Óleo: qual o melhor e quando trocar

18 Fev 2012 16:34 #46 por marcus.pedroso
Bom, mguerios, diria que talvez fique sim com essa moto por tempo suficiente para comprovar esse benefício, o que no meu caso seria quase que a vida toda! rs Até tenho intenções de vendê-la, se surgir quem pague o que eu peço, o que acho difícil pela desvalorização de mercado. Já comentei aqui no fórum que tentei vendê-la por no mínimo 3 mil km. E teve gente que me ofereceu por volta de R$2400 e achando caro! Nesse valor prefiro morrer com ela!

No caso de se usar uma Ducati como cobaia, realmente não é uma boa idéia. Eu também não usaria. Uso na YBR porque é uma moto de valor baixo.

E quanto ao vídeo, já vi sim! Tem vários desse tipo.
Tem outros no mínimo curiosos também. Veja:


"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"

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30 Abr 2012 04:15 #47 por JulianoPaes
sl é melho0r

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

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30 Abr 2012 18:29 #48 por Luis Claudio

JulianoPaes escreveu: sl é melho0r


"Eu vim para confundir qualquer esclarecimento, dirimindo as certezas que por ventura possam permanecer"

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09 Jan 2013 13:09 #49 por Professor Pedro Massari
Afinal, se o manual da Intruder dá a entender que é possível trocar o óleo de 3 em 3 mil km, por que tantos insistem em que a troca seja de 1 mil em 1 mil km?

Gostaria também de saber se haverá algum problema de eu usar um óleo semissintético 10W40 ao invés do mineral 20W50.

Obrigado,
Pedro Massari,
Mostardas - Rio Grande do Sul
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29 Jan 2013 17:41 #50 por silver knigth
Professor Massari !!!!! :woohoo: :woohoo:
A lenda ! :lol: :lol:
E aí, tem viajado muito com sua Intruder ?
E os Gatinhos ?
Estou feliz em encontrar o Sr. aqui !!!!!
Direto do Viageiros, Motocuston ...
Seja bem vindo !!!! :lol: :cheer: :cheer:
Então Professor, em relação a sua dúvida, se me permite a opinião ...
A troca de 1.000 em 1.000 Km. é coisa de quem ainda tem na cabeça aqueles motores antigos da "marca da asinha", varetados, e aquele óleo de R$ 7,99 o litro.
Aqui no site, temos um companheiro em especial, o Patriarca, que defende ferrenhamente a troca dentro do prazo determinado pela fábrica.
Eu, tenho uma Intruder também, e troco meu óleo de 2.000 em 2.000 km., em função das condições de uso que faço da motocicleta, dentro da categoria qualificada como "uso severo" .
Mais por precaução, pois aqui em SP, diferente de sua querida Mostardas, o trânsito é intenso, muito parado, e rodamos muitas vezes em baixíssimas velocidades.
Com isto, o motor superaquece, e o óleo superaquece, diminuindo sua vida útil.
Já o óleo semi sintético, seria mais um luxo, eu creio.
O motor de nossas guerreiras, é pouco exigente em termos de óleo.
Ele é derivado do motor da antiga Katana 125, lembra?
E nele, o motor da Katana, o óleo usado era o API SG/SH - Mineral.
Este motor é muito bem atendido por um SJ mineral, como o Lubrax SJ.
Já em relação a viscosidade, pelas tabelas, como a que foi postada aqui anteriormente por outro companheiro, o 10W40 em climas mais frios, como o do sul, vai bem.
Só precisa ficar de olho no nível, pois dependendo da quilometragem de vosso motor, ele pode baixar mais rápido.
Particularmente, uso o 20W50, na cidade e e quando viajo.
Mas nada impede de utilizar o 10W40. Temos outro companheiro aqui que usa e recomenda o Yamalube.
As mais novas Intruders, parece que a fábrica agora recomenda o Mobil Semi Sintético 10W50 API SL.
Tudo é uma questão de gosto.
Vamos conversando !!!!!
Silver

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

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29 Jan 2013 21:01 #51 por ezenecon
Aliás, na propria tampa da intruder diz 10w40. Pelo menos na minha 08/09 tá lá!!!!!!!

Eu sempre trquei a cada 3.000 km e meu motor já está com mais de 100 mil!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
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07 Fev 2013 02:03 #52 por mguerios
É o ezecon, massari e outros aqui no forrum já relatar possuir motocicletas por muitos km e sempre trocando no período recomendado.

Não duvido. Mas até hoje ainda vejo adpatações quanto à severidade. Realmente só quastionando o fabricante e lendo bem o manual é que poderíamos descobrir se são necessárias ou se apenas não foram colocadas no manual.
Ao que avalio, a quilometragem indicada é para condições ideais. Não sei se hoje os fabricantes já estão especificando para o uso médio real.

Mas eu costumo utilizar a seguinte conjunto de "fatores de severidade" quanto ao uso, em cada um dos abastecimentos:

- cidade: 2
- misto: 1,35
- estrada: 1,1

Ou seja, cada 1km rodado em cidade equivale à 2km "ideais". Como lanço todo abastecimento numa planilha, programada, ela me avisa automaticamente que o óleo deve ser trocado consideradas essas adaptações de uso.
Acredito que seria o correto ainda.

Até nos casos dessa motocicletas tipicamente urbanas (é o uso predominante) acredito não ser necessário nenhuma adaptação, pois os fabricantes conhecem bem o perfil do usuário.
Já nos casos de motos médias/grandes, me parece que o fabricante não espera que vc esteja 90% do tempo parando de semáforo em semáforo ou em engarrafamentos.

ABraços

Ducati SuperBike 1198s - 6.000km e seguindo...
Ducati Monster 695 - 25.000km e seguindo...
Ducati Monster 695 - 4.000km
Yamaha YS 250 Fazer - 3.600km
Honda C100 Biz ES - 5.100km
Kasinski Cruise II - 2.500km
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07 Fev 2013 02:07 - 07 Fev 2013 02:09 #53 por mguerios
Quanto ao uso do semi-sintético pode usar, mas difícil vai ser poder explora-lo.

Se trocar para semi-sintético poderia estender as trocas, mas o problema é quanto?
Especialmente porque devemos considerar ainda os aditivos, cuja quantidade muitas vezes é semelhante (depende da classificação API), ou seja, se esgotam em km similar.

Se não for o interesse reduzir as trocas, deverá ganhar um óleo chegando no momento da troca em melhor estado, menos oxidado e com as condições lubrificantes melhores que o óleo mineral chegaria.

Não sei se o custo compensa.

Ducati SuperBike 1198s - 6.000km e seguindo...
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07 Fev 2013 14:34 - 07 Fev 2013 14:38 #54 por silver knigth
Mgueiros e demais companheiros, boa tarde !
Ainda que esta seja uma questão redundante, o melhor óleo e a melhor troca, é sempre válida.
Em relação a esta sua tabela de fatores de severidade, ela está referenciada em algum lugar, site ou literatura especializada, ou é fruto de sua observação?
Veja, vou aqui apresentar minha experiência pessoal.
Fui trocando o óleo em quilometragens variadas, e observando o comportamento do motor.
Isto, em minha intruder 125.
Importante frisar que varia o comportamento do óleo em função da cilindrada, do tipo de refrigeração do motor, existência ou não de radiador de óleo, etc....
Troquei com 1.500 kms, em uso urbano, e observei que o óleo tinha aspecto novo. Sua coloração, amarela, original, estava esverdeada. E o motor, tinha seu funcionamento normal.
Troquei com 2.000 kms em uso urbano, e o óleo estava quase preto, e o motor continuava com um funcionamento normal.
Troquei com 3.000 kms. e o óleo saiu preto, meio fino, e o ruido de funcionamento do motor se tornou mais áspero, a partir dos 2.500 kms. As válvulas ficavam mais barulhentas, em especial depois de muito quente o motor, e próximo de 5 a 6 mil rpm, o ruido era bem audível.
Tornei a trocar com 3.000, e repetiu-se o comportamento do motor. Sem contar que baixou mais ou menos uns 150 ml. entre os 2 e 3.000 kms.
Sempre o mesmo óleo : Lubrax Essencial SJ para motocicletas.
Diante das observações, e por ser um cara meio chato e cuidadoso com meus veículos, adotei os 2.000 km. como intervalo de troca.
E quando vou pegar a estrada, e estou perto do 2.000, ou será ultrapassada a quilometragem em viagem, troco antes. :woohoo:
Minhas viagens, são em média de 800 kms. ida e volta. e por ser uma 125, em giros altos (2/3 da rpm máxima) .
Não acho excesso de zelo, pois trabalho em um escritório nas Perdizes, em SP, e sou obrigado a pegar o Elevado Costa e Silva, vulgo "minhocão" :lol: :P e a Radial Leste, no horário do Rush para dar aulas a noite.
Tuuuuuuudo parado !!!!!! :pinch: :S
28 Kms de congestionamento, e você andando no corredor, quando muito a 30 por hora. O motor, literalmente Frita ! Chega no Campus onde leciono, estralando!
Não é figura de linguagem, não ! Quando desligo, ele estrala ! :ohmy: :S
Então , resolvi adotar este critério de troca.
19.800 Kms com a intruder, e ela está redondinha !
E pretendo ainda rodar muito mais com ela, então...
Mas valeu pela dica do critério de fatores de severidade. ;)
Silver

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12 Mar 2013 21:00 #55 por wilson forps
Amigo Silver eu também uso o lubrax moto a muitos anos era o moto gp agora é o essencial, eu também troco com 3000 kms só que na twister eu rodo 1500 substituo filtro completo e rodo mais 1500 ai troco tudo de novo !!!!!!!!
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21 Mar 2013 22:14 #56 por iGOR09
Respondido por iGOR09 no tópico Óleo: qual o melhor e quando trocar
Óleo Ipiranga, presta?

Comet GT 250 2011 vermelha
NXR Bros 125 2005 vermelha



O Senhor Jesus Vem!

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21 Mar 2013 22:49 #57 por Patriarca
Uso Ipiranga na minha 125, sem queixas!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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27 Mar 2013 01:16 #58 por JPaulosg
Eu tenho usado sempre o Yamalub, que além de ser o recomendado pelo fabricante, tem uma relação qualidadeXpreco que me parece ser muito boa: 16 reais o litro, trocado (12 cada litro para retirar).

O desempenho nunca deixou a desejar, e também sempre aproveito para dar uma checadavem outros itens e apertos!

Abs, JP

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"

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27 Mar 2013 20:57 #59 por wilson forps

iGOR09 escreveu: Óleo Ipiranga, presta?


É igual os óleos da onda especificação antiga sf sg não vale a pena o lubrax é sl acima dele existem poucos sm !!!!!!!!

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28 Mar 2013 00:55 #60 por JPaulosg
Wilson, particularmente desconheço os Ipiranga e não faço uso (como disse dou preferencia ao Yamalube), mas na propaganda acima apareceu API SJ, ou seja, deve haver oleos modernos da Ipiranga sim, melhores que os arcaicos SF e SG.

Não coloco nada inferior à recomendação do fabricante, qu no meu caso é SL em todas as motos. Com troco a cada 6 mês máximo (o que, no meu uso, acaba coincidindo com metade da recomendação max de kmtragem do fabricante) nem me preocupo em colocar qualquer coisa sintética ou semi-sintética, simplesmente não me valeria a pena.

Abs.,

JP

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