Fazer: primeira moto

12 Dez 2010 16:47 #1 por Rygarr
Fazer: primeira moto foi criado por Rygarr
Ola pessoal,

Vou pegar minha fazer 2011 nesta quarta agora em sao caetano do
sul - sp.
Apesar de ter carteira de moto ha 10 anos nunca tive moto, so dei
algumas voltas em esportivas de amigos no interior e fiz alguns
offroads, mas nao tenho nenhuma experiencia no transito de cidade
grande nem em rodovia.
Gostaria de tirar algumas duvidas basicas:

Em SP alem das pistas marginais onde mais ha restricao de moto?
em todas rodovias de sp as motos sao isentas de pedagio? Existe
alguma cabine especifica no pedagio para motos ou passa junto na
area do "sem parar" ?

Quais cuidados iniciais devo ter com a moto?

Que outras orientaçoes vocês podem passar para quem esta
começando agora?

F800GS 2014 / XRE 2012

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2010 20:17 #2 por leonardozanella
Respondido por leonardozanella no tópico Fazer: primeira moto
Opa, seja bem vindo amigão!


Seguinte, na marginal são proibidas as motos na via expressa, na local pode andar tranquilo. Na 23 de maio, também é proibido o trânsito de motos.


Até onde sei, a Bandeirantes e a Anhanguera não pagam motos, de resto todas estão pagando. O valor é metade do carro.


O que eu posso te passar é, quando comecei andar de moto queria uma 250cc também, porém acabei optando por uma 150cc, e depois entendi que foi a melhor escolha, por ser uma moto leve e de manutenção barata, qualquer tombinho besta se resolve com pouco menos de 200 reais, já uma fazer pode ser um pouquinho mais caro.


Eu piloto desde os 13 anos, mas sempre em cidades do interior e motos de amigos também, fui ter minha moto aos 21 anos e ai sim vi que não pilotava nada, pois o trânsito de São Paulo exige uma certa habilidade e experiência.


Eu estou a 2 anos e pouco pilotando diariamente em São Paulo e nunca sofri um acidente grave, apenas tombinhos bobos causados por idiotas.


Mas esses acidentes se tornaram tombinhos bobos devido o grau de atenção no momento da eventualidade, o primeiro poderia ter sido um grave acidente pois ia bater de frente com um imbecil na contra mão. Consegui desviar e devido areia no chão não teve mesmo como segurar, acabei jogando a moto embaixo de um ônibus mas consegui pular antes.


Você tem que prever a atitude dos motoristas, que quase sempre jogam o carro no corredor sem sinalização. Uma dica legal para quem está começando e quer andar no corredor, ande sempre atrás de outro motociclista, pois ele é quem vai levar a fechada caso ocorra, então você tem tempo de frear antes de uma colisão.


Fique sempre atento no retrovisor, pois o que mais tem é idiota ignorando que você está na frente.


Tem uma postagem em algum tópico, do Comandante se não me engano, que dá bastante dicas para ser um motociclista livre de acidentes.


Mas é isso amigão, a Faze é uma excelente moto, muito maleável no corredor e de fácil pilotagem, você vai se acostumar rapidinho.


É só curtir a motoca.


Desejo a você muitos km de felicidade.

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2010 20:58 #3 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Fazer: primeira moto
Leo a 23 tá liberado, acho que desistiram da proibição.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Dez 2010 09:42 #4 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Fazer: primeira moto
Meio perigoso usar uma 250 como primeira moto. Talvez pelo fato de ser um pouco mais velho respeite mais a moto. Porque as reações são muito estúpidas da nova Fazer do que com uma 125 ou 150. Lhe aconselho a respeitar muito a moto, e ir bem devagar descobrindo seus limites e os da moto, senão será chão na certa, pela altura, desempenho e frenagem da moto. Vai com muito cuidado, já que a moto já está comprada!
Cuidados especiais nenhum, apenas segue o padrão de amaciamento da concessionaria, já que provavelmente não conseguirá amacia-la corretamente, talvez pela pouca experiência.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Dez 2010 11:10 #5 por Rygarr
Respondido por Rygarr no tópico Fazer: primeira moto
Valeu Leonardo!
Só mais uma duvida, nas zonas azuis de SP a gente pode
estacionar a moto em qualquer local ou apenas nas areas
reservadas?

junior,
É primeira moto para usar diariamente, mas ja tenho uma
certa experiencia com motos e com carro ja dirijo de
forma precavida, com moto será mais ainda.

Na verdade eu queria pegar uma naked ou sport de media
cilindrada como Hornet, Bandit, XJ6N ou ZX6R, CBR600
talvez até GSX 750. Mas apesar de ter andando casualmente
nessas motos estou longe de domina-las.
Resolvi pegar a Fazer porque não encontrei nenhuma na
casa dos 100cc que me agradasse, fora que achei todas
pequenas demais para mim. Pensei até em pegar a Teneré
mas achei bem menos confortavel que a Fazer.

Quanto aos limites da moto, isso não será problema, mesmo
quando comecei a andar de carro em nenhum momento dirigi
de forma imprudente, testando os limites do carro, pelo
contrario, como não tenho experiencia vou dirigir da
forma mais precavida possivel.

F800GS 2014 / XRE 2012

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Dez 2010 15:02 #6 por LeoC.
Respondido por LeoC. no tópico Fazer: primeira moto
Não vejo problemas em começar com uma 250c ! Se vc já tem alguma experiência com motos, é motorista há algum tempo e dirige/pilota de forma segura, com precaução, direção defensiva e muita atenção, não creio que vá ter problemas com uma 250. Acho que está fazendo a coisa certa em não começar de cara com uma 600c.


Aprendi a pilotar numa 250 e, depois de muito tempo, recomecei a pilotar com a Fazer e sem problemas.

"Liberdade é o espaço que a felicidade precisa..."

Fazer 2010/2011 Vermelha .'.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Dez 2010 15:38 #7 por Rafael.P.Silva
Respondido por Rafael.P.Silva no tópico Fazer: primeira moto
começar com 125 ou 250 creio que depende do motociclista. Tem gente q não nasceu pra andar de moto. Aqui em Vitória o q tem de gente andando de moto sem o minimo de habilidade ou mesmo afinidade com a máquina, ta tenso. Toda hora tem um travando o corredor e fazendo m*r*a.


Tem q ter paciência.

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Dez 2010 15:40 #8 por Rafael.P.Silva
Respondido por Rafael.P.Silva no tópico Fazer: primeira moto
o Leonardo,


o transito pra essas bandas de SP é mesmo "caótico" igual passa na TV? hehe

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Dez 2010 15:59 #9 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Fazer: primeira moto

RafaelYS250 escreveu: o Leonardo,


o transito pra essas bandas de SP é mesmo "caótico" igual passa na TV? hehe


Que é isso! O que passa na TV tem partes censuradas...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2010 06:24 #10 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Fazer: primeira moto

Rygarr escreveu:

junior,

É primeira moto para usar diariamente, mas ja tenho uma

certa experiencia com motos e com carro ja dirijo de

forma precavida, com moto será mais ainda.



Na verdade eu queria pegar uma naked ou sport de media

cilindrada como Hornet, Bandit, XJ6N ou ZX6R, CBR600

talvez até GSX 750. Mas apesar de ter andando casualmente

nessas motos estou longe de domina-las.

Resolvi pegar a Fazer porque não encontrei nenhuma na

casa dos 100cc que me agradasse, fora que achei todas

pequenas demais para mim. Pensei até em pegar a Teneré

mas achei bem menos confortavel que a Fazer.



Quanto aos limites da moto, isso não será problema, mesmo

quando comecei a andar de carro em nenhum momento dirigi

de forma imprudente, testando os limites do carro, pelo

contrario, como não tenho experiencia vou dirigir da

forma mais precavida possivel.


Ok! Entendi sua posição. É como eu disse que achava que deveria ter mais experiência. Porque a realidade das ocorrências do resgate aqui na minha cidade infelizmente mostra que é uma loucura pessoas inexperientes pegarem uma moto maior logo de cara, o que deu pra perceber que não é o seu caso.
Principalmente aqueles moleques que acabaram de tirar carta e acham que manjam tudo de moto, e andam o tempo todo no limite das suas CG's nas retas, mas nas curvas e cruzamentos ...
Para os mais tranquilos, como eu disse tem todos os problemas de tamanho e desempenho, que é um risco que não podemos ignorar. Tem que ter a cabeça muito boa para perceber que o ritmo da moto deve ser mais baixo do que ela permite ou sugere.
Enfim, realmente a Nova Fazer é uma ótima moto mesmo, fico impressionado com a maciez e performance dela, que é um convite a gente abusar de vez em quando, mesmo ainda no amaciamento. E não tenho vontade nenhuma de pegar uma maior. Já tive e hoje em dia acho que a Fazer é mais que suficiente, pois a relação entre tamanho, consumo e desempenho para uso normal é imbatível para mim que não quero ter uma moto cujo limite fica muito acima do que é permitido para uso nas nossas ruas e rodovias. Se pudesse andar sempre no autódromo, ou morasse na Alemanha para utilizar as AutoBahns talvez pensasse diferente. Mas para o que a lei permite está excelente.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2010 09:28 #11 por Adimilson
Respondido por Adimilson no tópico Fazer: primeira moto
ggsjunior, eu compartilho deste pensamento teu: "acho que a Fazer é mais que suficiente, pois a relação entre tamanho,
consumo e desempenho para uso normal é imbatível para mim que não quero
ter uma moto cujo limite fica muito acima do que é permitido para uso
nas nossas ruas e rodovias".

Ryggar, a NFZ foi minha primeira moto. Sou habilitado na cat. A em junho deste ano e até que comprei a NFZ só havia andado de Burgman. Ambas muito diferentes entre si.
Como dito pelos colegas, com prudência e muita atenção vc terá longos km de felicidade. Cuidado, muito cuidado e atenção pois tem sempre um distraído ao seu redor. Além dos pontos cegos nos retrovisores tem os motoristas que ficam como burros com os olhos vendados nas laterais.

Seja atento. Seja esperto. Fique vivo!

Feliz Fazer 2011!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2010 17:27 #12 por aleksander
Respondido por aleksander no tópico Fazer: primeira moto
PelamordeDEUS, dizer que Fazer250 é muito para alguém começar ???

Vai fundo cara ... a moto é mansa não tem nada de assustador, minha primeira moto também e julgo ter a cilindrada ideal para andar na cidade, pois com o simples "girar" do acelerador pode te livrar de enrascadas ...

mas concordo quando disseram que nem todo mundo nasceu para andar de moto, aliás, tem uns que nem de carro, bicicleta ou carroça deveriam andar

Mete bala, pega a moto que é só alegria !!!

O Homem foi feito para a batalha e não para o repouso, por isso devemos voar, mesmo que céu esteja cheio de abutres.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2010 17:54 #13 por leonardozanella
Respondido por leonardozanella no tópico Fazer: primeira moto
Calma gente, é apenas uma opinião, sem experiência, não se faz com uma 250cc o que se pode fazer com uma 150cc principalmente no trânsito caotico de São Paulo.

MATUSA escreveu:

RafaelYS250 escreveu:

o Leonardo,


o transito pra essas bandas de SP é mesmo "caótico" igual passa na TV? hehe


Que é isso! O que passa na TV tem partes censuradas...



O Matusa falou tudo!


É bem caotico sim, ninguem respeita ninguem, o grande problema do trânsito de SP é a educação das pessoas mesmo, hoje mesmo vindo trabalhar, muita chuva, os ignorantes fecham o corredor, alguns na inocência mesmo, outros muito provavelmente com o pensamento "se eu não passo com meu carro a moto também não vai passar".


Estava eu parado no corredor, esperando que o idiota abrisse para eu passar, o farol abriu o idiota não saiu, uma estúpida do lado esquerdo acelerou e passou em cima do meu pé. Tentei entender como ela conseguiu a façanha, mas não entendi, meu pé doeu um pouco mas depois passou, dei risada, pois chorar não adianta.


Mas também não é o fim do mundo, com consciência, inteligência, prudência e um pouco de habilidade dá para sobreviver ao trânsito de SP numa boa.


A Fazer é uma moto muito amigável, não vejo problema nenhum começar com ela, mas se fosse começar denovo, não faria diferente, iria de 150cc. Quem acha que pode começar com uma 250cc vai fundo, tanto a Fazer quanto a Twister/CB300 são motos bastante amigáveis para o trânsito urbano. São motos muito seguras também, pois se tem um bom torque para sair de situações onde a saída é acelerar, e um bom freio para frenagens de emergência.

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2010 18:58 #14 por Rafael.P.Silva
Respondido por Rafael.P.Silva no tópico Fazer: primeira moto
putz


pisaram no seu pé brother?????? caciuda, q m*r*a!!! kkkkkkkkk

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2010 19:10 #15 por Rafael.P.Silva
Respondido por Rafael.P.Silva no tópico Fazer: primeira moto
ae,


finalizando minha opinião (ela num é mto importante...mas kk),


é o q falei, tem gente q não nasceu pra andar de moto, mas se vc é um predestinado a ser motociclista, vá de 250cc tranquilo, é só ter a cabeça no lugar e não ficar igual cachorro louco nos corredores q ta BÃO!

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.199 segundos