Poeta escreveu: Bem pessoal, crio este tópico na intenção de reunir informações dos proprietários de Burgmans, para decidir melhor sobre a compra desta Scooter que parece ser a queridinha do Brasil, quando o assunto é scooter!
Se quiserem colaborar, comigo e com outros tantos Motonliners que desejam informações reais sobre este modelo, postem suas opiniões sobre o comportamento, na cidade, estrada, média de consumo, custo de revisão, enfim todas as informações que os proprietários puderem disponibilizar!
Olá Poeta e amigos do Motonline. Eu sou prorpietário e fã da Burgman há 2 anos e 4 meses e estou satisfeito. Eu particularmente gosto da praticidade das scooters e só vou sair desta categoria e voltar para as motos por falta de opção, já que no Brasil scooter é 125cc ou 400cc.
BURGMAN NA ESTRADA
Isso é polêmico: moto 125cc na estrada? Ainda mais uma scooter? Sim!!! Eu e várias pessoas viajamos de Burgman por aí. Inclusive, conheço pela internet, o OmegaRed e o Alex Fazendeiro que viajam do Distrito Federal, passam por São Paulo e seguem até Curitiba. E tem a galera do Emburgman que viaja por aí também.
Eu mesmo já viajei com a minha São Paulo-Bauru em 2008, com o povo aqui do Motonline até Limeira em 2009, Paranapiacaba em 2009, e São Roque em 2010. É óbvio que não tem o desempenho de motos estradeiras, mas para quem não tem pressa de chegar, até que dá: a velocidade de cruzeiro dela fica nos 90 km/h.
CUSTOS DA BURGMAN
Peças paralelas para ela não sei se tem, pois sempre fiz revisões na concessionária autorizada. As revisões periódicas (que devem acontecer a cada 3000 km) ficam em torno de R$90,00 com troca de óleo, filtro de óleo, e mão-de-obra. O pneu traseiro original (Metzeler) durou exatamente 20.000 km e troquei por um Pirelli SL que durou apenas 4.000 km, pois apareceu uma bolha gigante nele. Fui à concessionária e troquei pelo original que custou R$160,00 (R$130,00 do pneu + R$30,00 da mão-de-obra). Na revisão dos 30.000km, teve que ser trocada a correia da transmissão que custou R$120,00 + R$80,00 da revisão regular, o total desta revisão ficou em R$200,00.
Mas como em toda moto, gastos eventuais podem sair caros. A minha nunca sofreu uma queda (graças a Deus), o único incidente foi um encostão que dei na traseira de um Monza na saída de um hipermercado. A moto estava quase parada, mas mesmo assim, a carenagem dianteira, carenagem inferior, pára-lama dianteiro e o conjunto ótico dianteiro se destruiram. A brincadeira ficou em R$420,00.
CONSUMO
Quando comprei, ela fazia entre 32 km/l e 34 km/l. Atualmente está bebendo bastante: entre 24km/l e 28km/l, mas deve ser por falta de regulagem do carburador e troca do filtro de ar (vou fazer esta revisão nas minhas férias daqui a 15 dias). Mês passado rodei 1300 km com ela e gastei R$137,64 com combustivel, o que para mim é satisfatório.
Faço um controle de consumo em uma planilha que atualizo sempre que abasteço, quem quiser visualizar a planilha:
Burgman Custos.
Lá pode-se conferir que ela gasta R$ 0,09 por km, ou roda 11,75 km com 1 real.
DEFEITOS & FALHAS
Quando ainda estava na garantia, minha scooter apresentou dois defeitos: no primeiro, ela morreu no meio do trânsito e o motor não funcionou mais. Tive que chamar o guincho e ela foi para a concessionária: o defeito era a mangueira de vácuo do carburador que havia se soltado com a buraqueira do asfalto. O mecânico a fixou com uma braçadeira de plástico e nunca mais voltei a ter problema com isso novamente.
O segundo foi o miolo da ignição, que estava com mal contato, ou seja, você tinha que virar e desvirar a chave no contato várias vezes para as luzes do painel e a partida elétrica funcionarem. Mas também foi resolvido e nunca mais voltou a dar problemas.
Atualmente ela está com 34.000 km e não me dá problema algum. Pega na primeira de manhã, mesmo com frio, passa por chuvas e temporais numa boa.
NO DIA-A-DIA
O mito de que roda aro 10" é perigosa ou desconfortável, é coisa de quem tem medo de andar de scooter. Apesar da aparência, a suspensão dela é bem suave e filtra bem as imperfeições, o funcionamento dela é suave e silencioso. A carenagem dianteira, protege as calças e sapatos da sujeira e da chuva. O espaço embaixo do banco deveria ser lei nas motos: ali eu carrego a roupa dechuva, o spray anti-furos e o jogo de ferramentas. No porta-luvas, vão celular, óculos de sol e carteira. E no baú jaqueta, luvas e mais um capacete adcional. Ela é extremamente curta, o que te possibilita de fazer qualquer manobra no transito parado. Tenho 1,84 de altura e vou muito bem nela.
Veredito: eu recomendo. Só vou trocar a minha, por falta de opção no mercado de scooters.
A minha Burgman ao lado de uma Vespa LX durante viagem do Motonline até Limeira em 2009.
leviking40312,8827893519