Armazenamento e ativação

08 Ago 2007 09:26 #1 por Biagio Ferrari
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[font="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif"]Olá Pessoal,[/font]


[font="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif"]Esta matéria é do meu amigo Paulo José de Souza, e foi publicada no jornal Oficina Brasil.
Acredito que podemos aprender muito com o conteúdo abaixo, boa leitura.
[/font][font="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif"]Matéria da edição Nº192 - Fevereiro de 2007
Texto: Paulo José de Sousa[/font]


[font="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif"]Armazenamento e ativação
[/font]
[font="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif"]Muitos são os motivos que levam o usuário a deixar a motocicleta em inatividade por um longo período. Como por exemplo, ter mais de uma motocicleta, ser colecionador, falta de tempo para curtir a motocicleta, inverno e viagem de trabalho. Mas elas podem sofrer vários defeitos pelo simples fato de ficarem inativas por algum tempo. Para o armazenamento prolongado (acima dos 30 dias) são exigidas algumas medidas de proteção conforme o modelo, para que seja evitada a deterioração causada pelo combustível, óleo de motor, fluido de freio e líquido do radiador que são produtos perecíveis.

Reparador, é importante orientar seu cliente para que reserve um tempo para efetuar alguns trabalhos de preparação e a motocicleta e limpá-la totalmente antes de deixá-la guardada.

Cuidados no armazenamento
1. Retire todo o combustível do tanque.
2. Remova o tanque vazio, encha um copo de aproximadamente 200 ml. Com óleo de motor, coloque o óleo no tanque e agite-o para que espalhe completamente sobre a superfície interna, remova o óleo que sobrar e instale o tanque na motocicleta. (para reservatórios plásticos, com revestimentos anti-oxidantes ou de alumínio, esta operação não é necessária).
3. Drene o carburador e suas tubulações e pulverize-o internamente através do tubo de entrada de combustível, pode ser um óleo protetivo em forma de spray.
4. Troque o óleo do motor.
5. Remova a vela de ignição e adicione no interior do cilindro uma pequena quantidade de óleo de motor, cerca de 30 cm³ acione o pedal de partida ou motor de arranque durante alguns segundos para que o óleo seja espalhado internamente no motor e evite a oxidação interna em seguida, instale a vela (para motores multicilindricos esse procedimento deve ser adotado para todos os cilindros).
6. Remova a bateria começando pelo pólo negativo e em seguida pelo pólo positivo, armazene-a em local seco, ventilado longe do sol apoiada em uma superfície de madeira ou de borracha voltando a carregá-la em carga lenta a cada 30 dias ou segundo instruções do fabricante.
7. Lubrifique os cabos de comando e a corrente de transmissão.
8. Apoie a motocicleta em cavaletes de modo que ambas as rodas não toquem o solo e calibre os pneus com pressões recomendadas no manual do proprietário.
9. Proteja as peças cromadas com uma fina camada de óleo protetivo. Não aplicar óleo nas peças de borracha, plástico, disco de freio e banco.
10. Tampe a saída do escapamento e a entrada do filtro de ar a fim de não deixar entrar umidade.

Importante: motocicletas armazenadas sem o devido preparo podem sofrer panes nos componentes elétricos, mecânicos e hidráulicos o que certamente comprometerão a segurança do motociclista.

- o armazenamento deve ser feito em um local seguro, seco, longe do sol e animais onde não tenha grandes alterações de temperatura e não esteja exposta a maresia e a motocicleta pode ser coberta com uma capa adequada de tecido leve (não utilize plástico), evite acioná-la durante o período de desuso.

- para melhor esclarecimento e confiabilidade na execução dos serviços sugira a seu cliente que a tabela de manutenções periódicas do manual do proprietário ou de serviços do modelo seja seguida tanto no preparo do armazenamento como na ativação da motocicleta após o período de inatividade. Alerte sobre a importância que o serviço seja executado por um mecânico habilitado e com as ferramentas adequadas.

Ativação após o período de armazenamento
A ativação é quase uma operação inversa que exige alguns cuidados especiais obtidos nos manuais de cada modelo, cabendo ao mecânico o bom senso que deve julgar com base nas informações técnicas do fabricante se o tempo de inatividade da motocicleta determinará a necessidade da substituição dos fluídos de freio, radiador, suspensão dianteira ou em alguns casos o fluído da suspensão traseira e demais peças com vida útil determinada.

Cuidados para a ativação[/font]
[font="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif"]1. Lave o reservatório de combustível com um pouco de gasolina para dissolver o óleo e efetuar sua instalação (somente para tanques que receberam óleo e cuidado com as partes pintadas à gasolina remove a tinta).
2. Abasteça o tanque.
3. Deixe uma pequena quantidade de combustível sair pelo dreno do carburador para remover o óleo protetivo.
4. Se necessário troque o óleo do motor e demais fluidos.
5. Instale a bateria começando pelo pólo positivo e em seguida o pólo negativo.
6. Remova os tampões da caixa do filtro de ar e escapamento.
7. Remova a vela de ignição e acione a partida para expelir algum óleo que tenha ficado na câmara de combustão e instale a vela de ignição certificando-se esteja sem óleo.
8. Verifique a pressão dos pneus e, se necessário, ajuste-a de acordo com o manual.
9. Limpe a motocicleta (para) as motocicletas com o escapamento cromado nunca ligue o motor sem efetuar a limpeza total das partes cromadas como a curva e a ponteira do escape, pois a camada de óleo mudará a cor do cromo nos pontos mais quentes do escapamento criando um aspecto amarelado.
10. Dê a partida e verifique se está tudo certo e pé na estrada.[/font]
João Tadeu39304,6077199074

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

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08 Ago 2007 09:41 #2 por Marck
Respondido por Marck no tópico Armazenamento e ativação
Muito bom o tutorial.
Neste momento eu tenho uma DT-200 (que uso para trilhas) parada aqui em casa que ja faz uns 3 meses, até que eu fiz a maioria dessas dicas, só não fiz o ítem 5 sobre remover a vela e adicionar 30ml de óleo. Assim que sobrar um tempo vou faze-lo!

Obrigado.

Marcus

João Monlevade-MG

"O Ponto de Vista é o Ponto da Questão!"

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08 Ago 2007 12:41 #3 por kuila
Respondido por kuila no tópico Armazenamento e ativação
muito bom mesmo, já conhecia alguns dos macetes, mas foi bom relembrar e também conhecer outros.

um óleo preventivo que recomendo é o "WD" ( http://pt.wikipedia.org/wiki/WD-40 ) que é altamente eficaz, é anti-corrosivo, protege, desengripa, combate a oxidação, pode ser usado em componentes elétricos sem risco e é encontrado até em supermercado.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

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08 Ago 2007 13:36 #4 por RONALDCB400
Respondido por RONALDCB400 no tópico Armazenamento e ativação
Excelente, Biaggio! Muito esclarecedor...

CBR450!!!!



Cataguases-MG

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08 Ago 2007 19:16 #5 por Biagio Ferrari
Respondido por Biagio Ferrari no tópico Armazenamento e ativação
Faça bom proveito !
João Tadeu39304,6084027778

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

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09 Ago 2007 16:34 #6 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico Armazenamento e ativação
Muito útil mesmo, especialmente para quem deixa a moto parada nessas épocas de frio e chuva...





Abraços cobertos com capa,

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

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10 Ago 2007 08:57 #7 por Biagio Ferrari
Respondido por Biagio Ferrari no tópico Armazenamento e ativação
Valeu !

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

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03 Set 2007 17:53 #8 por Saparugaman
Respondido por Saparugaman no tópico Armazenamento e ativação
E no caso de motos com injecão(FAZER 250) alguma dica a mais??

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10 Set 2007 13:33 #9 por Biagio Ferrari
Respondido por Biagio Ferrari no tópico Armazenamento e ativação
Eae Alfred E. Neuman...uma boa dica é você não manter ela desativada por muito tempo pois o bico poderá entupir !

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

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14 Set 2007 21:07 #10 por Saparugaman
Respondido por Saparugaman no tópico Armazenamento e ativação
Curtia muito mesmo a MAD quando era criança, mas falando da moto não vai ter jeito não são 3 meses, fora sem ter com quem deixar a moto.

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17 Set 2007 07:09 #11 por Biagio Ferrari
Respondido por Biagio Ferrari no tópico Armazenamento e ativação
Enche até a boca de podium e deixa funcionando por um tempinho...(apenas para deixar todo o sistema com podium) !


Eu também curtia a MAD...meu sonho foi em ser cartunistas...hehe adorava Spy vs Spy e outras babozeras...hehe


Voltando a moto, não esquece de desconectar a bateria !

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

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17 Set 2007 08:22 #12 por cianner
Respondido por cianner no tópico Armazenamento e ativação
Saparugaman,

Que cidade vc mora?

Tem locais para deixar sua motoca sim... pelo menos aqui em SP.

Moro num prédio e fiz amizade com outro motoca, um vizinho que tem uma Bros, ví que ele era como vc deixava a motoca parada muuuuuito tempo e não fazia nada para armazena-la. Dei umas dicas e sabe o que aconteceu ?!

Acabei ficando com a chave da moto dele, para liga-la pelo menos uma vez por semana, pedi para ele acorrentar a moto e ficasse com a chave... vai que acontece alguma coisa, Deus me livre ser o responsável!

Toda segunda-feira verifico a motóca do meu colega e ligo a "criança".

Não tem nenhum vizinho e/ou amigo que tenha moto?

Eles não poderiam fazer isso por vc?

Ianner
São Paulo-SP
SPORTSTER IRON 883 HD

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17 Set 2007 11:12 #13 por Saparugaman
Respondido por Saparugaman no tópico Armazenamento e ativação
Pô cara eu só meio anti-social, mas eu vou fazer isso que o Biaggio recomendou, eu ja uso Podium direto, pelo fato de rodar pouco, as vezes fico duas semanas sem pegar na moto (a podium tem essa caracteristica de durar mais tempo sem estragar), vou deixa-lá no cavalete central e seja o que Deus quiser.

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18 Set 2007 05:45 #14 por Biagio Ferrari
Respondido por Biagio Ferrari no tópico Armazenamento e ativação
Comecei a ler a frase do Saparugaman achei que ele iria bater em alguém , boa sorte a você e sua moto !

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

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09 Out 2007 12:56 #15 por Marck
Respondido por Marck no tópico Armazenamento e ativação

Biagio Ferrari escreveu:
Ativação após o período de armazenamento

A ativação é quase uma operação inversa que exige alguns cuidados especiais obtidos nos manuais de cada modelo, cabendo ao mecânico o bom senso que deve julgar com base nas informações técnicas do fabricante se o tempo de inatividade da motocicleta determinará a necessidade da substituição dos fluídos de freio, radiador, suspensão dianteira ou em alguns casos o fluído da suspensão traseira e demais peças com vida útil determinada.
Cuidados para a ativação
1. Lave o reservatório de combustível com um pouco de gasolina para dissolver o óleo e efetuar sua instalação (somente para tanques que receberam óleo e cuidado com as partes pintadas à gasolina remove a tinta).
2. Abasteça o tanque.3. Deixe uma pequena quantidade de combustível sair pelo dreno do carburador para remover o óleo protetivo.
4. Se necessário troque o óleo do motor e demais fluidos.
5. Instale a bateria começando pelo pólo positivo e em seguida o pólo negativo.
6. Remova os tampões da caixa do filtro de ar e escapamento.
7. Remova a vela de ignição e acione a partida para expelir algum óleo que tenha ficado na câmara de combustão e instale a vela de ignição certificando-se esteja sem óleo.
8. Verifique a pressão dos pneus e, se necessário, ajuste-a de acordo com o manual.
9. Limpe a motocicleta (para) as motocicletas com o escapamento cromado nunca ligue o motor sem efetuar a limpeza total das partes cromadas como a curva e a ponteira do escape, pois a camada de óleo mudará a cor do cromo nos pontos mais quentes do escapamento criando um aspecto amarelado.
10. Dê a partida e verifique se está tudo certo e pé na estrada.


Acabei de reativar minha DTzinha seguindo os procedimentos do tutorial, a moto estava a uns 5 meses parada aqui em casa. O único procedimento que eu fiz que não estava acima foi a limpeza da vela de iguinição com uma escova de aço e pano seco pois ela estava um pouco carbonizada... Logo em seguida dei a partida, e surpresa: a moto "pegou" na segunda batida de pedal e continuou funcionando perfeitamente!!
Incrível, parecia I.E!

Está aprovado!

Abs.

Marcus

João Monlevade-MG

"O Ponto de Vista é o Ponto da Questão!"

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