Dúvida CRUEL! Escolha da primeira moto

08 Jul 2013 22:35 #1 por renan.cargnin
Salve salve galera!! Boa noite boa noite!

Me cadastrei hoje no fórum e já me arrependi de não ter procurado um ambiente assim antes.

Gostaria de tirar uma dúvida que está tirando o meu sono ultimamente.

Depois de muitas discussões e brigas meu pai aceitou a ideia de eu andar de moto. Já havia tirado carta e tudo, só estava juntando a grana pra comprar uma. Devido ao quesito segurança iria optar pela Suzuki GSR 150i, que não é muito visada e já vinha completa de fábrica, também com um desconto de R$ 1000,00.

Quando meu pai viu que eu iria optar pela Suzuki e que não havia mais jeito de me impedir de circular com uma magrela por aí, resolveu me ajudar.

Meu pai é um cara difícil, mas é um PAIZÃO, ele sabe que eu sou completamente apaixonado pela CB 300R, e essa é a moto que estamos vendo agora, porém sou um cara com cabeça no lugar, tenho apenas 19 anos mas sei dos riscos que vou correr ao andar de moto, principalmente em São Paulo, e pegando a 23 de Maio por volta das 18h.

Desde então entrei numa dúvida mortal, vocês acham muito arriscado eu pegar um 300cc logo de cara pra começar?? Lembrando que sou baixinho e magrelo, às vezes fico pensando se essa moto não é grande demais pra mim. Eu ficaria muito feliz com uma CG 150 Titan completinha, mas não consigo dizer não pra CB 300R.

Andando devagar e só entrar no trânsito depois de se acostumar bem com a moto, posso pegar a CB 300 sem medo?

Queria saber de vocês que têm experiência o que é mais prudente fazer no momento, lembrando que não vou pegar a moto para correr, apenas estou querendo fugir do transporte público e do trânsito. E sou apaixonado por motos!

Valeu galera!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patricia Ventura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jul 2013 08:21 #2 por bokomoko
Quando a vamos comprar uma moto temos que levar em conta a nossa perícia em pilotá-la, o custo de mantê-la e o custo de consertá-la em caso de pequenas quedas e tombos.

Sim, porque você vai levar tombos. Fique certo que você vai levar um tombo portanto prepare-se.

Levar um tombo numa moto 125/150 é mais barato do que numa cb 300. Isso é que pega na hora de escolher a moto. Comprar uma moto mais barata facilita.

Outro fato que é importante é o primeiro tombo. Quando um piloto leva o seu primeiro tombo pode acontecer duas coisas :

1 - Bate um pânico, um desgosto e uma sensação de que andar de moto num é para ele. Nesse caso, o piloto tem é que vender a moto e se livrar desse estresse.

2 - O cara levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima. Nesse caso, o piloto tem mais é que vender a moto e compra outra !!! Maior !!!

De uma forma ou de outra é hora de vender a primeira moto. Nessa hora, as motos menores são melhores de vender. Uma Honda 125 é dinheiro no bolso. Anunciou vendeu. A Suzuki é uma excelente moto mas a revenda não é tão fácil.

O ideal mesmo seria você comprar uma moto usada em bom estado. Veja aqui as dicas para comprar moto usada sem entrar em roubada . Isso torna a perda por desvalorização muito pequena.

Quando você tomar gosto, você vende a usada e compra uma nova e aí pode ser uma CB 300.

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Chicolau, renan.cargnin, Patricia Ventura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jul 2013 11:25 #3 por Chicolau
iria de suzuki,para ir aprendendo
além do que a cb300 tem que fazer seguro da moto,muito visada pelos ladrões

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: bokomoko, apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jul 2013 14:02 #4 por ezenecon
O Chico tem razão!!!!

Além do mais, a CB é muitíssimo mais visada para roubo, e como vc não tem experiência não vai ter como escapar dos gatunos!!!

Eu iria de 125/150 usada para aprender. O transito de sampa não é fácil!!! Acredite em mim que tenho 36 anos de prática dentro desse trânsito!! ;)

Com o tempo, e com mais experiência, vc vai aproveitar muito melhor sua moto!!!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Chicolau

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jul 2013 17:04 #5 por Paulo Falcone
Na minha opinião a primeira moto tem que ser uma usada, de preferência de baixa cilindrada (125 ou 150cc), pra ir pegando a manha, principalmente nesse trânsito carregado aqui de São Paulo, além disso o cara pode tomar um chão, dar uma ralada ou uma batida e daí o prejuízo será menor.
Dei essa sugestão a um colega meu, ele tinha acabado de tirar a carta e tava quase pegando uma Twister semi nova financiada, acabei convencendo ele a pegar uma Intruder 2010 inteirona, a grana que ele daria de entrada na Twister foi o suficiente pra pagar a Trudinha a vista, ele disse que no ano seguinte ele pegaria a Twister, o ano passou e ele continua com a Trudinha firme e forte, se apaixonou pela danada.

Atual Riva 150 2012 Vermelha
1ª BIZ 100 ES 03/04 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jul 2013 21:09 #6 por bokomoko
Verdade, a Trudinha é uma moto com excelente custo benefício e encanta. Tá segurando a onda da Suzuki no ranking dos fabricantes de moto. Se não fosse por ela a Suzuki estaria lá embaixo.

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jul 2013 09:57 #7 por renan.cargnin
É que fica difícil dizer não pra CB 300, vocês me entendem né?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jul 2013 10:19 #8 por renan.cargnin
E esses seguros com rastreador (Car System, Ituran, Suhai). Qual vocês me recomendam?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jul 2013 11:19 #9 por AlexandreAvelino
Renan, bom dia,

Tive a CB 300 por dois anos e é uma moto muito segura, maneável e dócil na aceleração. Acho um importante fator você ter desempenho suficiente para não passarem por cima de você, algo que me fez comprá-la após a ótima Honda Biz que tinha. Qualquer cacareco atinge 80 km/h: ser fechado e cair a 80 dói igual em qualquer moto. Logo, não acho que seja potente ou pesada demais para você.

Só acho que uma moto mais velhinha e barata te permite aprender sem tanta dor no coração quando esbarrar em algum lugar ou cair de maduro. Minha opção de primeira moto foi uma trail, a Honda XR 200: era fácil de manter, engolia tudo que é buraco, ninguém queria roubar e se caísse, era moleza consertar. Acabou que não caí com ela nem com a CB, nem pude comprovar minha teoria na prática... Já que você disse que é baixinho, pense numa Bros usada, que tal?

Aqui em Brasília só usei seguro, nem trava de freio precisei... infelizmente não posso te indicar algum rastreador.

Abraço,

Honda XR 200R 1999
Honda Biz 125 ES 2009
Honda CB 300R ABS 2010
Kawasaki Ninja 300 (Atual)

Seja você o motorista que gostaria de encontrar nas ruas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jul 2013 11:40 #10 por renan.cargnin
Valeu pela resposta Alexandre. Vou pensar melhor entre ela e a Titan 150. O problema é que o seguro da Titan fica mais caro em relação ao valor da moto, e o rastreador que estou vendo (Ituran) não cobre essa moto.

Não pego a Bros ou XRE pq não curto muito o estilo delas. Prefiro a linha CG e CB.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jul 2013 22:06 - 10 Jul 2013 22:08 #11 por Berlim

renan.cargnin escreveu: Valeu pela resposta Alexandre. Vou pensar melhor entre ela e a Titan 150. O problema é que o seguro da Titan fica mais caro em relação ao valor da moto, e o rastreador que estou vendo (Ituran) não cobre essa moto.

Não pego a Bros ou XRE pq não curto muito o estilo delas. Prefiro a linha CG e CB.


Também acho que você se adaptaria rapidamente à CB 300 que não é nenhum bicho de sete cabeças. O único problema que você citou e é algo que também me preocupa muito é o fator "roubo". Desculpa, mas andar com CB 300, Hornet, Falcon ou esportivas em geral é praticamente pedir para ser roubado. Claro que qualquer moto corre este risco, mas as citadas acima são casos críticos. Experimente também a Yamaha Fazer que é mais compacta e econômica do que a CB 300, mas com o mesmo desempenho!

Quanto a sofrer acidentes, é tudo muito relativo: eu mesmo comecei a pilotar há 13 anos atrás e fui sofrer meu primeiro acidente há uns dois meses atrás e mesmo assim, foi um acidente tão besta que nem cheguei a cair no chão. O asno que vinha colado atrás num Cobalt, não teve espaço para frear e me "empurrou" contra o carro da frente. A moto teve apenas o retrovisor quebrado. Tudo depende da sua postura ao pilotar, e te digo que uma pilotagem segura e consciente vai te livrar de muitos acidentes.

Boa sorte.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patricia Ventura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jul 2013 07:43 - 15 Jul 2013 07:44 #12 por renan.cargnin
Peguei a CB 300 mesmo, sinalizei pro meu pai também a possibilidade de pegar a Titan EX, mas vi que ele estava querendo pegar a 300 mesmo, que apesar de ser maior também é uma moto mais segura. Vou tentar não cair pra não doer no bolso pelo menos no começo.

A moto chega nessa semana ainda.

Valeu pelas opiniões aí!

A gente se vê na rua!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jul 2013 08:03 #13 por tasilva
Parabéns amigão :)
Curta bastante sua motoca, mais sempre com muita cautela pq a cbzona anda muito B) B) B)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jul 2013 08:59 #14 por ezenecon

renan.cargnin escreveu: Peguei a CB 300 mesmo, sinalizei pro meu pai também a possibilidade de pegar a Titan EX, mas vi que ele estava querendo pegar a 300 mesmo, que apesar de ser maior também é uma moto mais segura. Vou tentar não cair pra não doer no bolso pelo menos no começo.

A moto chega nessa semana ainda.

Valeu pelas opiniões aí!

A gente se vê na rua!


Tô sentindo que o seu velho tá é de olho na sua moto!!!!!!!!!!!!!!!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

Parabens pela moto!!!!!!!!!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jul 2013 09:05 #15 por renan.cargnin
tasilva - Pode deixar cara! Depois da hornet é minha moto preferida. Ainda não caiu a ficha que eu vou ter uma. Vou começar apenas andando por volta de casa ali, em ruas tranquilas,depois ir pegando avenida sem muito movimento, pra subir as marchas, e só quando tiver bastante acostumado entrar no trânsito de vez. Não quero que o meu pai se arrependa de ter comprado pra mim. Valeu!

ezenecon - Também to achando cara huahuahau. Ele fica falando que é totalmente contra moto mas tenho certeza que ele vai querer dar uns rolê em cima dela. Valeu!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.206 segundos