"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
As vezes eu gosto de treinar curva na saída da cidade onde tem duas curvas que você pode fazer a 60KM/h inclinando muito, inclusive já cheguei a raspar o limitador das pedaleiras da Ninja 250R.
Já lí o TWist of the Wrist que fala de contra-esterço e na teoria acredito que tenha o dominado.... na TEORIA !
Quando eu tinha acabado de ler o livro e fui tentar fazer a curva contra-esterçando eu percebi que eu fazia as curvas de forma menos natural do que quando eu fazia antes, eu só deitava sem nem pensar como eu fazia isso.
Hoje foi um desses dias, sai da casa da patroa e fui dar uma treinada na minha inclinação e contra-esterço(e também ouvir o novo som do escapamento esportivo que ganhei da patroa ! *-*).
O que acontece é que; agora que eu tenho um maior domínio da técnica do contra-esterço eu consigo inclinar a moto de forma MUITO mais rápida, e deixar pra realmente iniciar a curva mais tarde e fazendo o trajeto inclinado o mínimo de tempo possível. De tal modo que faço a curva muito mais rápido, cerca de 0,3seg mais rápido(calculo meio que aleatório de cabeça) o que numa curva que é feita a 60Km/h é muito !
Enfim, não é só empurrar o guidão. Quando você usa o contra-esterço a seu favor a moto faz a curva de uma maneira tão eficiente que chega até a assustar. Confesso que ainda não estou acostumado com isso.
A matéria é muito boa e adoro falar disso ! *-*
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Valeu Patriarca
Voltei faz um tempo da prova, o circuito deu pra fazer direitinho. Acho que so dei um vacilo:
com a moto parada e desligada eu subi nela e depois pus o capacete, coloquei a mao no guidao,
e tirei a direita pra ajeitar a viseira. Meu instrutor falou que o problema foi mais colocar o capacete depois,
mas nada que fosse prejudicar o resto do percurso, que deu pra fazer direitinho.
Acho que amanha deve sair o resultado.
Cocomoto escreveu: Já lí o TWist of the Wrist que fala de contra-esterço e na teoria acredito que tenha o dominado.... na TEORIA !
Quando eu tinha acabado de ler o livro e fui tentar fazer a curva contra-esterçando eu percebi que eu fazia as curvas de forma menos natural do que quando eu fazia antes, eu só deitava sem nem pensar como eu fazia isso.
Cocomoto, o que vem a ser esse Twist of the Wrist?
Ian Caio escreveu: Um detalhe não de tanta importancia pra o texto, mas não existe a força centrípeda por si própria
Existe a força centrífuga, que é a força inercial que te joga pra fora da curva.
A força que te joga pra dentro da curva na verdade é uma combinação do atrito entre a roda
e o chão, e a força da gravidade que atua sobre a moto enquanto voce inclina ela pra dentro
da curva.
Força centrípeda é mais uma convenção acho, ou um nome, pra indicar essas combinações de forças que te
jogam pra dentro da curva. Me corrijam se eu tiver errado
Curti bastante o artigo, na espera da continuação
Na verdade é exatamente o contrário disso aí que você falou. A força centrípeta é que existe realmente como uma força física, da forma como você explicou, e a "força centrífuga" é apenas um "apelido" da tendência de ir pra fora da curva, consequência da inércia. Aliás, a própria inércia, por definição, não é força e por isso não teria como "jogar" nada.
Enfim, resumindo: Em princípio o que você disse tá tudo certo, só inverteu o que é a força "real" e a "virtual".
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Vejam no Google "movimento circular, componentes". As forças são a centrípeta (ou normal) e a tangencial. Livro de Física do 2° grau e Wikipedia também ajudam. Força centrífuga não existe neste cenário.
Mr. Newton manda lembranças...
Legal, vamos aprendendo Física aqui tb, Motonline tb é cultura. O mais importante aqui é saber a reação que a moto tem no momento das curvas e como dominá-la. Isso vcs não podem e nem devem esquecer,
Mas, confesso que estou gostando das aulas de física.
Dominar a moto já é um pouco mais complexo... o livro Twist of the wrist explica bem (já tem tradução pro português na web). Mas saber o que influi no movimento de uma pedra amarrada num barbante girando talvez seja o início do aprendizado. Concordam?
Resumindo a matéria : "...Corpo reto e moto inclinada nas curvas mais fechadas. Corpo inclinando junto com a inclinação da moto nas curvas abertas em médias velocidades. Corpo mais inclinado que a moto nas curvas rápidas e de alta velocidade. E corpo deslocado para dentro da curva força para contornar a curva com segurança..." Fácil compreensão. Legal!
Pinçado dos dizeres das fotos.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Muito bom o artigo, alguns amigos estão usando muita teoria para comentar essas situações , o mais importante é começar usar essas técnicas aos poucos e em pistas um pouco mais confiáveis porque nas ruas de SP deitar a mota na curva é pedir para ciar, desníveis e buracos na pista não vão deixar vc fazer a curva. O mais importante é respeitar o nosso próprio limite " ter medo" é bom e faz com que vc permaneça em cima da moto e não no chão.