bom, anda por aí uma onda de "apagação" nas Suzukinhas, e acho que a minha Yes quis entrar nessa moda... mas, felizmente nada de mais (a não ser que tivesse acontecido uns 3 a 5 km antes, pq aí sim teria sido perigoso!)
Há umas três semanas mandei lavar a Yes, depois de uma "estiagem" (estiagem de lavagens
) de uns 7 meses, acho. Não durou uma semana, lá veio a primeira chuva...
Bom, ontem combinamos de ir a Itanhaém... claro que tomamos aquela chuva que mandaram lá do sul prá nois, de cabo a rabo, uma das que mais vazou pelas capas, pq tinha vento também. Chegando lá, já olhei a corrente, lubrificada poucas horas antes, sequinha... mais tarde passei apenas a graxa branca, para a volta.
Depois do compromisso, ficamos um tempo no quiosque, e voltamos ainda durante o dia, eu já sabendo que pegariamos mais chuva na volta. E dito e feito...
Viagem tranquila, subida na boa, em 3ª a no máximo 60 km/h, nenhuma sacanagem de motoristas, e chegamos ao topo da Anchieta sem stress nenhum... mas antes de entrar numa longa reta nessa região, a moto simplesmente apagou o motor... todas as luzes normais. Imediatamente variei o acelerador, para tentar saber se era algum problema com gasolina... desliguei e liguei o botão vermelho (o corta-corrente de ignição), e nada do motor voltar. Depois de perder bastante velocidade, já no acostamento, quase parando, houve um pequeno estouro... opa!... é ignição, pensei.
Paramos numa entradinha, e mexí na vela, mexi na torneira do tanque, e dei partida. Funcionou, e apagou em 3 segundos... então peguei o controlinho do bloqueador, abrí, mexí na bateria, que em outras oportunidades já havia provocado corte, tanto devido a carga dessa bateria, como mal-contato. Dei partida, voltou a funcionar, e voltou a apagar!...
Aí resolví olhar o terminal que desaciona o bloqueador... tudo, embaixo de chuva, mas não muito intensa na hora. O soquete do terminal estava com aquela sujeira branca que parece zinabre. Então troquei a ponte de contato de lugar, desabilitando o bloqueador... e funcionou.
Hoje de manhã fiz minha manutenção básica, e tratei de checar bem aquele terminal. Os conectores já estavam um pouco afrouxados, e tudo estava muito sujo, com aquela "oxidação não de ferrugem". Um aperto nos conectores, limpeza e raspagem na ponte de contato, e ficou resolvido.
Às vezes, em situações de motor parar de funcionar fica difícil de se identificar o porquê. Neste caso, aquele pequeno estouro me indicou que repentinamente a ignição voltou, e a mistura ar/gasolina que passou sem ser queimada (já que o acelerador estava parcialmente aberto e o motor girando sem ignição) foi "alcançada" por esse breve retorno dela... os gases aquecidos da nova ignição detonam a mistura fresca que estava dentro do escape. Sabendo que era ignição, fui à caça de pontos que pudessem provocar essa falha.
A falta de gasolina também pode fazer o motor apagar e dar estouros também... mas quando ela acontece, normalmente é precedida de oscilação de força do motor um pouquinho antes.
Ainnem, e Moisa, já conseguiram encontrar as causas das apagadas que tiveram?