HD na chuva. Pois é...

09 Mar 2012 11:00 #1 por Danilo Souza
Senhores venho lhes comunicar que estou tirando brevê para peão de rodeio. Para melhores informações pilote sua HD na chuva.

Abro este tópico para discutirmos o comportamento de nossas "pequenas" na chuva e tudo que este maravilhoso momento nos proporciona (ou não!)

Já tinha deitado minha moto em cima de uma 883 ontem no estacionamento por que o pé da gorda voltou. Mas meu dia não tinha acabado...

Na saída do serviço mais tarde me deparei com a tríade do inferno: chuva forte, vento frio e engarrafamento de noite. Em um semáforo (saindo em curva), dosei mal o acelerador peguei a maravilhosa faixa branca e a Escrota decidiu que em cima dela eu não ficava mais . A traseira chicoteou que nem touro brabo! Matei duzias de baratas até a bicha se acalmar. Depois (azul de susto ) continuei enfrentando a chuva, o frio (sem luva por que fazia calor esses dias aqui) e o corredor.

Algo nisso tudo me chamou a atenção: Mesmo pegando um temporal na estreia com a moto meses atrás, não estava em condições tal desfavoráveis como ontem e por isso não percebi. Impressiona a instabilidade da moto e o perigo com os freios em pista molhada e suja. Qualquer razão para falta de aderência ela rebola que nem mulata, no corredor, 30Km/h dava para perceber ela solta e dificuldade para "senti-la" (aliás essa foi minha maior dificuldade com ela na chuva, o tato).

Sim senhores, minha inexperiência é notável, mas pesquisando sobre o assunto, percebi que as HD dão esse trabalho aos experiêntes também, se comportanto da mesma forma. Desta forma peço a ajuda de vocês, pois fiquei bem inseguro e, acho, muitos outros devem passar pelo mesmo.

Ou seja, me ajuda pra Deus te ajudar??

DYNA DE 0 A 100. EXPERIMENTE VOCÊ TAMBÉM!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 11:22 #2 por drpj
Respondido por drpj no tópico HD na chuva. Pois é...
Chuva requer suavidade de movimentos...

Pneus Dunlop? Experiências incríveis podem ocorrer...

Abs, Paulo

São Paulo - SP
Ainda endireitamos Lisarb!!???

FLHRSi

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 11:33 #3 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico HD na chuva. Pois é...
não existe receita mágica. Na viagem que fiz para Curitiba atrasei o trem por conta do vento lateral que insistia em jogar minha moto para o acostamento.. fazer o que? Não tem jeito.

Devagar, pouco acelerador para evitar despejar o torque em algum lugar indesejado e vai rodando.

Vai balançar e na hora que ela decidir chicotear, corta o acelerador e tenta corrigir no guidão.. freiou, vai pro chão.


E lembre-se sempre de uma coisa: o que a chuva molha, o vento seca. Prepare-se sempre para o pior porque não vai parar de chover no planeta.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 11:45 #4 por Danilo Souza
Respondido por Danilo Souza no tópico HD na chuva. Pois é...
Então, penso em começar a andar na água só para pegar a manha (e as manias dela). Acho que se consigo dominar ela, consigo dominou qualquer outra motocicleta.

Os Pneus são Michelin originais. No primeiro momento comecei a achar que eles são ruins. Mas acho que não é bem assim, eu é que padeci por não saber...

DYNA DE 0 A 100. EXPERIMENTE VOCÊ TAMBÉM!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 11:50 #5 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico HD na chuva. Pois é...
Tá dito.....é ruim mesmo!!!!

Além do desconforto físico, nunca nenhuma HD é boa em chuva.....pneus Dunlop são péssimos nessa hora.....assim como os freios, esfriam muito rapidamente e perdem completamente a atuação.

Calibragem correta nos pneus ajuda muito......e conhecendo vc, sei que faz uns tres meses que vc nao calibra os pneus da menina......

Da próxima vez, se for feio que nem vc contou, faça como eu.....pare no posto mais próximo e peça um expresso.....sempre vai ter alguem para bater papo e em 20 minutos vc segue mais tranquilo.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 11:57 #6 por Danilo Souza
Respondido por Danilo Souza no tópico HD na chuva. Pois é...
Pô Celê, não é que calibro direto! Essa do café deveria ter feito mesmo (e passei por uns 3 postos).

O Dunlop parece ser uma unanimidade na chuva... não li um elogio sequer...

DYNA DE 0 A 100. EXPERIMENTE VOCÊ TAMBÉM!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 14:21 #7 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico HD na chuva. Pois é...
Não tinha visto seu post dizendo que seus pneus eram Michelin.....nunca usei, mas todos dizem ser bom.

Dunlop é um pneu muito bom.....no momento em que se acaba e vc joga aquela tranqueira fora.....

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 14:28 #8 por drpj
Respondido por drpj no tópico HD na chuva. Pois é...
Outro dia li de um sujeito que havia trocado da sportster para uma softail (esta ainda com Dunlop):

Havia esquecido como é sentir a mudanca de faixa ao passar nas linhas pintadas, no seco...

É um desconforto na estrada, a moto chega a balancar. Com os Metzs nem me lembrava desta sensacão horrível.

Abs, Paulo

São Paulo - SP
Ainda endireitamos Lisarb!!???

FLHRSi

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 14:30 #9 por drpj
Respondido por drpj no tópico HD na chuva. Pois é...
Mas, embora tenha rodado pouco na chuva com os Dunlop, nunca levei susto.

Sempre me passaram seguranca. Com os Metz, a sensacão na chuva é de firmeza, muito melhor...

Abs, Paulo

São Paulo - SP
Ainda endireitamos Lisarb!!???

FLHRSi

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 19:26 #10 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico HD na chuva. Pois é...
E como vai a "inominada" Road King????

Se passar mais uma semana, vou batiza-la de INOMINADA.....

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 20:01 #11 por REG
Respondido por REG no tópico HD na chuva. Pois é...

Danilo Souza escreveu: Senhores venho lhes comunicar que estou tirando brevê para peão de rodeio. Para melhores informações pilote sua HD na chuva.
 
Abro este tópico para discutirmos o comportamento de nossas "pequenas" na chuva e tudo que este maravilhoso momento nos proporciona (ou não!)
 
Já tinha deitado minha moto em cima de uma 883 ontem no estacionamento por que o pé da gorda voltou. Mas meu dia não tinha acabado...
 
Na saída do serviço mais tarde me deparei com a tríade do inferno: chuva forte, vento frio e engarrafamento de noite. Em um semáforo (saindo em curva), dosei mal o acelerador peguei a maravilhosa faixa branca e a Escrota decidiu que em cima dela eu não ficava mais

. A traseira chicoteou que nem touro brabo! Matei duzias de baratas até a bicha se acalmar. Depois (azul de susto ) continuei enfrentando a chuva, o frio (sem luva por que fazia calor esses dias aqui) e o corredor.
 
Algo nisso tudo me chamou a atenção: Mesmo pegando um temporal na estreia com a moto meses atrás, não estava em condições tal desfavoráveis como ontem e por isso não percebi. Impressiona a instabilidade da moto e o perigo com os freios em pista molhada e suja. Qualquer razão para falta de aderência ela rebola que nem mulata, no corredor, 30Km/h dava para perceber ela solta e dificuldade para "senti-la" (aliás essa foi minha maior dificuldade com ela na chuva, o tato).
 
Sim senhores, minha inexperiência é notável, mas pesquisando sobre o assunto, percebi que as HD dão esse trabalho aos experiêntes também, se comportanto da mesma forma. Desta forma peço a ajuda de vocês, pois fiquei bem inseguro e, acho, muitos outros devem passar pelo mesmo.
 
Ou seja, me ajuda pra Deus te ajudar??


Danilo,
Quando sai de Sampa para Salvador com a 1200, foram quatro dias de muita agua, no ultimo passeio trazendo a Dyna, Sampa/Salvador, o ultimo dia foi de muita agua tambem. Uma coisa e certa, muita calma nessa hora, apesar de voltar a rodar quase sempre no mesmo ritmo depois de trinta minutos de chuva, a atencao deve ser MAIS que redobrada, entrada de curva, distancia dos outros, etc...sempre esquentando os freios e muito ligado com os possiveis imprevistos, no comeco da chuva e quando mais o asfalto desliza, depois de bem lavado, fica melhor....nao muito melhor, frenagem, mais uma vez, MUITA CALMA NESSA HORA. Andar na chuva, quando se esta bem equipado e a chuva nao e muito braba, ate que e legal, porque pelo menos fica mais ¨fresquinho¨, outra coisa sempre use ¨water off¨ na viseira, desse jeito nao fica cheio de pingos atrapalhando o seu visual.
Abracos,

Ya360 72/Ka350 73/Ya350 74/Su 380 75/Su550 76/Su750 77/Su185 78/YaXT500 78/Ya250 80/Ho250 82e84/Ya600 89/Ya350 90/Hon 350 91e92e94/Su500 97/Su900 98/Ya600 00e02e04e06/HD1200 06/STROM 1000 09/DYNA10

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2012 17:49 #12 por Wlad
Respondido por Wlad no tópico HD na chuva. Pois é...
Na viagem a Oktoberfest de 2009, saímos eu e esposa no Domingo as 4:00h da madrugada debaixo de muiiiiiitttttaaaaa chuva. Ambos bem paramentados com uma Ultra recém comprada. O fato da presença do ABS e pneu Dunlop de duplo composto deu uma certa confiança, fato que não impediu cuidado redobrado e muito medo na descida da serra do Paraná com chuva , com carros e caminhões em velocidades absurdas, não tive dúvidas: joguei a moto pro acostamento, andei a 40-60 km/h e deixei os doidos passarem. Foram 1200 km embaixo de muita chuva, acabamos por chegar em casa as 22:00 da noite de Domingo, ilesos graças a Deus.Já passamos por este tipo de viagem outras vezes, conselho: vá com calma, sem pressa de chegar não importando o equipamento que vc tem.Abs

Obsolescência programada?? Tô fora, tenho uma Harley....

FLHTCU - Ultra Classic 2009 - "Angelina"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2012 18:05 #13 por drpj
Respondido por drpj no tópico HD na chuva. Pois é...
Tô gostando de ver Wlad.

Pelo visto está sem dores...

Abs, Paulo

São Paulo - SP
Ainda endireitamos Lisarb!!???

FLHRSi

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2012 18:15 #14 por Wlad
Respondido por Wlad no tópico HD na chuva. Pois é...
DRPJ, dor alguma. Só houve dor até o 3 dia de P.O. de lá pra cá só melhora a acada dia. Mas ainda vou guardar o "resguardo" de 6 meses para voltar a pilotar. Abs.

Obsolescência programada?? Tô fora, tenho uma Harley....

FLHTCU - Ultra Classic 2009 - "Angelina"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2012 19:44 #15 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico HD na chuva. Pois é...


Abração, Wlad, e que continue plena a recuperação!

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.166 segundos