Novos modelos HD 2012 - Sportster 1200 , Dyna Swit

25 Ago 2011 19:30 #1 por Royo
A Harley-Davidson quer ampliar sua oferta de produtos no mercado brasileiro. No Salão Duas Rodas - que acontece de 04 a 09 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP) - a centenária marca norte-americana apresentará a Dyna Switchback, a V-Rod 10th Anniversary, além da Night Rod Special. Mas a montadora quer oferecer uma opção mais acessível. Um modelo que se posicione entre a XL 883R (R$ 25.900) e a XR 1200X (R$ 33 mil), ambas da família Sportster. Uma forte candidata à desembarcar no País é a XL 1200 Custom, que tem preço sugerido a partir de US$ 10.299, lá nos Estados Unidos. A equipe da Agência Infomoto viajou para a “Terra do Tio Sam” e conferiu o desempenho da moto, que pode ser uma fiel parceira para dupla jornada. Ou seja, ágil na correria do dia a dia e, nos finais de semana, encara a estrada no melhor estilo “Easy Rider”.

Cheia de personalidade, a XL 1200 Custom traz desenho clássico, rodas de liga leve, pneus mais largos, lanterna com LEDs, capa sobre o farol, além de muitos cromados. Já o motor “V2” conta com acabamento em preto, com aletas de refrigeração polidas. Detalhe: este é um dos modelos de propulsor refrigerado a ar produzido em Menomonee Falls, próxima a Milwaukee, no estado de Wisconsin (EUA).

Mas o “grande barato” desta moto é sua vocação para receber inúmeros acessórios ou substituir peças originais por itens personalizados. A lista é extensa. Vai do assento até outras opções de acabamento do motor, passando pelo guidão, pedaleiras, rodas, alarme e novas cores. O pacote de personalização pode sair direto da direto da fábrica.

Primeiras impressões
O pequeno e pacato município de Park City, vizinho à capital de Utah, Salt Lake City, no meio-oeste americano, foi o palco escolhido pela Harley-Davidson para o lançamento da linha 2012. O grande destaque foi a nova Dyna Switchback, seguida pela edição alusiva aos 10 anos da V-Rod, Night Rod Special, além da linha CVO (Custom Vehicle Operations).[/b]

Mas uma “motinho” me chamou a atenção, principalmente por enxergar no modelo uma grande oportunidade da Harley ampliar suas vendas para o mercado brasileiro. E foi com a XL 1200 Custom que iniciei a avaliação da linha 2012 das motos HD.

O primeiro ponto positivo é seu estilo clássico, sem muitas frescuras. Moto com cara de moto. As rodas calçadas com pneus “balão”, fornecidos pela Michelin, e emoldurado pelo pequeno para-lama dianteiro dão um ar mais encorpado ao modelo. Ao montar na representante da família Sportster, nova surpresa: a 1200 Custom oferece bons níveis de ergonomia, apesar do assento “solo”, que, aliás, pode ser substituído. Sua postura de pilotagem, com os braços abertos e esticados, além das pernas semi-flexionadas a fazem também bastante confortável.

O motor de dois cilindros em “V”, de 1200 cm³ de capacidade, trabalha de forma linear, sem trancos e reações estúpidas. Um dos responsáveis por este temperamento mais dócil é o câmbio de cinco velocidades com transmissão final por correia dentada. O propulsor, que oferece bom torque em baixas e médias rotações, é ideal para rodar na cidade, como também para desfilar na estrada no final de semana. Em função da injeção eletrônica de combustível (ESPFI), a XL 1200 Custom faz, segundo a Harley-Davidson, pouco mais de 20 km/l. Ou seja, a moto tem uma autonomia de aproximadamente 340 quilômetros.

Na parte ciclística, receitas pra lá de tradicionais: garfo telescópico, que foi recalibrado para se ajustar ao peso do trem dianteiro (roda e pneu) e disco simples ventilado. Na traseira, sistema bichoque e disco simples. Na prática, o conjunto de suspensões é mais firme se comparado aos modelos da linha Softail. A XL 1200 C oferece 105 mm de curso na dianteira e 54 mm de curso na traseira, contra, 130 mm na frente e 109 mm na parte de trás da Heritage Classic, por exemplo. Já os freios se apresentavam um pouco “borrachudos” no começo da avaliação. Mas a eficiência da frenagem foi melhorando com ao passar dos quilômetros, acionamentos e também em virtude da acomodação das pastilhas.

Concorrência
Se a XL 1200 Custom realmente chegar ao Brasil e com preço sugerido entre R$ 28 mil e R$ 30 mil, com certeza terá um bom volume de vendas. Nesta batalha pelo mercado de motos custom, Honda Shadow 750 (R$ 29 mil), Yamaha XVS 950 Midnight Star (R$ 32 mil), Suzuki Boulevard M 800 (R$ 33 mil) e Kawasaki Vulcan 900 (R$ 30 mil) encontrarão no modelo HD um concorrente de peso, com preço competitivo e motor de maior capacidade cúbica. Isso sem falar no status de pilotar uma Harley-Davidson. O que nos resta é aguardar os resultados das pesquisas que estão sendo feitas pela subsidiária brasileira da marca e torcer para que as projeções se confirmem. Os harlistas de plantão agradecem![/b]

Ficha Técnica
Motor: Evolution, 1200 cm³, dois cilindros em V, a 60º, refrigerado a ar
Transmissão: Câmbio de cinco velocidades com transmissão final por correia dentada
Potência: n/d
Torque: 10,91 kgf.m a 4.000 rpm
Diâmetro e curso: 88,9 mm x 96,8 mm
Taxa de compressão: 9.7:1
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível (ESPFI)
Partida: Elétrica
Suspensão: Garfo telescópico com 39 mm de diâmetro e 105 mm de curso (dianteiro); Duplo amortecedores com regulagem de pré-carga e 54 mm de curso (traseiro)
Freios: Disco simples de 292 mm de diâmetro e duplo pistão (dianteiro) e disco simples de 260 mm de diâmetro e único pistão (traseiro)
Rodas e pneus: Liga-leve de cinco raios, 130/90B16 72H na dianteira e 150/80B16 77H, na traseira
Chassi: Duplo berço
Dimensões: 2.220 mm de comprimento, entre-eixos de 1.521 mm e 724 mm de altura do assento ao solo
Tanque: 17 litros
Peso: 251 kg (a seco)
Preço: US$ 10.299 (Preta), US$ 10.500 (Cor) e US$ 10.809 (Dois tons)[/b][/b][/b][/b][/b][/b][/b][/b][/b][/b][/b][/b][/b][/b][/b][/b]

Fotos: Riles & Nelson e Divulgação HD



Royo2011-08-25 22:30:59

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26 Ago 2011 03:22 #2 por wolfmann
Tem mercado, basta ver o número de fãs da Sportster que transformam o motor 883 em 1200.

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26 Ago 2011 04:59 #3 por Celestino Gomez
Seria a melhor cartada da HD.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

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26 Ago 2011 06:05 #4 por Renato696
muito bem vinda, principalmente se vier no estilo dark, como a 883 Iron.

Harley Davidson - Fatboy

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26 Ago 2011 06:30 #5 por Royo
na materia mostra a XL 1200 vermelha

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26 Ago 2011 12:07 #6 por Royo
um amigo meu q fechou negócio numa FAT SE 0km, disse q o vendedor da Autostar disse q teremos mesmo a Switchback na linha 2012 , mas q a nacional vai ser diferente .. será a Dyna Custom que ja temos hoje com o motor de 96pol³ , porem virá original com bolha e alforges destacaveis.

eu espero q isso seja mais uma conversa de vendedor desinformado... pq se for verdade.. é melhor comprar a Dyna "comum" e por os acessórios em separado... :(

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26 Ago 2011 12:52 #7 por drpj
Pelo informe técnico que vazou na net há um tempo atrás, a questão do motor é verdade, portanto o resto deve ser tb...

Abs, Paulo

São Paulo - SP
Ainda endireitamos Lisarb!!???

FLHRSi

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26 Ago 2011 16:11 #8 por Isaú
Que venga el toro!

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

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26 Ago 2011 17:07 #9 por Diniz
Queridos, será que essas belezinhas vem mesmo? E será que se a 1200 C vir que fará todo esse estardalhaço no mercado?

Tô cada vez mais convencido que a Sportster é o maior exemplo de moto que pertence a uma categoria mas que, ao mesmo tempo, é muito singular se comparada às concorrentes.

Quanto à Dyna, vejam isso que interessante:


Que venga! Que venga!

São Paulo

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26 Ago 2011 18:50 #10 por Isaú
Essa Dyna Swicthback (é assim que se escreve?) é absurdamente linda, começando pelas rodas. Mas, parece que o som do escape deixou a desejar, sei não.

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27 Ago 2011 04:04 #11 por Celestino Gomez
Eu ACHO que a Sportster 1200 será muito bem recebida pelo mercado.....e dificilmente virá "dark", pois a maior caracteristica do modelo CUSTOM anterior era o visual mais clássico.

Tb creio que vai roubar compradores da atual DYNA, uma natural evolução dos atuais proprietários de 883.....daí a vinda da SWITCH, que terá com certeza grande público.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
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27 Ago 2011 04:44 #12 por Isaú
Acho que minha "evolução" vai ser da Dyna Custom pra Dyna Switchback...hehehehehh

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27 Ago 2011 20:30 #13 por Diniz
É, pode ser.

Notei que os amortecedores dela são muito parecidos com os da RK que a turma compra pelo ebay para colocar nas Sportsters. Aliás, a galera raaaaaaasga elogios para esse tipo de mudança, com alguns afirmando serem melhores que os PS.

Sendo mesmo os da RK a moto estaria próxima da perfeição: motorzão e conforto.

Até com aquele pára-lamas traseiro a criança é está linda ! Aliás, Isaú, não ouvi o ronco do escape, mas que é um show no design, ah, isso é...

São Paulo

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28 Ago 2011 06:13 #14 por Isaú
Diniz, os amortecedores traseiros da RK são a ar, por isso são excelentes. Se esses da Dyna forem a ar, isso faz uma diferença enorme em relação aos tradicionais dela. Quanto ao ronco, nesse endereço do you tube que vc colocou aí tem vários outros filmes que vc pode apreciar o motorzão funcionando.

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Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

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28 Ago 2011 10:29 #15 por Diniz


Senti a mesma coisa "artificial Harley-Davidson" das injetadas.

Quando aos amortecedores, ao menos a capa é muito parecida senão idêntica, mas como o peso dessa belezinha é de 330kg (20 a menos do que a RK, certo?), imagino que seja o mesmo amortecedor.

Se for sorte das felizardas bundas desse mundão afora!

São Paulo

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