olá pesoal, sou novo aqui, tenho uma fan 150 esi 5600 km rodados, meu primo tem uma titan 150 ele anda
só em 3ª e o motor é uma bala. Meu amigo disse que não pode andar só em 3ª pois força o motor, disse q
era pra andar só em 4ª para não forçar o motor. Meu tio disse que não pode andar só em 4ª pois força
muito o motor. atualmente ando só na cidade, há 50 - 60 km/h dificilmente pego 80 km/h e ando só
em 4ª marcha nunca tive problema mas a questão é: qual a marcha ideal para ecomizar o máximo
de gasolina? em 50 - 60 km/h? e nas lombadas reduzo pra 3ª. A moto ta toda regulada e conservada
mas as vezes acho que ela está consumindo mais em relação a quando comprei. Podem comentar
a vontade toda informação será bem vinda. Abçs a todos!!
Adrian, a marcha ideal depende da velocidade e da resistência que o veiculo está enfrentando para se locomover. É muito simples vc saber qual a marcha correta em cada deslocamento, basta observar a rotação do motor Ainda que sua moto não tenha contagiros, basta sentir a vibração provocada pelo motor em alta rotação. Ao passar para uma marcha mais alta (por exemplo, da 3ª para a 4ª), a rotação do motor diminuirá, se a moto continuar rodando sem grande esforço, ou seja, não começar a perder rotação, continue em frente. A marcha mais econômica é aquela em que o motor anda sem maiores esforços e com a menor rotação.
Andar com a moto em marcha excessivamente reduzida pode ser prejudicial ao motor, uma vez que se aquecerá mais e girará mais vezes do que o necessário, precipitando o desgaste dos seus componentes, alem de consumir mais. Por outro lado, rodar em marchas mais altas que o desejável também força os componentes do motor e do câmbio, cujas engrenagens podem quebrar, por excesso de esforço.
Valew?
dynavet escreveu: Adrian, a marcha ideal depende da velocidade e da resistência que o veiculo está enfrentando para se locomover. É muito simples vc saber qual a marcha correta em cada deslocamento, basta observar a rotação do motor Ainda que sua moto não tenha contagiros, basta sentir a vibração provocada pelo motor em alta rotação. Ao passar para uma marcha mais alta (por exemplo, da 3ª para a 4ª), a rotação do motor diminuirá, se a moto continuar rodando sem grande esforço, ou seja, não começar a perder rotação, continue em frente. A marcha mais econômica é aquela em que o motor anda sem maiores esforços e com a menor rotação.
Andar com a moto em marcha excessivamente reduzida pode ser prejudicial ao motor, uma vez que se aquecerá mais e girará mais vezes do que o necessário, precipitando o desgaste dos seus componentes, alem de consumir mais. Por outro lado, rodar em marchas mais altas que o desejável também força os componentes do motor e do câmbio, cujas engrenagens podem quebrar, por excesso de esforço.
Valew?
Ajudou muito galera as dicas, então... há 45 -50 km/h na 4ª eu praticamente nem ouço o barulho
do motor, já em 3ª eu sinto q força um pouco e em 5ª acho alta de mais, tipo acho q só depois dos
60 Km/h mesmo por uma 5ª marcha.
Aproveitando a oportunidade, quando vou reduzindo de marcha
do famoso modo do "tranquinho no acelerador" de 3ª para 2ª (quase parando) a moto parece q dá
um leve tranco parecido com aqueles de que quando a moto vai morre sabe...acho estranho, porque
quando comprei ela isso não existia. Será troca Marcha no momento certo? ou óleo do motor?
Andando nessa forma (travada em somente 3 ou quatro marchas) o consumo não é alto? Não me imagino tipo ir ao serviço de moto, e andar até a 3ª marcha, o motor da minha moto vai ficar da cor de um hidrante....em brasa...ficar andando em velocidades relativamente baixas em rotação alta deve detonar de vez o motor, ainda mais que as pequenas são refrigeradas a AR...eu as vezes sinto falta de uma 6ª marcha na minha Titan..rsrssrsr
Ajudou muito galera as dicas, então... há 45 -50 km/h na 4ª eu praticamente nem ouço o barulho
do motor, já em 3ª eu sinto q força um pouco e em 5ª acho alta de mais, tipo acho q só depois dos
60 Km/h mesmo por uma 5ª marcha.
Aproveitando a oportunidade, quando vou reduzindo de marcha
do famoso modo do "tranquinho no acelerador" de 3ª para 2ª (quase parando) a moto parece q dá
um leve tranco parecido com aqueles de que quando a moto vai morre sabe...acho estranho, porque
quando comprei ela isso não existia. Será troca Marcha no momento certo? ou óleo do motor?
Tente reduzir mais a velocidade da moto para efetuar a troca da marcha de 3ª para 2ª Marcha e faça o uso correto da embreagem.
ola pessoal tenho uma moto fan 150 2013/2014 injeção ta com 85000km rodados esta apresentando um defeito
esta perdendo força na em alta rotação mi falarão que podia ser a embreagem mas não acredito alguem sabe o que pode ser?
O problema de voce andar só nessas marchas não nem o da gasolina, voce pode ter prejuizo grande ai com o motor e as valvulas, porque força demais. por exemplo andar de 3ª a 50/60 km/h, dependendo do torque ela pede mesmo marcha e vc pode perceber pelo freio motor tambem, se realmente ela ta forçando hora que vc soltar o acelerador. Geralmente quanto estou a 50 km/h ++ eu ja estou de 5ª marcha, tanto é que ela consome 45 km/L