Lavagem na Conservação da Motocicleta.

16 Jan 2009 12:58 #1 por tasmotos
A Lavagem na Conservação de sua Motocicleta


Muitos motociclistas acreditam que lavam sua motocicleta para deixá-la bonita, isso é uma verdade, mas nesse ato eles também estão cuidando da conservação e da manutenção da motocicleta.


Quando você lava pessoalmente sua moto, você terá contato direto com todas as peças e partes da moto, podendo observá-las com mais atenção, percebendo muitas coisas que no uso diário, não notaria, como uma peça solta ou quebrada, por exemplo. Portanto a lavagem periódica completa, mais que o embelezamento, visa à conservação da motocicleta.


Para tomar a decisão de lavar a moto, deve-se avaliar o estado geral de conservação da mesma, ou seja, examiná-la em profundidade, como motor, transmissão, quadro, rodas, etc.


Não se deve deixá-la muitos meses ou anos sem uma lavagem completa, pois os sedimentos e micro-sedimentos com o passar do tempo vão se “fundindo” nas peças e a partir de um certo tempo será impossível removê-los. Se a moto estiver conservada e suas peças realmente limpas, ao sujar por causa de uma chuva, por exemplo, basta fazer uma rápida lavagem e enxugar que ela ficara novamente bonita.


Mas se a moto ficar muitos meses ou anos sem ser devidamente lavada e conservada, ficara impossível remover os sedimentos e assim deixá-la bonita novamente.


O ideal é que você faça pessoalmente esse serviço, mas se você não tem tempo, ou local adequado para fazer esse serviço procure alguém para fazê-lo, de preferência para locais especializados como as oficinas de motos, evite levar em lava rápido de automóveis ou em postos de combustível, pois em geral eles não tem preparo e conhecimento sobre o cuidado especial que se deve ter com uma motocicleta, podendo causar danos irreversíveis em sua motocicleta.





Dicas:


- Como estamos falando que lavagem é conservação, é importante então planejar essa ação, assim como planejamos serviços mecânicos.


- Para lavar sua moto disponha de: tempo para a execução da tarefa, local adequado, roupa apropriada, materiais e produtos específicos.


- Acostume-se a reservar um determinado dia da semana para a lavagem da moto.


- Planeje com antecedência a lavagem de sua moto, nunca deixe para a ultima hora.


- Evite datas que normalmente são complicadas como véspera e pós-feriados prolongados ou encontros de motociclistas.


- Ao levar para lavar em outro local, procure levar a moto com antecedência de pelo menos um dia antes da data agendada.


- A lavagem pode ser feita mesmo em dias frios ou chuvosos, pois normalmente nesses dias você não usa sua moto.





Abraços,





tasmotos - Tomás André dos Santos

=TAS= MOTOS

SOROCABA-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2009 15:22 #2 por Brasileiro
Belo tópico.. pena que moro em apto e não tenho local disponivel para tal.. Mas em uma cidade grande como SP cade os lava motos? só conheço dois.. é pouco demais..

Brasileiro- Fazer 2009/10 LE

Ex- Suzuki YES 2007/08

Tatuapé - São Paulo - Capital/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2009 19:39 #3 por Brasileiro
Meu caro Tomás... alguns lugares na minha moto tem residuo de oleo como no final do cabo de embreagem em cima do motor.. lavei com querosene+sabão mas não saiu tudo.. vc tem alguma tecnica para indicar?!?!?! agradeço desde já..

Brasileiro- Fazer 2009/10 LE

Ex- Suzuki YES 2007/08

Tatuapé - São Paulo - Capital/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jan 2009 20:45 #4 por tasmotos
Brasileiro



Experimente passar querosene puro com pincel duro e escova de dente. Depois voce lava com a mistura.


Abraços


tasmotos

=TAS= MOTOS

SOROCABA-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jan 2009 10:33 #5 por Dumbex

tasmotos escreveu:
Brasileiro



Experimente passar querosene puro com pincel duro e escova de dente. Depois voce lava com a mistura.


Abraços


tasmotos






Tem algumas parte da moto, como por ex o aro traseiro, que eu acho bacana passar o pincel, e lugares como motor, bacalhau e raios eu uso uma escova de dentes velha...


Ótima fórmula!!

CB 300R 2010 - 2010-...

BIZ 125 ES 2009 - 2009-...

CG Titan 150 ESD 2008 2008-2010

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jan 2009 11:24 #6 por tasmotos

Dumbex escreveu:

tasmotos escreveu:
Brasileiro



Experimente passar querosene puro com pincel duro e escova de dente. Depois voce lava com a mistura.


Abraços


tasmotos






Tem algumas parte da moto, como por ex o aro traseiro, que eu acho bacana passar o pincel, e lugares como motor, bacalhau e raios eu uso uma escova de dentes velha...


Ótima fórmula!!



Amigos,


A base de meu serviço de lavagem artesanal é toda feita a partir da utilização de pincel e escovas, primeiramente eu lavo todas as partes baixas (motor, suspensão, rodas, balança trasiera, transmissão, etc)com pincel e escovas utilizando minha mistura consagrada. Só depois vem a parte de latas em geral com bucha de espuma e shampoo.


Cultura: Diz-se no meio de motociclistas graduados, quie o bom lavador de motos tem um banquinho para fazer a lavagem. (obs.: eu sempre tive meu banquinho)


Abraços


tasmotos

=TAS= MOTOS

SOROCABA-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jan 2009 12:20 #7 por Brasileiro
Mestre tasmotos.. Meu colega tem uma Bandit, portanto segundo o seu relato ele sempre lavou o motor com querosene, só que agora tem uns parafusos e porcas que estão aparecendo um zinabre, manchas branca que ele tentou tirar com querosene e não saiu?!?! vc tem alguma sugestão?!?!?!

Obs.: essa moto é usada somente em finais de semana e fica durante a semana guardada em capa..

Brasileiro- Fazer 2009/10 LE

Ex- Suzuki YES 2007/08

Tatuapé - São Paulo - Capital/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jan 2009 12:52 #8 por tasmotos
Brasileiro,


Da forma como voce relatou, os parafusos e porcas podem ter sofrido ação de algum um produto quimico de limpeza pesada tipo solupam ou ativado. querosene não causa esse tipo de reação. O que pode estar acontecendo com eles é um inicio de oxidação (ferrugem), lembrando que voce não me falou que ano a moto é, e nem se ele comprou ela zero.


Para interromper o processo de oxidação e melhorar o aspecto deve-se utilizar anti-ferrugem ferrox ou ou similar. Aplicar com muito cuidado, com um pincel bem pequeno, do tipo utilizado para pintura de artesanato. Não encharcar o pincel e não deixar respingar nas outras peças, se isso ocorrer remover o respingo imediatamente com um pano seco. Esperar mais de trinta minutos para o produto agir. Depois disso pode aplicar nesses locais, oleo em spay, vendidos em loja de ferragens, tipo wythe lub, etc.


Atenção, cada tipo de material tem uma ação diferente ao anti-ferrugem, por isso pode ser que em uma primeira aplicação não solucione definitivamente todos os casos.


Abraços


tasmotos

=TAS= MOTOS

SOROCABA-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jan 2009 12:53 #9 por Brasileiro
Alguém jám usou esse produto no motor após lavagem?!?!?



Fiha Técnica


SILICONE SPRAY
DESCRIÇÃO: SILICONE SPRAY é um produto de silicone puro, indicado para lubrificar e
desmoldar. Não empasta nem engordura. Pode ser usado em metais, plásticos e borrachas.
Produto inofensivo à camada de ozônio. Não contém CFC.
PROPRIEDADES TÍPICAS:
Aparência líquido viscoso / límpido
Cor incolor
Densidade 0,95 – 0,98 g/ml
CARACTERÍSTICAS:
• Lubrifica aparelhos esportivos, trilhos de cortina e janela, dobradiças, ferramentas, etc;
• Auxilia na manutenção de máquinas, equipamentos e peças metálicas em geral;
• Atua como desmoldante na injeção de plásticos, resinas e borrachas;
• Evita a aderência de tintas, colas e graxas;
• Resiste à temperatura de - 40ºC a 215ºC.
EMBALAGEM: Lata de 400 ml / peso líq. 230 g.
MODO DE USAR: Agite antes de usar. Pulverize periodicamente a uma distância de
aproximadamente 20 cm, deixando uma fina camada. Em locais de difícil acesso encaixe o bico
prolongador (que acompanha a embalagem) na válvula de pressão.
ARMAZENAMENTO: Em local coberto, seco, ventilado e com temperatura abaixo de 32ºC.
PRECAUÇÕES: Mantenha fora do alcance de crianças e animais. Produto inflamável.
Conteúdo sob pressão, proteja a embalagem da luz solar e não exponha a temperaturas
superiores a 50ºC. Mantenha afastado de fontes de ignição. Não perfure, incinere ou queime a
embalagem, mesmo depois de vazia. Não pulverize sobre chamas, faíscas ou material
incandescente. Não fume durante a aplicação. Utilize em local ventilado e evite inalar o produto.
Proteja os olhos durante o uso. Em caso de contato com os olhos, lave abundantemente com
água e procure um médico. Em caso de ingestão, não provoque vômito e procure um médico.
Em caso de mal estar, remova a pessoa para um local ventilado e procure um médico. Lave as
mãos após o uso. Para maiores informações, consulte a Ficha de Informações de Segurança
de Produtos Químicos (FISPQ) que pode ser obtida no site www.siltrade.com.br .
A Sil Trade acredita que as informações nesta literatura são descrições de características típicas e/ou uso do
produto, mas é de responsabilidade do usuário realizar todos os testes necessários no produto em sua aplicação
específica para determinar seu desempenho, eficácia e segurança. Sugestões de emprego não devem ser
interpretadas como estímulo à infração de qualquer patente específica.
Sil Trade Indústria e Comércio Ltda Av. Marginal do Rio Jundiaí, 2665 – G11 Várzea Paulista SP 13221-800
Tel.: (11) 4596 6486 Fax: (11) 4596 6431 www.siltrade.com.br

Brasileiro- Fazer 2009/10 LE

Ex- Suzuki YES 2007/08

Tatuapé - São Paulo - Capital/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jan 2009 13:04 #10 por Brasileiro

tasmotos escreveu:
Brasileiro, Da forma como voce relatou, os parafusos e porcas podem ter sofrido ação de algum um produto quimico de limpeza pesada tipo solupam ou ativado. querosene não causa esse tipo de reação. O que pode estar acontecendo com eles é um inicio de oxidação (ferrugem), lembrando que voce não me falou que ano a moto é, e nem se ele comprou ela zero. Para interromper o processo de oxidação e melhorar o aspecto deve-se utilizar anti-ferrugem ferrox ou ou similar. Aplicar com muito cuidado, com um pincel bem pequeno, do tipo utilizado para pintura de artesanato. Não encharcar o pincel e não deixar respingar nas outras peças, se isso ocorrer remover o respingo imediatamente com um pano seco. Esperar mais de trinta minutos para o produto agir. Depois disso pode aplicar nesses locais, oleo em spay, vendidos em loja de ferragens, tipo wythe lub, etc. Atenção, cada tipo de material tem uma ação diferente ao anti-ferrugem, por isso pode ser que em uma primeira aplicação não solucione definitivamente todos os casos. Abraços tasmotos


Pois é meu amigo a moto é 2008 pegou zero e segundo informações só ele que lavou a moto até hoje.. valeu
João Tadeu39835,8348842593

Brasileiro- Fazer 2009/10 LE

Ex- Suzuki YES 2007/08

Tatuapé - São Paulo - Capital/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2009 16:12 #11 por Brasileiro
Hoje eu testei um lava moto no bairro do Ipiranga e gostei do serviço dos caras, achei que eles trabalham melhor na parte do motor e na parte baixa, já o So Motos que já postei aqui ele não trabalam tanto a parte baixa e motor, mas dá uma enfase maior no acabamento final. Para quem interessar abaixo segue o endereço:


Star WASH
Av. Nazareth, 2109
Ipringa - SP/SP
Tel.: (11)3462-8620

Brasileiro- Fazer 2009/10 LE

Ex- Suzuki YES 2007/08

Tatuapé - São Paulo - Capital/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2009 17:12 #12 por Rêzinho
Parabéns pelo Tópico, muito bom pra pessoas que tão começando como eu....

Queria saber mais dessa mistura querosene e sabão, que sabão que usa, a quantidade de sabão/querosene...


Abração Renan... Rêzinho39836,8028587963

Atual: XTZ Lander 250X ")

Próxima: Kawasaki Ninja 250r ")



Espírito Santo do Pinhal/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2009 15:52 #13 por Brasileiro
Como eu retiro este ferrugem:

Brasileiro39837,7478472222

Brasileiro- Fazer 2009/10 LE

Ex- Suzuki YES 2007/08

Tatuapé - São Paulo - Capital/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2009 18:15 #14 por tasmotos

Rêzinho escreveu: Parabéns pelo Tópico, muito bom pra pessoas que tão começando como eu....

Queria saber mais dessa mistura querosene e sabão, que sabão que usa, a quantidade de sabão/querosene...


Abração Renan...






Rêzinho



O sabão liquido que eu uso é aquele azul viscoso econtrado nessas caminhonetas que vendem produtos de limpeza nos bairros, ele é conhecido como omo-liquido ou omex, etc. Tem tambem o sabão de coco liquido que faz o mesmo efeito.


A proporção é mais ou menos a seguinte: para areas com muita graxa ou oleo coloque 30% de sabão e 70% de querosene ou oleo diesel, para areas com mais terra e barro coloque 70% de sabão e 30% de querosene ou eloo diesel. Faça só um pouco da mistura por vez, eu faço 250 ML, assim voce pode ir experimentando a concentração.


Atenção depois de 40 a 50 minutos a mistura não serve para mais nada. A natureza agradeçe e o local de lavagem fica limpo sem residuos. Obs.: Não precisa ter pressa para enxaguar.


Abraços





tasmotos

=TAS= MOTOS

SOROCABA-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2009 18:16 #15 por tasmotos

Brasileiro escreveu: Como eu retiro este ferrugem:






Brasileiro,


Primeiro passe pacla de aço (tem um topico proprio) e depois use Ferrox conforme explicado mais acima neste mesmo tópico.


Abraços

=TAS= MOTOS

SOROCABA-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.189 segundos