Ignição e bateria XRE 300

21 Jan 2011 10:02 #1 por Sayão
Saudações a todos motociclistas!

Aprendi a pilotar a pouco mais de um ano. Mas já aprendi algumas coisas... Me vi encima da motoca quando me mudei para o interior de Santa Catarina. Aliás ai vai uma dica para quem gosta de pilotar em estradas com pouco movimento e que tenham visuais fantásticos. Me refiro as estradas no Vale do Itajaí, entre as cidades de Timbó, Rodeio, Doutor Pedrinho e Indaial. Além de ótimas estradas você pode encontrar excelente comida local.

Minha primeira moto foi uma Bros NXR 150, 2009, vermelha. Porém como tinha que pegar estrada, troquei pela XRE 300, 2010, preta. No começo adorei. Imagina? De uma 150 para uma 300! As ultrapassagens ficaram fáceis. Além de todo conforto que o banco largo proporciona. A potência e o conforto é essencial para quem pega estrada com dezenas de caminhões pelo caminho!

Porém, depois, minha XRE passou por um "recall" para trocar o corpo do acelerador, pois alguns modelos (XRE e Bros) começaram a apresentar problemas em marcha lenta, a minha, mesmo após o recall as vezes desliga no meio da rua, um perigo!

E não é só isto. Esta moto vem com uma bateria pequena, o mecânico da Regata (Honda de Indaial) disse que a bateria da XRE 300 é a mesma da bateria da CG 150!! Vê se pode? Se for verdade é um erro grave de projeto! Imagina? Projetar uma moto de 300cc com bateria de 150 cc? Enquanto leigo penso que quanto maior o motor maior a bateria, ou pelo menos mais potente, pois o motor maior exige mais energia pra ligar, ou estou errado?

Conclusão: antes de um ano de uso troquei a bateria por problema de recarga. A moto nem ligava! Ainda bem que estava na garantia se não ia morrer em uns 200 reais.

E ainda, em alguns momentos, mesmo com a bateria nova, principalmente quando ando na cidade e vou a vários lugares diferentes e ligo e desligo a moto mais de três vezes entre trajetos curtos, tenho dificuldades para ligar a moto. Ela demora para dar a partida. Tenho que acionar o botão de partida algumas vezes!

Estou "aprendendo" a conviver com este problema. Será que é possível adaptar uma bateria maior? Tudo indica que não, pois o espaço da bateria é muito pequeno!

Parece que este tipo de moto exige que andemos trajetos longos para preservar a bateria. Isto acontece só com a XRE? Alguém saberia me dizer?

Espero poder contribuir com discussões críticas no fórum, aos futuros e atuais proprietérios da XRE.

Abçs.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2011 11:47 #2 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Ignição e bateria XRE 300
Bem,a honda não faria tamanha bobagem quanto à bateria (vazar óleo no motor com menos de 5.000km é normal...rs), ainda mais considerando toda a eletrônica embarcada no modelo.

Se você mora em uma cidade quente aconselho-te a verificar semanalmente o nivel do ácido da bateria e completar com água destilada.

Verifique se os terminais da baterioa estão limpos, e use graxa de litio para mante-los sem zinabre.

Se quiser fazer um teste, procure uma bateria com maior amperagem.. salvo engano a bateria da CG é de 6 amperes, já as baterias das suzukis são mais fortes (7 ou 8 amp)

Instalei um medidor de voltagem na minha ybr e isso me ajudou a mapear os dispositivos que mais consomem energia, e o principal deles é a lâmpada incandecente da lanterna traseira, incluindo a luz de freio.

Coloquei uma lampada com 45 leds e o voltímetro sempre acusava carga máxima. Tive de retirar a lâmpada de led para mexer na fiação (outra adaptação a caminho...rs) e ao recolocar a lâmpada incandecente o voltímetro acusou um consumo muito maior, exigindo que a moto rodasse por alguns quilômetros para reestabelecer a carga máxima depois de alguns minutos parada com a ignição acionada e a luz de freio acesa. (e o motor desligado)

eu instalei o microvoltimetro no painel e tenho em tempo real como está a carga da bateria.

caso se interesse, comprei a lâmpada de 45 leds aqui:
produto.mercadolivre.com.br/MLB-167123580-lampada-de- 45-leds-neon-1-ou-2-polos-igual-ao-jettapromoco-_JM


e o micro voltímetro aqui (fale com o Alberto):

logicashop.com/detalhes.asp?id=41&produto=122

garanto que os leds consomem menos energia e esse seu problema deve diminuir sensivelmente caso substitua a lampada incandecente por um sistema led.

Um sistema Xenon de boa qualidade também reduz o consumo de energia...
ficam aí minhas sugestões.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jan 2011 16:58 #3 por guatura
Respondido por guatura no tópico Ignição e bateria XRE 300
a bateria eu nao acho o pior erro, o que acho gravissimo nessa moto eh jah acender o farol quando você vira a chave, e isso obriga o proprietario a dar partida com o farol aceso, isso sim eh burrice da Honda... economia pra colocar o punho do guidao da Titan...


se eles nao queriam colocar a chavinha de liga desliga, pelo menos colocassem o mesmo sistema da Titan, o farol acende assim que o motor entra em funcionamento.. excelente!

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jan 2011 13:36 #4 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Ignição e bateria XRE 300
guatura

a honda é um grande fabricante e seus produtos funcionam, mas não acho que eles tenham tanta qualidade assim, pelo menos na divisão de motocicletas abaixo das 500cc.

Como diz meu amigo, o acabamento das hondas é bem tradicional (que eu chamo de tosco na maioria das vezes). Sempre achei o fim do mundo a Falcon ter um acabamento nas peças pior que o da minha ybr.... Parafusos com arestas cortantes, pintura granulada, plásticos "estranhos".

Minha primeira moto é uma ybr e apesar do preço das peças da yamaha, não pretendo mudar tão cedo de fabricante. Gostei da qualidade do produto e não tenho do que reclamar...

Creio que o problema não seja da honda, mas da honda Brasil, da yamaha Brasil, que vendem um monte de porcaria aqui por não termos melhores opções, como nossos hermanos colombianos tem (no caso da yamaha):
www.incolmotos-yamaha.com.co/site/NuestrosProductos/S treet/tabid/79/Default.aspx


Motor com menos de 5.000 km vazando óleo é inadmissível... bateria arriando é inadimissível... Porque temos de nos contentar com essas coisas sem reclamar? Vamos acionar os SACS e reclamar!

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jan 2011 14:23 #5 por guatura
Respondido por guatura no tópico Ignição e bateria XRE 300
O problema é que muitos nao conhecem seus direitos, e quando conhecem nao correm atras... levam em um mecanico pra dar um jeitinho e perdem a garantia, e tambem o direito de reclamar.





a respeito da YBR, acho uma excelente moto, mas a Titan esta indiscutivelmente melhor, nao so em acabamento mas em desempenho, tecnologia (até flex, e a YBr nem injecao tem) e economia...


nunca observei a Falcon de perto, mas nunca me agradou... acho ela feia....

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2011 10:09 #6 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Ignição e bateria XRE 300
guatura,

A titan pode até ter mais tecnologia, mas não faz 45km/l como a minha ybr.. e, além disso, vem com interruptor do farol e lampejador...

Sem contar que a yamaha não faz o sangue espumar depois de meia hora dirigindo como as titans fazem...

Brincadeiras à parte, não vi os comandos da titan, mas se o farol só acende depois que o motor liga isso não é "engenhosidade" da honda, é limitação da moto. O farol da maioria das 125/150 só acende depois que o motor liga mesmo com o interruptor do faról acionado.

Seria bacana se a honda instalasse um dispositivo que só acende o farol depois que o motor fosse acionado. Quem tem conhecimentos de eletrônica faz fácil um dispositivo destes.

è por essas e outras que eu nunca quero ter uma honda...rs

Bonita a sua atual esposa, a motoca nova é boa mesmo?

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2011 11:22 #7 por guatura
Respondido por guatura no tópico Ignição e bateria XRE 300

Sidious escreveu: guatura,

A titan pode até ter mais tecnologia, mas não faz 45km/l como a minha ybr..

e, além disso, vem com interruptor do farol e lampejador...

Sem contar que a yamaha não faz o sangue espumar depois de meia hora dirigindo como as titans fazem...

Brincadeiras à parte, não vi os comandos da titan, mas se o farol só acende depois que o motor liga isso não é "engenhosidade" da honda, é limitação da moto. O farol da maioria das 125/150 só acende depois que o motor liga mesmo com o interruptor do faról acionado.

Seria bacana se a honda instalasse um dispositivo que só acende o farol depois que o motor fosse acionado. Quem tem conhecimentos de eletrônica faz fácil um dispositivo destes.

è por essas e outras que eu nunca quero ter uma honda...rs

Bonita a sua atual esposa, a motoca nova é boa mesmo?



eh, nao tem interruptor e lampejador por economia mesmo, mas o sistema dela funciona muito bem e atende a proposta de uma moto utilitaria.


A Titan injetada eh mais economica que a YBR carburada... quando a YBR ganhar injecao a coisa pode ate se inverter... mas hoje nao esta ganhando nem em economia, nem desempenho...


Eu gosto muito da Honda, eh uma marca que conquistou minha confianca e respeito.. tem seus defeitos como todas, mas o pos venda eh invejavel


to gostando bastante da tenere, por enquanto soh alegria

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2011 15:03 #8 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Ignição e bateria XRE 300
Pra você ver como são as coisas... fora do Brasil a ybr é injetada há anos...
Se a minha que é carburada faz 45km/l, às vezes 47km/l, injetada deve fazer uns 55km/l...

A teneré está bonita mesmo. Quem sabe pego uma no final do ano.
Coloque um protetor de carter nela, vai dar a aparência de moto "maior" e, além da proteção, fica bacana!

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2011 16:18 #9 por guatura
Respondido por guatura no tópico Ignição e bateria XRE 300

Sidious escreveu: Pra você ver como são as coisas... fora do Brasil a ybr é injetada há anos...
Se a minha que é carburada faz 45km/l, às vezes 47km/l, injetada deve fazer uns 55km/l...


A teneré está bonita mesmo. Quem sabe pego uma no final do ano.
Coloque um protetor de carter nela, vai dar a aparência de moto "maior" e, além da proteção, fica bacana!



pois eh, aqui eh terra de indio mesmo


se manter a mesma media de consumo, melhorar o desempenho e diminuir a emissao de poluentes jah tah otimo


eu coloquei o protetor de carter da Roncar, qse nao dah pra ver... falta o protetor de motor agora

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2011 16:55 #10 por Maximmus
Respondido por Maximmus no tópico Ignição e bateria XRE 300
Gaturra.


O farol da moto ligar com a chave é um problema mesmo, ainda mais em motos q a capacidade da bateria ja ta comprometida...


Meu maior problema com a XRE sempre foi a historia da bateria.....tinha um bloqueador q descarregava a bateria em apenas 2 dias sem uso...


Depois de ter retirado o bloqueador, o problemas melhorou mas nao muito ..... até ai nao sei se ja era a bateria q ja tava comprometida... acabei vendendo sem trocar...


Pois é , segue ai 2 dicas e espero q pode ser util para algum colega.


A primeira eh um carregador de bateria da http://www.bdferramentas.com.br/Prod/Cata/listProdDeta.asp?p rodID=BBC02-BBC02L&idGrup=Auto&idCate=Arra





A segunda é q qdo vc vira o contato, experimente apertar pela metade o botao de partida... isso faz o farol apagar....





Abs

CBX 150 AERO (1990); CBR 450 SR (1992); CBR 900 RR FIREBLADE (1996); NX FALCON (2000); NX FALCON (2001); XRE 300 (2009); F 800 GS (2010)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2011 17:11 #11 por Sayão
Respondido por Sayão no tópico Ignição e bateria XRE 300

Maximmus escreveu: Gaturra.


O farol da moto ligar com a chave é um problema mesmo, ainda mais em motos q a capacidade da bateria ja ta comprometida...


Meu maior problema com a XRE sempre foi a historia da bateria.....tinha um bloqueador q descarregava a bateria em apenas 2 dias sem uso...


Depois de ter retirado o bloqueador, o problemas melhorou mas nao muito ..... até ai nao sei se ja era a bateria q ja tava comprometida... acabei vendendo sem trocar...


Pois é , segue ai 2 dicas e espero q pode ser util para algum colega.


A primeira eh um carregador de bateria da http://www.bdferramentas.com.br/Prod/Cata/listProdDeta.asp?p rodID=BBC02-BBC02L&idGrup=Auto&idCate=Arra





A segunda é q qdo vc vira o contato, experimente apertar pela metade o botao de partida... isso faz o farol apagar....





Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2011 17:19 #12 por Sayão
Respondido por Sayão no tópico Ignição e bateria XRE 300
Valeu Gaturra.

Vou testar as dicas que você passou. Realmente, as vezes uso um macete para fazer o "mosquitão" pegar. Aperto o botão de partida uma vez, rapidamente, com um toque leve. E depois aperto para dar a partida propriamente dita. Mas nem sempre dá certo. Andei pensando que o problema também pode estar no sistema de injeção eletrônica. Li em algum fórum que o problema da partida foi resolvido após concertos neste sistema ...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2011 19:07 #13 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Ignição e bateria XRE 300
caramba...
quanta gambiarra...
A honda diz isso no Manual? rs
Eu processaria o fabricante e pediria meu dinheiro de volta e indenização por danos morais.
Nem as "dayun", haobao ou xing motors ling da vida tem isso.
è sério, galera.
Coloquem a honda no procon!

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2011 19:01 #14 por guatura
Respondido por guatura no tópico Ignição e bateria XRE 300
e ai, como anda sua xre?


vai postando aqui





ter um carregador de baterias desse em casa eh sempre bom

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2011 08:57 #15 por RODRIGO_ALVES
Respondido por RODRIGO_ALVES no tópico Ignição e bateria XRE 300
a problema na bateria é uma tendencia mundial de cada vez as baterias atendam ao veiculo em sua capacidade maxima, digo a bateria é para ligar o veiculo e manter o minimo tempo parado ou com os acessorios minimos, pergunte para quem tem um honda Fit, ford focus ou qualquer desses carros de marcas gringas se não teve problema com bateria fraca, exemplo dos velho carros a carburador as baterias eram de 45 ou 60 A e hj em dia os hondas saem com a bateria de 34 A e com toda eletronica embarcada, bateria é altamente poluidora e hj em dia é o grande problema dos nossos veiculos, o acido dela ainda não tem um destino para reciclagem e como toda ela fica em contato com ele a bateria fica toda contaminada e sendo assim ainda não existe reciclagem total dela, a unica coisa que ja se recicla é a carcaça...





Todos os veiculos injetados ao virar a chave a bomba de gasolina e toda a I.e funciona e em media de 4 a 6 segundos sem dar partida ela de desarma e assim ao tentar dar a partida depois deste tempo a o sistema tem que se reativar novamente e ai é normal não pegar de primeira ainda mais nos sistemas de I.e das motos pequenas que é uma coisa nova e estão ainda em fase de desenvolvimento.... por que o sistema de I.e de nossas motos pequenas não são os mesmos das motos grandes porque ele é bem mais simples, bem menos sensores, exemplo não existem sensores de rotação do motor e eles subistituiram por outro sensor que é de detonação e ai ajuntaram 2 informações importantes num sensor somente e ai tem uma coisa a se desenvolver coisas que a yamaha não teve porque ela sempre foi um passo a frente em tecnologia e fora que ela ja trouxe a i.e da mesma geração que ja estava em uso na europa na mesma categoria de cilindrada.





sinceramente a I.e da Yamaha é mais desenvolvida que a da honda, so que a honda é mais moderna que a da yamaha...





a TRADIÇÂO X MODERNIDADE.

Minha frota:
Sundown Web (Amor eterno)
Honda CG Titan;
Honda NXR Boz (profissional), Vem ai a Dafra Citycom;
Kasinski Comet GT (nova paixão)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.213 segundos