Aquecimento do motor

10 Dez 2010 14:46 #1 por teteu
Aquecimento do motor foi criado por teteu
Olá a todos.
Pessoal, o tema é aquecimento do motor. Tenho visto, vez por outra, comentários acerca desta característica dos motores V-Twin das HD, especialmente quando rodando no trânsito urbano. Não tenho referências para avaliar o quanto é muito quente, ou o quanto "é assim mesmo". O fato é que, de cima da enormidade dos meus "quase 200 km de experiência" (rsrs), considero a temperatura alcançada nessas condições bastante alta. Daí, pesquisando o assunto, me deparei com um tal OIL BUD ( www.budsbikerparts.net/ ) e peço a ajuda dos amigos com as seguintes dúvidas:
- alguém conhece este equipamento, ou similar, e pode dizer algo sobre sua efetividade?
- sua instalação, ou de algo similar, provocaria algum efeito colateral indesejável?
- qual a temperatura do óleo esperada, em média, rodando no trânsito urbano?
- alguém adota alguma solução para melhorar a refrigeração do motor ou tá tudo bem e vamos em frente?

Obrigado, abraço a todos.

Manual de instalação: www.budsbikerparts.net/finalflyerforweb.pdf

Imagem do acessório/equipamento:


teteu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2010 16:43 #2 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Aquecimento do motor
Tetéu,

O radiador de óleo, principalmente na cidade, muitas vezes até piora a sensação de calor, pois ele nao tem ventoinha e trabalha com o ar deslocado pelo movimento da moto.

Na estrada, com certeza vc ganha uma refrigeração mais adequada, mas na estrada HD nao sofre.

Nao tem jeito....tem que ter bolas quentes mesmo...

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2010 17:00 #3 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Aquecimento do motor
Existem modelos mais baratos e mais usados. Esse que vc sugere trabalha por baixo do quadro, o que é uma temeridade...











O que o Celestino falou procede. O que eu acho ruim nessas engenhocas é a perda de carga no circuito , o que sobrecarrega a bomba de óleo.


Abraços.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2010 17:34 #4 por teteu
Respondido por teteu no tópico Aquecimento do motor
Bem, em primeiro lugar, nunca vi nenhum equipamento desse tipo instalado em HD, o que de cara me faz desconfiar da solução. Se fosse realmente bom, "alguém já teria inventado a roda". Segundo, se algo é "tão bom", é de se esperar que o fabricante (aqui dá discussão) já teria implementado. Por fim, os circuitos e sistemas de qualquer máquina certamente são desenhados para cargas específicas, mas isto não significa que não existam soluções brilhantes para problemas existentes.
Obrigado pelas dicas, enqunto isto, vamos esquentando as bolas .

Por fim, é verdade, na estrada não há incômodo, e Leo, vou procurar outras soluções também.

Abraço

teteu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2010 06:46 #5 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Aquecimento do motor
como já foi dito, o radiador de óleo é excelente com a ventilação forçada pelo vento na estrada, e nessa situação isso é o menos importante.

Te recomendo ajustar a mistura para que você tenha mais conforto.

Se quiser implementar a solução HD que a divisão SE oferece, o SEST, ainda poderá programar o modo parade para que o cilindro traseiro pare de funcionar quando estiver preso no trânsito.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2010 06:59 #6 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Aquecimento do motor
Eu acho que nas TC96 o modo "parade" já vem acionado (está no manual).


Brçs

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2010 07:09 #7 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Aquecimento do motor
Leo, isso é válido apenas para os modelos que tem o acelerador eletrônico como as RKs e EGs.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2010 07:43 #8 por clcrp
Respondido por clcrp no tópico Aquecimento do motor

Leoclima escreveu: Eu acho que nas TC96 o modo "parade" já vem acionado (está no manual).


Brçs


Por isso q eu gosto desse forum...nao preciso ler o manual...aprendo td aqui e ainda me divirto com as discussoes!!!

DYNA SUPER GLIDE 09

RIO DE JANEIRO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2010 12:43 #9 por teteu
Respondido por teteu no tópico Aquecimento do motor
Lá vão duas perguntas de neófito:
- Wolf, o que é "...solução HD que a divisão SE oferece, o SEST..."?
- Modo parade: não me lembro de ter lido sobre este assunto no manual (como falta só um poquinho para terminar sua leitura, deve estar pela frente); mas a pergunta é: esse modo está disponível para a Fat, mediante uma "customização", é isto?
Obrigado, amigos.

teteu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2010 18:55 #10 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico Aquecimento do motor
Tetéu, vou me adiantar - e me arriscar - a responder algo mais técnico aqui, já que na soma de 2+2 eu prefiro filosofar sobre os elementos numéricos.

SE = Screaming Eagle, divisão "esportiva" da HD. Nela é possível comprar o SEST que nada mais é do que um remapeador da injeção da HD. Com ele é possível, por exemplo, ajustar a mistura do motor fazendo-o trabalhar numa temperatura menor daquela quando original.

Sobre o modo parade, como disse o Wolf, ele já vem instalado de fábrica nas RKs e EGs desde que essas tenham acelerador eletrônico. Inclusive, se não me falhe a memória, esse dispositivo foi passado tb para a família Softail (ou eu estou confundindo com o piloto automático?).

Enfim, espera o Wolf que ele responde.






Diniz40523.8724074074

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2010 18:59 #11 por teteu
Respondido por teteu no tópico Aquecimento do motor
Pô, valeu, agora o newbie aqui já sabe pelo menos em que direção olhar.
Gracias, amigo.

teteu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2010 21:51 #12 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico Aquecimento do motor
Tetéu, ainda não olhe para direção nenhuma. Aguarde os conhecedores de plantão se pronunciarem.

Informações duvidosas importantes que eu esqueci de colocar:

1 - o SEST aposentou o SERT.

2 - O modo parade consiste em desligar o cilindro traseiro da moto quando se está com ela parada afim tb de diminuir a temperatura do motor. Para tal é necessário girar a manopla do acelerador para frente por um tempo determinado (não me pergunte quanto, aí já é muito... ).


São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2010 23:01 #13 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Aquecimento do motor
Dinuzido,

Suas respostas estão todas corretas.

Tb nao sei informar se a linha Softail está saindo de fábrica com o acelerador eletronico.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2010 20:06 #14 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Aquecimento do motor
sobre o funcionamento com temperatura elevada das HDs injetadas posso te dizer que isso é fruto de uma mistura muito pobre para atender limitações impostas pelos programas de controle de emissão de gases poluentes.

Os motores HDs tem projeto antigo e atingem a melhor performance com uma mistura mais rica e poluindo mais.

Solução para as carburadas é regulagem/troca de giglagem.

Solução para as injetadas é ajuste no mapa de injeção, seja com remapeamento ou via limitação dos sensores.

Existem soluções para as injetadas para todos os gostos e custos, desde enriquecedores como Race Fueler da SE (divisão Screaming Eagle - setor esportivo da HD) até interfaces capazes de remapear completamente a injeção como o Super Tuner (sucessor do SEST que havia sucedido o SERT).

Eu uso o SERT (versão antiga) por considerar como a melhor ferramenta para regulagem das injeções das HDs.

Aqui no Rio, eu e um amigo desenvolvemos alguns mapas para as TC 88/96 e até agora não tivemos queixas.

Existem vários outros equipamentos e fabricantes como o Power Comander da DynoJet ou o Fuelpak da V&H. Outros conhecidos são o Pigster, Cobra F1 e Master Tune.

O Thunder Max pode ser considerado como a melhor solução para uma performance máxima de uma HD, mas é uma ECU completamente nova para funcionar com uma interface completa. É preciso trocar a ECU original pela ECU do Thunder Max.

Te recomendo uma leitura sobre isso. Eu já postei bastante sobre isso no meu blog.wolfmann40525.7623263889

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2010 20:12 #15 por teteu
Respondido por teteu no tópico Aquecimento do motor
Maravilha, obrigado. Vejo que tenho muito o que estudar pela frente. Voltarei à carga enquanto novas dúvidas forem surgindo.
Abraço

teteu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.221 segundos