Serra do Rio do Rastro

08 Set 2009 18:00 #1 por Jota Nunes
Minha esposa e eu aproveitamos este feriadão de 7 de setembro para darmos uma esticadinha de 1000km (ida e volta) de São Leopoldo-RS até a famosa Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina.


Saímos domingo de manhã, antes do nascer do sol. No começo da subida da serra gaúcha pela BR 116, nos municípios de Ivoti e Dois Irmãos, o nevoeiro era muito intenso. Muito mesmo. A visibilidade era de poucos metros. Passamos por 3 acidentes de carros num trecho de menos de 30km.


Mais adiante, no município de Morro Reuter, o nevoeiro já aparecia somente nas baixadas:





E a lua cheia nos saudava neste belo amanhecer. (ali, bem na forquilha da árvore!)





Na subida em direção à Nova Petrópolis o sol já começava a pintar o horizonte com tons avermelhados. Enquanto que os vales permaneciam envoltos na bruma branca do noveiro matinal.





No centro de Nova Petrópolis já é primavera:











Depois de Nova Petrópolis há uma descida de serra de uns 12km, até o Rio Caí, que corre majestoso lá no fundo do vale.


A vista do alto era espetacular;





Nos campos às margens do Rio Caí, os bois e vacas interromperam seu café da manhã para nos observar !! Na foto não aparece claramente, mas parece que eles sabiam que estavam sendo "filmados" !!





A partir do vale do Rio Caí, uma nova e íngreme subida de serra, em direção ao município de Caxias do Sul. No meio da subida, o Véu de Noiva, no município de Galópolis:





Quase chegando em Caxias, vale a pena parar e dar uma olhadinha para trás.





Passamos por Caxias do Sul e São Marcos e, às margens do Rio das Antas, fizemos uma parada estratégica para "abastecer". Cuca, pão, salame, queijo e café preto quentinho.





Cruzamos o Rio Pelotas, que divide os Estados de SC e RS, e rumamos em direção à Lages.





Em Lages paramos para fazer o primeiro abastecimento da motoca. 28km/l de média até aqui. Ótimo!!


A partir de Lages são aproximadamente 80km até São Joaquim, cortando vastas campinas pontilhadas por frondosas araucárias.











Fizemos uma paradinha rápida em São Joaquim para descansar a "retaguarda" e continuamos em direção ao próximo município, Bom Jardim da Serra. São mais quarenta e poucos quilômetros até nosso objetivo, a Serra do Rio do Rastro. No caminho uma cena nos chamou a atenção. Olha só uma YBR ali !!!








Em Bom Jardim da Serra uma fantástica cachoeira à beira da estrada.





E, finalmente, chegamos ao momento mais aguardado. O mirante no topo da Serra do Rio do Rastro.





Então vamos descer...





E descer mais um pouco...





E continuar descendo....





Tínhamos planejado de pernoitar em Lauro Müller, ao pé da Serra, mas chegamos lá muito cedo (16:20) e decidimos subir de volta e pernoitar em Bom Jardim da Serra, já um pouco mais perto de casa !!


Foi isso que fizemos. Encontramos vaga no segundo hotel que perguntamos (aventureiro que se preze não faz reserva!!) e nos atiramos na cama antes mesmo de anoitecer !!! Mais tarde saímos e fomos numa pizzaria (a pizza era só desculpa para beber umas geladas !!! ).


Saímos segunda de manhã (depois de encher bem a pança com o café da manhã do hotel, claro !!! ) debaixo de um sol lindo. Mas o céu estava muito escuro pras bandas do Rio Grande e já prevíamos que a chuva iria nos recepcionar na fronteira !!


Dito e feito ! Pegamos 300km de chuvas torrenciais até em casa. Mas de forma alguma isso estragou o passeio, não. Apesar de pilotar na chuva ser muito desgastante, por exigir muito mais atenção e destreza, eu particularmente gosto.


Chegamos em casa 4 da tarde de alma lavada, literalmente !!!


E minha esposa já foi logo perguntando quando que a gente vai denovo !!!


Em breve, assim espero.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2009 18:29 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Serra do Rio do Rastro


Jota, muito bom mesmo esse passeio, me senti com vocês descendo a serra ali!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2009 19:04 #3 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Serra do Rio do Rastro
Lindo passeio Jota!! Lindas fotos!! Parabéns!!

Gostei mesmo é da foto com o pão, queijo, salame e o café pretinho... nham!

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2009 19:08 #4 por Stardust Cowboy
Respondido por Stardust Cowboy no tópico Serra do Rio do Rastro
O asfalto da serra está bom, Jota?


Em março do ano que vem estou lá!!!!

Bandit 650S 2008/2009

São Paulo / SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2009 19:41 #5 por Thon
Respondido por Thon no tópico Serra do Rio do Rastro

Patriarca escreveu:



Jota, muito bom mesmo esse passeio, me senti com vocês descendo a serra ali!!!



2!!!!





só tenho uma coisa a dizer....


PERFEITO!!!!

*VIDA LONGA Motonline!



BERNÔ CITY

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2009 04:14 #6 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Serra do Rio do Rastro
Obrigado pessoal ! A serra é fantástica, as fotos não conseguem traduzir nem 10% da sensação de estar lá (ainda mais quando as fotos são amadoras!!! )


Stardust, a maior parte da serra é pavimentada com concreto e está tudo perfeito, em ótimas condições. Tanto a parte da serra quanto as estradas para chegar até lá. Aquilo é cartão postal do Estado para o mundo, por isso o governo cuida como se fosse o jardim da sede do governo !!





Uma dica para quem pertende ir até lá: façam o roteiro de forma a descer e subir a serra (ou vice-versa). Fazer num só sentido é lindo, mas visualizar a paisagem nos dois sentidos é fenomenal.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2009 04:21 #7 por Stardust Cowboy
Respondido por Stardust Cowboy no tópico Serra do Rio do Rastro
Obrigado pelas dicas. Decidido: minhas férias em 2010 vão ser lá mesmo!

Bandit 650S 2008/2009

São Paulo / SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2009 04:35 #8 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Serra do Rio do Rastro
Quando você vir, dá um alô pra gente. Quem sabe a gente não se encontra por lá. Terei muito prazer em servir de guia turístico para o amigo aqui pelo meu "quintal" !! (modesto o rapaz!!!)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2009 04:50 #9 por Rêzinho
Respondido por Rêzinho no tópico Serra do Rio do Rastro
Perfeito, esse lugar, morro de vontade de conhecer!

Atual: XTZ Lander 250X ")

Próxima: Kawasaki Ninja 250r ")



Espírito Santo do Pinhal/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2009 06:47 #10 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Serra do Rio do Rastro

Jota Nunes escreveu: Chegamos em casa 4 da tarde de alma
lavada, literalmente !!!

E minha esposa já foi logo perguntando quando que a gente
vai denovo !!!

Em breve, assim espero.


Rapaz... que viagem...

Quando cheguei nessa parte não vou negar, meus olhos se
encheram d'água...

Essa serra está na minha "lista de desejos". Mas farei um
caminho chegando por outra ponta, já que partirei do
interior de SP.

Quando? Em breve, assim espero...

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2009 15:18 #11 por Stardust Cowboy
Respondido por Stardust Cowboy no tópico Serra do Rio do Rastro

Jota Nunes escreveu: Quando você vir, dá um alô pra gente. Quem sabe a gente não se encontra por lá.

Terei muito prazer em servir de guia turístico para o amigo aqui pelo meu "quintal" !! (modesto o rapaz!!!)


Não vou esquecer disso, hein???

O mês já está confirmado: Março de 2010. Só falta ter certeza do dia, mas a viagem já é certa.

Bandit 650S 2008/2009

São Paulo / SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2009 19:02 #12 por ribeiro
Respondido por ribeiro no tópico Serra do Rio do Rastro
Parabéns JOTA!, gostei do relato e das fotos é isso aí um verdadeiro motociclista tem que viajar a moto só da prazer na estrada ainda mais na companhia de duas coisas que se amam "ESPOSA & FAZER", eu e minha esposa dispensamos qualquer viagem de carro p/ viajar de moto. Aproveitem bem a vida fazendo coisas boas cada momento da vida é unico.

250 FAZER MARAVILHA

São gabriel do oeste MS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Out 2009 17:59 #13 por wil666
Respondido por wil666 no tópico Serra do Rio do Rastro
lugar lindo um dia eu e a patroa vamo conhecer la tambem , parabems belo passeio

moto é uma droga que vicia na primeira dose (titam 150)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Out 2009 17:04 #14 por Velcy
Respondido por Velcy no tópico Serra do Rio do Rastro
Jota,


Beleza de fotos, posso "Capturar" algumas? a penúltima ficou muito linda, tendo um ângulo que chama a atenção.


Já andou na Serra do Corvo Branco? é mais pra frente um pouco e vai até Urubici, é estrada de chão mas é mais linda (gostos não se discutem).


Abraço.

Velcy - Cascavel
Ninja 1000ABS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Out 2009 17:11 #15 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Serra do Rio do Rastro
Velcy, se quiser, manda o teu email por PM que eu tem mando a foto em tamanho original.


A Serra do Corvo Branco está nos meus planos ! Assim como o Morro da Igreja.


Pretendia ir agora, nesse feriado do dia 12/10, mas acho que não vai rolar. A grana ficou meio curta esse mês... Caiu o poste de luz aqui da minha casa por causa de um temporal (ficamos de segunda até quarta sem luz) e eu vou ter que colocar um novo, pois os caras da companhia de energia não querem mais deixar ligado neste poste velho. Lá se foi minha viagem do feriadão....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.272 segundos