Dúvidas de iniciante sobre Fan 125 ks com motor 150

23 Set 2015 17:50 - 23 Set 2015 17:50 #1 por nicolas.sales
Olá pessoal, tudo bem? Sou novo no fórum, se estiver em alguma seção errada ou com dúvidas que já existem, peço, por favor, que me direcionem. :)

Comprei recentemente uma Fan 125 ks que está com o motor de uma 150. É a minha primeira moto, e, por ser o terceiro dono, ela tem precisado de alguns reparos. Hoje, pela primeira vez, mexi no motor da moto. Primeiro fiz uma limpeza de carburador, que por sinal só me serviu pra gastar um pouco de gasolina que ficou ali, já que não parecia estar sujo (ou estava e eu não soube ver, hehehe). Depois disso, fui me aventurar a desmontar o motor pra trocar a borracha da junta do cabeçote, pois estava vazando muito óleo por ali, o motor chegou até a ficar feio de tanto óleo vazando. Não fiz o teste ainda, mas creio que vai funcionar da forma como fiz, já que fiz o procedimento de acordo com algumas instruções que vi na internet.

Tenho algumas dúvidas em relação à moto, e gostaria que, se possível, me respondessem:

1 - Moto bem fraca ao ligar pela primeira vez: Quando eu ligo a moto pela primeira vez no dia, é quase certo que ela vai apagar rápido se eu não ficar dando várias aceleradas. Sei que a moto fica fraca mesmo por estar fria, mas não era pra ela apagar, certo? Isso tem a ver com o fato de ela estar com um motor de maior cc? Pensei que pudesse ter algo a ver com o carburador, por isso tirei pra limpar. Eu também já acelerei ela um pouco pra que não morresse ao ficar parada, mas depois que ela esquenta fica muito acelerada, chega a vibrar bastante, então deixei ela no normal. Mas então, o que vocês acham que é?

2 - Quando eu catraqueio (é assim que fala? rsrs), às vezes ela faz um barulho como que o de uma bolha estourando (realmente não sei como explicar esse barulho, mas é algo do tipo) e a catraca volta, como se estivesse entupido com ar, ou algo do tipo. Imaginei que isso pudesse ser alguma coisa suja, mas não sei mesmo o que é.

3 - Quando comprei a moto, ela estava com os aros beem enferrujados, pois o último dono foi para a praia e não fez o procedimento adequado para evitar a ferrugem (me disseram que tinha que ter passado diesel nos aros). Após um tempo, vi que a moto estava rabeteando e quando fui olhar, os raios da roda de trás estavam bem soltos. Tem até alguns que já se soltaram do disco. Não sei exatamente qual a relação, mas ela tem rabeteado bastante quando eu chego a uma velocidade relativamente alta (80km), e começo a diminuir. Isso tem a ver com as pastilhas de freio, ou buchas? E outra, é perigoso andar muito tempo sem trocar esses raios? As condições financeiras misturadas com a crise não estão ajudando muito, hehehe.

4 - Pra finalizar, em relação às válvulas. A moto tem feito barulhos quando está parada, e pesquisando eu descobri que as válvulas estão desreguladas e por isso estão batendo. Eu tenho a intenção de regulá-las por mim mesmo, mas não sei direito se é um trabalho muito arriscado, ou se pode trazer consequências piores. O que vocês acham?

Desculpem o post gigante, mas acho que todos já passaram pela fase de iniciante. Qualquer coisa diferente já faz com que a gente fique meio desconfiado.

Se puderem responder, agradeço bastante! Obrigado. :)

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24 Set 2015 12:37 #2 por tough_monkey
Rapaz sobre o 3° ponto que você levantou eu acho isso uma situação preocupante... essa instabilidade pode ser por vários motivos e logo de cara eu acredito que seja balanceamento e alinhamento da roda.

Pelo estado que esta roda se encontra me parece perigoso continuar rodando com essa moto até essa questão estar resolvida porque alem deste provável problema de balanceamento e alinhamento você não tem como dizer o quanto a ferrugem afetou a força/resistência desta roda, que caso esteja comprometida pode causar um serio acidente.

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
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