
Sundown e teve que argumentar muito para manter a confiança de seus
clientes. No início de 2009, Pozzebon cogitou seriamente fechar seu
negócio, mas, segundo ele, ao conhecer Walther Biselli, sentiu que o
novo presidente se tratava de "uma pessoa simples que transmite
confiança e passa segurança, que está tratando a situação e cumprindo
com as promessas feitas".



Regularmente, Walther tem trazido representantes das concessionárias de
vários estados, em grupos de 5 ou 6, até a sede da empresa para verem o
que está sendo feito e com que perspectivas poderão contar.



Pozzebon chegou a declarar que "vem sobrevivendo, porque tem muita
afinidade com a marca e porque realmente está acreditando que a
situação será revertida com as medidas que vem sendo adotadas".



Sob o comprimisso de ter recebido informações em confidência, o que se
pode dizer é que muitas novidades estão reservadas para a Sundown, a
partir do segundo semestre deste ano, incluindo novos modelos de motos,
retomada do credenciamento de novos revendedores com o objetivo de que
cheguem até 300 e qualificação e homologação de novos fornecedores
mundiais.



Por enquanto, a situação ainda não é das melhores. Realmente não foram
produzidas motos nos meses de abril e maio porque a rede ainda se
encontrava com estoques elevados e em função da adequação dos novos
modelos à Promot 3. Os prejuízos vem se acumulando ao longo dos meses,
mas, segundo Walther, é possível suportar esta situação por mais um
tempo, enquanto se busca uma forma de capitalizar a empresa.



Os desafios emergentes são:



- Buscar um equilíbrio econômico e financeiro da empresa;



- Aprovar modelos de motos de acordo com a Promot 3;



- Lançar novos modelos e revigorar a marca;



- Voltar a se comunicar com o mercado por meio de campanhas e ações de marketing;



- Motivar e qualificar os atuais revendedores, enquanto credencia novos;



- Retomar uma melhor participação de mercado



Há muitos projetos sendo conduzidos, somente aguardando o melhor
momento para colocá-los à vista do mercado. A empresa está caminhando,
mas, como Walther mesmo repete, "não é hora de falar, é hora de fazer".



Agora é só aguardar que o obstinado executivo consiga continuar
empreendo a reestruturação da empresa, que os projetos vistos possam
ser divulgados e que a Sundown volte a ser uma marca de boa aceitação,
tanto ou mais quanto já foi. Vamos torcer, pois quanto mais empresas
que pretenderem oferecer mais e melhores produtos, melhor será para
todos os consumidores.
Fotos: Jaime Nazário
fonte site www.sobremotos.com

rodrigoalves1039982,9214467593

sundown faliu?? não quero saber

CG 150 titan MIX "alcoolatra"/ sundown WEB



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jun 2009 19:10 #2 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jun 2009 22:49 #3 por BSM
Respondido por BSM no tópico Revolução sinleciosa
Então ainda resta uma faísca....

Só não pode demorar muito a começar a falar porque os consumidores já estão desconfiados demais.

B12 / Factor 125
BH / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2009 08:36 #4 por macacoloco
Respondido por macacoloco no tópico Revolução sinleciosa
Acredito ainda que a Sundawn se reestruture, mas vai ter trabalho... E ainda tem que se adequar ao Promot.

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2009 08:55 #5 por gargamel
Respondido por gargamel no tópico Revolução sinleciosa
tomara que se recupere, mais é uma tarefa dificil.

MOBILETE> JOG50> RD125> RD135> TITAN2000> YBR00> YBR07

atual: CG 150 MIX KS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2009 09:07 #6 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Revolução sinleciosa
Ganhar a confiança depois que queimou a marca, é compricado, tá todo mundo com um pé atraz.

Somente com produtos diferenciados e com bom preço, aí o consumidor pode até arriscar, como fizeram com a stx e motard, baixaram os preços e são motos bonitas, mas só acredito vendo.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2009 09:59 #7 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Revolução sinleciosa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2009 12:14 #8 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Revolução sinleciosa

Markinho YES escreveu:






2

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2009 17:05 #9 por ***INDIO
Respondido por ***INDIO no tópico Revolução sinleciosa
e ai galera meu cambio estourou com 14000 e agora preciso comprar um novo pra stx motard ,alguem de vcs teve esse problema e onde comprou

A AMIZADE É SEMPRE BEM VINDA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2009 17:09 #10 por ***INDIO
Respondido por ***INDIO no tópico Revolução sinleciosa
se tiver alguem online me informe

A AMIZADE É SEMPRE BEM VINDA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2009 18:59 #11 por rodrigoalves10
Respondido por rodrigoalves10 no tópico Revolução sinleciosa
nossa não sei qem ja teve, mais estourou como assim/????

sundown faliu?? não quero saber

CG 150 titan MIX "alcoolatra"/ sundown WEB



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2009 19:30 #12 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Revolução sinleciosa
Leva as peças quebradas em uma moto peças (ou varias)e peça uma igual, já ouvi falar que o motor dela é igual da yes, talves o cambio tenha algumas peças identicas, ou em ultimo caso vai na região da General que lá você acha, boa sorte.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2009 19:45 #13 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Revolução sinleciosa
Indio, de que tribo tu és?


Isso facilita bastante a galera a te ajudar.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Jun 2009 04:45 #14 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Revolução sinleciosa

***INDIO escreveu: e ai galera meu cambio estourou com 14000 e agora preciso comprar um novo pra stx motard ,alguem de vcs teve esse problema e onde comprou



Ahnnn...


Acho melhor postar em outro tópico.



Markinho YES39984,3233564815

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Jun 2009 06:44 #15 por EvTiNeLLi
Respondido por EvTiNeLLi no tópico Revolução sinleciosa
Voltando ao assunto desse tópico:


Até q enfim informação do q está acontecendo com a Sundown, se bem q não trouxe nenhuma grande novidade em relação ao q era especulado nos fórums da web. Mas é bom saber q eles não desistiram da marca e q estão trabalhando pra dar a volta por cima! Boa sorte pois o desafio q estão enfrentando é enorme!
EvTiNeLLi39984,40625

"A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso manter-se em movimento!"
(Albert Einstein)

Atualmente sem moto...
2008-2012-> Hunter 100 07/08
2001-2005-> Titan 125 ES 01/01
___

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.235 segundos