ZX-14 1352cc

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ZX-14 1352cc

Marca

Fabricante
Kawasaki

Descrição

Visão Geral
A Ninja ZX-14 possui um motor de 1352 cc, com mais de 200 cavalos de potência máxima. Apesar desta sua vocação para altas velocidades, a motocicleta apresenta uma pilotagem bastante confortável e aerodinâmica para que se possa ter um bom desempenho tanto nas maiores retas como nas curvas mais exigentes, com uma rápida resposta de aceleração e boa posição de pilotagem.

Considerada uma das máquinas mais rápidas em duas rodas do mundo, a Kawasaki Ninja ZX-14 é reconhecida internacionalmente como uma das motocicletas preferidas daqueles que buscam o que mais de mais sofisticado e inovador em uma motocicleta.

Motor
O motor estreito, chassi monobloco e tanque de combustível afunilado, fazem com que o encaixe dos joelhos durante a pilotagem seja confortável.

Características de Potência
Domar 200 cavalos de potência é um desafio que os engenheiros da Kawasaki sentiram muito prazer em assumir. Uma injeção de combustível com alta precisão, trabalha juntamente com uma planta motriz refinada para um desempenho e prazer definitivos na pilotagem.

Aerodinâmica
Como uma empresa líder no setor aeroespacial, a Kawasaki desenvolveu um projeto preciso de aerodinâmica, sempre um fator chave na performance arrebatadora da Ninja ZX-14. As luzes de farol ultra-eficientes combinam perfeitamente com a parte frontal de baixo arrasto aerodinâmico.

Poder de Frenagem fenomenal
Os incríveis discos de freio ventilados de grande diâmetro da Ninja ZX-14, as pinças radiais frontais e um cilindro mestre de freio montado radialmente, permitem uma performance e sensibilidade incrível de frenagem. O sistema ABS instalado de fábrica oferece ainda maior segurança.

Instrumentação
O painel de instrumentos possui velocímetro e conta-giros dual analógico de fácil leitura. Um display digital de LCD multifunções inclui um marcador de combustível, indicador de posição de marchas, dois odômetros parciais, odômetro total e relógio. O uso da interface CAN (Controller Area Network) entre o painel e a ECU reduz o número de cabos e permite que um grande volume de informações (como por exemplo, o consumo de combustível) seja trocado.

Escape
O sistema de exaustão da Ninja ZX-14 melhora a personalidade e performance dominantes da motocicleta ao mesmo tempo em que estão de acordo com as rigorosas leis de emissões Promote 3.

Design
Uma luz de lanterna traseira em LED de alta intensidade atribui uma presença imponente para a Ninja ZX-14. Um assento generoso garante o máximo conforto para o piloto e seu garupa

Motor/Transmissão/Chassi

Cilindrada
1.352,00 cc
Tipo do Motor
DOHC / 4 cilíndros cilindros / 4 tempos tempos / Arrefecimento Líquido
Combustível
Gasolina
Potência máxima
193,00 cv a 9.500 rpm
Torque máximo
15,70 kgf.m a 7.500 rpm
Transmissão
6 marchas
Injeção
Eletrônica
Partida
Elétrica
Chassi
Alumínio
Suspensão Dianteira
Invertida
Balança
Convencional

Dimensões

Peso (seco)
0,00 Kg
Peso em Movimento
261,00 Kg (MVOM)
Comprimento
2.170 mm
Largura
760 mm
Altura
1.170 mm
Altura do Banco
800 mm
Distância entre Eixos
1.460 mm
Pneu Dianteiro
120/70ZR17M/C (58W)
Pneu Traseiro
190/50ZR17M/C (73W)

Avaliações dos usuários

2 avaliações
Avaliação Geral
 
7.0
Satisfação Geral
 
4.5(1)
Visual
 
10.0(2)
Conforto
 
4.5(1)
Performance
 
10.0(2)
Dirigibilidade
 
4.5(1)
Consumo
 
7.0(2)
Custo x Benefício
 
8.5(2)
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Avaliação Geral
 
9.0
Satisfação Geral
 
9.0
Visual
 
10.0
Conforto
 
9.0
Performance
 
10.0
Dirigibilidade
 
9.0
Consumo
 
6.0
Custo x Benefício
 
8.0
Moto dos sonhos para quem busca o máximo de performance em um motor: dá pau até em disco voador.
Eu recomendo!
Prós
A moto é um míssil em 2 rodas: acelera de forma indecente, e é muito boa nas curvas, transmitindo bastante segurança para o piloto. Na arrancada, deixa as hayabusas comendo poeira e dá mais de 300 por hora de top speed. Para quem quer gosta de acelerar forte, a moto é perfeita!
Contras
Toda a potencia tem um preço: a moto pesa 265 kilos, e a posição esportiva de pilotagem castiga o piloto em trajetos urbanos. Só roda com gasolina pódium, senão o motor ficará engasgando o tempo todo. É uma diversão cara, mas VALE A PENA!

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2006
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
8.000 Km
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(Atualizado: 08 de Dezembro de 2015)
Achei o site, tendencialista. A ZX14, concorrente direta da hayabusa, está na geração 2 (ZX14R), tem 1.441cc, 210cv (ao passar dos 200/h) e torque cavalar de 16,6 Kg.f.m. (site kawasaki nacional, também errado) e uns poucos quilos a mais comparando a busa com ABS (apenas 1cv já carrega e sobra, neste Kgs a mais). Tudo atestado por dinamômetros e pista de teste (motos stock e pilotos profissionais com similar habilidades/físico, é claro). O site usa os dados da geração 1 da Kawasaki e Geração 2 da Busa, o que é errado e confunde os detalhistas e grandes apaixonados por motos que levam ao pé da letra. E deveria existir uma categoria "sport touring" para elas aqui no guia motonline. Possuem o DNA, mas não são totalmente esportivas. Lá fora chamam elas de Hypersports, o que para mim não faz sentido. H2R, Y2K, Tomahawk sim talvez possam levar uma classificação destas.

O texto da Hayabusa diz que é o top em frenagem/eficiência (nunca existiu uma moto... blá,blá,blá), mas esquece de dizer que as Hayas não tem controle de tração, só controle de potencia (pilotagem, portanto) e só ganhou ABS há 2 anos. A 14R tem ABS, controles de tração (desligáveis) e potencia. Não descontrola fácil nas arrancadas, nas saídas, nas curvas, não perde tão fácil a aderência do solo, mesmo com pneus frios e solo molhado. Dá para ter ótima performance em arrancada, sem ser especialista no controle da saída. É mais larga e carena/envolve melhor o piloto, o que para mim são vantagens, além de ter banco mais generoso ao passageiro (importante, para quem não é solitário ou tem consideração a parceira). E tem traseira de moto, não de fusca. Na 14R, muitas partes plásticas foram substituídas por alumínio para aguentar o rojão. Troca-se o óleo só precisando remover a carenagem inferior. O velocímetro também é mais preciso (menor erro de velocidade real) e consomem um pouquinho menos. Exceto por isto, todo o resto me faz sentido comparando a inúmeros reviews internacionais (de profissionais e usuários particulares).

Sim, a busa é uma puta e respeitosa moto, mas sejam justos e deem os dados corretos das duas ou vou pensar que o motonline é administrado por petistas. Confundir, manipular, mentir é especialidade deles.

Palavras de quem a muito tempo pesquisa detalhadamente a CBR XX Blackbird (sonho de adolescente), ZX14R, Hayabusa e Ninja 1000 Tourer (aqui, muito mais por conta das malas de série pensando em itens de trabalho). Em breve, uma delas será irmã de minha querida Sahara e XRE (a XRE talvez mude de dono... 3 impostos é dureza), cujo vão assumir o posto para chuva pesada, praia, terra, segundo veículo. A XX é a mais linda e a Zx14R traz o melhor dos dois mundos (Sport + touring). É a mais tecnológica e forte sport touring, e também belíssima ao meu gosto pessoal. Tourings puras podem até ter mais tecnologia extra associada (aquecedores de punho, som, conectores, ré etc), mas de modo algum podem ser comparadas a um trem bala.
Uma pena não termos a lindíssima Honda Interceptor VFR800, no Brasil. Aposto que seria o melhor CxB da categoria Sport Touring. Mas a zeta 14R é a top.

No entanto, quem vai mandar quando chegar o grande dia, será a oferta. A busa gen1 é feia de doer, está fora. Já uma busa gen2 é bonita (lateral e frontal) e pode ser um bom custo x benefício em tempos atuais quando se avalia cuidadosamente os preços atuais de mercado e facilidade de revenda caso se opte por esta potente máquina, semi-nova. Não mais a rainha das pistas (na verdade, nunca foi... a desconhecida ZX12R quem era à época), mas está sempre lá, entre as tops e com aquele emblema (kanji) japonês, lindão e único.

PS. adiciono que a 14R 2013 em diante, tem amortecedor de direção eletrônico (proporcional a velocidade) de série segundo o revendedor Kawasaki na Bahia. Fantástico, não é mesmo?? Pena elas estarem em falta por lá, queria já ir sentindo o drama. Mais um pouco e espero ser um feliz proprietário de uma... vamos ver!! Sol e chuva... nada de comprar para clubinhos, reboques, pick ups, zerinhos ridículos, cortando giro ou tirar ondinha como os no máximo "admiradores" de moto, o fazem.

PS2 (julho). Nesta adição, informo que fui a Kawa e Suzuki motos. A zx14R comprada em Salvador tem 50% de desconto em revisões (700,00), já incluso a material básico (óleo e filtros). Comprada fora custa incríveis 1.400,00. Segundo a kawa, o primeira documentação fica em torno de 1.600,00.
Já a Hayabusa tem primeiro emplacamento em torno de 900,00 e o segundo - 600,00. Revisão, mão-de-obra sem contar o material - 290,00 (me parece bem melhor importar o material e pagar a mão de obra na Suzuki). Na kawa, foram pouco atenciosos sobre informações e não usam Motul. Na Suzuki eu fui bem atendido, embora tenham tratado muito mal um amigo que queria parcelar em cartão de crédito parte de uma moto semi-nova (limite do cartão de 10.000,00 e o destrataram afirmando que moto suzuki é só para quem podia pagar. Comprou em outro lugar e a da suzuki continua lá encalhada).

Repito... isto são informações na Bahia. Talvez em outros Estados não seja o mesmo ao pé da letra. Estou prevendo que se arrematar uma 14R é preciso arrumar um mecânico particular e confiável a cada revisão. Ou investir em ferramentas talvez específicas para eu mesmo fazer serviços mais simples. Kawasaki tem fábrica no Brasil e mete o pau. Não parecem nem um pouco seguir os lemas apresentados no documentário da Discovery - a história da Kawasaki. Brasileiros são mercenários?


PS3(Dez/2015). Estive no último encontro de motos de 2015 em Salvador (o bate e fica) procurando alguma das duas únicas zx14R em Salvador e encontrei. Ela é tudo o que eu esperava e mais um pouco, porém, menor do que desejo. Mas satisfatória ao meu tamanho e o farol/acabamento são um show à parte. Dei umas aceleradas parado, senti a ergonomia e conversei com o proprietário, o qual só andou 14 mil km com ela mas já fez revisão. Segundo ele, paga de anuidade 1.000,00 (o que é mais lógico, se seguirmos a famigerada tabela Fipe) e as revisões custam 300,00 incluso óleo (não usam motul) e filtro na mesma Kawasaki de Salvador que me deu os valores anteriores citados nas informações acima. Ora essa, para que inventaram isto? São burros ou imbecis mentirosos? Ficou evidente que com estes, é melhor manter o mínimo de relação o possível, e com olhos bem abertos. E não parece uma boa ideia chegar a esta ou qualquer moto, por intermédio da moto sol kawasaki de Salvador. Quem for, que vá bem antenado.
Voltando a moto, tenho 1,72m e senti que caiu como uma luva. Nas pernas, ponto importante, meus joelhos/tornozelos não flexionaram a ponto de sentir incomodo (especialmente nos tornozelos), como aconteceu ao testar a ergonomia na belíssima Hayabusa RAZ vermelha/preta (2015/2016 e 2014 lá fora). Também não senti tanto peso concentrado nos pulsos. Então, em 2016 vou procurar poupar no possível para chegar a ZX14R. Com a busa gen 2 (ou blackbird) também estaria realizado, porém, sabendo que perderia em ergonomia. E embora tenham o mesmo entre-eixos, com uma moto mais encolhida (eu prefiro as grandes e me acostumar ao seu estilo em curvas). E fica aí informações/conhecimento em minha ainda curta experiencia, para outros também interessados em sport tourings, mas ainda com dúvidas.
Eu recomendo!
Prós
Tudo. E conforme descrito acima, dentro das limitações (dou notas apenas no que posso avaliar). Há mais detalhes a respeito como a menor altura do assento (bom para baixinhos), entre-eixos consideravelmente curtos apesar do porte do motor/moto e outros detalhes, mas os considero impertinentes. O principal já está descrito. Não é à toa que a Kawa construiu uma máquina destas... era/é uma fabricante de aviões/navios antes de entrar no mundo das motos. Kawasaki Ninja ZX14R - Ultra Mega Power Mother Fucker.
Contras
- A Performance Sport com akrapovic e suspensão ohlins poderia ser vendida por aqui, também.
- As cores revelam que a kawasaki não vende por aqui as mesmas 14R de fora. Sem atualizações, mesmo com fábrica no Brasil. Particularmente, não gostos de nenhuma das poucas cores disponíveis. Um repelente, apesar do lindo designe da moto.
- Brasileiros representando a marca no país são uma piada. Sequer conhecem bem a(s) moto(s) e são mercenários. Vão conseguir ultrapassar a má fama da J. Toledo?
- Preços de serviços são estratosféricos na Kawasaki. Querem ser tão exclusivos, que preferem motos encalhadas devido a absurdos no pós venda. Posso imaginar quanto cobrariam se um retrovisor quebrasse. Já não basta no Brasil se pagar três motos e levar uma, querem massacrar também no pós-venda !?
- O consumo poderia ser melhor trabalhado. No dia em que uma moto deste porte chegar a ao menos 25Km/L mantendo velocidade de cruzeiro a uns 150-160Km/h, sem dúvidas vai merecer nota 10.
- Me parece que o farol baixo não desliga. As luzes de estacionamento não são o suficiente para estarem ligadas a todo o tempo? São 6 lampadas ao todo... 4 ligadas a todo o tempo? Demais.
- Talvez bobagem, mas não gosto da cor das luzes do painel (ou computador de bordo...rs). Um azul claro seria perfeito. Ou cores selecionáveis e intensidade da luminosidade.
- Por fim, não sobre a moto mas sim a kawasaki. A pouca e péssima distribuição de lojas é um entrave para quem deseja uma Kawasaki, tanto na pré-venda quanto pós-venda. Bom para todos seria se trabalhassem melhor este problema. Fábrica aqui, já possuem.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2013
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
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