Viva.
Em vez dos 0.9 litros de óleo, meti 1.9 litros de óleo na MSX125. Ela logo ao começar a andar estava meia estranha com a embraiagem mas lá foi. Um km depois, como estava mesmo estranha, a embraiagem a derrapar e o comportamento não era normal, voltei embora. Quando chego, vejo que está a deitar óleo para o chão.
Removido o óleo em excesso, novo filtro de ar, mais uns beijinhos para ela acalmar, ficou "normal".
No dia seguinte, ligou, fui trabalhar e voltei. No outro dia, nem sinal dava. Rodando a chave ela liga o painel de instrumentos e carregando no botão do start, nada. Zero. É que nem sequer o mais pequeno vento. Nada. Está morta.
Ora, já aconteceu a alguém, fazem ideia do que se passou e o que é preciso fazer para ficar como nova?
Obrigado.
quarku
O excesso de óleo deve ser evitado porque pode causar problemas sérios no motor, como o empenamento de biela.
Num motor com o nível de óleo dentro dos limites para o qual foi projetado, o pistão (ou pistões) têm espaço para descer em um espaço cheio de ar, quase sem resistência.
Mas em um motor com um nível muito alto de óleo, na hora que o pistão/pistões desce/m, se choca/m contra uma piscina de óleo.
O ar é comprimível, mas o óleo não, então a onda de choque do impacto se propaga dentro do cárter, podendo deslocar as vedações que impedem o vazamento de óleo pelos eixos do câmbio e pinhão.
Isso causa um grande vazamento de óleo, que se não for percebido, poderá fazer o motor se fundir.