Trudi não liga! Q zica! tá fraca...

21 Jun 2007 10:58 #1 por usuario1
Boa tarde a todos do Forum!

O Negócio é o seguinte, no dia 09/06, minha irmã comprou uma Intruder 125, mas moro em Lorena-SP, distante uns 80 Km de Taubaté-SP, onde ela comprou. Ela pediu para que eu fosse com ela até lá, ela ia de carro com o namorado dela, e eu voltava pilotando a moto, pq faz muito tempo q ela não anda, e eu já tou mais acostumado poius meu irmão tinha uma CGzinha e eu andava direto com ela... resumindo, fomos lá e eu vim com ela, dando, no máximo 7.500rpm, pois o cara da concessionária falou pragente que podia andar (pra amaciar) um pouco a 100Km/h, depois reduzir, e como nova, a 7.500 ela chegava a no máximo 95km/h, mas mantive mesmo 80 Km/h, o que dava uns 6.000-6.500.

Pois é, tudo certo, chegamos e ela interinha... pra dizer a verdade, em termos de conforto, o que É A INTRUDER, ein?! Pô, pegava a CGzinha do meu irmão e achava confortável, mas a Intruder, pow, como vi em outros tópicos daki do forum... ela é pra PASSEAR e não pra Pilotar... show de bola!!

Andamos depois no Domingo (10/06), levei a moto pra um lugar calmo pra minha irma andar um pouquinho com ela e acostumar... depois eu trouxe ela de volta e guardei em casa (sou vizinho da minha irmã, é que coloco no rancho de casa, pra deixá-la coberta).
Depois de todo esse tempo parada, ontem na hora do almoço pensei "vou dar uma ligada na moto pra ela não ficar muito tempo parada", e fui ligar... na primeira, demorou um pouco pra pegar mas foi... só que fui acelerar, no ponto morto, e ela morreu... depois ela não queria pegar, levantei o afogador e ela pegou, acelerei e morreu, nem chega a 1.000 rpm e morre, ou seja, nem acelera.
Depois disso liguei de novo (com o afogador ligado - pra cima), ela pegou e eu deixei até ela esquentar... sem acelerar nem nada, depois de nem 1 minuto ela morreu... e agora não pega, nem com afogador e nem sem... o pior é que estou com medo de ficar tentando e a bateria ir pro saco...

E você, o q me dizem, dá pra resolver ou devo levar pra assistência?

Desde já agradeço, principalmente pela paciência de ler esse quase "testamento" que digitei!

Um abraço a todos!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2007 11:06 #2 por Bruno san
nossa acabou de pegar a moto e o cara mandou vc andar a 7500 rpm?
Bom...tenta apertar o parafafuso do carburador, deve ser por isso q ela esta morrendo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2007 11:08 #3 por VinnyRun
Cara,

Use a ferramenta de pesquisa no site (uma lupinha em cima da tela escrito "Procurar"). Não tenho Intruder nem conheço ela muito de perto, mas tenho certeza que já vi o pessoal aqui comentando sobre afogador, pegar, morrer, essas coisas que você relatou...

Abraço e seja bem vindo ao Fórum!

Achei alguns:

http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=3114&a mp;PN=1

http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=3005&a mp;PN=1

http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=3086&a mp;PN=1

VinnyRun39254,5940162037

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2007 11:18 #4 por kuila
Respondido por kuila no tópico Trudi não liga! Q zica! tá fraca...
_lÊ_, seguinte, se puder detalhar melhor ajuda, mas:

antes de mais nada, a torneira do combustível está aberta?

a moto dá partida e depois de alguns segundos/minuto morre né?

se a moto liga a corrente está circulando e a gasolina está chegando ao carburador.

se ela ficou parada muito tempo pode ter encantado (criado uma gosma e travado a agulha no carburador)

verifica se não vazou ou vaza gasolina por uma mangueirinha preta embaixo da moto.

tenta ligar a moto no afogador e iniciar uma leve (disse bem leve) aceleração, nada de chamadinhas e depois veja o comportamento.

sua moto está com qual rpm no neutro? aparenta estar muito baixa.

confirma estas coisas e talvez dê pra ajudar melhor ok?

abs,

edit:

aproveita e dá uma consultada no material que o Vinny achou.kuila39254,5978125



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2007 11:45 #5 por usuario1
Vinny, bem, achei interessantes os tópicos e estou dando uma lida... vou até imprimir e levar pra casa (é que agora estou no trampo), daí eu tento uma por uma... valeu por pesquisar pra mim, eu já tinha pesquisado mas só tinha lido o primeiro tópico q vc indicou...

Kuila, então, na primeira vez que liguei nem percebi a rotação, mas fui acelerar e ela morreu, depois tentei, bem vagarosamente, como vc disse, e sem chance, morreu no primeiro sinal de aceleração, estava a 1k e chegando a 1,5k (eu já estava animando...) morreu... depois disso lembrei que uma vez fui pegar a CG do meu irmão e ela tava assim, até tive que chamá-lo, e a CG só pegou acelerando muito e dando partida (acelerada), e daí tinha q manter a rotação alta, até que depois de alguns minutos voltou a pegar normal... tentei fazer isso com a Trudi e nada, morria na partida... depois de tudo isso liguei ela, com afogador, e deixei ligada, sem baixar o afogador, deu uns 40 segundos e morreu, depois disso não ligou mais... já tentei segurar mais tempo a partida e nada, nem com afogador nem sem... e sempre na tentativa vem aquele Cheirão de gazoza, mas nada...

Queria aproveitar pra saber tbm se tem algum problema segurar a partida (uns 5s)??

Então, e ontem ainda, tentando mais vezes à noite, a partida começou a parar de funcionar... ela iniciava e logo parava e começava a fazer um estalinho, daí eu parava, e pensei "deve ser a bateria", mas os faróis não mudaram de intensidade, a não ser que eles não mudem mesmo com a bateria fraca... mas fiquei com um pé atraz de torrar a bateria dela...

Sobre a torneira, estava aberta quando parada, tá certo?! E depois tentei com ela aberta, fechada e no Reserva, e nada de dar certo.

Agora ela não liga mais, ligou nas primeiras vezes, agora nem liga mais...

MUITO tempo ela não ficou, ficou desdo dia 10/06 até ontem, ou seja, 10 dias, acho que não é muito, é?!

Gasolina não vazou, pelo menos no chão não tem sinal de nenhuma gota... a não ser que tenha vazado e não caiu, isso eu vejo chegando em casa e amanhã posso confirmar...

Então, na primeira vez que pegou ela nem chegava direito a 1k no neutro, e logo morria, como se estivesse em segunda com uma rotação muito baixa, entende? Ia engasgando até morrer... mas tbm não deixava eu acelerar..

Mas uma vez obrigado por tudo!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2007 12:21 #6 por kuila
Respondido por kuila no tópico Trudi não liga! Q zica! tá fraca...
colocou gasolina boa? de procedencia?

não segure o botão de partida por mais de 5s não, senão dá problema.

tente também o seguinte:

tente a partida com farol apagado;
tente após dar partida com o afogador manter a rotação
tente a partida com o afogador na metade
tente aumentar a rotação da lenta

e confira o estado da bateria:
abra a tampa lateral direita e verifique o nível de água da bateria.
verifique se o botão corta-corrente está devidamente posicionado.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2007 12:52 #7 por _AL_
Respondido por _AL_ no tópico Trudi não liga! Q zica! tá fraca...
Lê:


Teve uma época aqui que choveu por 14 dias, minha motoquinha ficou parada e eu esqueci a torneira aberta. Batata, quando fui ligar, tava tudo sujo.


Nossa gasolina é uma merda mesmo. Manda limpar e regular novamente o carburador que volta ao normal.


Quando for deixar parada por muito tempo, tipo mais de uma semana, um pouco antes de chegar em casa fecha a torneira. Quando chegar em casa deixa ela funcionar um pouco mais até acabar toda a gasolina da cuba e deixe-a no cavalete central.


Fazendo isto minimiza-se os problemas por conta da gasolina.





AL

Suzuki Boulevard M800 Jolie

Uberlândia - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2007 13:08 #8 por usuario1
_Al_ valeu, vou fazer isso da próxima vez que guardá-la... o jeito é testá-la mais um pouco com as dicas de todos e se não der mandar pra assistência.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2007 13:13 #9 por kuila
Respondido por kuila no tópico Trudi não liga! Q zica! tá fraca...
e claro, lembre de postar o resultado, conseguindo ou caso mande pra concessionária veja qual foi o problema.

abs e boa sorte.



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2007 13:15 #10 por Jujuba
Respondido por Jujuba no tópico Trudi não liga! Q zica! tá fraca...
Sobre o que o AL disse, sou testumunha viva, com minha ex-SPORT, deixei muito tempo ela parada, fechei a torneirinha, mas não "esgotei" a gasolina do carburador, o que aconteceu? Toda imundice da gasolina no carburador virou lodo e danificou as agulhas do carburador e tive de trocar. Então a dica é fechar a torneirinha e esgotar o pouco da gasosa que permanecer dentro, vc pode fazer isto desatarrachando um parafusinho que fica embaixo do carburador(na CG é assim) ou como o AL disse, deixando ela ligada até queimar toda a gasosa. Sobre a Intruder de sua mana ser ruim para pegar, pode ser que a gasolina que estava no tanque dela estivesse muito velha estando lá na autorizada parada e outra coisa que vc precisa saber, é que moto nova geralmente é uma mierda mesmo para pegar, pode ser de qualquer marca. Minhas outras motos que eram Honda e foram tiradas novas por mim tb era uma tristeza no comecinho enquanto eram novinhas para pegar na primeira partida. Só com afogador e muita reza!!rs Não vejo a hora dos carburadores serem banidos da face da Terra!

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2007 14:12 #11 por usuario1
Mais uma vez obrigado por todas as dicas... assim que o resolver o problema falo pra vcs...

Mas gostaria de perguntar outra coisa, caso leve ela à assistência esse dano no carburador é reparado sem custos, por causa da garantia, ou é cobrado alguma coisa?? Sou bem leigo nesse aspecto, não sei direito o que a garantia cobre ou não...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2007 14:21 #12 por _AL_
Respondido por _AL_ no tópico Trudi não liga! Q zica! tá fraca...
Sujeira não é defeito. O carburador está perfeito. Se sujou, foi por conta de utilização de combustível de má qualidade ou parada por longo tempo sem as devidas precauções.


Aqui na consecionária de Udi, limparam para mim de grátis, mas eu tinha acabado de comprar a Jolie também, aí fizeram graça. Não sei se vai ser seu caso, mas normalmente não faz parte de garantia a limpeza e regulagem do carburador não.


Só se você deixasse para tentar reclamar dele na revisão de 1000Km, mas não aconselho, pois carburador sujo pode danificar mais coisas se não for limpo logo e aí o barato sai caro.





AL

Suzuki Boulevard M800 Jolie

Uberlândia - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2007 14:24 #13 por kuila
Respondido por kuila no tópico Trudi não liga! Q zica! tá fraca...
VAI LÁ e simplesmente aponta que não quer ligar, o resto deixa com eles pq se vc chegar avisando que está com o carburador sujo eles vão apontar mal uso.

entrega lá que eles resolvem.

fica sussa.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2007 21:01 #14 por Jduarte
L^e,


vc tem uma marreta daquelas bem parrudas?


Não?... bom, e uma picareta?... também não?... martelo?... uma barra de ferro qualquer, bem pesada?... de repente até mesmo um paralelepípedo??


não??... bom, tá... tudo bem... não íamos precisar disso tudo mesmo...


Bem provavelmente já aconteceu a cristalização de alguma coisa que há no tanque de combustível, e que acaba sendo dissolvida pela gasolina. E depois de um tempinho parada, vira essa borra, essa cristalização, que trava a agulha da bóia (isso é dentro do carburador).


Às vezes, nesses casos, algumas batidas com o cabo de uma boa chave de fenda (ah, agora sim, uma dessas é bom ter em casa), na lateral do carburador, conseguem soltar essa agulha. Mas é mais provável que tenha que abrir e limpar essa agulha e a sede dela.


Caso seja difícil a assistência, tente o seguinte:


feche a torneira do tanque, e retire a mangueira da gasolina no carburador... tenha um pouco de estopa para segurar o restinho que pode cair da mangueira. A seguir, procure retirar qualquer gasolina que tenha ficado naquele caninho no carburador. Feito isso, injete o famoso WD40, usando aquele canudinho que vem junto, dentro do caninho do carburador. Não muito... uma boa apertada na válvula do spray já está bom. Aguarde uns 5 minutos.


Depois pegue a mangueira da gasolina, solte-a da torneira e reconecte no carburador. E na ponta que ficou solta, faça pressão soprando nela, e ao mesmo tempo vá dando pancadinhas na lateral do carburador.


A intenção com tudo isso é que a agulha se solte da sede (ela fica grudada alí devido a essa cristalização).


Isso pode funcionar (nessa caso, vc conseguiria soprar ar normalmente pela mangueira da gasolina)... mas não garanto que a agulha não vá ficar travada em outra posição, o que acabaria fazendo a gasolina correr direto pelo "ladrão", aquela mangueira preta que sai por baixo do carburador.


obviamente que depois de tudo isso vc tem que reconectar a mangueira da gasolina, e só depois disso abrir a torneira do tanque, e verificar se ficou normal.


tendeu?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jun 2007 06:49 #15 por usuario1
Jduarte valeu pelas dicas... mas tenho medo de fazer isso e acabar perdendo a garantia, ainda mais que a moto é da minha irmã... de princípio eu pensei que EU estava fazendo algo errado na hora da partida, mas pelo visto a treta não sou eu, é o carburador.

Vou fazer o seguinte, a assistência é perto de casa, nem chega a 1Km de distância, o ruim é que tem um morrinho, daí vou sofrer um pouco pra empurrar... hehe, mas se chegando lá os caras verem o problema e disserem que a garantia não cobre isso, e q a limpeza vai ter de ser paga, daí volto com ela e faço esse esquema que Vc me falou.

Mas sei q todos vcs perceberam que sou meio (bastante) leigo em mecânica, então não sabia que tinha que virar a torneira e gastar a gasosa antes de guardar... mas penso o seguinte: o cara da concesionária não falou nada (de certo pensou q iríamos usar a moto diariamente), e se no manual não tiver descrito isso, daí o erro não foi meu, certo?! Mas se no Manual estiver isso e EU e minha Irmã lerdeamos por não ler, daí agente dança, não é?!
Claro, além disso tem tbm o fato de vermos como são os mecânicos de lá, se forem compreensivos e gente-boa, podem arrumar mesmo agente tendo "zuado", mas se forem rigorosos agente pode dançar...

De qlqr maneira, agora q "descobri" o forum, vou participar bem mais pra saber tudo sobre a Trudi, já que minha irmã trabalha em outra cidade e só vem prá cá nos fins-de-semana, talvez eu use mais a moto, então é bom saber das coisas...

Muito obrigado a todos,... segunda-feira eu digo o que rolou na autorizada (vou lá amanhã)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.188 segundos