O que parece pelo que andei fuçando no tio google é que o V&H teria um som mais alto e encorpado (ponto pra ele), melhor performance em alta mas iria perder em baixa/média, que é o que importa pra mim... Vi gente falando que não perde nada, e outros falando que a moto começaria a apresentar buracos nas retomadas e estouros nas reduzidas.
Já o que li do Screamin' Eagle é que não tem um ronco TÃO forte quanto o Vance, mas ainda assim melhor que o original, e com o SE a moto ficaria mais "redonda", com um funcionamento melhor em baixas e médias rotações.
Rodo bastante com a moto, em viagens curtas e as vezes mais longas, e vou utiliza-la diariamente pra ir ao trabalho (trajeto Jundiaí-São Paulo). Portanto, manter um bom funcionamento em baixas e médias rotações é fundamental.
Minha principal dúvida é: Será que o V&H deixa mesmo a moto ruim em baixos giros?? A princípio irei manter filtro de ar e mapeamento originais (só vai dar pra trocar depois por questões de $$$).
Andreati escreveu:
...o V&H teria um som mais alto e encorpado (ponto pra ele), melhor performance em alta mas iria perder em baixa/média, que é o que importa pra mim...
Já o que li do Screamin' Eagle é que não tem um ronco TÃO forte quanto o Vance, mas ainda assim melhor que o original, e com o SE a moto ficaria mais "redonda", com um funcionamento melhor em baixas e médias rotações.
Rodo bastante com a moto, em viagens curtas e as vezes mais longas, ... manter um bom funcionamento em baixas e médias rotações é fundamental.
Andreatti, não vou entrar no lado técnico da coisa porque não tenho conhecimento, mas deixei algumas partes do seu texto porque vejo que nele vc mesmo responde o que tá procurando. Pra mim está claro que vc precisa de um SE, porque independente se o V&H perde ou não em baixa e médias rotações, vc faz viagens curtas, ora longas, e ainda usa a moto todos os dias.
Já vi relatos de pessoas que acharam o V&H muito alto para viagens. Sei lá, isso é pessoal,
No seu lugar ou não, eu iria de SE sem pensar duas vezes. Pura questão de gosto: uma porque considero o som dele uma sinfonia, como bem disse o Celestino, outra porque o desenho dele me agrada mais também (prefiro os escapes tradicionais longos e cromados).
também prefiro o SE. Alias, já me programei: quando minha Fat fizer 48.000km, vou transformá-la numa Fatboy Screaming Eagle - trocando ponteiras, filtro e adicionando o SEPST =P Pensei em adicionar o kit 110, mas fica a duvida se o cambio stock iria aguentar, pois o cambio SE custa por volta de USD 3.000 Qual o ganho real em passar a moto de 96 para 110 sem mudar o cambio?
vamos por partes: Renato, não é o caixa que você precisa trocar, mas sim a embreagem. A embreagem SE vai transmitir de forma mais precisa a potência para roda... e posso te garantir: faz uma diferença muito grande.
Um colega do HOG RJ investiu no kit 95 e embreagem SE no motor de uma EG 2004 e não tem moto que o acompanhe.
E voltando ao tópico: os SE são um investimento menor e que você vai sentir mais ganho sem o remapeamento do que os Big Radius que exigem a troca completa do escapamento.
Eu uso ponteiras SE, mas se tiver que trocar essas ponteiras por qualquer motivo, partirei para os Big Radius por serem a minha preferência.
V&H falam muito alto, mas adoro. Alguém do FHD mediu 111dB no Controlar.
Portanto, vai ter que trocar todo ano p/ o Controlar. Os meus são Shortshots Staggered com quiet baffles.
O investimento é mais alto, mas não precisa remapear, a injeção deu conta no meu caso, tanto com o filtro original, quanto com o K&N lavável.
Tive uma experiência interessante ao voltar para o original, para o Controlar, em relação a perder torque.
A perda em baixa é simplificada, ao passar em uma lombada (quebra-molas), saía em terceira tranquilo, sendo que com o Vance, puxava uma segunda.
A maior parte dos usuários reclama de uma falha entre 2 e 3 mil rpm, coisa que nunca verifiquei.
OS SE são muito bonitos, mais baratos e roncam menos, mas bonito. não tenho experiência para maiores opiniões.
Quanto ao barulho, com capacete bom, nunca me incomodou, cidade ou estrada. Os colegas que têm rodado comigo, dizem que o ronco não incomoda (escutei de 3 ou 4 isto). Em viagem recente, rodei uns 300 km atrás de outra 883 com escape igual ao meu e decididamente não me incomodou, música pura.drpj2011-07-07 14:14:51
Andreati, eu tenho o V&H e posso lhe dizer como usuário que em baixas e médias ele vai muito bem.
Apesar de eu ter montado a Harley buscando mais desempenho com vários elementos, o escape foi uma das coisas de que mais gostei !
Tem um visual lindo, agressivo e "fala" muito... ow barulho gostoso !
O Big Radius 2 em 1 mais um belo ajuste, vai lhe proporcionar uma moto mais "solta", com mais força.
Porém, saiba que vc não vai passar mais desabercebido pelos lugares onde estiver com a moto, pois seu "som" chama muita atenção.
Mas é óbvio que qualquer um dos escapes que vc puser destes que vc citou, vai ser mais bonito e melhor que os originais.
Apesar de tudo isso, acima de tudo, assim como o Wolf disse... veja qual é a sua preferencia. Vc tem que gostar !
drpj escreveu: V&H falam muito alto, mas adoro. Alguém do FHD mediu 111dB no Controlar.
Portanto, vai ter que trocar todo ano p/ o Controlar. Os meus são Shortshots Staggered com quiet baffles.
O investimento é mais alto, mas não precisa remapear, a injeção deu conta no meu caso, tanto com o filtro original, quanto com o K&N lavável.
Tive uma experiência interessante ao voltar para o original, para o Controlar, em relação a perder torque.
A perda em baixa é simplificada, ao passar em uma lombada (quebra-molas), saía em terceira tranquilo, sendo que com o Vance, puxava uma segunda.
A maior parte dos usuários reclama de uma falha entre 2 e 3 mil rpm, coisa que nunca verifiquei.
OS SE são muito bonitos, mais baratos e roncam menos, mas bonito. não tenho experiência para maiores opiniões.
Quanto ao barulho, com capacete bom, nunca me incomodou, cidade ou estrada. Os colegas que têm rodado comigo, dizem que o ronco não incomoda (escutei de 3 ou 4 isto). Em viagem recente, rodei uns 300 km atrás de outra 883 com escape igual ao meu e decididamente não me incomodou, música pura.
PJ, se quiser usar o potencial de projeto dos V&H vai ter de remapear... vai sentir uma diferença brutal (eu senti quando remapeei depois de um ano usando o Stage I da SE).
Para o usuário normal, vai sentir melhora com qualquer troca de filtro e escape, mesmo sem ajustar a injeção e isso é um detalhe que sempre lembro a quem quer fazer o ajuste: fica melhor, mas veja se é isso mesmo que você quer porque as injeções das HDs dão conta com tanquilidade de qualquer mudança, apenas não as aproveitam como poderiam.
O próprio enriquecedor do Porcão já melhora esses ajustes quando se faz a troca de filtro e escape. Resta realmente saber quanto e o que se quer da moto.
apesar de talvez o SE ser uma opção mais lógica pra mim, como o Celestino e o Diniz disseram.
Pelo menos no YouTube a música dos Vance&Hines me agradou mais que do Screamin, mas gostei das duas... apesar de obviamente a qualidade das gravações e do sonzinho do note não permitir uma avaliação 100%...
Estava com mais medo de pegar o V&H era mesmo por causa das questões de perda em baixa e de possível superaquecimento no caso de trocar o escape mas não remapear (pretendo trocar filtro e remapear sim, mas só mais pra frente...) Mas depois das respostas do Wolf, drpj e Hk, acho q já decidi... ou quase...
abraços!!!
PS: Renato, aí sim hein!! Um dia faço isso na minha!
Caros,Aqui em S.Paulo, Capital, tá difícil modificar escapes e enriquecer mistura por causa da inspeção veicular.Por conta desse "transtorno" já está florescendo o comércio de aluguel de escapes stock.Vc. vai a um lugar, tira os SE ou V&H, coloca o de Kombi, faz a inspeção e coloca de volta os Se ou V&H.100 pilas a operação ( acho eu...)AbçJF