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André Garcia escreveu: Megadu é complicado indicar um produto, pois depende da sua habilidade, da sua tocada e outras características.
Eu tenho uma FZ6 e posso tecer alguns comentários:
Peguei a minha em setembro de 2009 e esta semana fiz a revisão dos 10mil Km e já estou a procura de pneus.
O chassi da FZ6 é obra de arte, liga de alumínio sem solda, pesa cerca de 11/12Kg, assim como da R1.
Fazer curva com ela é maravilhoso, ainda mais se você puder brincar num autódromo. Não existe torção de chassi.
Agora é uma questão de gosto.
Eu acho a FZ6 um pouco trabalhosa para o trânsito. Em baixa rotação ela é preguiçosa, pede para acelerar. Mas não troco ela, salvo por outra para fazer um UP. Portanto, se meu bolso permitir só saio dela para uma Z750 ou uma FZ8.
Mas é uma questão de mão, gasta um pouco mais, quanto será esse um pouco a mais?
A FZ6 tem 2 mapeamentos: no A ela fica mais econômica e chega a fazer 19/19,5 na cidade. Vem de fábrica no mapa A. A minha passei para B.
- na B ela fica um pouco mais beberrona, fazendo uma média de 16,5 a 17,5Km/l.
É uma moto que sente muito a gasolina usada.
A minha só bebe Podium (95 octanas) e as Premiuns da Esso, Ipiranga, Texaco e Shell que tem 91 octanas. Com essas gasolinas não tem alteração de consumo.
Agora se colocar comum ou aditivada que é a comum + detergentes o consumo piora razoavelmente e nitidamente eu noto mudança no comportamento da criança.
A XJ6 é um produto mais barato por usar produtos de fabricação mas em conta, começando pelo chassi que é tubular em aço, mais pesado que cumpre sua função, mas que em comparação ao de liga de alumínio apresenta suas torções se levados ao limite não é o caso do usuário comum. Os freios são convencionais, o da FZ6 são radiais.
A XJ6 teve o motor amansado em 20cv para rodar bem em baixas e médias rotações. É novidade, é um excelente produto, mas é inferior a FZ6 em termos de chassi e freios. Motor é um acerto diferente.
Só uma exemplo: enquanto você rodar numa 5ª marcha com uma XJ6 ou uma B650 (são muito parecidas no acerto), vocÊ estará numa 2ª ou 3ª marcha com a FZ6, quando no trânsito. a Fz6 começa a ficar esperta aos 6000RPM.
Não andei na XJ6 ainda, mas creio que o acerto do motor já a deixa muito esperta a partir dos 2500RPM, assim como ocorre na Bandit 650 i.e.
A estrada é o verdadeiro habitat da FZ6, é um verdadeiro espetáculo. Tem que ter muito juízo, muita noção do que está fazendo, porque é um ganhão.
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André Garcia escreveu: Megadu também não vamos exagerar, xoxa a ponto de ser comparada com uma 250cc, certamente o indivíduo nunca andou na moto ou não entende absolutamente nada de moto
o motor da FZ6 tem a característica da R6, é um motor que gosta de trabalhar em médias e altas, não foi acertado para baixa, mas dá para tocar tranquilamente.
O tranco que ela possa dar aos 8mil RPM é o manuseio errado da embreagem, se o caboclo não sabe pilotar a culpa não é da moto.
E cuidado ao andar em altas velocidades em rodovias eu lhe sugiro fazer isso numa autódromo, como eu faço. Muito mais seguro e sem as variantes de uma rodovia.
grande abraço
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