A revista Motociclismo n. 128, de agosto/2008, traz um encarte especial com 62 páginas de técnicas de pilotagem, nos seguintes capítulos:
1 – Introdução: você e sua moto estão preparados?
2 – As três fases da curva: frenagem, entrada e saída
3 – Trajetórias: curvas isoladas ou enlaçadas
4 – Inclinar: os limites e os tipos de moto
5 – O limite: o que acontece quando inclinamos demais
6 – Dois a bordo (I): pilotagem com passageiro e bagagem
7 – Dois a bordo (II): truques e trajetórias
8 – Frenagem (I): teoria, distribuição de pesos e pressão nos freios
9 – Frenagem (II): mecânica, os melhores sistemas e truques
10 – Na cidade (I): pontos cegos e armadilhas urbanas
11 – Na cidade (II): como evitar as situações cotidianas
12 – Em piso molhado: aderência, trajetórias e frenagem
Já li e recomendo muitíssimo a todos. Mesmo pros mais experientes, vale revisar e relembrar algumas técnicas e advertências sobre riscos.
Há vários erros de português no texto, mas nada que comprometa a qualidade técnica das informações. Há também um erro de digitação, num quadro que diz que a Honda CBF 1000 pesa quase 100Kg a mais do que a Suzuki 1800, quando é evidentemente o contrário (p. 41 do encarte). Na página seguinte, o erro é desfeito pela própria revista, quando aponta o peso de 252Kg da Honda e 348Kg da Suzuki.
Algumas informações da revista podem literalmente fazer a diferença entre curtir a moto e morrer na moto.
João Tadeu39688,8016550926
Eu comprei a revista. É um encarte único e completo que não pode ser comprado separadamente da edição mensal de Agosto/08. Ele compila todas as reportagens que o Wellington citou acima, espalhadas em diversas revistas mensais da Motociclismo. Ou seja, ao invés de vc tentar localizar umas 12 revistas antigas para ter todas as matérias, comprando este número vc tem o conjunto completo.
Recomendo muitíssimo, pois acho esse tipo de material voltado para técnica e segurança muito raro no Brasil.
Vander
Heritage Softail Classic
Taubaté - SP
"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"
Achei que existem boas dicas mas ...para iniciantes.
Faltou esclarecer alguns pontos como a transmissão das sensações quando se faz o correto e quando se faz errado. (claro que ele não vai transmitir a sensação do tombo..
, mas poderia dizer por exemplo:
Ao entrar em curvas travadas deve-se reduzir as marchas, abrir a tangência e cair para dentro da curva. Se for para fazê-la rápido...acelere gradualmente para que a moto levante a sua inclinação.
Se for para fazê-la suavemente, deve-se inclinar mediamente SEM o uso do acelerador e sem o pêndulo, utilizando o corpo, a mesma inclinação que se pretende dar a moto.
Só isso e desenhar...mais que isso.. O Tio Tite tem curso fantásticos..
A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***
bom se alguém tiver saco! escanear dividido por semana sei lá! =/
rodei todas as bancas e livrarias da minha cidade (300 mil habitantes) e onde eu ia que perguntava depois de procurar em vão recebia uma bela cara de bunda do vendedor =/
se alguém puder prestar esse serviço mesmo que em "fascículos" eu agradeceria bastante =/