caramba, o pessoal aqui no pequenas suzuki é mesmo idealista hem?? o óleo ideal, a relação ideal, a marcha ideal... daqui a pouco o mundo ideal surge aqui no meio. rsrrs
desculpem o off-topic!
voltando ao assunto, a troca de marcha para aproveitar o máximo possível do rendimento do motor é a hora que chega na rotação de potência máxima.
mas esse jeito NÃO é o melhor para consumo. para consumir menos combustível o ideal é trocar a marcha com a menor rotação possível do motor, desde que ele não começe a engasgar por usar uma marcha muito alta numa velocidade muito baixa.
Mauricio, o Mala.
Fã de teorias absurdas.
O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)
O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Edu#, não sou especialista nem nada do tipo, sou somente
um mero motociclista, porém creio que não há uma rotação
"ideal".
Cada situação é uma situação... se você está para entrar
em uma rodovia trocará com giro mais alto, a fim de
ganhar velocidade mais rápido, se estiver passeando, não
há problema em trocar aos 4 ou 5 mil giros, desde que,
como o colega Maurício falou, você não fique com marcha
muito alta e velocidade muito baixa...
Eu, pessoalmente, troco na mesma faixa que o Patriarca,
mas este fato não faz com que seja a faixa ideal, muito
longe disso....
O Carlos está certo, como ando muito em estrada acabo trocando com o giro mais alto mesmo, depende de cada situação, mas o conta-giros é uma ótima ferramenta de apoio quando estamos pilotando, pena que algumas motos não tem esse instrumento.
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mas dá pra se substituir o conta-giros com OUVIDO viu Patriarca.
eu imaginava q iria sentir falta dele quando upei da Yes pra Lander (que apesar de ter conta-giros, é de difícil leitura), mas não senti não. nem do indicador de marchas tbm.
nos primeiros dias foi um pouco estranho, mas logo memorizei o som q a moto faz quando "tá pedindo marcha", e me acostumei a mudar a marcha assim.
na verdade nas saídas aumento a marcha o mais rápido possível, pra manter a rotação sempre abaixo de 5.000rpm (exceto quando preciso arrancar mais forte por algum motivo).
Mauricio, o Mala.
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Como ando muito em estrada acostumei a passar marcha pra la dos 8.000rpm, a 5 marcha so passo qdo ja esta beliscando o red line... ja estou tao acostumado e, acho q o motor tb, q parece q o motor esta "desligado" qdo esta abaixo de 7krpm...
Sobre consumo o mais importante é o qto vc esta acelerando, principalmente nos carburadores. Se vc conseguir andar na "faixa util" do motor (entre o torque e potencia maximos) e com pouca aceleraçao essa sera a forma mais economica, pois, é a faixa de rpm q o motor precisa de menos aceleraçao para manter a velocidade... Qdo eu nao andava muito em estrada eu fazia isso, pouca aceleraçao e deixava o motor desenvolver naturalmente, sempre deixando-o "cheio" (na casa dos 7~8krpm), o consumo beirava os 40km/l, agora andando na estrada e tendo q acelerar mais pra me manter acima dos 100km/h o consumo caiu pra casa dos 33km/l, o q ainda considero bom, pois, é "cabo enrolado" por um bom tempo...
Quando estava com a Biz, eu trocava "de ouvido". Mas agora com a Intruder, como
estou amaciando, sempre troco quando ta beirando os 5k giros, até pq não posso
passar disso. Mas pelo que percebi, assim que passar o período de amaciar, vou
continuar trocando "de ouvido".v:P
"ex" - Mirage 150 - Mijadinha
Harpias das Gerais MC
Indaiatuba - SP
Pois é realmente posso ter exagerado em relação a ser "a troca ideal". Tudo que vocês falaram faz sentido sim , o bom mesmo e aprender a sentir a moto e observar como desenvolve em varias situações. E por falar em situação vcs ja viram alguma intruder manter 80km/h a 6000RPM??? Isso ta acontecendo com a minha esta dando uma faixa de 10km a cada 500rpm( isso entre 60 e 80km pois de 80 pra 90 ela sobe 1000rpm). Comento isso pois meu motor esta amaciando e dou picos de 6000rpm para não manter constante os cinco mil e percebi que nesses picos ela chega a 80km.
Born to be wild
Intruder 125 Azul 08/09 "Azusinha"
30000KM "Custom Nature", Custom não corre, custom desfila.
Edu#,
A minha faz 80km/h a 6000 RPM e 100km/h a 8000 RPM.
Dá para bater pouco mais de 110 a 9000 e 120 a uns 9600,
mas eu não vou judiar da Lola desse jeito, né! rs
Vale lembrar que a minha, originalmente, veio com pinhão 14
e coroa 42, eu alterei o pinhão e agora estou com 15x42.
Andei pesquisando mas não consegui encontrar nada que me ajude a retirar esta duvida de minha cabeça:
- Nas trocas de marcha da intruder , qual a melhor rotação para subir a marcha sem perder o tempo do motor ou seja reduzir aquela perda de potencia.
Bem, pelo que entendi vc não quer que ela caia numa faixa de potencia sem força...então o melhor a fazer é subir o giro até a potencia maxima (na intruder eu naum lembro qual é...sei que na yes é em 8500 rpm) e trocar a marcha. É pra proxima marcha cair proximo ao giro de torque maximo ou numa rotação entre o torque maximo e potencia maxima, assim vc ta sempre andando na faixa com mais rendimento do motor. Mas como ja disseram, talvez não seja o modo que vai economizar mais combustivel.
Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
Interessante o tópico e as respostas. Eu acho o conta-giros útil, mas para trocar as marchas eu me acostumei tanto com a troca de OUVIDO que nunca me deti na troca via marcação do conta-giros, vou me ater mais a isso quando estiver pilotando a YES de minha hermana e ver se consigo melhorar o rendimento.
Eu estou muito acostumado a usar o conta-giros, e também com o marcador de marchas que pros iniciantes é uma mão na roda, tanto que quando fiquei um tempo com uma XTZ X só trocava a marcha olhando pro conta giros e me atrapalhei muito porque ela não tem marcador
, mas isso é falta de costume mesmo.
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