Porque minha Fan 150 Esdi faz tao pouco com 1 tanque cheio? =(

25 Ago 2012 10:52 #1 por renanv
Eu uso ela tanto para ir para o serviço quanto para andar dentro do bairro.
Serviço Ida e Volta = 50km sendo 25km ida e 25km volta;
Velocidade maxima que coloco nela 120km/h em declive
Velocidade media que ando entre 100 à 110km/h em pista plana.

Detro do bairro ando velocidade maxima 60km/h em pequenas retas (nao chego nem colocar 3ª marcha)
Nao faço zuera com a moto arrancando, dando empinadas e coisas do tipo.

OBS: No dia 16/8:
Abasteci 9,16L e passou do nivel. (Por causa da idiota da frentista que abasteceu, eu falei com ela que queria ate no nivel e ela passou)
Marquei a quilometragem e estava em 2146km rodados.

Ontem chegou no vermelho e resolvi deixar pra abastecer hoje de manha. E tava em 2501km rodados.

Fui no posto e pedi para colocar 9 Litros.

Para minha surpresa, 9 litros passou do nivel novamente só que dessa vez pouca coisa.

Calculo: 355km rodados com digamos 1 tanque.


Uma coisa estranha é:
A capacidade do tanque é 16,1 incluso a reserva.
Só a reserva é: 4,2 L.

Se o ponteiro quando abasteci estava no vermelho, pode considerar que no tanque tinha 4 L
com mais 9 L que abasteci = 13L
Nao era para ter utrapassado o nivel se o tanque é de 16,1 L.

Se fosse assim a reserva teria que ter 7L.


Sei que o ponteiro depende muito da inclinação da moto mas ela estava em local plano e retinha.

Enfim gostaria que alguem comenta-se a respeito desses pontos citados anteriormente pois estou achando que ela esta rodando muito pouco com 1 tanque. Obrigado a todos que participarem.
E aqui a fotinha do modelo da minha xodó.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2012 11:08 #2 por marceloe
355 km / 9 litros = 39,44 Km/L ==> pouco ?

o ponteiro ou a bóia podem estar com defeito, por isso o ponteiro "entra" no vermelho com essa sobra toda !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2012 13:59 #3 por Douglas 00
Para tirar "média" como moto injetada é mais chato, mas vamos lá. Com as "carburadas", bastava botar um litro em cima da reserva...

Complete o tanque até a "borda".

Depois rode uma km X (uns 100 é um número bacana)

Volte no posto e complete até o mesmo ponto que vc encheu antes.

Dai faça a conta de quantos litros foram necessários para rodar esse 100km e divida.

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2012 16:31 #4 por MATUSA
39 por litro, está bom demais para uma Fan.

As "puxadas" (velocimetro) de 120 km/h, fazem a diferença para um motor pequeno. Gasta bem mais...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2012 20:35 #5 por Jota Nunes
Para calcular quanto a moto (ou carro) faz com certo tanto de gasolina não se pede para colocar X litros no tanque e sim para completar.
Complete o tanque, zere o odômetro e rode. Quanto mais rodar, melhor, pois diminui a margem de erro.
Quando for abastecer novamente, é só pedir para completar e então fazer o cálculo básico de distância percorrida desde o último abastecimento dividida pelo qu entrou de gasoroba no tanque. ;)

E outra coisa, as indicadores de combustível tanto de carros quanto de motos têm uma margem de erro "pra cima", assim como os velocímetros. ;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Ago 2012 10:10 #6 por marcelo.borges
concordo com o amigo acima, os marcadores de nivel de combustível não é tão preciso não, o correto é encher o tanque marcar o km da moto rodar o quanto puder, encher o tanque novamente e dividir o total de km pela quantidade de litros abastecidos, pois tem muita gente que faz a média enchendo o tanque e marcando a kilometragem e na hora que a moto entra na reserva que os caras fazem os calculos, mas este tipo de medição não dão a média correta...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Ago 2012 23:35 #7 por marco antonio.souza
Cara vc anda na média de 100 a 120 Kmh e ta achando pouco sua moto fazer quase 40Kml, então melhor q isso só Biz e olha lá.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: MARCELO150CC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Set 2012 07:25 #8 por renanv

marceloe escreveu: 355 km / 9 litros = 39,44 Km/L ==> pouco ?

o ponteiro ou a bóia podem estar com defeito, por isso o ponteiro "entra" no vermelho com essa sobra toda !

quais os fatores possiveis para uma moto nova dá defeito na bóia ou ponteiro? E como ter certeza que é a boia ou ponteiro que esta com defeito?
Hoje abasteci ela novamente ja estava acusando reserva no ponteiro novamente ai com medo de ficar na estrada mandei completar para minha surpresa novamente foram 9,49L para completar o tanque. Fazendo o calculo rodou 36,4 por litro bem menos.
Reparei que a moto esta com pouco desempenho depois que o pneu traseiro furou e mandei remendar. Talves possa ser paranoia minha mas veja bem:
Se eu calibro o pneu hoje traseiro com 33psi e 25psi na dianteira,
Quando é no outro dia à tarde se eu passar no posto para ver a pressao nao estao nos 33 e 25 psi.
Ouvi dizer que calibradores de postos de combustiveis nao sao tao precisos, mas estou sismado.
Ja levei a moto em outra oficina e eles verificaram e nao encontrou nenhum furo no pneu.
Ja estou pensando em comprar um calibrador portatil para ver se ha mais precisao mas nao sei qual seria ideal. Aceito sugestoes.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Set 2012 14:37 - 01 Set 2012 14:38 #9 por marceloe

renanv escreveu: quais os fatores possiveis para uma moto nova dá defeito na bóia ou ponteiro? E como ter certeza que é a boia ou ponteiro que esta com defeito?


Renanv ,
sua moto está na garantia ?

Leve na concessionária, e peça para verificarem/ajustarem/trocarem !

A minha bóia travou na reserva quando enchi o 2º tanque, levei na cc (traxx), e foi arrumado. hoje está funcionando certinho!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2012 10:09 #10 por renanv

marceloe escreveu:

renanv escreveu: quais os fatores possiveis para uma moto nova dá defeito na bóia ou ponteiro? E como ter certeza que é a boia ou ponteiro que esta com defeito?


Renanv ,
sua moto está na garantia ?

Leve na concessionária, e peça para verificarem/ajustarem/trocarem !

A minha bóia travou na reserva quando enchi o 2º tanque, levei na cc (traxx), e foi arrumado. hoje está funcionando certinho!

Bom dia Marcelo,
Esta na garantia sim, daqui uns dias vou ter que levar pra trocar o oleo de 3 mil km rodados, ja que tenho que trocar de 1000 em 1000km ai peço para verificarem.
Mas se necessario a troca a garantia cobre essas peças será?
Posso esta levando mesmo o tanque estando cheio ou devo levar quando estiver informando reserva?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2012 21:56 #11 por Jota Nunes
A pressão do ar nos pneus varia conforme a temperatura. ;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2012 23:57 #12 por Eduardo Toda
Na minha Titan ESD 2007 andando na faixa de 100~110km/h na rodovia o consumo dela fica em torno de 25km/l, motos nesta tocada gastam bem, o tanque vai embora rapidinho...

From Santo André - Brasil.

Honda CG150 Titan ESD 2007.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2012 18:39 #13 por Marcos CF
Renanv, refaça a checagem do consumo pelos métodos citados pelos foristas pois acredito que na tocada que voce leva a moto na estrada, não acredito que voce obtenha médias tão altas como voce mencionou. As motos de baixa cilindrada quando muito solicitadas gastam como uma 250 em tocada normal ou até mais. A média obtida pelo forista Eduardo Toda é bem mais realista. Na minha intruder 125 estou fazendo 28 km/l andando a 100/110 km/h tocendo a orelha da burra e 39 km/l entre 80/85 km/l.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Out 2012 10:10 #14 por miramez
minha gsr150 também tá esquisita. nao ta marcando certo. a moto só tem 100km rodados. coloquei 15 reais e em apenas uma voltinha o marcador acusou que estava ma reserva lá embaixo. e não saiu mais daí... e não andei nem 20kml com esses 15 reais de gasolina...
ontem a noite, andando, assim que parei na minha namorada, o ponteiro voltou a subir e a marcar o que seria correto. guardei a moto, e qdo fui voltar pra casa, o ponteiro abaixou denovo. agora, cou completar o tanque e ver se isso acontece.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Out 2012 23:37 - 12 Out 2012 23:39 #15 por Eduardo Toda
A boia deve estar enroscando, leva na autorizada, a moto tá na garantia..

From Santo André - Brasil.

Honda CG150 Titan ESD 2007.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.179 segundos