Pessoal!!!!Uma dúvida de Principiante.Qual freio devo usar como o pricipal? o dianteiro ou o traseiro?Meu primo me disse que eu tenho que freiar com o dianteiro e o traseiro era apenas para auxiliar o dianteiro!!Isso procede?Valeu antecipadamente, galera!!!
EU USO MAIS O TRASEIRO, MAS COM O TEMPO TO PEGANDO PRATICA E PASSANDO A USAR MAIS O DIANTEIRO, AOS POUCOS VOU CHEGANDO NA PROPORÇÃO IDEAL...JÁ QUE OS IMBECIS DA AUTO-ESCOLA ME DERAM ORDENS EXPRESSAS DE USAR SOMENTE O TRASEIRO, AI ME ACOSTUMEI E QUANDO PEGUEI A TRUDI NÃO SABIA FREAR COM O DIANTEIRO... NO COMEÇO CADA VEZ QUE TINHA QUE FREAR MAIS FORTE EU ARRASTAVA A RODA TRASEIRA, AGORA JA PEGUEI A MANHA E JAH TO CONSEGUINDO FREIAR COM A DIANTEIRA E TRASEIRA E AO MESMO TEMPO REDUZIR, COM O USO DOS 3 (FREIOS E REDUÇÃO) Á FRENAGEM DA MOTO FICA NUM NIVEL QUASE IGUAL AO DE UM CARRO, MAS NO COMEÇO ME APAVOREI COM A CAPACIDADE DE FREIO PQ SÓ SABIA USAR BEM O TRASEIRO, DIANTEIRO TINHA MEDO E REDUÇÃO ENTONCES NEM PENSAR, É SÓ PEGAR A CORDENAÇÃO MOTORA, PQ VC USA AS DUAS MAOS E OS DOIS PÉS QUANDO FREIA E REDUZ AO MESMO TEMPO, É QUESTÃO DE PRATICA....
Com "cerveja" é questão de prática, mas dizem q o ideal é 70 a 80% (de pressão) no dianteiro e 30 a 20% no traseiro, porém existem "n" situações de frenagem, agora o q eu posso te garantir é q quem segura a motoca (principalmente numa frenagem de emergência) é o dianteiro, então esquece os instrutores de moto-escola e começa a treinar usando + o dianteiro.
o mais usual é uns 70% no dianteiro e 30% no traseiro. Mas isso é válido para piso em condições normais, devendo obrigatóriamente ser alterado quando estiver em piso com aderência diferente.
Vejamos: asfalto seco, e sem sujeira ou óleo, e em reta... freie nessa proporção. Se tiver que freiar numa curva, o menos perigoso é em proporção igual, lembrando que com a inclinação da moto, o travamento das rodas se torna mais fácil de ocorrer devido a menor aderência nessa situação.
No piso molhado, em reta o freio também deve ser dosado em proporção igual, mas com menor intensidade do que no seco, já que a aderência é reduzida, e a frenagem não se beneficia tanto da transferência de peso para a dianteira. Curvas no molhado??? vixi, nessa tome o maior cuidado, pq qualquer segurada a mais numa roda pode significar tombo imediato, se o piloto não tiver reflexos muito bons... e qualquer frenagem também deverá ser em proporção igual. Isto vale também para pistas oleosas (não "poças" de óleo, mas aquela faixa do meio da pista, onde carros e caminhões deixam cair milhares de gotas de óleo espalhadas...)
O freio traseiro pode ser usado apenas ele, para controlar o equilíbrio no zigue-zague do trânsito... outra situação é em areia, onde normalmente se o freio dianteiro for usado provoca travamento da roda.
Isso na teoria é bem complicado, mas com a prática vai ficando mais fácil.
E só não cai quem não anda. Como diz o JÔ Soares, "moto foi feita p/ cair, senão teria três rodas. Solta a bichinha sozinha p/ ver se ela para. hehehehe.
Saia um dia D E V A G A R e tente parar a moto só com o freio traseiro. Qualquer força extra e a roda patina.
Já com o dianteiro sozinho você consegue.
Então, na prática, você coloca um bocado de força no freio dianteiro e um pingo no traseiro. Algo como 70% dianteiro e 30% traseiro.
Na chuva eu equilibro um pouco mais, ou seja, algo como 60% dianteiro 40% traseiro, porém a frenagem é mais controlada para não ir beijar o tio asfalto. Não gosto de beijar homem nenhum, ainda mais esse que é grosseiro!
É normal ter medo de usar o dianteiro, por achar que a moto vai "capotar". Herança dos tempos de bicicleta... eu vacilo direto com isso, especialmente em momentos de "reflexo". É prática mesmo.
GuilhermeRS, sério, PROCESSA a auto escola, criminosa, que falou tamanha asneira de usar só o traseiro. É por isso que vemos tanta gente fazendo absurdos no trânsito. Tem doentes mentais sendo instrutores.
Vai la e fala pra esse ANIMAL desse instrutor que eu disse, com 30 anos de carteira profissional e uns 36 de pilotagem diária, pra ele rasgar a carteira dele e nunca mais enganar ninguém mentindo que ENSINA a pilotar.
Freio NUNCAAAAAA se usa só um, pior ainda o traseiro.
Sempre se usa os dois na proporção de 70/30% no seco e 60/40% na chuva ou terra como o Jabsb falou, ou, melhor ainda, "sentindo" quando um deles pode travar e ir regulando a pressão no pé e na mão.
GENTE, DESSA VEZ É SÉRIO!!!!
NÂO USEM SÓ UM FREIO, NUNCA!!!
Aproveitando: O Jô está equivocado porque traumatizou com dois acidentes de moto por sua própria imperícia, ele abusava, moto não é feita pra cair. Ou nós, bípedes, temos que ficar caindo toda hora porque não temos 4 patas? E avião: é feito pra cair, barco para afundar? Acidentes existem em qualquer atividade humana, são imbecís como esse "instrutor" que tornam essas atividades mais perigosas.
Mas fiquem tranquilos, aqui no fórum nós aprendemos o certo!abduzido39395,0937384259
SportRecife, você teve acima dicas preciosas quanto à utilização dos freios nas mais variadas situações. Use-as!!!
Minha dica é:
quem para a moto é você!
Se antecipe e use o mais importante equipamento que você tem disponível, a cabeça (inteligência).
Evitando situações de risco desnecessárias ou situações abusivas você sempre estará em controle e o uso dos freios será mais que suficiente pra parar a moto com segurança!
abduzido escreveu: GuilhermeRS, sério, PROCESSA a auto escola, criminosa, que falou tamanha asneira de usar só o traseiro. É por isso que vemos tanta gente fazendo absurdos no trânsito. Tem doentes mentais sendo instrutores.
Aqui em curitiba, o teste do detran só se pode usar o freio traseiro, não sei se reprova se usar o dianteiro, mas na auto escola e no teste usa-se SOMENTE o traseiro..
O Instrutor falou para usar o traseiro porque no teste usa-se o traseiro, o dianteiro só é acionado na rampa, quando vai colocar no Neutro. (Pelo menos em BH)
Concordo com as dicas de todos... porém, na chuva já se prepare para não usar os freios, sempre alerta e acompanhando o fluxo do trânsito, nada de pressa e desespero. Também evite deitar demais a moto.
Muita alerta também nas faixas pintadas no asfalto, sempre que passo a rabeta dá uma balançada.
sempre uso freio dianteiro mais freio traseiro mais freio motor...
sempre!!!
se estou em uma pista com pouco movimento tenho que parar por ver um semáforo à frente então eu vou reduzindo até quase parar... e usando logicamente um pouco dos freios... ganho uma desaceleração progressiva e segura. não abuso de nenhum dos freios e portanto a moto tem controle...
use sempre o freio motor em conjunto com os freios...