Após o início do tópico continuei pesquisando e encontrei muitas explicações e parece não haver consenso algum quanto ao assunto. Foram muitos os artigos/tópicos que encontrei, sendo que as explicações, se repetiam. Destaco as abaixo.
Só para apresentar as diferentes formas de desligar a moto:
Em termos técnicos o que o soueu explicou me pareceu coerente, e aqui segue uma explicação mais detalhada que encontrei. Não sei se aplica-se a todas as motos, pois esta foi dada por proprietário de uma Suzuki Boulevard.
O motor não deve ser desligado pelo botão corta corrente. Esse dispositivo só deve ser usado em caso de emergência.
Motivo: o interruptor de emergência libera a tensão para o acionamento do motor de partida e a alimentação de funcionamento do ICM e este circuito é protegido por um fusível (normalmente de 10 A, que é um consumo relevante para o ICM). Mau contato nesse interruptor causa falha de disparo de tensão para a bobina de ignição, ocorrendo falha no aumento da rotação do motor.
O acionamento desse interruptor para desligamento frequente da moto não é recomendado, pois o módulo consome determinada potência para disparar a tensão da bobina de ignição e ao abrir o contato com o motor em funcionamento estará ocorrendo arco voltaico nos contatos e posteriormente um mau contato neste interruptor.
Além disso, em algumas motos, ao cortar o motor com o botão corta corrente, a bomba de combustivel continua energizada, enviando combustivel ao motor por alguns segundos mesmo com este já desligado, e isto acaba queimando o ECU (unidade controladora eletronica). Nos manuais de algumas motos com injeção eletronica, a Triumph Daytona por exemplo, existe recomendação nesse sentido.
Resumo: desligar o motor através do interruptor de ignição, pois esta chave é mais robusta e suporta maior potência sobre seus contatos.
Por outro lado, uma questão de ordem prática foi levantada:
"No caso da Boulevard, onde a chave de ignição é no "pescoço" do quadro, acho mais prudente usar o botão de cortar corrente do que desligar na chave, onde é necessário virar o guidão para a esquerda. Nessa manobra, se estiver com a moto engatada, pode acabar se atrapalhando com a mão esquerda na embreagem e tomar um tranco quando solta-la, fora a possibilidade de até cair com a moto por causa desse tranco".
Outra questão prática, considerando aspectos de segurança (seus, não do motor da moto):
www.fluther.com/52643/turning-off-motorc...t-off-switch-or-key/
"A coisa mais segura a fazer é utilizar o botão corta-corrente primeiro, seguido pela chave. O botão (corta-corrente) manterá as suas luzes acesas, o que pode ser um item de segurança quando você está estacionando sua moto à noite e, em algumas motos, a ventoinha de arrefecimento continuará acionada o que ajudará a esfriar o motor. Então, desligue tudo com a chave. Mantendo este hábito de utilizar o botão corta-corrente é um bom hábito pois você poderá acioná-lo rapidamente no caso de uma emergência (acidente), pois é por isto que ele é colocado estrategicamente ao seu alcance (o que não acontece em muitas)."
("Safest thing to do is use the “kill switch” first, followed by the key. The switch will still leave your lights on, which would be a safety feature say when you are parking your bike at night, and on some bikes, the cooling fan will continue running which will aid in cool down. Then shut down everything with the key. Getting in the habit of using the kill switch is also a good idea so you can get to it quickly in case of an emergency (accident), which is why it is strategically located by your grips (on many bikes, the key is hardly handy).")
No tópico "Motorcycle Kill Switch - do I use it or not?" em
answers.yahoo.com/question/index?qid=20090623115735AADhWIi
, encontrei a explicação dada por um instrutor da "Motorcycle Safety Foundation" -
online2.msf-usa.org/msf/Default.aspx
- em que eles recomendam em seus cursos utilizar o corta-corrente em primeiro lugar:
"The "proper shutdown procedure" we teach in the Basic Rider Course is turning the motor off with the cut-off switch, turning the key off, and turning the fuel petcock to "off" (if your bike has one); often referred to as "Thumb, Key, Valve"
Só para encerrar. Como, realmente, não parece haver consenso (mundo a fora) achei duas enquetes sobre o assunto (o Motonline poderia fazer a sua ?), cujos resultados estão na figura abaixo.
Hehe, agora a pouco ao colocar a moto em 45º e declive, me vi obrigado a desligar pelo corta corrente, pois havia perdido o alcance do pé no chão. ...moto alta com gente nem tão alta, dá nisso
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Realmente, o "botãozinho vermelho" é coisa relativamente recente no mundo das motos, portanto, eu aprendi a desligar na chave, e não perdi o hábito.
Quando tentei usar o corta-corrente, esqueci a chave ligada - não sei quais os danos que isso pode causar à bateria e à bobina da moto - portanto, continuarei usando a chave, que considero a forma correta de se desligar a motocicleta.
Já usei o botão corta-corrente em situação de emergência (meu tombo em 2011) e quando a inclinação do terreno impede de tirar a mão direita do freio.
Nunca ande mais rápido que seu anjo da guarda consiga voar.