Pessoal, fale mal quem quiser mas ja tive tres motos com filtro de ar esportivo e adorei o que ele faz com a moto, nunca tive problemas com eles. Pelo contrario, só elogios. As motos foram: uma intruder 250, uma tornado 250 e uma strada 200. Agora quero colocar na minha Fazer, porem gostaria de saber se alguem já fez isso. Qual o diametro do bocal de admissão de ar da injeção e quantos pontos almentar no mapeamento.
Já pesquisei, inclusive tiveram dois caras lá que me disseram que era o mesmo da twister. Hunf, mentirosos. Ainda bem que eu não comprei, se não iria passar raiva pois hoje fui na yamaha e o mecanico mediu pra mim. A medida é 34,7mm no bocal da injeção, ou seja, o filtro de 35mm. Sendo que o da twister é 50. E tem mais, um dos caras ainda teve a aldacia de dizer que não preciso alterar a injeção da moto. Puts, que burrice, todo mundo sabe que almentando a vazão de ar tem de se almentar a quantidade de gazolina, se não o motor superaquece. Quando eu comprar e instalar falo com vcs como ficou. Abraços
vegasus escreveu: To instalando hoje, amanhã falo com vcs como ficou. Aproposito corrigindo o diametro é 43 e não 35 como havia dito anteriormente.
Aproveitando o tópico, gostaria de modificar meu escapamento por um da Roncar, acho o som dele bonito e da um outro visual para a moto, antes gostaria de saber se vou ganhar algum desempenho modificando o escapamento.? No site da roncar diz que é necessário fazer ajustes na injeção, onde faço isso.? vegasus, se poder adicionar no titulo do topico, "Escapamento" eu agradeceria, pois ai poderiamos discutir a uma modificação completa, filtro e escapamento.
vegasus,
onde vc conseguiu o filtro de ar esportivo para fazer? qual o modelo/marca? quanto custou?
você vai continuar usando o cano de descarga original?
o som do motor muda, mesmo com o cano original?
Quais as altereções que vc teve que fazer na injeção eletrônica? a própria Yamaha faz?
Qual o ganho de potencia real? 3cv?
Você não perde a garantia por fazer essas modificações não?
o que vc notou na moto? maior torque (arrancada) ou maior velocidade final? ou os dois?
E o consumo de combustivel? aumenta? pois a alteração que é feita na injeção é para liberar mais combustivel, certo? para ficar compativel com a maior quantidade de oxigênio devido ao filtro, certo?
eu vi alguns filtros no mercado livre, a maioria na faixa dos R$10,00 e um de R$110,00... não vi nenhum vendedor que falasse sobre a Fazer no anuncio... deixei algumas perguntas la, estou aguardando a resposta...
Se vc pudesse responder a todas as minhas perguntas agradeço! Seria de grande ajuda para mim e a todos que estão interessados nesse assunto..
Pessoal, é o seguinte. Já tive filtro de ar esportivo em varias motos pequenas, tais como Intruder 250, Tornado e Strada. Porem ao se instalar um filtro de ar esportivo se trocar o escape vc terá um almento de apenas 3% de potencia. Ou seja, em uma moto com 21 cv como é o caso da fazer o almento seria de +ou- 0,63cv, pois o escape continuaria restringindo a moto. Ao contrario se vc colocar só escape tera um ganho entre 8 a 10% de potencia. Mas ainda estará restrito pelo filtro original de ar com pouca vazão. Porem se colocar os dois, filtro e escape e regular a injeção (no meu caso foram almentados 8 pontos) poderá ter um almento de até 15% de potencia, no caso da fazer +ou- 3cv.
fdfelix, eu coloquei o escape da roncar RS1 preto. É MUUUUIIIITOOOO mais bonito que o original e o som fica lindo, não muito alto mas muito grosso, tipo BO BO BO BO BO BO.
Clear, quanto as suas perguntas ai vai:
1 - Comprei pelo mercado livre, só que pelo visto fui o primeiro a comprar com os caras que vendiam lá pois nenhum deles sabia o diametro do filtro da fazer, então fui na consecionaria e pedi para o mecanico medir e achamos a medida de 43mm.
2 - Não continuo usando o mesmo escape pois como disse anteriormente o almento de potencia seria minimo.
3 - Almentei 8 pontos na injeção, a saber 5 por causa do escape e 3 por causa do filtro. Tudo feito na consecinaria Amplamotos aqui de Belo Horizonte.
4 - Claro que perdi a garantia, mas depois de rodar 3000 km já deu pra sentir se a moto tinha algum problema de fabrica e tb não queria esperar passar um ano, pois ainda faltam 6 meses.
5 - Quanto a almento de torque e final, deixe me esclarecer o seguinte, minha moto tem carenagem modelo R2 o que trouxe mair peso (o que diminuil na arrancada mas ainda continuava conseguindo chegar a uns 135 km/h) e minha moto tb está equipada com uma coroa de 43 dentes (dois dentes a menos) o que resultou em que eu conseguisse chegar a 140 km/h, porem como a velocidade da fazer é medida em função da roda traseira a velocidade passa a ser marcada menor, ou seja, se antes ela marcava 135 com um erro de 10% ela agora marca 140 com com um erro menor, pois esta marcando menos, ou seja minha moto ganhou uns 10 km/h a mais. So que perdi torque o que fazia que qualquer subidinha enquanto estava de quinta marcha fizesse a moto cair de velocidade. Portanto fiz a opção de colocar o escape e filtro para compensar a coroa e o peso da carenagem. Hoje consegui chegar a 145km/h e acredito que se tivesse mais reta conseguiria chegar a 150km/h, isso tudo com um erro menor do que a moto original e ainda carregando uma carenagem. Quanto ao torque, estou com mais arrancada agora do que antes de trocar a coroa.
6 - Quanto ao consumo com certeza vai almentar, pela media das minhas outras motos almenta + ou - 10%. Ou seja, se eu fazia 25 por litro vou fazer uns 22 a 23. Mas vale a pena.
7 - Compre o filtro com o vendedor que chama "Negocio serio" Comprei com ele todas as vezes.
Quanto ao ronco do motor:
Se colocar só o filtro ele almenta o ronco em altas rotações, em baixa quase não dá diferença.
Ai que ficou legal, em baixa meu escape fica fazendo um barulho grosso, ai na hora que abro o acelerador o barulho muda e fica o barulho tipo CHOOOOOOOOOOOOOOOO, que é o resultante do filtro.
Uma curiosidade sobre a fazer em relação as outras que tive é que antes do motor esquentar (tipo com o afogador altomatico) o barulho fica estranho e feio. Porem depois do motor quente (ter rodados uma a dois quilometros) o barulho fica normal.
Espero ter ajudado a todos. Qualquer duvida eu respondo podem pergunta. Abraços
Pessoal, mais um comentario.
Enquanto a moto estiver usando o afogador altomatico a ela fica ruin, falhando em altas acelerações. Então se alguem colocar o filtro, espera o motor esquentar antes de enrolar o cabo.
verifica a vela e ve se nao ta preta.pq 8 pontos na injecao e muito!!!
pro filtro nem precisa mecher na injecao..ela mesmo compensa amento de entrada de ar.por causa da sonda lambda!!
acho que a Fazer não possui Sonda Lambda, os cálculos são feitos à partir de informações coletadas pelo Sensor Híbrido, Sensor de Temperatura e Sensor de Velocidade, que são repassadas à ECU onde são analisadas e transmitidas aos componentes responsáveis pela execução.cfesta39398,6594097222