aumento de cilindrada

29 Abr 2009 00:03 #1 por coltpanzerfaust
porque será que quando aumentamos a cilindrada da cg para kits de 150cc ou 200cc o motor estraga? porque o pistão fura, a biela quebra, ou a cmisa desgasta devido ao calor excessivo?





em minha observações notei que muitos usam formulas e calculos de numeros teoricos e apenas observam um lado da moeda.


por exemplo a compressão total de um motor é a soma do volume do cilindro(VC) com o volume da camara de compressão(VC) do cabeçote divido pelo valor da camara do cabeçote(CC). portanto (VC+CC)/CC= taxa de compressão(TC)





por exemplo um motor que tenha vc124ml e cc15ml teria


124+15=139


139/15=9,26666666...


então aqui temos a nossa taxa de compressão...


mas existem outras questões pois dependendo do tipo de pistão e dos rebaixos do pistão temos uma area diferente em ml reduzindo ou aumentando compressão por isso a importancia de medir o volume do cilindro com o pistão em PMI e ver se em PMS o pistão não passa do cilindro reduzindo o volume real da camara de compressão.


por exemplo na mia cg plainei o cabeçote e deixei o volume em 13ml


assim sendo....


(124,1+13)/13= ....... 137,1/13=10,5461.....


ou seja minha taxa de compressão é de 10,5:1 como uso a moto no alcool isto não me causa problemas com batida de pino.


obs neste calculo não inclui as depressões do pistão.


para usar gasolina basta que eu use uma vela mais fria para grau 9 sendo que eu uso a DPR8EA9. alé de é claro mais uma observação muito importante. um motor que aspira o ar pelo vacuo gerado pelo pistão nunca se enche 100% pois não há tempo habil para isto. e é justamente ai que entram os comandos preparados.


eles agem no tempo de abertura e fechamento otimizados geralmente para medias e altas rotações mas sendo pessimos em baixa.


o que acontece se aumentarmos a cc original para 150cc e se mantermos o cabeçote original?


imaginemos...


(150+15)/15=...... 165/15= 11:1 para o alcool é excelente esta taxa, porem pra gasolina é um desastre. alem de que a vela original não segura a bronca pois maior compressão e maior explosão gera maior calor, e para dissipar o bom seria investir em uma vela mais fria de grau 9. algo que tambem se pode pensar para usar esta configuração na gasolina batizada que temos é usar uma junta mais grossa para o cabeçote. alguma retificas de carros fabricam juntas de cobre com espessuras maiores ou menores....2mm bastaria para reduzir a um nivel aceitavel pois 167/17 daria algo proximo a 9,9:1


o que tenho observado é que no alcool devido a maior resitencia do combustivel a pré detonação é mais dificil. diferente da gasosa.


agora imaginemos


(200+15)/15= 215/15=14,33333......


uma taxa muito elevada até mesmo para o alcool, pois diferente de um carro popular a moto quase sempre está acima dos 7000RPM o que gera muito mais calor. e qual o erro que tenho observado em muitos preparadores.


o descuido da taxa de compressão, e a falta de medições de temperatura do funcionamento do motor é que ocasionam a quebra do motor. pois se a entrega da potencia for linear, e a compressão for aliviada assim como em carros turbo que duram tanto quanto carros normais com certeza o motor durara tanto ou até mais que um original pois não seria necessario ficar sempre forçando o motor. afinal porque a 150 titan é tão economica ou até mais que uma 125cc quando usadas em condições iguais?


o maior torque e potencia deve ser bem distribuido pois de que adianta uma cg 200 que chega a 145km/h se na primeira subida ingreme tem que reduzir a marcha e andar a 90km/h pelo fato de usar uma relação longa que só aproveita a potencia final em retas e descidas? moto boa e modificação sensata é aquela que aumenta a faixa util da moto em todos os regimes e principalmente o conforto e a segurança. prefiro ter uma modificada que de 120km/h no torque maximo em qualquer situação de descida ou subida do que uma que me dê 140 no retão e 95 na subida..... pois numa situação de emergencia quando alguem de carrão ou caminhão te aperta o bom é ter torque pra acelerar rapido e sair da frente do sabichão....
coltpanzerfaust39932,1281134259

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2009 00:08 #2 por coltpanzerfaust
Respondido por coltpanzerfaust no tópico aumento de cilindrada
qual tipo de preparações vcs usam....


postem ae pessoal.

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2009 10:09 #3 por LERO
Respondido por LERO no tópico aumento de cilindrada
ola estou preparando a minha fan gostei muito das suas dicas...


se caso colocasse 1,5mm seria mais vantagem usar a gasolina ou a alcool.

o problema não é errar mas sim não assumir o proprio erro!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2009 10:39 #4 por Caco Gomes
Respondido por Caco Gomes no tópico aumento de cilindrada
Muito boas essas colocações (e os cálculos também!)


Estou analizando a possibilidade de dar uma rebaixada no cabeçote da minha Mimosa, entendo pouco sobre isso, e um preparador aqui me falou uma vez que dá pra fazer um tal de "calço" e tal... que garantia fazer a cilindrada subir para até 140... e então colt: quantos milímetros posso tirar, ou que serviço posso realizar para aumentar a taxa de compressão dela em um limite aceitável para a gasolina comum sem faze-la ficar ruim em baixas rotações ou com pré-ignição? Vi também em algumas páginas da intrnet da vida que o ideal seria rebaixar 0,8 mm o cabeçote de cg 125. É isso mesmo? vlw

Boa Vista/RR

"Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará."

[Salmo 37:5]

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2009 17:29 #5 por rospgros
Respondido por rospgros no tópico aumento de cilindrada
Aqui, o pessoal "cursa"(virabrequim, motor, sei lá o que seria isto), segundo alguns que se dizem entendidos afirmam que devido a isto a moto não consegue chegar nas mesmas rotações que antes, a moto que eu vendi era cursada, pistao maior e comando preparado, hoje ela está com 34.000 km e a pessoa usa para ir para o paragua trazer muamba (uns 400km), na pista ele só anda colado, e até agora nem baixar o óleo baixa, teve uma época que começou a baixar depois que lavou percebeu que era a varetinha que tampa o óleo que estava sem borrachinha.
Até agora eu achava que seria este o segredo, o tal de cursar, mas pelas explicações ficou mais claro, o alcool ajuda muito.
VLW pelas explicações.
Edit:
Esqueci de falar a relação é 16x38 e numa subida não muito elevada o máximo que pode acontecer é baixar a velocidade para uns 110km/h na reta ou uma subidinha leve ela mantem 140km/h tranquilo (detalhe que é o que marca no ponteiro e bate com outras 125 e 150 que comparamos, sei que não é a velocidade real).
rospgros39932,8596527778

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2009 19:35 #6 por João Tadeu
Respondido por João Tadeu no tópico aumento de cilindrada
NOTA DA MODERAÇÃO
[/b]Este tópico foi movido para local mais apropriado !
Contamos com a compreensão de todos.
O Fórum MOTONLINE agradece ...

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2009 22:02 #7 por coltpanzerfaust
Respondido por coltpanzerfaust no tópico aumento de cilindrada
para calcular o volume se não me engano pelo que vi na net é:


numero pi * diametro do pistão * diametro do pistão * curso do pistão / por 4 * o numero de cilindros.


obs vc transform o diametro do pistão de milimetros(mm) para centimetros(cm).


o numero pi usado é 3,1416


assim numa cg onde temos diametro de 56,5mm e 49,5mm de curso fazemos assim.


para converter mm em cm é simplissimo basta dividir por 10, assim sendo teremos 5,65cm de diametro e 4,95cm de curso portanto...


(3,1416)*(5,65)*(5,65)*(4,95)/4*1


observação o 1 no final é equivalente ao numero de cilindros da cg ou qualquer outra 125 comum.


o resultado pela calculadora é:124,1cc (centimetros cubicos)


1cc é igual a 1ml (mililitro).


então agora vem outra parte chata. primeiro vc tem que desmontar e retirar o cabeçote. obs: o cabeçote deve estar com as valvulas e com a vela, pois medir a camara de combustão sem estes itens daria um valor errado do volume que realmente pode estar contido na camara de combustão.


pegue uma seringa e veja quantos ml são necessarios para encher a camara de combustão até a borda. geralmente numa cg varia entre17 e 15ml.


digamos que esta proximo à tolerancia correta que é 15ml


então: (124,1+15)/15=9,2733333333333333333333333333333 ou arredondando...... 9,2:1 o que é proximo do original.


obs: neste calculo ignorei a junta do cabeçote da cg pois ao contrario do que ocorre nos carros a junta do motor de uma cg é menos de 0,8mm o que é insignificante porem em carros a junta é de 1mm para cima que em 4 cilindros dão uma diferença enorme de temperatura.


"Lero" se vc colocar o pistão 1,5mm de diametro maior vc terá 56,5mm + 1,5mm que dá o total de 58mm


3,1416*5,8*5,8*4,95/4= 130,7832372cc ou aredondando um motor de 130cc.


"supondo" que vc tenha 15ml de volume no cabeçote teriamos


(130+15)/15= 9,6, então sua taxa de compressão seria de 9,6:1


esta taxa seria boa para gasolina. porem devemos saber que aumentando a mistura ar combustivel para alimentar esta nova cc e que com certeza vc vai exigir rotações mais altas é obvio que o motor esquentará mais. é ai que entra a modificação na relação se possivel evite cdi sem corte pois na elpolgação pode fritar tudo.


alongue um pouco a relação e obrigatoriamente use combustivel de BOA QUALIDADE, pois uma gasolina batizada com solvente detonaria rapidamente. é melhor ter gasolina com alcool e perder rendimento do que ter solvente e dar batida de pino.


se mudar para alcool e regular o carburador (o que não é para qualquer um pois a lenta sempre enche o saco) fica tranquilo pois o alcool para predetonar exige uma compressão bem maior como uns 13 ou 14:1, alguns carros até podem rodar nesta configuração mas tenha em menet que o sistema de resfriamento do oleo e da agua de um motor de carro é muito mais eficiente que uma moto monocilindrica que se resfria apenas por aletas de metal e em movimento.


oleo bom tambem é essencial, se possivel pague mais caro mas use o havoline SL ou o yamalube SL.


na minha devido a uma pesquisa e testes que executei junto com o pessoal do "em busca do oleo ideal" uso o oleo usado em caminhões ursa premium tdx 15W40. porem a minha tem apenas rebaixo no cabeçote e está no alcool.


cursar o virabrequim é modificar o virabrequim para fazer o pistão subir mais "alto" e descer mai "baixo" nisso vc altera o ponto morto superior e o inferior, para isso devesse modificar tambem a junta do cilindro deixando mais alto para o pistão não passar do ponto morto superior e bater no cabeçote ou valvulas. com certeza o comando tambem deve ser modificado para aproveitar melhor este novo volume de ar-combustivel pois o original restringe um pouco assim como o cabeçote que deve ter o diametro de seus dutos internos de admissão e exaustão alargados para lmelhorar o fluxo de ar.


caco para rebaixar só calculando o volume do cabeçote e ver até quanto pode se reduzir.

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2009 06:23 #8 por rospgros
Respondido por rospgros no tópico aumento de cilindrada
Oba ja aprendi mais uma, muita gente tentou dar as proprias explicações sobre o cursar, mas nunca consegui entender direito, com estas explicações ficou bem mais fácil entender, sobre as juntas do cilindro alguns camaradas que preparou em outro local questionou porque a minha não tinha estas juntas, quando eu perguntei para o cara que preparou a moto ele disse que preferiu aliviar o pistão porque desta forma ninguem conseguiria perceber que a moto era modificada só olhando externamente e o pistão trabalharia mais leve.

Aproveitando a sua boa vontade, cursar o virabrequim realmente diminui a quantidade maxima de rotações que a moto atinge???

Esta moto que eu tinha era uma 125 2002/03 e quando eu coloquei um pinhão 15 (pensando em compensar o pneu de strada que coloquei já que a volta dele era maior e o peso tambem) a moto ficava muito barulhenta e subia até mais devagar porque parecia que ficava "pedindo" marcha em quinta, voltei para o pinhão 16 e acabou o problema.
VLW
Edit
O que eu não entendi é que quando original a relação era 14x44 e a moto chegava em uma descida sem vento contra a 120km/h antes de dar aquelas falhadas de quando ja atingiu o limite, imaginei que com a relação 15x38 a moto só daria aquelas falhas de limite com uma velocidade bem superior, não foi o que aconteceu, nesta mesma descida a moto sequer chegou aos 140km/h em quinta e já começou a dar aquelas enroscadas to tipo quando estica uma marcha o máximo que dá


rospgros39933,4013310185

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2009 10:19 #9 por LERO
Respondido por LERO no tópico aumento de cilindrada
valeu pelas dicas, muito boas...

o problema não é errar mas sim não assumir o proprio erro!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2009 22:48 #10 por coltpanzerfaust
Respondido por coltpanzerfaust no tópico aumento de cilindrada
"aliviar" o pistão nada mais é que reduzir o peso, plainando num torno ou furando o corpo lateral.


no caso de se diminuir a rotação, nunca vi pessoalmente, mas algo é certeza devido ao maior curso vc obtem mais torque, e aumentando o diametro mais potencia, por isso motores como os da harley davdison mesmo tendo rotações menores tem um torque elevado em rotação mais baixas. algumas parecem com carros onde raramente ultrapassam 8000rpm. diferente de uma kawasaki por exemplo onde temos mais de 12000rpm.


o limite de rotação se deve ao fato da arquitetura do motor pois se não modificar a biela junto com o virabrequim e cambio, rapidinho vc estraga a parte de baixo do motor.


mais uma questão não observada nestes motores quando modificados é a capacidade de lubrificação. geralmente num carro vc muda o radiador, regula a bomba de oleo, e se tiver turbo usa o intercooler.


mas em motos pequenas não vejo nenhum trabalho sendo feito neste sentido, geralmente o pessoal só mexe no comando, cilindro, pistão e cabeçote. por exemplo a twister tem uma refrigeração otimizada para os 250cc que possui, e para aliviar tem até radiador de oleo.


agora imagine vc usar um kit para aumentar de 125cc para 170, 150 ou 200, então vc cursa virabrequim, usa camisa de cromo, pistão de metal leve, biela forjada, varetas de comando de inox e outros etc...


mas e o oleo que vai pra parte de cima do motor? e o oleo que vai lubrificar estes cc a mais? e as galerias que conduzem o oleo? sem aumentar isso se limita a durabilidade. e é neste ponto que quero chegar á compreender antes de modificar meu motor para uma cc maior.

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Maio 2009 09:17 #11 por rospgros
Respondido por rospgros no tópico aumento de cilindrada
Colt, tae outra adaptação que eu vejo nas motos, vou conseguir uma camera ou celular com camera emprestado tirar uma foto e colocar aqui assim que possível, as motos que tem motorzão aqui todas elas tem uma mangueira que sai da parte de baixo e vai até em cima do motor. Estas motos só são usadas para campeonatos, e dificilmente a gente vê elas em área urbana ou pistas trafegando, o problema é que por ser uma adaptação facilmente visível, se não tiver legalizado os guardas multa e toma a moto da gente.
VLW

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Maio 2009 20:23 #12 por coltpanzerfaust
Respondido por coltpanzerfaust no tópico aumento de cilindrada
o que eu queria e pretendo descobrir se tem como aumentar os furos por onde o oleo passa. se conseguir aumentar em 15% ou 20% já seria o suficiente para melhorar a fluidez do oleo. acho que só isso já bastaria, e o melhor é que ainda continua despercebido aos olhos alheios. quero uma medida que deixe com o mesmo curso mas com 150cc, nisso quero modificar a relação colocando um peão de 15 ou 16 dentes, e modificar as galerias de oleo que passam pela camisa e pelo cabeçote para cairem em maior velocidade nos comandos, e possivelmente deva aumentar o nivel de oleo de 1000ml para uns 1100ml ou 1250ml. pois maior cilindro exige maior lubrificação. talvez se usassemos um pistão com melhor desenho para um jateamento de oleo mais eficiente entre a camisa e o pistão poderiamos evitar desgaste prematuro de pistão e camisa.



coltpanzerfaust39934,989224537

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Maio 2009 16:41 #13 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico aumento de cilindrada
Colt, a ideia de melhorar a lubrificação é boa, precisa ver se tem uma bomba de oleo que aumente esse fluxo, pois aumentando a galeria de oleo em 20% poe exemplo, e usando a mesma bomba de oleo, corre o risco do oleo perder a pressão, por ter uma galeria maior e a bomba não da conta de mandar esse oleo a mais, se tiver como trocar a bomba de oleo por uma com maior fluxo de oleo, vai ficar exelente, boa sorte.

Qual moto você vai mexer?

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Maio 2009 21:51 #14 por coltpanzerfaust
Respondido por coltpanzerfaust no tópico aumento de cilindrada
pretendo na mminha cg 125 varetada


mas só faço estas experiencias quando comprar meu carro daqui a uns 2 anos.


eu acho que a bomba vai trabalhar mais folgada pois geralmente quando aumentamos o diametro de uma mangueira a agua tem maior vazão e menor pressão pois o gargalo que criava restrição foi retirado.


acho que o mesmo se aplica quando usamos um oleo mais fino, pois seu peso e fluidez é melhor, experiencia propria pois ao inves de usar um 20w50 uso um 15w40 e os giros realmente sobem mais rapido.

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2009 05:16 #15 por joao luiz
Respondido por joao luiz no tópico aumento de cilindrada
Quando se aumenta a o pistaõ, ou aumentando a cilindrada da moto, o motor perde um pouco da rapidez de aceleração,e vibra um pouco mais, porque ele foi projetado e balancedo para uma determinada cilindrada,com esse trabalho o motor vai trabalhar com giro um pouco mais baixo,mas vai ganhar bastante força em baixas rotações, isso ajuda na lubrificação, já que não é preciso andar com o motor em regime muito auto de rotação, mesmo assim com o alonganento da reação uma velocidade final maior, um comando preparado ajuda muito tambem, com o motor mais forte vc não precisa acelerar muito, é só por marcha e não segurar muito até subir muito de giro!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.151 segundos