Duvida - Trajetoria em curvas

01 Jul 2012 22:09 #1 por Ian Caio
Galera,

Estava pensando comigo mesmo, qual seria a trajetoria em curvas mais segura. Estou lendo
A Twist of the Wrist II, e cheguei em um capitulo que fala sobre a trajetoria em curvas. Mas
acho que o livro se refere mais em fazer a curva render o maximo possivel em questao de tempo
pra finalizar (posso estar enganado, ainda nao terminei o capitulo :lol:). Minha duvida na verdade eh
qual a trajetoria mais segura, tanto numa curva para direita quanto para esquerda, evitando que
potenciais acidentes envolvam por exemplo os veiculos vindo da curva na contramao (ainda mais
considerando que os condutores as vezes desrespeitam a faixa de delimitacao :angry: ).
Meu raciocinio mais instintivo seria fazer a curva o mais afastado possivel da faixa de divisao de
mao e contramao, mas em curvas a direita isso deixaria a curva muito mais fechada do que o normal,
o que ia pedir uma inclinacao maior da moto e poderia resultar talvez numa derrapagem num erro na curva.
Existe um trajeto que evite a proximidade da contramao, e ainda evite essa "fechada" na curva?
Qual seria a trajetoria mais defensiva numa curva, tanto para esquerda quanto para direita?

Abracos

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jul 2012 19:12 #2 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Re: Duvida - Trajetoria em curvas
Ninguem? :lol:

Hoje tava pensando e vi outro problema de fazer a curva longe da faixa divisoria de
mao e contramao em curvas para direita. Alem de fechar a curva voce perde praticamente
toda visibilidade, aumentando o risco de voce nao ver um ciclista, pedestre, ou obstaculo
durante a curva.
Talvez fosse melhor ir perto da faixa ate o comeco da curva pra ganhar visao e depois
jogar o maximo possivel pra longe da contramao?

Como eu pensei, no Twist of the Wrist, ele basicamente fala que a melhor linha na curva
eh aquela que deixa voce manter a aceleracao durante o trajeto. Mas acho que no transito
tem que se levar outros fatores em consideracao.

Procurei topicos que falassem sobre o assunto no site, mas nao encontrei nada. Se
for uma pergunta ja respondida podem me mandar o link do topico :)

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jul 2012 20:53 #3 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ian Caio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jul 2012 21:05 #4 por CarlosAmaral
B) Boas, Ian Caio. Por favor, leia o link que nosso amigo Patriarca enviou. Depois disso gostaria de saber qual é a moto que você usa. Assim, vamos trocar umas idéias sobre curvas. Abraços.

Carlos Amaral
amaralinstrutor.blogspot.com
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, Ian Caio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jul 2012 23:01 #5 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Re: Duvida - Trajetoria em curvas
Patriarca,

Valeu pelos links :)
Ja tinha lido o primeiro, mas o segundo ainda nao tinha visto.

CarlosAmaral,

Estou para pegar uma CG 150cc Fan esse mes. Eu estava pensando em fazer o curso de
pilotagem defensiva com voce, mas como acabo de tirar carta fica meio complicado pegar
estrada daqui de Lorena ate Santo Andre, ate pra minha mae nao perder o juizo tambem :lol:

Minha duvida eh mais sobre o trajeto numa curva, que linha que deve ser seguida na hora de
fazer uma curva pra ela ser feita com mais seguranca. Principalmente em vias de duas maos.
Tentei anexar uma imagem que explica mais ou menos minha duvida. Em que ponto se deve
entrar na curva, e que linha manter pra evitar acidentes, por exemplo, com veiculos vindo na contramao?

Abraco

http://motobr.files.wordpress.com/2009/05/curva.jpg?w=500

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jul 2012 23:25 - 03 Jul 2012 23:27 #6 por Rodrigonh
Respondido por Rodrigonh no tópico Re: Duvida - Trajetoria em curvas
Olá Ian,

O que vou escrever aqui é minha opinião, talvez alguma coisa seja até muito óbvia para todos. Pode até ser também que não sejam as melhores sugestões, neste caso espero que alguém apareça para me corrigir. :)

Por partes o que penso:

1- Em curvas onde não é possível avistar sua trajetória completa e o que vem imediatamente depois dela ou quando não se pode enxergar com certeza outras interferências (como carros vindo, animais, pedestres etc), mantenha uma margem de segurança, ou seja: aja de forma que se for preciso mudar sua trajetória para desviar de algum imprevisto você tenha espaço e condições para tal.
2- Caso seja possível visualizar toda a trajetória da curva e com certeza de estar livre de interferências (buracos, areia, água, animais, trânsito etc), então pode-se realizar a curva com mais "performance". De qualquer forma o saudável é que se tenha muito bom senso nessa hora, mesmo porque "certeza absoluta" é uma coisa bem difícil.
3- Logo antes das entradas das curvas eu procuro me posicinar na posição mais aberta (geralmente bem perto da faixa central), de forma a ser capaz de avistar o máximo possível ao longo da curva à diante. Programo minha curva a partir deste ponto de forma a chegar no ponto máximo de avistamento com segurança. Este ponto máximo de avistamento pode não ser o final da curva mas seguindo esta trajetória, caso venha alguém na contra mão, fica mais fácil desviar ou enconstar (pois eu já estou naturalmente deslocando do centro da pista para a direita). De forma geral é como você disse, andar perto da faixa central é ruim bem como muito encostado também. Fora do trajeto programado (curvas muito longas ou onde não tenha sido possível programa-la), eu procuro me manter no meio da pista (ou ligeiramente mais encostado), desta forma divide-se os perigos (que podem vir da direita ou da esquerda), como um goleiro que fica no centro do gol tentando descobrir de qual lado a bolada virá :)

Dos artigos que o Patriarca indicou achei bem importante:

"Mas se você for um pouco além do seu limite (ou o da moto), o preparo poderá tirá-lo da situação difícil. Caso contrário, é chão na certa." O que está correto, só acho que nunca se deva andar "no limite", a não ser que esteja aceitando a possibilidade de encarar as consequências.

"Olhe para onde quer ir. Quer completar a curva? Olhe para o final dela. Muitos acidentes acontecem porque por vício de pilotagem ou não, muitos deixam o olhar fixo para frente enquanto percorrem as curvas. Outros olham para o chão bem próximo, bem à sua frente. Olhe para o final da curva, cumpra seu traçado. Assim estará programando a trajetória."

Isso é bem legal. Ser capaz de agir como fala no parágrafo acima mostra que provavelmente se pilota a moto com naturalidade. Enquanto esse dia não chega devemos ser bem conservadores pois não sabemos ao certo qual é o nosso limite e qual é o limite da moto.

Isso é o que eu penso sobre as curvas. Como disse pode não ser a melhor indicação, talvez alguém do forum complemente ou corrija alguma coisa.

Editando o post, já ia esquecendo: Nada disso faz muito sentido se não prestar muita atenção ao que está acontecedo bem atrás de você. Como nosso povo adora infelizmente andar colado ou praticamente colado, tem que ficar muito vivo nas reduções de velocidade pra não acabar sendo atropelado.

Sds
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ian Caio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jul 2012 23:34 #7 por Rodrigonh
Respondido por Rodrigonh no tópico Re: Duvida - Trajetoria em curvas

Ian Caio escreveu: ...
http://motobr.files.wordpress.com/2009/05/curva.jpg?w=500


Engraçado, quando abri a caixa pra escrever não tinha visto seu post, pelas indicações de hora então gastei 25 minutos entre ler os artigos e escrever minha resposta..... é...... acho que estou ficando lento mesmo :blink:

De qualquer forma, só pra frisar, achei esse desenho muito bacana, é o que eu tentei explicar na minha resposta, pelo menos é o que eu acho correto, mas sem enconstar demais perto do acostamento ou extremo da pista caso a curva seja muito longa.


Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2012 01:11 #8 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Re: Duvida - Trajetoria em curvas
Opa Rodrigo, valeu a dica,
Se entendi bem o melhor a fazer entao eh justamente o que aparece nessa imagem. Se aproximar
da curva perto da faixa central, ter uma visao da curva e entao jogar a moto de forma a fazer ela ir
mais para o centro e se afastar da contramao.
Em curvas pra esquerda acho que nao tem muito segredo, ate por que a posicao mais aberta da
curva eh justamente aquela em que a moto esta longe da faixa central.

Rodrigonh escreveu: Engraçado, quando abri a caixa pra escrever não tinha visto seu post, pelas indicações de hora então gastei 25 minutos entre ler os artigos e escrever minha resposta..... é...... acho que estou ficando lento mesmo :blink:


As vezes eu tambem demoro tanto que abro em outra aba o mesmo topico pra ver se ninguem
postou nada nesse meio tempo :lol:

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2012 08:11 #9 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Re: Duvida - Trajetoria em curvas
Sobre fazer curvas há muita coisa publicada e dentro desse universo, muitas técnicas possíveis e outras tantas impossíveis aos normais motociclistas.

Após bons anos como motociclista, concluo que a melhor técnica é a prudência ! ;)

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2012 08:19 #10 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Re: Duvida - Trajetoria em curvas
Meus erros :




Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2012 08:20 - 04 Jul 2012 08:23 #11 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Re: Duvida - Trajetoria em curvas
Acertos ! :)




Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2012 10:00 #12 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Re: Duvida - Trajetoria em curvas
Em estradas, ou locais onde passam muitos caminhões, outro detalhes, é tomar cuidado com manchas de óleo, principalmente próximos à postos de combustíveis, as vezes, enchem demais o tanque dos caminhões e não fecham direito a tampa do tanque ou a mesma não está com a vedação ok, e saem jogam combustível nas curvas. Já tomei um susto com isso, em uma curva, alcancei o ""cidadão"" e avisei ele, sobre o vazamento, a resposta me deu uma mistura de indignação, raiva e sei lá mais o que. O ""Mortorista"" simplesmente respondeu, eu sei, já faz um tempo que está assim. Ao invés de brigar, segui viagem na esperança de encontrar um posto policial, e informar, passar os dados do caminhão. Só ficou na esperança mesmo, não encontrei.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2012 21:32 #13 por CarlosAmaral
Com maestria o amigo Rodrigonh explicou com a técnica e principalmente com a prudência. Excelente este tópico criado. Ian Caio, siga sempre que possível a trajetória da curva, como se estivesse em cima de um trilho imaginário. Se amoto sair do trilho para fora da curva, traga a moto de volta. Se entrar muito para dentro da curva, saia para fora. Uma pilotagem defensiva é muito diferente de uma pilotagem esportiva onde para se fazer uma curva o piloto abre-fecha e abre nas curvas,. Em uma dinâmica de transito, essa maneira é perigosa e imprudente. Os conselhos dos amigos acima são os melhores possíveis. Siga-os. Abraços a todos.

Carlos Amaral
amaralinstrutor.blogspot.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2012 09:05 #14 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Re: Duvida - Trajetoria em curvas

CarlosAmaral escreveu: Com maestria o amigo Rodrigonh explicou com a técnica e principalmente com a prudência. Excelente este tópico criado. Ian Caio, siga sempre que possível a trajetória da curva, como se estivesse em cima de um trilho imaginário. Se amoto sair do trilho para fora da curva, traga a moto de volta. Se entrar muito para dentro da curva, saia para fora. Uma pilotagem defensiva é muito diferente de uma pilotagem esportiva onde para se fazer uma curva o piloto abre-fecha e abre nas curvas,. Em uma dinâmica de transito, essa maneira é perigosa e imprudente. Os conselhos dos amigos acima são os melhores possíveis. Siga-os. Abraços a todos.


O homem entende ;)
vide:
amaralinstrutor.blogspot.com.br/

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2012 09:36 #15 por Soueu

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.185 segundos