Devido a necessidade de se fazer muita força para acionar o manete de freio dianteiro e o freio traseiro ser muito borrachudo fiz a instalação de um Kit de Aeroquip na ER6.
Após a instalação o poder de frenagem aumentou muito, necessitando menos força no acionamento e proporcionando frenagens mais seguras.
As fotos foram tiradas com o celular. Depois faço com a máquina fotográfica.
Concordo com vc, o freio traseiro é muito borrachudo. Mas a opçao de colocar um Aeroquip vai ficar mas para frente, pois primeiro preciso de um protetor slider.
Não tenho dúvidas quanto a eficiência do "Aeroquip", mas os freios deverão ficar muito agressivos para uma pilotagem tranquila e piloto idem, sem pretensões "racing".
Por duas vezes, no susto, em asfalto seco e de boa qualidade, e com apenas dois dedos! Quase fui ao chão porque os freios originais travaram a roda dianteira, em linha reta, sem nenhuma cerimônia.
A primeira foi com um cachorro. Estava ultrapassando um carro quando o cachorro surgiu do nada na frente da moto ao passar pela frente do carro.
Na segunda, uma fechada de um "monstrorista" que deu seta para a direita e depois "resolveu" vir com tudo para a esquerda, onde eu estava.
Então fica a pergunta: O cuidado com o "Aeroquip" tem que ser dobrado? a ER6 muda muito o comportamento em relação aos freios originais (principalmente com os pneus Dunlop de composto mais duro), principalmente em frenagens de emergência/susto?
janu40302,0001273148
Não achei que o freio ficou excessivamente potente. Agora
ele ficou com a potência que deveria ter originalmente.
Não existe frenagem de emergência. Qualquer moto com
duplo disco dianteiro se você socar a mão ele vai travar
mesmo em linha reta.
A potência dos freios da FZ6 e MT03 mesmo originais ainda
permanecem superiores ao da ER6 com aeroqip.
Quanto ao pneu, também acho esse pneu Dunlop muito duro e
com grip baixo. Sem dúvidas na troca será colocado outro
modelo/marca.
Ok, ccordiolli. O que me preocupa é justamente a aderência desse pneu com a potência extra do aeroquip. Depois dos sustos que tomei, prefiro deixá-lo meio "borrachudo" até que o pneu possa ser trocado para eu sentir como fica a aderência com o pneu novo, aí sim, posso pensar em colocar um
.
a propósito, você viu o aeroquip com as mangueiras pretas ? Acho que vai ficar meio estranho o prata na ER6 preta. Na branca combinou perfeitamente.
Janu, na realidade quanto mais potente o freio for, mais
modulação ele proporciona, pois você não precisar fazer
força e tem mais sensibilidade no manete para dosar a
força necessária. Antigamente, quando eu fazia downhill
de mountain bike, usávamos freios a disco hidráulicos de
203 mm com seis pistões, pois precisávamos de mais
controle.
janu escreveu:
ccordiolli escreveu: Janu, Não achei que o
freio ficou excessivamente potente. Agora ele ficou com a
potência que deveria ter originalmente. Não existe
frenagem de emergência. Qualquer moto com duplo disco
dianteiro se você socar a mão ele vai travar mesmo em
linha reta. A potência dos freios da FZ6 e MT03 mesmo
originais ainda permanecem superiores ao da ER6 com
aeroqip. Quanto ao pneu, também acho esse pneu Dunlop
muito duro e com grip baixo. Sem dúvidas na troca será
colocado outro modelo/marca.
Ok, ccordiolli. O que me preocupa é justamente a
aderência desse pneu com a potência extra do aeroquip.
Depois dos sustos que tomei, prefiro deixá-lo meio
"borrachudo" até que o pneu possa ser trocado para eu
sentir como fica a aderência com o pneu novo, aí sim,
posso pensar em colocar um
.
a propósito, você viu o aeroquip com as mangueiras
pretas ? Acho que vai ficar meio estranho o prata na ER6
preta. Na branca combinou perfeitamente.
O aeroquip pode ser confeccionado em várias cores,
inclusive preto. É só solicitar a cor na hora de
encomendar.
Quanto a potência do freio x aderência do pneu, não se
preocupe pois não fica tão mais potente.
O pneu não tem aderência igual um pneu super-sport mas
também não é ruim. Você vai sentir diferença se andar com
a faca nos dentes. O pneu que equipa ela é para motos
sport-touring e privilegia a durabilidade e aderência na
chuva.
E como o Egg falou, o freio ficou mais modular e com
menos força necessária no acionamento. Mas repito que
mesmo assim mais fraco que o da concorrência. Ainda quero
experimentar uma pastilha com composto mais macio pra
ver.
Valeu Ccordiolli e Egsavio. São excelentes informações sobre segurança. Pensei que fosse ficar mais estúpida mas, pelas informações, ví que não. Acredito que ficou mesmo melhor. Vou pensar em colocar um na próxima revisão.
Ccordiolli, quando você colocar a pastilha, não se esqueça de postar pra gente saber como ficou (você vai acabar virando o "tester" oficial da galera, de novos equipamentos para a ER6
Instalei o aeroquip na Garage Code
www.garagecode.com.br
.
Custou R$ 320,00 o aeroquip e mais R$ 100,00 a instalação
(já incluso o fluído sintético da Motul).
Janu,
Pode deixar que vou sempre passando as impressões da
motoca.
Não achei que o freio ficou excessivamente potente. Agora
ele ficou com a potência que deveria ter originalmente.
Não existe frenagem de emergência. Qualquer moto com
duplo disco dianteiro se você socar a mão ele vai travar
mesmo em linha reta.
Eu concordo com você quando menciona a questão da potência do freio com e sem aeroquip. Ainda não tive chance de testar para valer (e espero não ter) numa emergência. Porém, o freio com o aeroquip está mais preciso e portanto mais modulável. Na minha opinião o freio borrachudo tende a causar mais travamento do que o freio com aeroquip justamente porque com o aeroquip o piloto consegue modular mais precisamente a força. No freio borrachudo, a tendência é apertar mais o manete para compensar a perda de força causada pela expansão da mangueira de borracha. Além disso, a mangueira de borracha não tem o mesmo comportamento ao longo do tempo. Se você está submetendo o freio a mais esforço (uma descida longa), a tendência é o fluido aquecer mais, tornar o flexível de borracha ainda mais "mole", mudando o ponto de pressão para a frenagem. Isso significa que a ação no manete tem que mudar de acordo com a circunstãncia de uso e isso só complica a frenagem. Já com o aeroquip a variação é menor (para não dizer nula) e a frenagem é sempre a mesma, facilitando a dosagem do freio.
Fiz um vídeo que ensina a trocar o duto original pelo aeroquip. Não tem mistério.
cara eu vou dizer uma coisa, eu possuo uma er6n 2015 e eu não acho que ela tenha os freios duros de forma alguma, os meus dianteiros eu aciono numa boa com apenas dois dedos, na verdade a qualidade de sua frenagem tb depende muito do modelo e marca da pastilha que vc esta usando e não necessariamente seja um defeito da moto, a minha freia super bem, tem uma capacidade de frenagem muito boa perfeita eu diria ela freia muitooooo, e a questão do pneu tb estou super satisfeito com os techinic tem uma boa capacidade de frenagem estes pneus, são bastante aderentes !!
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