Barulho track-track perto do pinhão

09 Jul 2010 06:30 #1 por Edu#
[font="Courier New, Courier, mono"]Bom dia amigos, a uns dois dias atras troquei o oleo de minha moto e ajustei a corrente, ate ai tudo bem só que no mesmo dia ao chegar ao trabalho e estacionar ela com o motor desligado escutei uns estralos repetitivos a medida que eu a movimentava, imaginei logo que estiquei demais a corrente... ao fim do expediente levei minha motoca para o fundo do galpão que trabalho e com a ajuda de um amigo nos folgamos e ajustamos a corrente denovo criteriosamente, com direito a piloto montado e tudo... Amenizei minha mente que era isso e fui embora, no corre-corre do dia -a-dia ate esqueci isso so que ontem a noite quando eu chegava em casa bem tarde subi a rampa da garagem e desliguei o motor para estacionar e percebi o maldito barulhinho que ainda continuava. ai hoje pela manhã sai com ela para testes e alem de não definir direito o que é o barulho descobrir tbm que o freio traseiro esta rangindo... não constantemente mas em algumas pegadas da posição da roda ele das uns gritos ( detalhe minha moto tem 4400Km rodados). Eu ia levar na consecionaria hoje mas amanheceu um verdadeiro diluvio aqui e como a loja fica um pouco longe de minha casa não fui. Alguem teria alguma ideia do que possa ser este estranho barulho??? [/font]

Born to be wild

Intruder 125 Azul 08/09 "Azusinha"

30000KM "Custom Nature", Custom não corre, custom desfila.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jul 2010 10:54 #2 por GuilhermeRS
Onde tu mora?? Porto Alegre??

Kra as vezes falta de lubrificação faz isso, ou no ajustar vcs deixaram desalinhada a roda, bate uma foto dos dentes do pinhão e da coroa e posta aqui pra nós olharmos...

A folga está dentro da recomendada no manual??? Com piloto em cima???

A minha fazia isto quando a relação tava na hora de trocar...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jul 2010 08:08 #3 por Edu#
Respondido por Edu# no tópico Barulho track-track perto do pinhão
Moro em Salvador, ajustei a corrente rescentemente sim e tomei muito cuidado no alinhamento da roda, troca a relação com 4000 é possivel? Vou arriscar na lubrificação pois estamos com muita chuva aqui ja tentei oleo hidraulico vou passar graxa para testar...

Born to be wild

Intruder 125 Azul 08/09 "Azusinha"

30000KM "Custom Nature", Custom não corre, custom desfila.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jul 2010 15:46 #4 por Correa
Respondido por Correa no tópico Barulho track-track perto do pinhão
Não passa graxa não, ´se fizer isso, ai é que a relação vai pro saco.
Vai grudar poeira, areia e sal, vai ser aquela salada abrasiva.
Coloque óleo 140, é óleo de diferencia de caminhão, custa 18 pratas o litro, ou se preferir tem outras opções mais caras de lubrificantes específicos para correntes, entre eles o mais barato é o da Bardahl, custa 9 pratas o frasco com 100ml, por ai dá para ver a diferença no custo no litro.
O trek trek que você está escutando pode ser várias coisas, pinhão frouxo, corrente gasta (puxe-a para atrás, lá na coroa, perto do parafuso de esticar, se ela afastar da coroa, ela está com os roletes gastos, se der para ver um dente inteiro, ai já está na hora de trocar.), pode também ser elos presos em alguma parte da corrente.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jul 2010 09:49 #5 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Barulho track-track perto do pinhão
Tem elo da corrente engripado.
O barulho é perto do pinhão porque a curva que a corrente faz é mais fechada que junto da coroa, forçando a parte engripada.


Aplique WD 40 na corrente como se estivesse usando um spray de lubrificação. Use a moto normalmente. depois de cerca de 50 Km rodados, verifique se o barulho sumiu. Provavelmente sim. Aplique mais um pouco o WD 40 e rode mais um tanto.


Após esse "tratamento", lubrifique a corrente com óleo SAE 90. Procure usar sempre esse tipo de óleo. Você compra um litro e tem lubrificante para a corrente por muitos anos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jul 2010 16:15 #6 por GuilhermeRS
Piccoli:
Onde eu compro em POA e região esses óleos bem grossos 90/110...????????

Abraços

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jul 2010 16:50 #7 por Edu#
Respondido por Edu# no tópico Barulho track-track perto do pinhão
Realmente o som é lubrificação , o oleo que estou usando e muito fino.... mas tenho a solução... Aqui no meu trablho tem uma maquina que trabalha com um oleo de lubrificação chamdo vactra 220. Este oleo esta entr os mais viscosos existentes. E tbm vou seguir a dica do wd e logo estarei postando os resultados

Born to be wild

Intruder 125 Azul 08/09 "Azusinha"

30000KM "Custom Nature", Custom não corre, custom desfila.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jul 2010 05:55 #8 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Barulho track-track perto do pinhão

GuilhermeRS escreveu: Piccoli:
Onde eu compro em POA e região [...]

Prezado, tenho essa garrafinha de óleo faz uns dez anos, nem lembro mais onde comprei, é óleo Havoline SAE 90.
Mas você pode talvez achar nestes locais:
- loja Sport Cross na Avenida Azenha
- lojas de autopeças da Avenida Azenha: pedir óleo para caixa de câmbio, conferir se é SAE 80, 90 ou mais
- postos Petrobrás: pedir óleo GL-5, tem a partir de SAE 80W90, é óleo muito usado por jipeiros. Deve ter em postos que atendem caminhões. Se você pega a freeway seguido, tente no Posto BR ali do pedágio de Gravataí.
Compre um litro e tem lubrificante para corrente para o resto da vida se guardar o frasco bem fechado.
Se não achar óleo SAE 90, pode usar óleo SAE 20W40 que tem até em supermercado. Coloque pouco para não fazer lambuzeira na roda e balança traseira. Rodando e esquentando a corrente, o óleo espalha bem sem necessidade de colocar demais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jul 2010 09:51 #9 por odio
Respondido por odio no tópico Barulho track-track perto do pinhão
Usar óleo na corrente faz uma p**a sujeira e é coisa pra quem faz trilha.


Existe aquela graxa branca própria pra corrente (R$ 3,00 a bisnaga), e eu atualmente estou usando a transparente (R$ 5,00 a bisnaga), que suja menos ainda...

assassinatura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jul 2010 08:36 #10 por FACSJONY

ódio escreveu:
Usar óleo na corrente faz uma p**a sujeira e é coisa pra quem faz trilha.


Existe aquela graxa branca própria pra corrente (R$ 3,00 a bisnaga), e eu atualmente estou usando a transparente (R$ 5,00 a bisnaga), que suja menos ainda...



qual a diferença da graxa branca para as outras alem da cor? A graxa branca junta menos areia e sufeira, pois o problema de se usar graxa na corrente não é sujeira, mas aquela massa altmante abrasiva que se forma e acaba com o kit.

JONY SUZUCANDO...

YES 125cc "Suzi"- 2009/09

Fortaleza - CE



Para que correr se com a Suzi eu posso desfilar...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jul 2010 09:01 #11 por Correa
Respondido por Correa no tópico Barulho track-track perto do pinhão
Com todo respeito......
Eu não usaria nenhum tipo de graxa, de nenhuma cor, muito menos a branca.
A graxa branca foi desenvolvida para ser usada pela industria náutica, não com a intenção de lubrificação, mas sim com intenção de proteção, ela com o tempo, forma uma película dura, protegendo assim o que estiver por baixo, pode ser até que, com a temperatura do movimento da corrente, ela derreta e lubrifique a corrente, mas mesmo assim, acumulará poeira, areia etc, formando a famosa pasta abrasiva, que cria uma folga lateral na corrente e acelera o desgaste das engrenagens (coroa e pinhão).
Sendo assim, prefiro o uso de um óleo grosso ou lubrificante específico para uso em correntes de motos e kart.
Um abraço.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 10:32 #12 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Barulho track-track perto do pinhão
Eu já usei e desisti de graxa branca. A corrente ficou muito seca.
Agora é óleo SAE 90. E quando a corrente está muito suja, seca, ou engripada, borrifo um pouco de WD 40 em toda ela e rodo uns dois dias assim. Depois volta o óleo 90.


A lambuzeira eu resolvi fácil, sem stress e sem poluição de querosene e outros: um pouco de WD 40 em pedaços de estopa, retiro toda a sujeirada, depois lavo a moto normalmente com shampoo para carros.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 17:43 #13 por Edu#
Respondido por Edu# no tópico Barulho track-track perto do pinhão
Vou alem agora uso o Vactra 220.....

Born to be wild

Intruder 125 Azul 08/09 "Azusinha"

30000KM "Custom Nature", Custom não corre, custom desfila.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 18:51 #14 por GuilhermeRS
Valeu piccoli, vou procurar em auto-peça por óleo de cambio...

Eu tava afim de fazer um litrão com esse óleo e um pouco de grafite em pó, tava lendo um tópico que fica bom e tal e não chega a esmirilhar a relação (só se colocar 1/2kg de grafite)...

Graxa realmente não dá, aquilo cria uma bola de sujeira no pinhão que só com querosene pra lavar depois, sem falar que junta areia e faz o papel de lixa nos elos...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jul 2010 17:26 #15 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Barulho track-track perto do pinhão
Não há necessidade de grafite, use somente óleo 90.
Ponha um pouco de cada vez e a lambuzeira não será tanta.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.175 segundos