Apaguetes

24 Ago 2008 15:34 #1 por Jduarte
Apaguetes foi criado por Jduarte
bom, anda por aí uma onda de "apagação" nas Suzukinhas, e acho que a minha Yes quis entrar nessa moda... mas, felizmente nada de mais (a não ser que tivesse acontecido uns 3 a 5 km antes, pq aí sim teria sido perigoso!)


Há umas três semanas mandei lavar a Yes, depois de uma "estiagem" (estiagem de lavagens ) de uns 7 meses, acho. Não durou uma semana, lá veio a primeira chuva...


Bom, ontem combinamos de ir a Itanhaém... claro que tomamos aquela chuva que mandaram lá do sul prá nois, de cabo a rabo, uma das que mais vazou pelas capas, pq tinha vento também. Chegando lá, já olhei a corrente, lubrificada poucas horas antes, sequinha... mais tarde passei apenas a graxa branca, para a volta.


Depois do compromisso, ficamos um tempo no quiosque, e voltamos ainda durante o dia, eu já sabendo que pegariamos mais chuva na volta. E dito e feito...


Viagem tranquila, subida na boa, em 3ª a no máximo 60 km/h, nenhuma sacanagem de motoristas, e chegamos ao topo da Anchieta sem stress nenhum... mas antes de entrar numa longa reta nessa região, a moto simplesmente apagou o motor... todas as luzes normais. Imediatamente variei o acelerador, para tentar saber se era algum problema com gasolina... desliguei e liguei o botão vermelho (o corta-corrente de ignição), e nada do motor voltar. Depois de perder bastante velocidade, já no acostamento, quase parando, houve um pequeno estouro... opa!... é ignição, pensei.


Paramos numa entradinha, e mexí na vela, mexi na torneira do tanque, e dei partida. Funcionou, e apagou em 3 segundos... então peguei o controlinho do bloqueador, abrí, mexí na bateria, que em outras oportunidades já havia provocado corte, tanto devido a carga dessa bateria, como mal-contato. Dei partida, voltou a funcionar, e voltou a apagar!...


Aí resolví olhar o terminal que desaciona o bloqueador... tudo, embaixo de chuva, mas não muito intensa na hora. O soquete do terminal estava com aquela sujeira branca que parece zinabre. Então troquei a ponte de contato de lugar, desabilitando o bloqueador... e funcionou.


Hoje de manhã fiz minha manutenção básica, e tratei de checar bem aquele terminal. Os conectores já estavam um pouco afrouxados, e tudo estava muito sujo, com aquela "oxidação não de ferrugem". Um aperto nos conectores, limpeza e raspagem na ponte de contato, e ficou resolvido.


Às vezes, em situações de motor parar de funcionar fica difícil de se identificar o porquê. Neste caso, aquele pequeno estouro me indicou que repentinamente a ignição voltou, e a mistura ar/gasolina que passou sem ser queimada (já que o acelerador estava parcialmente aberto e o motor girando sem ignição) foi "alcançada" por esse breve retorno dela... os gases aquecidos da nova ignição detonam a mistura fresca que estava dentro do escape. Sabendo que era ignição, fui à caça de pontos que pudessem provocar essa falha.


A falta de gasolina também pode fazer o motor apagar e dar estouros também... mas quando ela acontece, normalmente é precedida de oscilação de força do motor um pouquinho antes.


Ainnem, e Moisa, já conseguiram encontrar as causas das apagadas que tiveram?


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2008 15:50 #2 por RobLeo
Respondido por RobLeo no tópico Apaguetes
Que medo...!!!


E ninguém descobre...??? Danou-se!!!



Será que a minha vai nessa também...?

Niterói-RJ
XT600E - 2001

EX:
Intruder 125 07/08
Mirage 250 09/09
Burgman 400 04/04

Motonliners: O que a Geografia separou a tecnologia uniu!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2008 16:00 #3 por RafaRS
Respondido por RafaRS no tópico Apaguetes
Tomara que essa epidemia não venha para i sul

RafaRS intruder 07/08 São Jerônimo/RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2008 16:33 #4 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Apaguetes
Ainda não Jota, mas como disse, vou aproveitar e mandar dar uma geral nela, limpeza no carbura, lubrificação dos cabos, a vela eu já limpei, o óleo eu mesmo vou trocar e hoje aprendi a trocar o óleo do freio (na intruder do Beto ) é muito simples e fácil.
Agora é só esperar o diagnóstico do mecanico, e sobre esse zinabre, o contato positivo da bateria estava assim também, mandei wd nele!!!
e já que vc tocou no assunto, vou verificar esses contatos também, valeu!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2008 18:10 #5 por RobLeo
Respondido por RobLeo no tópico Apaguetes
Caraca patriarca, quando crescer vou querer ser "quenen" você...!!!


O cara "fuça" tudo!!!


Tô precisando ter essa coragem!!! Tá brabo não saber de nada!!!

Niterói-RJ
XT600E - 2001

EX:
Intruder 125 07/08
Mirage 250 09/09
Burgman 400 04/04

Motonliners: O que a Geografia separou a tecnologia uniu!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2008 18:14 #6 por Brasileiro
Respondido por Brasileiro no tópico Apaguetes
que medo hein?!?! vou correr e ver a minha tbm...

Brasileiro- Fazer 2009/10 LE

Ex- Suzuki YES 2007/08

Tatuapé - São Paulo - Capital/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2008 18:26 #7 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Apaguetes
Rob, minha esposa não pensa assim, e não entendo porque ela me chama de pão-duro também
Mas eu sempre gostei de fuçar, agora o que me impede de ver tudo é o tempo curto, mas sempre que posso verifico alguma coisa!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2008 21:58 #8 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Apaguetes
Por isso que antes de aprender a usar o alarme, aprendi a desativa-lo da moto, só na senha de ignição, no caso do Positron G4...

Aprendi tb um negocio muito legal no positron G4, pra quem SABE desliga-lo pela senha de ignição, não precisa ser ligando e desligando a chave no miolo, pode ser só ligando e desligando o botão corta corrente do punho...

Descobri isso depois que desativei o alarme no miolo da chave e não conseguia mais ativar, ai fui ver era o botão do corta corrente que tava na posição OFF, claro ai não passava corrente pra central do alarme...



Ahh, JD, viu que chuvinha desgranida, tá dando problema até ai pra cima...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2008 05:53 #9 por iikozen
Respondido por iikozen no tópico Apaguetes
Taí mais 2 lições para nossos irmãos motonliners juntarem a seu material indispensável.
A primeira lição dá a dica do estouro/detonação quando da falha do sistema de ignição. Valeu JD!
A segunda já nos é bem familiar, e a mais importante de todas, que vez em quando nos é fácil esquecer, e assim, jogar fora muita informação lida e anos de experiência tanto prática/pessoal quanto obtida de terceiros. Estou falando da lição de paciência, que, sem a mesma, estaríamos à mercê do desespero e vítimas eternas da famosa "Lei de Murphy".

Obrigado JD!

Boa semana a todos!!!


iikozenSophie

Intruder 125 07/08 black

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2008 06:49 #10 por Ainnem
Respondido por Ainnem no tópico Apaguetes
Também não consegui identificar o motivo do apagão na minha. Hoje ocorreu de novo, e é sempre quando eu mantenho 105km/h por alguns segundos: corta a parte elétrica.

Mas uma coisa que eu notei sim é um mal-contato no miolo da chave. Entretanto, eu dou um monte de solavanco por aí em lombadas e afins e mal-contato não ocorre. Mas, quando eu chego a 105km/h, apaga tudo. Muito mistério pra minha leiga cabeça. Chequei todas as conexões de bateria, e estão OK. Não tenho alarme.

Vou levar amanhã na Suzuki ela pra fazer a revisão dos 9000, aproveito e mando os caras darem uma olhada nisso...

Foalin, Cruzadora da classe Intruder 125cc 2007, com:

- Macete do Tubo por JD

- Pára-brisa

- Alforge trás/lado

- Óleo Lubrax TopTurbo

- PirelliMT15

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2008 13:33 #11 por JACK DANIEL''S
Respondido por JACK DANIEL''S no tópico Apaguetes
Olá pessoal....sinceramente fiquei preocupado com esses comentários, pois caso isso acontecesse comigo seria um "Deus nos acuda" pois não entendo nada de mecânica e esses termos e palavras que vocês usam...não faço a menor idéia do que pode ser.


Por isso, peço algumas dicas de como proceder em caso de possíveis "panes".


Abraço

Fazer 250 "JUREMA"
"Quem não sabe o que procura, não percebe quando acha."
BANDO DO MACACO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2008 14:10 #12 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Apaguetes
Jack a primeira coisa é....calma
E leia os tópicos que temos aqui, tem muita informação boa, se tiver alguma duvida especifica, vá na pesquisa e digite o termo que vc procura, caso não ache crie um tópico que tenho certeza todos te ajudarão com prazer e bom humor, não necessariamente nessa ordem!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2008 14:16 #13 por JACK DANIEL''S
Respondido por JACK DANIEL''S no tópico Apaguetes

moisespatriarca escreveu: Jack a primeira coisa é....calma


E leia os tópicos que temos aqui, tem muita informação boa, se tiver alguma duvida especifica, vá na pesquisa e digite o termo que vc procura, caso não ache crie um tópico que tenho certeza todos te ajudarão com prazer e bom humor, não necessariamente nessa ordem!!!



...valeu..é que mes que vem pretendo dar uma "salgada" no litoral paulista e não quero correr o risco de ter que ser rebocado por motivos, as vezes, banais por não ter conhecimento de causa (mecânica).


Mas vou torcer para que ocorra tudo bem na viagem...


Abraço

Fazer 250 "JUREMA"
"Quem não sabe o que procura, não percebe quando acha."
BANDO DO MACACO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2008 14:46 #14 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Apaguetes
A sua Moto é nova, provavelmente ainda amaciando, dificil dar problema, mantenha ela bem lubrificada, abastecida, e bem regulada que vc não vai ter dores de cabeça por um bom tempo.
Já fez alguma revisão?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2008 14:56 #15 por JACK DANIEL''S
Respondido por JACK DANIEL''S no tópico Apaguetes

moisespatriarca escreveu: A sua Moto é nova, provavelmente ainda amaciando, dificil dar problema, mantenha ela bem lubrificada, abastecida, e bem regulada que vc não vai ter dores de cabeça por um bom tempo.
Já fez alguma revisão?



Já fiz a de 3k. Atualmente ela está com 4.2k e sem problemas maiores, só uma vibração na dianteira que, creio eu, deve ser causada pelo peso do bauleta, mas de resto tah firmeza....


Abraço

Fazer 250 "JUREMA"
"Quem não sabe o que procura, não percebe quando acha."
BANDO DO MACACO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.183 segundos